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29 de ago. de 2023

ATIVIDADE 3 - ESOFT - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 532023

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As comunicações de dados e as redes estão mudando a maneira pela qual fazemos negócios e o modo como vivemos. As decisões no mundo dos negócios têm de ser tomadas de forma cada vez mais rápida e aqueles que o fazem precisam obter acesso imediato a informações precisas. Hoje em dia, as empresas dependem de redes de computadores e das ligações entre as redes. Nesta atividade discutiremos os efeitos indesejáveis nos sinais que geram as perdas na transmissão em redes de computadores contemporâneas. Tenho certeza com a participação de todos teremos resultados relevantes para a formação de todos vocês. Prontos para ampliar o conhecimento? Então, leia com atenção o texto abaixo e resposta o que se pede de acordo com a sua compreensão da disciplina.
 
Os sinais trafegam por meios de transmissão, que não são perfeitos. A imperfeição provoca perda de sinal. Isso significa que o sinal no início do meio de transmissão não é o mesmo no seu final. O que é enviado não é aquilo que é recebido. Três causas para essas perdas são a atenuação, distorção e ruído. De acordo com o seu entendimento da disciplina. Redija um texto que descreva como acontece a ATENUAÇÃO e a DISTORÇÃO nas comunicações em redes, assim como, quais são os tipos de RUÍDOS.
 
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 
- Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina e assista a videoaula.
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor.
- Realize pesquisas complementares nas referências apresentadas pelo professor.
- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.
 
 
Referências:
 
COMER, Douglas. Interligação em rede com TCP/IP – VOL. 1: princípios, protocolos e arquitetura – 6. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores – 4. ed. – Edição Behrouz, De Anza  College, 2010.
MAIA, Luiz P. Arquitetura de Redes de Computadores – 2. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2013.
PETERSON, Larry L. e DAVIE, Bruce S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas – 5. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
TANENBAUM, Andrew S. WETHERAAL, David J. Redes de Computadores – 5. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.


ATIVIDADE 3 - ESOFT - ESTATÍSTICA - 532023

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A palavra máquina origina-se do grego mechane, que significa qualquer dispositivo engenhoso ou invenção. Uma máquina é definida como um aparelho composto por várias partes com funções definidas. Heron de Alexandria, que viveu por volta de 130 a.C., era um grande inventor. Catalogou os primeiros instrumentos chamados de máquinas simples: a alavanca, a roda e eixo, a roldana, a cunha e a rosca. A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho. Tanto as máquinas térmicas a vapor, que operam com o vapor d'água produzido em uma caldeira, quanto as máquinas térmicas de combustão interna, que operam devido aos gases gerados pela queima de combustíveis, têm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substâncias envolvidas e no trabalho realizado. Tanto a energia interna, quanto o trabalho, dependem da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida à substância.

Fonte: adaptado de: https://www.if.ufrgs.br/cref/leila/maquina.htm. Acesso em: 12 maio. 2023.


Sobre o assunto máquinas, observe o gráfico a seguir:


No gráfico, constam informações sobre a variação da temperatura T (°C) e o tempo t (h) de uma máquina em funcionamento em uma linha de produção. Com base nas informações do gráfico, responda:

I. Qual é a menor e, qual é a maior temperatura que a máquina atinge?
II. No momento que a máquina começa a trabalhar, a sua temperatura é cerca de?
III. Em relação a menor e a maior temperatura que a máquina atinge, sua média é de?
IV. Com relação às temperaturas expressas no gráfico, a temperatura modal é de?

 


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MAPA - SISIN - PROGRAMAÇÃO BACK END II – 532023

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Olá, aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a atividade MAPA da disciplina Back End II. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas.

A análise de código-fonte é um processo crítico no desenvolvimento de software, envolvendo a avaliação profunda e sistemática do código fonte de um programa de computador. Esta atividade tem como objetivo identificar problemas, vulnerabilidades, inconsistências e oportunidades de melhoria no código, garantindo a qualidade, segurança e manutenibilidade do software. A análise de código vai além da simples execução do programa, permitindo que desenvolvedores e equipes de qualidade examinem a estrutura, lógica e implementação detalhada do código.

Existem várias metodologias para realizar a análise de código-fonte. A revisão manual é um método tradicional, onde desenvolvedores experientes examinam o código em busca de problemas e compreensão do mesmo. Através da identificação precoce de erros, garantia de conformidade e detecção de vulnerabilidades, essa prática contribui para o desenvolvimento de sistemas confiáveis e eficientes. Seja por meio de revisões manuais, ferramentas automatizadas ou análise dinâmica, investir na análise de código é investir na excelência do software.​
Fonte: o autor

Vamos pensar que você esta sendo designado para outro equipe de desenvolvimento que esta precisando de ajuda. Mas. como você não tem muito conhecimento do projeto, a primeira coisa é fazer a análise do código-fonte. Segue 3 imagens de trechos de códigos deste projeto.

IMAGEM 1


IMAGEM 2


IMAGEM 3


Com base nas imagens apresentadas, resposta as perguntas a seguir:
1 - O que esta sendo feito no trecho de código da primeira imagem entre as linhas 2 a 6 ?
2 - O que esta sendo feito no trecho de código da primeira imagem entre as linhas 21 a 23 ?
3 - O que esta acontecendo no trecho de código da segunda imagem entre as linhas 9 e 15 ?
4 - O que esta acontecendo na linha 17 da segunda imagem ?
5 - O que o trecho de códgio das linhas 19 e 20 da segunda imagem esta prototipando ?
6 - O que esta acontecendo no trecho de código apresentado na terceira imagem ?

O que devo entregar?
As respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina;

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O gosto musical é uma manifestação intrinsecamente pessoal e cultural, influenciada por uma vasta gama de fatores individuais, sociais e históricos. A diversidade discográfica, por sua vez, desempenha um papel crucial na formação desse gosto, fornecendo uma ampla seleção de estilos, artistas e abordagens musicais. A relação entre o gosto musical e a indústria discográfica é complexa e bidirecional, uma vez que a indústria é moldada pelas preferências do público, ao mesmo tempo em que exerce influência sobre o que é amplamente divulgado e consumido.

A diversidade discográfica, representada pela vasta quantidade de lançamentos musicais ao longo dos anos, oferece aos ouvintes a oportunidade de explorar uma infinidade de gêneros, subgêneros e experimentações musicais. Isso permite que os indivíduos encontrem algo que ressoa com suas emoções, experiências e identidades. Artistas que rompem os limites dos gêneros tradicionais frequentemente contribuem para a expansão do gosto musical das pessoas, introduzindo novos sons e conceitos que desafiam as expectativas.

A diversidade discográfica amplia os horizontes musicais, fornecendo uma riqueza de possibilidades para os ouvintes explorarem e encontrarem conexões significativas. Ao mesmo tempo, uma compreensão crítica da influência da indústria pode permitir que os ouvintes sejam mais proativos na busca por músicas que ressoem com suas paixões individuais, ao invés de serem simplesmente moldados pela corrente principal da comercialização musical.

Vejamos o caso do ​Murilo, que sempre foi um aficionado por música e possui um acervo muito grande em CDs, DVDs, discos de vinil e, até mesmo, algumas fitas K7s dos mais diversos artistas. Com o acervo em constante crescimento, ele nos solicitou uma pequena aplicação que cadastre esses itens. Cada registro no cadastro deve ter:

- Tipo (CD, DVD, vinil, K7 e outros).
- Nome do intérprete (banda, cantor...).
- Nome do álbum.
- Data da compra.
- Valor pago.
- Observação.
 

O que preciso desenvolver?
Para esta atividade, deverá ser desenvolvida a tela de cadastro em PHP, quando click no botão enviar a tela deverá ser atualizada e IMPRIRMIR na tela "Cadastro Efetuado" e mostrar as informções preenhidas no formulário. Método de envio dos dados POST.

O que posso utilizar?
Para esta atividade, você deve utilizar HTML + PHP. Fique à vontade para utilizar CSS para incrementar a sua construção, como, também, JAVASCRIPT para as validações e máscaras de formatação dos input​.
Obs.: CSS e JAVASCRIPT não são itens obrigatórios, caso não utilize, não haverá perda de nota.

O que devo entregar?
Deve entregar, para esta atividade, um texto único a ser informado no campo de texto da própia atividade (somente o código fonte).


MAPA - REDES - SISTEMAS DE CABEAMENTO ESTRUTURADO - 53/2023

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O desempenho da rede é medido de duas maneiras fundamentais: largura de banda (também chamada de vazão) e latência (também chamada de atraso). A largura de banda de uma rede é dada pelo número de bits que podem ser transmitidos pela rede em certo período de tempo. Por exemplo, uma rede poderia ter uma largura de banda de 10 milhões de bits/segundo (Mbps), significando que ela é capaz de entregar 10 milhões de bits a cada segundo. Às vezes é útil pensar na largura de banda em termos de quanto tempo é necessário para transmitir cada bit de dados. Em uma rede de 10 Mbps, por exemplo, é necessário 0,1 microssegundo (ms) para transmitir cada bit (PETERSON; DAVIE, 2013, p. 28).

Para organizar melhor os cabos utilizados em Redes de Computadores, a EIA (Electronic Industries Association), traduzindo, Associação das Indústrias Eletrônicas, desenvolveu vários padrões que classificam os cabos de par trançado em oito categorias, por enquanto. Essas categorias são determinadas pela qualidade do cabo, na qual 1 representa a qualidade mais baixa e 8 a mais alta, em que cada categoria é recomendada para um uso específico.

Feito essas explanações, mãos à obra! Você deve enviar um arquivo, contendo as respostas das questões discriminadas a seguir. Cabe ressaltar que é FUNDAMENTAL a apresentação dos conceitos de acordo com o seu entendimento da disciplina. O arquivo deve conter um pequeno texto dissertativo-argumentativo expondo as resposta de cada questão, ou seja, a resposta de cada item deve ser realizada individualmente. Pelo apresentado, responda às seguintes indagações:

a) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT 5E?

b) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT6?

c) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT6A?

d) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT7?

e) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT8?

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Fonte: COMER, D. Interligação em rede com TCP/IP: princípios, protocolos e arquitetura. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. v. 1.

FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. Edição Behrouz, De Anza College, 2010.

MAIA, L. P. Arquitetura de Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TANENBAUM, A. S.; WETHERAAL, D. J. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

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