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19 de fev. de 2024

MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2024

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QUESTÃO 1
Olá, estudante!
 
Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Planejamento de Recursos humanos?  Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:
 
Etapa 1
- Leia o texto de apoio.
- Assista à Aula Conceitual 1, disponível no Studeo – Ambiente da Disciplina.
- Leia o conteúdo da Unidade 1 (p. 18-25), disponível no Studeo – Material da Disciplina.
 
Etapa 2
- Leia atentamente e analise o caso fictício apresentado.
- Realização e envio da atividade solicitada.
 
Vamos lá?!
 
Etapa 1: Leitura do texto de apoio.

Texto de apoio: Análise SWOT para RH: o que é e para que serve?
 
A análise SWOT é uma metodologia amplamente utilizada para mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização.
 
Nesse contexto, a ferramenta de análise SWOT para RH ajuda as equipes de recursos humanos a identificar os pontos fortes e fracos na retenção de talentos e a tomar decisões estratégicas na gestão de pessoas.
 
Isso porque a análise SWOT para RH vai mostrar quais são os pontos fortes das práticas do time, quais são os pontos que merecem mais atenção e também como isso se conecta com as práticas adotadas pelo mercado.
 
Para aplicar essa análise, é necessário compreender a visão, missão e valores da empresa, bem como as agendas da liderança. Além disso, é preciso listar os quatro vetores da ferramenta, conforme o produto e/ou serviço da empresa. Para chegar a essa lista, há algumas perguntas que conduzirão às respostas, tais como:
 
As qualificações técnicas e sociais de nossa equipe são uma vantagem competitiva?
Nossa liderança está preparada para lidar em ambientes diversos e ambíguos?
Como é composta a infraestrutura da empresa? Ela está atualizada com novas tecnologias?
Como o nosso modelo de trabalho pode interferir na produtividade das equipes?
Como a nossa cadeia de fornecedores pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
 
Assim, ao aplicar essa análise no departamento de RH, é possível compreender a situação da empresa em relação ao mercado, identificar oportunidades de treinamento, comparar as práticas adotadas pelo mercado e avaliar se o modelo de trabalho adotado é uma fraqueza ou um ponto forte.

Fonte: adaptado de: RH PRA VOCÊ. Análise SWOT para RH: o que é e para que serve? 2022. Disponível em: https://rhpravoce.com.br/canal/analise-swot-para-rh-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 5 fev. 2024.
 
Etapa 2: Leitura e análise do caso fictício.
 
Caso – Exemplar Corporação
 
A Exemplar Corporação, é uma empresa de grande porte que atua no ramo de tecnologia e inovação. Desde o seu surgimento, em 1990, a empresa sempre priorizou a Gestão de Pessoas como um dos pilares estratégicos para o seu crescimento e sucesso.

A Gestão de Pessoas na Exemplar Corporação começa pelo processo de seleção. A empresa busca identificar os profissionais mais talentosos e alinhados com a cultura organizacional, por meio de um criterioso processo seletivo. Nessa etapa, é importante avaliar não somente as habilidades técnicas, mas, também as competências comportamentais, visando formar uma equipe coesa e colaborativa.
 
Após selecionar os candidatos ideais, a empresa realiza as contratações com transparência e agilidade. As novas contratações passam por um período de integração, em que os novos colaboradores conhecem a história e os valores da empresa, além de receberem informações sobre os benefícios e políticas organizacionais.
 
Uma vez contratados, os colaboradores são estimulados a se desenvolverem profissionalmente. A Exemplar Corporação investe em treinamentos técnicos e comportamentais, visando atualizar as competências dos colaboradores e prepará-los para os desafios do mercado. Além disso, a empresa oferece programas de desenvolvimento de lideranças, com o intuito de formar gestores capacitados e alinhados com a cultura da organização.
 
A empresa também preza pela valorização e retenção dos talentos. O reconhecimento é realizado por meio de programas de incentivo, como bonificações e plano de carreira. Além disso, a Exemplar Corporação oferece benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição e horários flexíveis, a fim de aumentar a satisfação e o bem-estar de seus colaboradores.
 
Contudo, apesar de todo o cuidado e atenção dedicados à Gestão de Pessoas, o setor de recursos humanos da Exemplar Corporação reconhece que enfrenta algumas fraquezas e ameaças. Observa-se a falta de comunicação efetiva entre os líderes e suas equipes, o que muitas vezes gera desalinhamento e dificuldade na execução das estratégias. Além disso, observa-se também a necessidade de aprimorar o processo de avaliação de desempenho, tornando-o mais objetivo e alinhado com os objetivos corporativos.
 
O setor elenca, ainda, a dificuldade de retenção de talentos em um mercado altamente competitivo, bem como a necessidade de se adaptar às novas dinâmicas de trabalho, como o home office e, além disso, há dificuldade em promover ações efetivas para manter a produtividade e o engajamento da equipe.
 
Ciente dessas fraquezas e ameaças, o gestor de recursos humanos da Exemplar Corporação traçou estratégias para enfrentá-las. Para fortalecer a comunicação, foi implementado um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, que envolve treinamentos, coaching e feedbacks contínuos.  A empresa também passou a adotar uma nova metodologia de avaliação de desempenho, baseada em indicadores claros e objetivos.
 
Para lidar com a retenção de talentos, a Exemplar Corporação investiu em um plano de benefícios diferenciados, como flexibilidade de horários e possibilidade de trabalho remoto e foram criados programas de desenvolvimento de carreira, em que os funcionários podem traçar planos de crescimento e receber o suporte necessário para alcançar seus objetivos.
 
Diante das mudanças no contexto de trabalho, a empresa investiu em tecnologias e soluções digitais que facilitam a comunicação e a colaboração entre os colaboradores. Além disso, são realizados treinamentos para a adaptação ao home office e a utilização de ferramentas virtuais, visando manter a produtividade e o engajamento da equipe.
 
Com essas estratégias, o gestor de recursos humanos da Exemplar Corporação pôde perceber uma melhora significativa no setor. A comunicação entre as equipes se tornou mais efetiva, o índice de satisfação dos colaboradores aumentou e a empresa conseguiu reter os talentos estratégicos.
 
 
 
Etapa 2: Agora é com você!

A partir da leitura do texto de apoio, do caso da Exemplar Corporação e  considerando os estudos sobre Diagnóstico Organizacional e Análise do Ambiente, faça o que se pede:
 
1. Apresente quais as estratégias adotadas pela Exemplar Corporação no processo de seleção e contratação de novos funcionários. Além disso, explique porque é importante considerar as habilidades técnicas e competências comportamentais em um processo de seleção e contratação de funcionários.
2. Sabe-se que a Exemplar Corporação investe em treinamentos técnicos e comportamentais para o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Assim, cite os motivos que levam a empresa a desenvolver tais treinamentos, e argumente porque essa é uma prática importante no contexto organizacional.
3. A Exemplar Corporação busca constantemente aprimorar suas estratégias visando a valorização e retenção de talentos. Neste contexto, mencione quais são essas estratégias.
4. Em um mercado altamente competitivo, apresente ao menos três estratégias utilizadas pela Exemplar Corporação no enfrentamento às fraquezas e ameaças relacionadas à Gestão de Pessoas. Importante mencionar a fraqueza/ameaça e a solução encontrada.
5. A partir de toda a situação apresentada no caso da Exemplar Corporação, você foi selecionado (a) para realizar um diagnóstico da área de Recursos Humanos da empresa. Para isto, sua missão é elaborar a análise de SWOT, apresentando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Após realizada a análise de SWOT, apresente, em poucas palavras, sua conclusão sobre o departamento de recursos humanos da empresa.
 
ATENÇÃO: Orientações Importantes.
 
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina e Sala do Café.
- ​Leia atentamente a Unidade I do livro da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em formato Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivo em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

ATIVIDADE 1 - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2024

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Planejamento Estratégico de Recursos Humanos 
 
O planejamento de Recursos Humanos é um processo de identificação de necessidades relacionadas à gestão de pessoas, sendo seu objetivo o alinhamento da área de RH, e dos colaboradores, com a estratégia da organização.
 
O setor de recursos humanos de uma organização tem como principal objetivo garantir que a lucratividade e o crescimento da empresa permaneçam associados a um ambiente saudável e de bem-estar para todas as pessoas. E, é nesse sentido, que o planejamento de RH se torna fundamental.
 
O objetivo da área de RH, ao montar um planejamento estratégico, é detectar as necessidades das pessoas que compõem a organização, a fim de criar ações que satisfaçam essas demandas. O planejamento auxilia as empresas na análise das necessidades do departamento de gestão de pessoas, desde o recrutamento até os benefícios e a remuneração. Dessa forma, diversas estratégias vão direcionar as ações para auxiliar na melhoria dos resultados corporativos.
 
De forma geral, mapear, definir e colocar em prática um planejamento de RH estruturado é uma forma de garantir que a equipe esteja satisfeita dentro da empresa, posto que, colaboradores satisfeitos tendem a ser mais eficientes, o que, pode significar, sucesso para uma organização. Afinal, o sucesso de qualquer negócio é provocado pelas pessoas.
 
O RH é, provavelmente, a área mais importante das empresas que querem se destacar no mercado, já que se entende que é por meio das pessoas que as organizações conseguem alcançar seus resultados. Desse modo, construir a mentalidade de um RH estratégico é o primeiro passo para tornar a área cada vez mais impactante no direcionamento da organização.
 
Fonte: adaptado de: https://www.gupy.io/blog/planejamento-de-rh. Acesso em: 6 dez. 2023.
 
A partir do exposto e considerando os estudos sobre "Planejamento Estratégico de Recursos Humanos", explique qual é a importância de integrar o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos ao Planejamento Estratégico da organização, considerando a perspectiva de uma empresa que deseja melhorar seu desempenho no mercado globalizado. Exemplifique como essa integração pode impactar positivamente os resultados da organização.
 
ATENÇÃO: orientações importantes.
 
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor, disponível no Material da Disciplina e Sala do Café.
- Leia atentamente as Unidades 2 e 3 do livro da disciplina.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo pelo Fale com o Mediador.
 
Bons estudos!

MAPA - MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA - 51/2024

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Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem - M.A.P.A. 
O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em relação a concepção de um novo negócio e análise Swot, propomos o exercício da mentalidade criativa e empreendedora.
Mãos à obra!

Inicie a Atividade com a leitura dos textos a seguir:

ESTUDO DE CASO: DONA ROSA e o SR. ALECRIM
 
INTRODUÇÃO
Esse caso começa com a história de Antônio, um jovem de 19 anos de uma família do interior, e que vive de uma pequena produção de flores.
Durante toda a infância, Antônio trabalhou junto com a família na lida do campo. A produção da pequena propriedade rural era destinada a terceiros, que faziam o papel de intermediadores para outras empresas, de maior porte e faziam a revenda das flores. Até aqui, um negócio saudável e rentável, de acordo com o pai (Joaquim), que era o responsável por coordenar as atividades e de cuidar da família.
Mas Antônio como todo jovem, queria mais! Pensava todos os dias que a propriedade era próspera, mas que ainda existiam outras oportunidades a serem exploradas. O pai era conservador e usava sempre a frase: “em time que está ganhando não se mexe” ....
Antônio estava cursando faculdade e dentro da matriz do curso havia a disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora". Em uma das aulas, foi solicitado para que os alunos escolhessem um ramo de atividade profissional ou comercial para iniciar um negócio, e fizessem o uso da análise SWOT, para verificar o potencial de mercado do segmento. Analisando AMEAÇAS, OPORTUNIDADES, FORÇAS e FRAQUEZAS a professora pediu um panorama aos alunos, da viabilidade de se investir ou não nesse segmento a priori...
 
A professora de Antônio fez os seguintes questionamentos:
- Se eu te oferecesse R$150.000,00 para começar esse negócio, você faria?
- Você teria a coragem de investir mais R$150.000,00 de capital?
- Qual seria o primeiro passo para ter certeza de que o negócio além de viável, também seria saudável para valer a pena o investimento?

 
PRIMEIRO PASSO
Depois de ter respondido as 3 questões propostas pela professora, Antônio ficou muito animado! Percebeu que o negócio da família poderia se tornar uma distribuidora de flores. Mas na sequência da análise percebeu que as flores demoravam um certo tempo para produzir, que existia sazonalidade na compra e eram perecíveis... sujeitas também a ação do clima.
Então Antônio retomou sua análise e percebeu muito rápido que poderia diversificar. Surge então a ideia de produzir também temperos, que eram produtos muito mais rápidos no ciclo de produção e também existia bem menos sazonalidade para o consumo.
Mas claro, era preciso também criar uma marca para se destacar e obter visibilidade no mercado, afinal, também existiam concorrentes no mesmo segmento.
Antônio então, faz o movimento contrário, busca a professora da disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora", e conta suas análises e pede ajuda pra dar continuidade no processo.
Então ele traz 3 questionamentos a professora:
- Como escolher um nome para uma empresa?
-  Seria aconselhável vender em uma loja física ou no digital?
- Qual poderia ser um diferencial competitivo para se destacar no mercado?
 
SEGUNDO PASSO
A partir dos questionamentos, a professora pode orientar Antônio em como proceder. Eles avaliaram que a marca deveria ter um nome prático e curto, que deveriam ser marcas diferentes para cada produto, visto que poderia haver clientes que não necessariamente comprariam os dois produtos. Outro ponto, foi entender que a pequena propriedade poderia ser um grande atrativo comercial para que os clientes conhecessem o processo de plantio e as práticas de cuidado com o meio ambiente. A comunicação digital foi considerada um item indispensável para que a marca e os produtos pudessem ser divulgados a uma quantia maior de pessoas e empresas em potencial. Por fim, o diferencial competitivo que aluno e professora conseguiram identificar, era não só vender produtos, mas sim, entregar além de tudo uma VIDA! Cada flor e cada tempero, seriam entregues em vasos para que o comprador pudesse continuar o cultivo, com instruções, com cuidado, e aquilo além de se tornar um item de consumo para o dia a dia, também seria terapêutico pela prática de cuidar e fazer brotar de novo.
 
TERCEIRO PASSO
Com todas essas análises e a criatividade fluindo, Antônio tomou coragem e levou a ideia para o pai Joaquim. Mas com muito medo e receio, afinal, desde que ele se conhecia por gente a propriedade e o negócio da família funcionavam da mesma maneira.
Joaquim ouviu o filho com atenção e sugeriu:
- Filho, meu negócio funciona assim há anos, mas entendo a sua vontade de crescer e inovar. Faremos muito melhor! Eu continuo aqui da minha maneira, mas você pode e deve iniciar seu novo negócio. Você será meu cliente! Irei fornecer as flores e também os temperos e você irá traçar todo esse projeto de comercialização. Quem sabe você cresce tanto, que irá ajudar outros produtores como o seu pai a crescerem e prosperarem. Voa filho! O Mundo tá aí pra você mudar!
 
CONCLUSÃO
Depois dessa conversa, Antônio pegou o pequeno recurso financeiro que tinha, levantou mais algum capital adicional. Traçou um belo planejamento, com metas e ações palpáveis e possíveis de realizar em curto e médio prazo, mas com um foco maior no longo prazo e na sustentabilidade da empresa.
Procurou outros profissionais que pudessem auxiliar nesse projeto, e fez as contratações de serviços contábeis, de marketing e de tráfego pago.
Após algumas semanas do plantio, veio a colheita... nasceu a DONA ROSA e o SR. ALECRIM.
DONA ROSA foi a marca escolhida para as flores e o SR. ALECRIM para a marca dos temperos.
Agora Antônio continua a jornada empreendedora e criativa, sempre com a mentalidade de que é possível mudar uma realidade e empreender no Brasil.
E você está preparado(a) para se inspirar com a história de Antônio?
 
 ATIVIDADE PROPOSTA:
 
Com base no estudo de caso, faça uma Análise SWOT do novo empreendimento de Antônio, o "SR. ALECRIM".

Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você estivesse começando a idealizar o mesmo tipo de negócio. Avalie o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre concorrentes e faça uma análise sobre as estratégias deles. Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.


Boa Atividade!

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
A Unidade 4 (temas 6 e 7) do nosso livro irão lhe ajudar na realização desta atividade.
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da atividade M.A.P.A.
​- Utilize o Formulário do M.A.P.A. disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa (caso utilize).
- Salve o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
- Após realizar o M.A.P.A., anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.

ATIVIDADE 1 - MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA - 51/2023

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A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 1
 
UM BREVE RESUMO SOBRE O ESTUDO DE CASO: DONA ROSA E SR. ALECRIM
 
Antônio, jovem de 19 anos, trabalha com o pai em uma empresa familiar que tem como atividade a produção de flores.
Ao iniciar a faculdade e cursar a disciplina Mentalidade Criativa e Empreendedora, o jovem percebe que há muitas oportunidades de expandir o negócio da família e entrar em novos segmentos de mercado usando a mesma expertise de produção após utilizar a metodologia SWOT. Percebe aqui, a oportunidade de inserir o cultivo de temperos no portfólio de produtos.
Mas percebe também, uma fragilidade no processo por não possuir uma marca para distinguir e diferenciar a empresa no mercado, e ainda a dificuldade que seria sem esse recurso, realizar a comercialização. Resolve então criar as duas marcas, Dona Rosa para as flores e Sr. Alecrim para os temperos.
Percebe que haverá mais vantagens no processo, se o comércio abranger também os meios digitais, apresentando no conteúdo processo de plantio, práticas de cuidados com o meio ambiente e com os produtos. Procurou então, outros profissionais que pudessem auxiliar nesse projeto e fez as contratações de marketing, de tráfego pago.
E após algumas semanas de plantio, veio a colheita... nasceu a DONA ROSA e o SR. ALECRIM.
 

ATIVIDADE PROPOSTA:
Considerando o "estudo de caso" apresentado na disciplina e revisto nessa atividade, foi possível perceber a necessidade da inserção digital para que um porte de negócio possa se desenvolver no cenário de negócios. Sendo assim, desenvolva um breve texto que possa evidenciar a importância da presença digital para as empresas da atualidade. Você pode inclusive utilizar exemplos de empresas para ilustrar e exemplificar sua resposta. (seu texto deverá conter de 6 a 10 linhas)​
 
Para auxiliá-lo(a) ainda mais, nesta atividade, segue o link de um artigo para leitura complementar: https://revistas.unibh.br/ecom/article/download/2259/1201

Boa atividade!

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
-  Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da Atividade de Estudo 1.
-  Descreva com suas próprias palavras (não será permitido cópias do livro ou sites).​
-  Muita atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema não podendo respondê-la novamente.​

ATENÇÃO: Para responder a Atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.​

MAPA - ADSIS - PROGRAMAÇÃO III - 51/2024

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Caro estudante!

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade MAPA, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Um shopping colocou em seu hall de entrada uma atração para crianças, essa atração conta com uma série de camas elásticas onde as crianças podem ficar brincando enquanto seus responsáveis fazem compra no Shopping.

Então a área de desenvolvimento foi designada para desenvolver um sistema em Java Orientado a Objetos que controlasse a cobrança e o cadastro de responsáveis e crianças. O analista de sistema desenhou o seguinte modelo:

Já o desenvolvedor, em cima do modelo desenhado, criou as seguintes classes:











Baseado no modelo e código desenvolvido, responda às perguntas:

1- Qual o valor do minuto da atração do shopping e em que classe e método pode ser identificado esta informação?
2- Qual a idade miníma para ser um responsável válido e qual classe e método pode ser identificado esta informação?
3- Qual a idade máxima para uma criança participar no brinquedo e qual a classe e método pode ser identificado esta informação?
4- É possível executar o método mostrarDadosPermanencia sem a ocorrência de erro de uma instância de Permanência sem ter executado o método cadastrarPermanencia()? Justifique sua resposta.
5- Na linha 19 da classe Permanência é feita a leitura da idade do responsável, neste momento um usuário acabou digitando por extenso sua idade (vinte anos), qual abordagem pode ser alterada no programa para não ocorrer um erro na execução do programa?


Orientações:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo neste processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Sala do Café >> VÍDEOS DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES: MAPA E AE1.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).

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