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19 de fev. de 2024

MAPA - MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 51/2024

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QUESTÃO 1
Olá, estudante!

Iniciamos, agora, a atividade MAPA da disciplina de Mapeamento de Processos. Desejamos sucesso na sua atividade!

​INSTRUÇÕES DE ENTREGA
- ​Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder aos questionários deve ser citada ao final da questão.
Após inteiramente respondido, a resolução do MAPA Sub deve ser enviada para correção, pelo seu Studeo, em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos.
A resposta MAPA deve ser enviada única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda aàs perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo o seu trabalho, melhor!
- Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
É recomendado que mande com antecedência para evitar erros.
- Como enviar o arquivo:
Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão MAPA; no final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
- Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
 
ATIVIDADE – M.A.P.A
Bem-vindo à nossa atividade de estudos da disciplina de Mapeamentos de Processos. Ao longo deste módulo, você está sendo capacitado para explorar os fundamentos e as técnicas envolvidas no mapeamento de processos, sendo uma atividade essencial para entender, analisar e melhorar a eficiência das operações de uma organização.
Assim, sabe-se que o mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão que permite visualizar e compreender de forma clara e estruturada todos os passos, atividades e fluxos de trabalho envolvidos em um processo produtivo ou administrativo de forma visual e simples. Ao realizar o mapeamento, é possível identificar gargalos, desperdícios, ineficiências e oportunidades de melhoria para a linha produtiva.
Nesse sentido, uma das metodologias mais utilizadas dentro do Mapeamento de Processos e na melhoria dentro das empresas são os princípios e conceitos do Lean Manufacturing, considerando que mais do que uma metodologia o Lean é uma filosofia de gestão que busca eliminar desperdícios e otimizar os processos produtivos.
Além da filosofia Lean Manufacturing, o Mapeamentos de Processos explora o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), também conhecido em inglês como Value Stream Mapping (VSM), que permite ao gestor identificar gargalos, tempo de espera e outras fontes de desperdícios nos processos organizacionais.
Por fim, ressalta-se, ainda, que a disciplina aborda os conceitos-chave do mapeamento de processos, como a identificação e definição dos processos a serem mapeados, a análise de atividades e fluxos, a captura de informações relevantes e a representação gráfica dos processos, permitindo conhecer as melhores práticas e técnicas utilizadas no mapeamento, como o mapa de processos utilizando fluxogramas e a Modelagem de processos por meio do BPM e o BPMN.
Assim, nesta atividade, compreenderemos seu domínio sobre o Mapeamentos de Processos, buscando identificar se você estará preparado para identificar oportunidades de melhoria, otimizar a eficiência operacional e alinhar as atividades da organização aos objetivos estratégicos. Essas habilidades são valorizadas em diversas áreas, como gestão de operações, melhoria contínua, consultoria e gestão de projetos.

Fonte: SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Após a leitura do texto apresentado sobre o Mapeamento de Processos, podemos perceber a gama de oportunidades para os profissionais da Qualidade e da Produção. Contudo, o sucesso do setor produtivo só será obtido se este possuir um elevado nível de qualidade com o menor custo possível, considerando que esses são as características importantes para o consumidor. 
Portanto, a partir do contexto apresentado, suponha que você é o profissional responsável pelo setor produtivo de uma fábrica de queijos e precisa melhorar o prazo de entrega do produto, devido à empresa estar recebendo reclamações de atrasos na entrega dos pedidos. Diante disso, você decidiu acompanhar o processo produtivo realizado pela produção, pois identificou possíveis problemas entre os setores.

Assim, para que essa atividade seja cumprida com sucesso, serão necessárias algumas etapas que utilizarão o conhecimento adquirido no decorrer da disciplina. Você está preparado?

Etapa 1: para o mapeamento de um processo produtivo busca-se representar de forma visual a execução de um processo, representando cada etapa dele. Nesse sentido, são necessárias algumas atividades em período anterior ao mapeamento. Dessa forma, responda:
a) Quais são as atividades necessárias que devem ser realizadas antes de mapear um processo?
Resposta:

b) Você mapeou o processo e chegou no seguinte fluxo (Figura 1). Quais as observações que devem ser feitas nesse momento?
Resposta:
 

Figura 1 - Fluxograma de mapeamento de processos atual
Fonte: adaptada de: SANTOS, M. F. dos. et al. Mapeamento de processos de uma empresa de laticínios. Saber Humano, [s. l.], v. 9, n. 15, p. 84-104, 2019.
Resposta:
 
Etapa 2: agora que você já analisou o processo, é possível ainda simular uma parte dele na produção de três produtos dentro desta organização. Com base no seu laboratório virtual disponível no seu Studeo, você perceberá algumas alterações realizadas após um mapeamento de processo com base no Lean Manufacturing. Portanto, você possui disponível para acesso a Dinâmica Lean Manufacturing e, por meio da realização desta dinâmica, você visualizará os seguintes dados disponibilizados nas Figuras 2 e 3 na simulação realizada pela professora.
 
 
Figura 2 - Resultados obtidos no setor produtivo da fábrica de queijos
Fonte: dados obtidos por meio da dinâmica Lean Manufacturing (2024).
 

Figura 3: Resultados obtidos no setor produtivo da fábrica de queijos
Fonte: dados obtidos por meio da dinâmica Lean Manufacturing (2024).
 
Com base nos dados capturados por meio da dinâmica na simulação realizada pela professora, responda:
a) Quais foram as principais diferenças observadas entre cada rodada da dinâmica disponível nas Figuras 2 e 3?
Resposta:

b) Descreva as diferenças observadas entre cada rodada, realizando a comparação com os desperdícios de produção apresentados no Lean Manufacturing.
Resposta:
 
Etapa 3: você percebeu que, por meio da dinâmica Lean Manufacturing, disponível no seu Studeo, é possível observar toda a dinâmica do Lean dentro do setor produtivo, sendo uma das principais metodologias aplicadas ao Mapeamento de Processos dentro das indústrias.
O mapeamento de processos é fundamental quando a empresa observa grande quantidade de desperdícios, atraso nas entregas, processamento excessivo no setor produtivo, grandes esperas e muitos outros desperdícios de produção. Além disso, é por meio do mapeamento de processos que é possível ter aumento de lucros, redução de prejuízos e até mesmo ganhar espaço no mercado.
a) Nesse sentido, agora é a sua vez de jogar a dinâmica Lean Manufacturing e observar todas as características mostradas na Etapa 2. Portanto, acesse seu Studeo e realize duas vezes a dinâmica Lean Manufacturing, em seguida insira as impressões de ambas em seu Mapa e descreva o que você observou, seguindo como direcionador a Etapa 1 do mapa.
Resposta:

MAPA - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO - 51/2024

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QUESTÃO 1
ANTES DE COMEÇAR:
-Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL.
-Há um template/modelo de resposta disponibilizado no "Material da Disciplina" que você pode (não é obrigatório) utilizar para fazer o seu M.A.P.A.
- O seu arquivo deve ser entregue em arquivo .DOC ou .PDF, e deve conter todo o desenvolvimento e as respostas dos itens solicitados.
-Utilize DUAS casas decimais. Por exemplo: 1,25.
-Os gráficos podem ser montados no Excel. Um arquivo em Excel contendo os dados do enunciado está disponibilizado no "Material da Disciplina", para facilitar na resolução. Lembrando que os gráficos feitos no Excel devem ser colados como imagem no arquivo que será entregue. Arquivo em Excel NÃO será aceito.
-Caso opte por fazer todo o seu M.A.P.A.  (ou parte dele) à mão, você deve digitalizar ou tirar foto da sua resolução. Cole as imagens (devem estar nítidas) dentro do seu arquivo que será entregue.
-Seu arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu próprio STUDEO, no campo destinado ao M.A.P.A, no ambiente da disciplina de Controle Estatístico do Processo. Toda e qualquer outra forma de entrega NÃO será considerada.
-Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É o M.A.P.A. da disciplina certa? Uma vez finalizado não é possível modificar o arquivo.
- Trabalhos copiados de outros alunos/internet serão ZERADOS.
- Caso surgir ainda alguma dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador!!!

Bom trabalho!!!

VAMOS COMEÇAR??
A empresa DG Informática começou a trabalhar recentemente com a produção de tablets próprios. Sua proposta é fornecer equipamentos produzidos em território nacional e com preço abaixo do mercado, aumentando o acesso do brasileiro à tecnologia. 

Entretanto, como o projeto de desenvolvimento dos tablets encontra-se em fase de testes, é inevitável que sejam constatados problemas e melhorias por parte da equipe. Foram produzidas 60 unidades para teste, as quais foram distribuídas para testadores experientes e já conhecidos pela empresa.
Entre todos os pontos que foram apresentados pelo grupo, houve 4 que se destacaram. Os problemas foram marcados por códigos.

Código A - Outros.
Código B - Quedas de conexão.
Código C - Lentidão no sistema.
Código D - Bateria dura pouco.
Código E - Suporte limitado a softwares.

a) Estruture e apresente um Gráfico de Pareto que trate das reclamações recebidas pela empresa. Apresente, também, qual é o problema que deve ter solução priorizada.
ATENÇÃO: para a montagem do gráfico, considere os dados apresentados no experimento do laboratório virtual da Algetec, disponível em seu Studeo. Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento, e em sua resposta devem constar dois prints.
O primeiro deve conter a tabela com os dados referentes à contagem de ocorrências de cada problema, o percentual que cada problema representa e o somatório dos percentuais (essas informações podem estar na mesma imagem). 
O segundo deve conter o Gráfico de Pareto gerado pelo próprio laboratório da Algetec.

b) Na Tabela 1 constam as durações, em horas, das baterias das 60 unidades produzidas. Estruture e apresente um histograma que apresente os dados entre 2 e 8 horas, com amplitude de 0,5 em cada classe. Indique se o histograma apresenta um comportamento regular.
Observação: para o histograma não é necessário considerar a coluna amostra  essa informação será usada apenas no item C.


Tabela 1 - Duração, em horas, da bateria das 60 unidades analisadas
Fonte: o autor.

c) Ainda sobre a Tabela 1, é possível perceber que as unidades foram divididas em amostras que contêm 6 unidades cada. Escolha o tipo de gráfico de controle mais adequado para a análise e realize sua montagem, apresentando os cálculos realizados. Indique se há alguma amostra que foge dos limites de controle.

d) Os limites de especificação inferior e superior para a duração da bateria são de 3 e 7 horas, respectivamente. Com os dados apresentados na Tabela 1, determine o desvio padrão populacional e a média de duração considerando todas as 60 unidades produzidas (pode utilizar o Excel para determinar esses dois valores) e, em seguida, determine os índices Cp e Cpk, apresentando os cálculos. Com base nos resultados, responda se o processo pode ser considerado capaz de produzir com regularidade da forma em que se encontra atualmente.

MAPA - LOG - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 51/2024

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QUESTÃO 1
Análise de Cadeia de Suprimentos - Estudo de Caso
 
O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes realizem uma análise individual da cadeia de suprimentos de uma empresa específica, aplicando, conceitos aprendidos em nossas aulas ao vivo, conceituais e estudo de caso e desenvolvendo habilidades críticas de avaliação e análise.
A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é um sistema integrado que engloba todas as etapas envolvidas na produção e distribuição de um produto, desde a obtenção da matéria-prima até a entrega final ao consumidor. Essa cadeia envolve diversos processos, organizações, pessoas, atividades logísticas e informações, sendo essencial para o funcionamento eficiente de uma empresa, por isso, é importante conhecer as suas especificidades para entender o seu funcionamento e também os desafios. Assim, vamos para a atividade.
 
Elaborado pelo professor, 2024.
Atividade:

1- Escolha da Empresa: Cada estudante escolherá uma empresa real para analisar sua cadeia de suprimentos. Pode ser uma empresa conhecida globalmente ou uma empresa local, desde que haja informações disponíveis publicamente sobre sua cadeia de suprimentos.(cite o nome, o segmento e a cidade da empresa escolhida)


2- Coleta de Informações: Os estudantes devem coletar informações sobre a cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Isso pode incluir fornecedores, processos de produção, logística, distribuição e estratégias de gestão de estoque. Não precisa ser de todos os itens, somente as informações que você conseguir obter.(os itens devem ser em tópicos e o texto com as informações na sequência)


3- Identificação de Desafios: Analise os desafios enfrentados pela empresa em sua cadeia de suprimentos. Isso pode envolver questões como atrasos na entrega, custos elevados, riscos ambientais, grau de satisfação dos clientes entre outras inúmeras possibilidades.(identifique pelo menos 2 desafios e uma breve descrição de cada)

4- Avaliação de Eficiência: Avalie a eficiência da cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Considere fatores como tempo de ciclo, custos totais, flexibilidade e satisfação do cliente.(no mínimo 2 fatores e uma breve descrição de cada)


5- Propostas de Melhoria: Com base na análise realizada, proponha estratégias de melhoria para a cadeia de suprimentos da empresa. Isso pode incluir recomendações para otimização de processos, redução de custos, implementação de tecnologias ou práticas mais sustentáveis.(no mínimo 3 propostas de melhorias e uma breve descrição de cada estratégia)


Orientações

- Utilize o Formulário Padrão para responder sua atividade, o qual se encontra no ícone Materiais > Material da Disciplina.
- Evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.
- As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu professor mediador.

Bons estudos!
 

ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 51/2024

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QUESTÃO 1
A cadeia de suprimentos é um processo integrado que envolve o fluxo contínuo de materiais, informações e serviços, desde a origem até o consumidor final. Este processo inclui todas as etapas, desde a aquisição de matérias-primas, produção, armazenamento, até a distribuição e entrega dos produtos acabados aos clientes. A cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental no sucesso e na competitividade de uma empresa. Sua importância abrange diversas áreas, influenciando desde a eficiência operacional até a satisfação do cliente.
 
Elaborado pelo professor, 2023.
 
Explique, de forma conceitual referenciando sua pesquisa, como a visibilidade na cadeia de suprimentos contribui para a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas nas organizações. (aproximadamente 10 linhas)

MAPA - ADM - GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - 51/2024

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QUESTÃO 1
Olá, estudante. Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!
 
Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:
 
“A competição sempre esteve presente no ambiente dos negócios e a transformação digital, que estamos vivendo, mudou profundamente o comportamento do consumidor. Isso fez com que as companhias precisassem se adaptar e, assim, investir em inovação na empresa se tornou o fator principal de competitividade e visibilidade.
 
A gestão de inovação se tornou um requisito básico para gerar soluções, entregar valor ao consumidor e reduzir custos. Porém, na prática, ainda são poucas as empresas que conseguem implementar essa cultura em seus processos.”
 
Fonte: SEBRAE ALAGOAS, Qual a importância da inovação da empresa? Entenda aqui!. 2019. Disponível em: <https://blog.sebraealagoas.com.br/inovacao/qual-a-importancia-da-inovacao-na-empresa-entenda-aqui/> Acesso em 04 dez. 2023.
 
Agora, imagine a seguinte situação: você é o coordenador da área de inovação e desenvolvimento de uma indústria automobilística. A empresa atua há mais de cinco anos no mercado e possuía uma posição bastante sólida no mercado, mas, nos últimos dez meses viu as vendas caírem consideravelmente. Frente ao contexto exposto, você foi designado para realizar uma análise crítica da situação organizacional e o cenário enfrentado em busca de melhorar o desempenho da empresa.
 
Após uma detalhada e desafiadora verificação da situação e da empresa, você determinou dois caminhos possíveis a serem seguidos com foco na inovação para a empresa buscar reverter a situação, sendo a implementação de: (1) inovação incremental; (2) inovação radical.

Além disso, você deseja construir um verdadeiro ambiente que estimule a inovação na empresa, para tanto você pretende adotar alguns estratégias e ações específicas futuramente.
 
Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:
 
1) Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo:
 
a) Inovação incremental (elabore um texto, de 05 a 08 linhas em média, expondo e descrevendo os principais aspectos da inovação incremental que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
 
b) Inovação radical (elabore um texto, de 05 a 08 linhas em média, expondo e descrevendo os principais aspectos da inovação radical que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
 
Obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto a A quanto a B.
 
2) Independente do tipo de inovação, apresente três benefícios que poderiam ser obtidos com a implantação das inovações.
 
3) Apresente três medidas organizacionais que podem ser implementadas para incentivar a geração de um ambiente de inovação à empresa.
 
4) Por fim, discorra sobre como a inovação pode representar uma estratégia competitiva para a empresa.

Orientações Gerais:
1. Utilize o Formulário Padrão em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina". 
2. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas. 
3. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar. 
4. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. 
5. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: "professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. 
7. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador. 

Boa atividade! 

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