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29 de ago. de 2023

MAPA - GFIN - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 532023

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Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa:
 CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa:
 ENVIAR a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO: leitura do texto de apoio
Ontem, pelo WhatsApp, um amigo entrou em contato com você para conversar sobre um assunto e tirar algumas dúvidas. Ele acredita que você, por estar estudando na disciplina de Gestão de Custos e Formação de Preços de Venda, pode contribuir com uma decisão que ele precisa tomar.

Atualmente, esse seu amigo é funcionário em uma empresa, trabalha das 4 horas da manhã até as 13 horas (uma jornada de 40 horas semanais) e não está contente com o seu desgaste físico e emocional e busca uma nova oportunidade de modificar sua fonte de geração de renda. Ele tem a remuneração líquida (valor líquido depois de todos os descontos e acrescido o vale alimentação) de R$ 1.800,00 ao mês.

Surgiu para ele a oportunidade de assumir a produção de uma mini-indústria artesanal de brownies, a qual está estruturada e, inclusive, com comércio garantido, pois o dono da indústria quer alugar a estrutura para alguém e garante a compra de uma determinada quantia da produção.

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade
Dentre os custos fixos dessa mini-indústria, já estão estabelecidos e não variarão de acordo com a produção realizada (pois são pagos diretamente ao proprietário da estrutura) R$ 1.500,00 de aluguel da estrutura, com todos os equipamentos; R$ 500,00 de energia elétrica (independente do uso); R$ 200,00 de conta de uso de água (independente do uso); e R$ 400,00 de limpeza (fixo, independente do uso). Para formalizar essa atividade, o seu amigo terá que registrar um CNPJ MEI, o qual tem a contribuição mensal de R$ 67,00, que corresponde ao INSS, ICMS e ISS. O proprietário da mini-indústria (que está alugando-a) garante a compra de 300 unidades de brownies por mês no valor de R$ 10,00 a unidade.

A receita, que rende 10 unidades, já está estabelecida em um manual chamado de POP (Procedimento Operacional Padrão) e, resumidamente, é assim: 2 xícaras de achocolatado em pó (180g); 1 xícara de farinha de trigo (160 g); 1 xícara de açúcar (120 g); 1 xícara de manteiga (200 g); e 4 ovos. O tempo de preparo da receita (manuseio dos ingredientes) é de 30 minutos, e o tempo de forno a gás é de 30 minutos, o que corresponde a, aproximadamente, R$ 1,00 por receita. No período em que uma receita está no forno, o trabalhador deverá limpar os itens utilizados no seu preparo e organizar os itens da próxima receita, o que lhe permite fazer uma receita por hora.

Essa receita rende 10 pedaços, e o custo de embalagens para essas 10 unidades é de R$ 3,00. O custo dos ingredientes no dia de hoje são: chocolate em pó, R$ 45,00/kg; farinha de trigo, R$ 9,00/kg; açúcar, R$ 6,00/kg; manteiga, R$ 25,00/kg; ovos, R$ 12,00 a dúzia.

A dúvida que o seu amigo tem é se, ao assumir essa mini-indústria, ele terá condições, com o contrato assumido de venda (300 unidades por mês = 30 receitas), de sanar todas os custos e as despesas do processo produtivo e, ainda, obter a mesma renda (sobra ou lucro) que recebe enquanto empregado (ele não está levando em consideração férias, 13º, INSS, FGTS, e outras contribuições que o seu cargo com carteira assinada lhe proporciona). Para poder aconselhá-lo, você precisará fazer as seguintes análises:

1. Qual é o gasto (custo e despesa) fixo que ele terá com essa atividade? (Sistematize as informações, faça o cálculo de forma detalhada, classifique os gastos como Custo ou Despesa e justifique por que você chegou a esse resultado).
2. Qual é o gasto (custo e despesa) variável vinculado à cada receita? (Sistematize as informações, faça o cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a esse resultado).
​3. Qual é o rendimento financeiro (receita bruta) de cada receita, levando em consideração o valor de oportunidade dado pelo contrato de venda pré-estabelecido?
​4. Qual é a margem de contribuição de cada receita? Qual é a margem de contribuição do contrato pré-estabelecido? (Faça o cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a esse resultado).
​5. Com o contrato pré-estabelecido, o seu amigo conseguirá atingir o ponto de equilíbrio contábil? (Responda essa questão apresentando o cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a esse resultado).
​6. Qual é o volume de produção que seu amigo terá que operacionalizar para que ele obtenha uma sobra (ou lucro), no mínimo, igual ao salário líquido que ele tem como empregado? (Indique qual ponto de equilíbrio será utilizado para chegar a esse cálculo, realize o cálculo e justifique suas escolhas). Ele deve largar o seu emprego e assumir a produção dessa mini-indústria? Se não, por quê? Se sim, em quais condições comerciais?
​7. Identifique a capacidade de produção diária dessa mini-indústria (em uma condição de oito horas de trabalho por dia). Em comparação com o ponto de equilíbrio apresentado na questão anterior, apresente a quantidade de horas e de dias trabalhados que serão necessários para se obter a sobra financeira (lucro) equivalente ao salário líquido de 40 horas semanais de trabalho.
​8. Apresente o ponto de equilíbrio contábil mensal, o ponto de equilíbrio financeiro mensal e a capacidade instalada de produção mensal (em uma jornada de 40 horas semanais), identificando qual seria o retorno (ou lucro) desse seu amigo, caso ele venha a produzir na capacidade máxima e consiga comercializar a produção pelo mesmo valor que comercializa no contrato pré-estabelecido.

TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Fórum >> Fórum Avisos Gerais.
2. Responda todas as questões elencadas anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA disponível no Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio, não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu professor mediador.


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Com base no nosso livro e nos materiais fornecidos na disciplina, é possível observar que existem várias abordagens para definir os preços de um serviço ou produto. A abordagem mais recomendada envolve a análise dos custos, das despesas, da margem de contribuição individual, do potencial produtivo, dos gastos fixos e do retorno esperado, a fim de estabelecer o preço de venda.

No entanto, uma ação igualmente importante é "observar o mercado" e compreender como diferentes aspectos podem afetar a dinâmica de comercialização e, por conseguinte, a estratégia de precificação. Por exemplo, se o custo total de um produto ou serviço exceder o valor que os consumidores estão dispostos a pagar, as chances de sucesso no mercado serão bastante reduzidas.

Para esta atividade, faça uma pesquisa bibliográfica (na Unidade 4 do nosso livro) e mencione e explique, pelo menos, dois aspectos que podem influenciar a comercialização de um produto ou serviço e, consequentemente, a definição de seu preço.

Obs.: sua resposta deverá conter entre 10 e 15 linhas.

​ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD em seu computador, pois, caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.


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Olá, estudante!

Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, o objetivo desta atividade é que você possa entender como é efetuada a análise para a oferta de crédito a uma pessoa física. 

Nesse sentido, suponha que você está participando de uma seleção para fazer um curso de extensão em uma grande instituição financeira. Uma das etapas da seleção é demonstrar que você possui o conhecimento mínimo necessário sobre risco de crédito. Para isso, realize uma pesquisa, em seu material didático e em outras fontes, e elabore um texto, único, de uma lauda, que aborde os seguintes pontos:

a) Esclareça do que se trata a análise de riscos.
b) Explique as três etapas principais que compõem a análise de crédito para uma pessoa física.
c) Pesquise e cite duas instituições nas quais você poderá obter informações de risco de crédito de uma pessoa física.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Assista ao vídeo de orientações gravado pela professora.
- Insira ao final de sua resposta as fontes utilizadas para a elaboração do texto, conforme os padrões da ABNT.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Certifique-se de que sua resposta está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando de cada etapa.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

Bons estudos!
Sucesso!


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A palavra risco é originária do termo em latim resecare, que, se for traduzida ao pé da letra, significa cortar, separar com uma pedra. A tradução original vem da noção de perigo que os marinheiros tinham ao navegar perto das rochas perigosas e pontiagudas. Portanto, risco é a variabilidade de resultados inesperados.


Fonte: LIMA, F. G. Análise de riscos. Barueri [SP]: Atlas, 2023.
 

Diante do conceito de risco e com base na nossa aula ao vivo, apresente duas fontes originárias do risco e cite um exemplo para cada fonte mencionada.

MAPA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

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Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:

 

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: Considere a situação problema da atividade.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

 

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do Texto de apoio:

 

Fundada em 1972, em Santo André (SP), por Guilherme Paulus, a CVC começou como uma pequena agência de turismo com foco na classe média. Em 2001, começou a comercializar serviços por meio do seu website próprio.

 

Em 2009, a empresa recebeu um aporte de R$ 705 milhões pela venda de 63% do capital da empresa para a Carlyle, empresa de private equity. Foi um momento importante de profissionalização da empresa. Isto pode ser representado pela forte expansão de lojas exclusivas, considerando lojas próprias e franqueadas, com presença em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2014, a empresa abre seu capital levantando R$ 540 milhões (dando saída ao Carlyle). Após esse movimento, iniciou-se um processo orgânico e inorgânico de forte crescimento. Um plano de abertura de 100 lojas por ano.

 

A empresa está listada no Segmento Novo Mercado da B3, que sugere as melhores práticas de governança corporativa. A empresa possui um controle acionário estilo True Corporation, ou seja, 100% em free float. Isso tende a ser algo positivo dado que não há conflito com grupos controladores (por exemplo, famílias). O lado negativo é que algumas vezes fica a impressão de que é “uma empresa sem dono”. Isso dificulta algumas vezes na tomada de decisão estratégica da empresa. O conselho de administração possui 7 membros, sendo 5 deles independentes. Um mix adequado, dado que conselheiros independentes tendem a possuir menos vieses na sua atuação.

 

O setor de turismo está intimamente ligado ao setor de consumo, tendo seus resultados atrelados a crises econômicas locais. Em outras palavras, economia indo bem, o setor tende a ir bem. Economia indo mal, setor vai mal. É um setor cíclico. Comparando com outros países, o Brasil teria espaço para explorar mais seu turismo se melhorasse condições de infraestrutura e segurança.

 

O Brasil está na posição 27 no índice de competitividade do turismo calculado pelo WTT (World Travel and Tourism). Se o Brasil atingisse a média da renda do setor de Turismo sobre o PIB dos 12 maiores PIBs do mundo (11%), criaria aproximadamente US$ 54 Bi de riqueza. Há potencial a ser explorado sob uma perspectiva de eficiência, porém estamos próximo dos 9% há um bom tempo.

 Apesar de estagnado em proporção do PIB, existe um driver importante que está retomando passado a crise econômica do Brasil: PAX (pessoa efetivamente transportada por quilômetro). Este indicador mostra a movimentação efetiva de pessoas em voos divididos por quilômetro rodado. Isto é, quanto maior o indicador, maior a movimentação de passageiros em viagens. Um ponto importante é verificar a proporção baixa do PAX internacional, parte explicado por poucas pessoas terem condições de realizar uma viagem internacional. É justamente este cliente, o cliente que faz a primeira viagem da sua vida, que a CVC busca atender. Normalmente é um cliente de baixa/média renda que não possui fluência em outro idioma e precisa da assistência de uma agência de turismo. Aparentemente, o ano de 2016 foi o vale da década. Resta saber os impactos do Coronavírus neste número.

 

O mercado de operadoras de turismo no Brasil é altamente pulverizado. Estima-se que 90% do mercado brasileiro é operado por aproximadamente 91 associadas da BRAZTOA (Associação Brasileira de Turismo). Estima-se que a CVC detém 25% deste Market Share (participação no mercado), sendo a maior operadora de turismo no Brasil e na América Latina. A CVC possui uma competição direta com pequenas operadoras de turismo e com autônomos (não exclusivos a nenhuma bandeira). Porém, talvez mais importante, a CVC concorre com empresas que também são seus fornecedores (exemplo: companhias aéreas). O conflito de interesses resultante dessa relação, ter um concorrente como fornecedor, pode afetar negativamente o negócio. Por outro lado, a escala que a CVC possui ajuda a mitigar este risco, dado que seu volume de negociação permite ter poder de barganha.

 

Fonte: https://escoladoinvestidor.com/wp-content/uploads/2020/04/CVC-Escola-do-Investidor.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

 

SEGUNDA ETAPA: Leia a situação problema da atividade:​

 

A empresa CVC está passando por uma reestruturação orçamentária e, para isso, solicitou ao departamento financeiro uma análise detalhada, para apoio na tomada de decisão da diretoria administrativa.

Dados financeiros da empresa CVC (em milhões de reais):

 

Ano 1:

Receita líquida: 10.000

Lucro bruto: 3.500

Lucro operacional: 1.800

Lucro líquido: 1.200

Ativo total: 15.000

Ativo circulante: 8.000

Passivo total: 8.000

Passivo circulante: 4.000

Patrimônio líquido: 7.000

 

Ano 2:

Receita líquida: 9.500

Lucro bruto: 3.200

Lucro operacional: 1.500

Lucro líquido: 1.000

Ativo total: 16.500

Ativo circulante: 9.500

Passivo total: 9.500

Passivo circulante: 5.000

Patrimônio líquido: 7.000

 

Ano 3:

Receita líquida: 11.000

Lucro bruto: 4.000

Lucro operacional: 2.000

Lucro líquido: 1.500

Ativo total: 17.500

Ativo circulante: 10.000

Passivo total: 9.000

Passivo circulante: 5.500

Patrimônio líquido: 8.500

 

TERCEIRA ETAPA: Realização e envio da atividade:

 

Caro, estudante!

Supondo que você é o gerente financeiro da empresa CVC, com base no texto de apoio e nos dados financeiros disponíveis na Segunda Etapa, realize a análise solicitada e apresente ao conselho de administração os principais indicadores de desempenho e a situação financeira da empresa nos últimos três anos.

 

Explique o conceito de cada um dos indicadores:

- Liquidez Corrente.

- Endividamento Geral.

- Rentabilidade (margem bruta, margem operacional e margem líquida).

 

Considerando o ativo total, ativo circulante, passivo total, passivo circulante e patrimônio líquido, para cada um dos 3 anos, calcule os indicadores:

- Liquidez Corrente.

- Endividamento Geral.

- Rentabilidade (margem bruta, margem operacional e margem líquida).

 

Com base nos indicadores calculados e no texto de apoio, faça um breve relatório para o conselho de administração explicando se a empresa melhorou seus indicadores ao longo dos anos. Identifique desafios e oportunidades para a CVC e sugira estratégias que poderiam ser adotadas pelo conselho de administração para melhorar o desempenho financeiro da empresa.

 

Orientações para realização da Atividade MAPA:

* Realize uma Leitura da Unidade 2 do livro da disciplina.

* Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, postado na pasta Material da disciplina.

* Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina.

* A atividade será aceita somente pelo Studeo e dentro do prazo estipulado no questionário. Atividades fora do prazo NÃO serão aceitas!

* Antes de finalizar sua atividade MAPA, confira em seu arquivo anexado se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar.

* Diante de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pela ferramenta "Fale com Mediador".

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