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29 de ago. de 2023

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO – 532023

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PROBLEMATIZAÇÃO
Você já sabe que no Simples Nacional temos três anexos utilizados para recolhimento dos tributos das empresas prestadoras de serviço: o III, IV e V. Mas, você sabe a diferença entre eles?
 
SIGNIFICAÇÃO
Embora o Simples Nacional seja um regime “simplificado” de tributação, esse entendimento aplica-se apenas à forma como se apura seus tributos, pois há diversas particularidades a serem observadas neste regime.
 
EXPERIMENTAÇÃO
Suponhamos que você precise dar suporte fiscal e contábil à uma empresa prestadora de serviços de diversos tipos, como saberia corretamente em quais anexos suas receitas seriam enquadradas? A resposta é simples, mas sua análise não: à partir da Lei 123/2006.
 
REFLEXÃO
Vamos dar uma olhadinha na própria legislação e entender melhor sobre como os anexos se comportam?
 
CONCEITUAÇÃO
Consideraremos apenas algumas atividades como exemplo, mas salientamos que para cada uma delas precisam ser analisados artigos específicos.
Observe:
Segundo o §5°- F do art. 18 da Lei 123/2006, as atividades de serviço sem previsão de anexo específico, serão tributadas pelo anexo III. Desta forma, entendemos que os serviços de forma geral são sujeitos à esse anexo. Já para o anexo IV, o art. §5°-C deste mesmo art. menciona serviços de vigilância, construção civil e advocatícios. E para o anexo V, temos algumas particularidades, pois alguns seguimentos podem ser tributados tanto pelo anexo V quanto pelo anexo III, dependendo do cálculo do fator “R”- que é a folha acumulada dividida pela receita acumulada- se o resultado dessa operação for maior ou igual à 28%, se sujeitarão ao anexo III, caso contrário ao V, conforme pergunta 5.2 do “Perguntas e Respostas do Simples Nacional” são elas:
5.2. São enquadradas como prestação de serviços sujeitos ao fator “r” as seguintes atividades (Anexo III ou V da LC 123, de 2006, conforme o fato “r”):
(...)
• administração e locação de imóveis de terceiros, assim entendidas a gestão e administração de imóveis de terceiros para qualquer finalidade, incluída a cobrança de alugueis de imóveis de terceiros;
• academias de dança, de capoeira, de ioga e de artes marciais;
• academias de atividades físicas, desportivas, de natação e escolas de esportes; elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos, desde que desenvolvidos em estabelecimento da optante;
• licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação;
• planejamento, confecção, manutenção e atualização de páginas eletrônicas, desde que realizados em estabelecimento da optante;
• empresas montadoras de estandes para feiras;
• laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica; serviços de tomografia, diagnósticos médicos por imagem, registros gráficos e métodos óticos, bem como ressonância magnética;
• serviços de prótese em geral;
• fisioterapia;
• medicina, inclusive laboratorial, e enfermagem;
• medicina veterinária;
• odontologia e prótese dentária;
• psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, acupuntura, podologia, fonoaudiologia, clínicas de nutrição e de vacinação e bancos de leite;
• serviços de comissaria, de despachantes, de tradução e de interpretação;
• arquitetura e urbanismo; engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, design, desenho e agronomia; o inclusive desenho técnico – ver Pergunta 5.23;
• representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios e serviços de terceiros;
• perícia e avaliação;
• auditoria, economia, consultoria, gestão, organização, controle e administração; • jornalismo e publicidade;
• agenciamento;
• OUTROS serviços intelectuais sem previsão específica de tributação pelos outros Anexos (ou seja, não relacionados no art. 25, § 1º, III e IV, § 2º, I, e § 11, da Resolução CGSN nº 140, de 2018).
 
Também destacamos as explicações da pergunta “5.11” da mesma fonte para entender melhor o cálculo do fator “R”.
Disponível em:
https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/PerguntaoSN.pdf
 
 
AÇÃO
Uma determinada empresa, clínica de fisioterapia enquadrada no CNAE 8650-0/04, localizada em Curitiba-PR e optante pelo Simples Nacional, auferiu no ano de 20X1 as seguintes receitas e despesas com folha de pagamento mensais:

20X1

Receita

Folha de pagamento

Janeiro

           27.000,00

                         4.540,00

Fevereiro

           28.000,00

                         4.540,00

Março

           22.000,00

                         4.540,00

Abril

           13.000,00

                         4.540,00

Maio

           16.000,00

                         4.540,00

Junho

           15.000,00

                         4.540,00

Julho

           23.500,00

                         4.540,00

Agosto

           23.500,00

                         4.540,00

Setembro

           23.500,00

                         4.540,00

Outubro

           23.500,00

                         4.540,00

Novembro

           23.500,00

                         4.540,00

Dezembro

           23.500,00

                         4.540,00

 

         262.000,00

                       54.480,00

 
Ocorre que, como é possível visualizar, à partir de julho a empresa mudou sua forma de atendimento, de forma que seus pacientes passaram a ser atendidos por contratos anuais com pagamentos mensais, fazendo com que sua receita passasse a ser um valor fixo de R$ 23.500,00.
À partir de janeiro de 20X2 os contratos sofrerão atualização de 10%, alterando a receita mensal para R$ 25.850,00.
Diante da possibilidade de prever antecipadamente a receita, a sócia da empresa deseja aumentar seu pró-labore, e solicitou ao seu contabilista uma projeção de recolhimentos do DAS durante 20X2 considerando, portanto, a receita de R$ 25.850,00 e as despesas com folha de R$ 9.680,00.
Dentro dessa projeção, responda:
Quais os anexos serão utilizados para calculo dos DAS em cada um dos meses?
Qual o valor do DAS à recolher referente à cada mês de 20X2?
Qual a proporção do IRPJ, CSLL, COFINS, PIS, CPP e ISS presentes no DAS de cada um dos meses de 20X2.
Análise da atividade: Inciso XVI do §5°-B e inciso I do §5°-M do Art. 18 da Lei 123/2006. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm

 

 

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Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade e Planejamento e Tributário.
 

​O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação em que (regra geral) os tributos são recolhidos de forma consolidada em uma única guia: o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Para apuração do DAS, utilizam-se as tabelas contidas na Lei Complementar nº 123/2006, de acordo com sua atividade e faixa de receita acumulada.


Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 7 ago. 2023.


Suponhamos que uma empresa realize, simultaneamente, as atividades de comércio de mercadorias e a prestação de serviços de manutenção de máquinas (serviços em geral) e seja optante pelo regime de tributação do Simples Nacional. Diante disso, e com base nas disposições da Lei Complementar 123/2006, responda as questões a seguir (em até 20 linhas no total).

 

1) Há necessidade de segregar as receitas obtidas nas atividades realizadas pela empresa para fazer o cálculo de seu DAS? Justifique mencionando o dispositivo legal (artigo, parágrafo, inciso) tomado por base para alcançar sua resposta.
2) Em quais anexos seriam enquadradas as atividades descritas e realizadas pela empresa?
3) ​Quais os tributos seriam recolhidos referentes aos anexos a qual suas atividades se sujeitam?
Observação: você pode fazer um texto único, para responder as três perguntas, ou responder de maneira individual, enumerando cada uma de suas respostas.

​ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.

 


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Olá, Prezado(a) Aluno(a)!

Na atividade MAPA, da disciplina de Auditoria Contábil, aplicaremos os conhecimentos relativos à Papéis de Trabalho (Unidade 4) e Relatório do Auditor Independente (Unidade 5).


A significância do Relatório do Auditor Independente é tal que, uma opinião independente permite aos usuários concluir se as Demonstrações Contábeis divulgadas pela organização refletem as condições patrimoniais, financeiras, econômicas e sociais dela, contribuindo para tomada de decisão destes (ALMEIDA, 2019; ATTIE, 2018)

Os auditores obtêm informações (ou evidências) da organização. Contudo, o auditor não pode se restringir às informações disponibilizadas pela organização auditada, desta forma, a aplicação de outros Procedimentos de Auditoria sobre uma evidência ganha mais robustez (ALMEIDA, 2019). Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião no Relatório do Auditor Independente. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes (como entrevistas, inspeção visual, contagem etc).
 

ALMEIDA, M. C. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
ALMEIDA, R. G. Auditoria Contábil. Maringá/PR: Unicesumar, 2021.
ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria. Brasília: CFC, 2016. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA500(R1).pdf. Acesso em: 28 set. 2020.
Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TA 700 – Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis. Brasília: CFC, 2016. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA700.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.


CASE

Rodrigo é um Auditor Independente, que atua na Almeida Auditores Independentes (fictícia), uma empresa do Município de Maringá/PR. Rodrigo conduziu um trabalho de auditoria das Demonstrações Contábeis na Auditada Ltda (fictícia), referente ao exercício social de 01/01/20x1 a 31/12/20x1. As Demonstrações Contábeis foram elaboradas pela Auditada Ltda. O Auditor Rodrigo auditará: o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas.


Rodrigo analisou todos os documentos que ele solicitou à Auditada Ltda. Sem aviso prévio, em 15/02/20x2, ele compareceu ao prédio da Auditada Ltda. Os objetivos da visita de Rodrigo à Auditada Ltda foram: realizar procedimentos de auditoria, elaborar os respectivos papéis de trabalho e criar evidências que fundamentarão sua opinião no Relatório do Auditor Independente.


Após entrevistar os proprietários da Auditada Ltda (não foi elaborado nenhum papel de trabalho nessa ocasião), Rodrigo decidiu realizar mais 2 procedimentos de auditoria: Acompanhamento do Fechamento do Caixa (Figura 01) e a Contagem Física do Estoque de Produtos Acabados (Figura 02).
 
Figura 01: Acompanhamento do fechamento de caixa
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_175836_548693_1.png


Elaborado pelo Professor (2023).


Após realizar a conferência do caixa, Rodrigo fez o funcionário do Caixa assinar um termo de que o Auditor devolveu todos os valores conferidos ao Caixa para evitar transtornos futuros e deixar registrado esse fato. Na Figura 02, consta o papel de trabalho incompleto sobre o Estoque de Produtos Acabados.
 
Figura 02: Papel de Trabalho Contagem do Estoque de Produtos Acabados
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_175836_548693_2.png


Elaborado pelo Professor (2023).

 
Menciona-se que a Figura 02 demonstra um papel de trabalho incompleto porque o Auditor Rodrigo não fez a codificação (inclusão dos símbolos).
Na coluna “Símbolo 1”, o auditor Rodrigo indicará se realizou a contagem e as respectivas quantidades do relatório x estoque físico são iguais (usará os símbolos C ou X).
Na coluna “Símbolo 2”, que se refere à Conferência, o auditor Rodrigo irá multiplicar as quantidades unitárias pelo valor de R$ 50,00 para então conferir se o valor total de cada produto está correto (usará os símbolos T se estiver correto ou “em branco” caso esteja incorreto).

Ainda, com relação ao Estoque dos Produtos Acabados, Rodrigo identificou uma oportunidade de melhoria. No Estoque físico, os produtos não estão identificados como Produto 1, 2, 3, 4 e 5 (Identificação do Sistema). No Estoque, in loco, os produtos acabados estão separados por Cor: amarelo, azul, marrom, verde e vermelho. Nenhuma das 5 cores têm quantidades repetidas. Ao total, o estoque de produtos acabados possui um valor contábil de R$ 1.000.000,00, composto por 20.000 unidades.
Após efetuar a contagem dos produtos acabados, o auditor Rodrigo elaborou o Quadro 01, o qual servirá de base para elaboração do seu Papel de Trabalho Contagem do Estoque de Produtos Acabados (Figura 02).
 
Quadro 01: Anotações realizadas pelo Auditor Rodrigo após contagem do Estoque.

Cor

Anotações

Azul

O produto Azul possui, ao todo, 3.000 unidades.

Verde

O produto Verde possui, ao todo, o dobro de quantidade do produto Azul, ou seja, ao todo, o produto Verde possui duas vezes a quantidade de unidades do produto Azul.

Marrom

O produto Marrom possui, ao todo um valor contábil de R$ 250.000,00, ou seja, menor que o produto Verde em R$ 50.000,00.

Vermelho

O produto Vermelho é o que possui a menor quantidade de produtos acabados em estoque.

Amarelo

O produto Amarelo, possui, ao todo, duas vezes (o dobro) a quantidade de produtos vermelhos.


Elaborado pelo Professor (2023).


O Auditor Rodrigo recomendou que a Auditada Ltda modifique seu controle de estoques para padronizar com o Relatório do Sistema (Produto 1, 2, 3, 4 e 5) e o Estoque in Loco, o qual é separado pelas cores e não tem correspondência direta entre o sistema x estoque físico. Além disso, o Produto 6 não foi localizado e esse fato precisa constar no Papel de Trabalho que Rodrigo elaborará. Rodrigo precisa mencionar esse fato na seção 5 do Relatório (Principais Assuntos de Auditoria).

Após analisar todas as evidências e documentos, Rodrigo identificou apenas uma pequena distorção (que não possui valor material), referente ao Produto 6 que não foi baixado do Estoque. Esse pequeno desvio, não prejudica a análise das Demonstrações Contábeis da Auditada Ltda pelos usuários, dessa forma, Rodrigo obteve evidências, suficientes e apropriadas, para que em sua opinião, fique claro que a Auditada Ltda elaborou as Demonstrações Contábeis segundo as NBC TG aplicáveis.

Após formar sua opinião, Rodrigo precisa elaborar seu Relatório do Auditor Independente. Sobre o Relatório do Auditor:
Seção 4: Não foram apresentados fatos e informações que pudessem denotar descontinuidade operacional da Auditada Ltda.
Seção 6: Não foram solicitadas outras informações, nem emitidas outras informações.
Seção 7: A Administração foi responsável pela elaboração das demonstrações. Ficará responsável em corrigir as pequenas distorções identificadas.
Seção 8: O Auditor Rodrigo auditou todas as demonstrações pelas quais foi contrato. O auditor comunicou a administração via e-mail em 20/02/20x1.
Após finalizar todos os demais procedimentos, Rodrigo, emitiu seu Relatório do Auditor Independente em 20/02/20x1.
 
ATIVIDADE PROPOSTA:

Visando aplicar os conhecimentos obtidos até essa etapa do Ciclo de Aprendizagem. E para a resolução da Atividade Avaliativa MAPA da Auditoria Contábil, resolva as questões de a) até d):
 
a) Explique (em até 10 linhas) como os papéis de trabalho podem contribuir para a formação da opinião do Auditor no Relatório do Auditor Independente. (utilize a planilha do formulário padrão: ABA Discursivas).
b) Argumente (em até 10 linhas), com base nos papéis de trabalho, se o Auditor Independente Rodrigo realizou a conferência dos cheques à vista quando acompanhou o fechamento de caixa. (utilize a planilha do formulário padrão: ABA Discursivas)
c) Elabore o papel de trabalho referente a conferência dos Estoques da Auditada Ltda que foi realizada pelo Auditor Rodrigo. (utilize a planilha do formulário padrão: ABA Papel de Trabalho).
d) Redija o Relatório do Auditor Independente Ltda, considerando a opinião que o Auditor Independente Rodrigo obteve sobre as Demonstrações Contábeis da Auditada Ltda. No seu Relatório, redija todas as seções do Relatório do Auditor Independente segundo a NBC TA 700. (utilize a planilha do formulário padrão: ABA Relatório do Auditor Independente).
 

IMPORTANTE:
​Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresenta-se mais detalhes sobre a realização dela:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo Professor, para ajudá-lo (a) nesse processo de criação e desenvolvimento.
- Para realizar essa atividade, você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa" disponível no Material da Disciplina e fazer o preenchimento.
- É necessário salvar o arquivo em seu computador e enviar no campo “selecionar arquivo”, no ícone do MAPA.
O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto.

 


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Olá, aluno(a),

Bem-vindo (a) a atividade de estudo 1 da disciplina de Auditoria Contábil. Nesta atividade, aplicaremos o conhecimento relativo a Outros Tipos de Auditoria, os quais são diferentes da Auditoria Contábil.  
 

A auditoria Contábil é o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade com o intuito atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle, fraudes e/ou irregularidades. 

Conforme Crepaldi e Crepaldi (2019), Outros Tipos de Auditoria contribuem para as organizações atingirem objetivos empresariais, ou seja, visam avaliar se as atividades praticadas pela organização estão em conformidade com os parâmetros que foram planejados e estabelecidos.

Para que você possa ter uma Experimentação com o tema Outros Tipos de Auditoria, considere áreas em que são aplicadas. Tais como a Auditoria de Sistema. Neste tipo de Auditoria, o Auditor pode ter como objetivo examinar e avaliar se as políticas de Tecnologia da Informação estão sendo cumpridas. Por exemplo, auditará as estruturas lógicas, físicas, organizacionais, de segurança e proteção de determinados ativos, sistemas aplicativos e software.

É valido refletir sobre a importância de aplicar outros tipos de Auditoria visto que podem ser periféricos à Auditoria Contábil. Por exemplo, ao confirmar uma informação das demonstrações contábeis, uma organização pode sentir necessidade de confirmação de saldos de contas tributárias, de se certificar que está cumprindo todas as leis ambientais, exigências regulatórias, entre outras situações que demandem tipos específicos de auditoria.

A Auditoria Fiscal e Tributária tem como objetivo proceder ao exame e a avaliação de atividades ligadas aos tributos e seus respectivos pagamentos. Auditoria de Sistemas de Informação objetiva o exame e a avaliação da qualidade do sistema informatizado, da qualidade dos dados e dos controles existentes no ambiente de tecnologia de informações. Por sua vez, a Auditoria Ambiental trata da confirmação de que as normas ou os parâmetros de gestão ambiental de uma organização estão sendo cumpridos. (ALMEIDA, 2021; CREPALDI; CREPALDI, 2019). 

Em outro cenário a auditoria também pode contribuir com uma organização do setor hospitalar. Na Auditoria Hospitalar o objetivo é averiguar se os serviços disponibilizados têm qualidade e cumprem as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e supervisores do respectivo setor (ALMEIDA, 2021; CREPALDI; CREPALDI, 2019). Assim é relevante dado que colabora para a licitude dos processos de um hospital, e tem potencial de propiciar aprendizagem para as pessoas envolvidas no atendimento dos pacientes.
 

ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Auditoria Contábil. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LONGO, C. G. Manual de auditoria e revisão de demonstrações financeiras. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
CREPALDI, S. A. CREPALDI, G.S.; Auditoria Contábil - Teoria e Prática. São Paulo: Grupo GEN, 2019.


CASE

A Vasconcelos Auditores Independentes (fictícia) existe há 15 anos, trata-se de uma organização que presta 4 tipos de auditorias distintos da Auditoria Contábil:

Auditoria Fiscal e Tributária
Auditoria de Sistemas de Informação
Auditoria Ambiental
Auditoria Hospitalar.

Leonor é a gerente administrativa da Vasconcelos Auditores Independentes (fictícia). Leonor precisa elaborar a prestação de contas sobre os serviços realizados no mês de junho/20x1 pelos auditores que atuam na Vasconcelos Auditores Independentes.
Itamar é o analista administrativo que está compilando as informações para o relatório que será validado por sua superior Leonor. Ressalta-se que Leonor já foi Auditora Contábil da Vasconcelos Auditores Independentes, assim, mesmo terceirizando o relatório para Itamar, ela possui capacidade técnica e analítica para validar e adaptar as informações para inclusão o seu relatório.

As informações sobre os tipos de serviços estão no Quadro 01:

Quadro 01: Serviços prestados na Vasconcelos Auditores Independentes em junho/20x1.

Auditor

Tipo de Serviço

Quantidade

Auditor 1

Auditorias que visaram verificar se as políticas ambientais em relação a conservação do solo e tratamento de efluentes das organizações auditadas estavam sendo cumpridas.

30 serviços

Auditor 2

Auditorias que tiveram como objetivo averiguar se os tratamentos de saúde e consultas médicas estavam ocorrendo segundo padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

40 serviços

Auditor 3

Auditorias que tiveram como objetivo verificar se todos os impostos foram recolhidos devidamente. Todas as Notas Fiscais de vendas dos clientes foram examinadas.

50 serviços

Auditor 4

Auditorias que tiveram focos nos parâmetros dos serviços de informação das organizações auditadas.

60 serviços

 

Elaborado pelo Professor (2023).


Todos os serviços de auditoria do Quadro 01 foram prestados em junho/20x1 e só podem ser classificados em 1 categoria de serviços.

Assim, Itamar elaborou o relatório do Quadro 02 que foi enviado juntamente com as informações do Quadro 01 para validação de Leonor:
 
Quadro 02: Serviços prestados na Vasconcelos Auditores Independentes em junho/20x1.

Auditor

Conclusão

Auditor 1

No total, o Auditor 1 prestou 30 serviços de Auditoria de Sistema de Informação.

Auditor 2

No total, o Auditor 2 prestou 40 serviços de Auditoria Hospitalar.

Auditor 3

No total, o Auditor 3 prestou 50 serviços de Auditoria Ambiental.

Auditor 4

No total, o Auditor 2 prestou 60 serviços de Auditoria Fiscal e Tributária.

 

Elaborado pelo Professor (2023).


De posse de ambos os Relatórios (Quadro 01 e Quadro 02), Leonor avaliará a exatidão das informações prestadas por Itamar para proceder com a validação do Relatório. Caso Leonor encontre qualquer divergência em relação as conclusões e os tipos de Auditoria, não deverá aprovar o Relatório.
 

ATIVIDADE PROPOSTA


Após a leitura e análise das informações apresentadas anteriormente. Agora, é a hora de você praticar, colocar as mãos na massa, e ajudar Leonor na aprovação do Relatório dos serviços prestados na Vasconcelos Auditores Independentes.
 
Com base no enunciado e no exposto anteriormente, argumente (em até 10 linhas), se Leonor aprovará o Relatório elaborado por Itamar referente a prestação de serviços de junho/20x1 na Vasconcelos Auditores Independentes. Em sua argumentação apresente as corretas classificações de cada tipo de serviço prestado por cada Auditor.
 

 


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