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29 de ago. de 2023

MAPA - SISIN - PROGRAMAÇÃO BACK END II – 532023

 MAPA - SISIN - PROGRAMAÇÃO BACK END II – 532023

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Olá, aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a atividade MAPA da disciplina Back End II. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas.

A análise de código-fonte é um processo crítico no desenvolvimento de software, envolvendo a avaliação profunda e sistemática do código fonte de um programa de computador. Esta atividade tem como objetivo identificar problemas, vulnerabilidades, inconsistências e oportunidades de melhoria no código, garantindo a qualidade, segurança e manutenibilidade do software. A análise de código vai além da simples execução do programa, permitindo que desenvolvedores e equipes de qualidade examinem a estrutura, lógica e implementação detalhada do código.

Existem várias metodologias para realizar a análise de código-fonte. A revisão manual é um método tradicional, onde desenvolvedores experientes examinam o código em busca de problemas e compreensão do mesmo. Através da identificação precoce de erros, garantia de conformidade e detecção de vulnerabilidades, essa prática contribui para o desenvolvimento de sistemas confiáveis e eficientes. Seja por meio de revisões manuais, ferramentas automatizadas ou análise dinâmica, investir na análise de código é investir na excelência do software.​
Fonte: o autor

Vamos pensar que você esta sendo designado para outro equipe de desenvolvimento que esta precisando de ajuda. Mas. como você não tem muito conhecimento do projeto, a primeira coisa é fazer a análise do código-fonte. Segue 3 imagens de trechos de códigos deste projeto.

IMAGEM 1


IMAGEM 2


IMAGEM 3


Com base nas imagens apresentadas, resposta as perguntas a seguir:
1 - O que esta sendo feito no trecho de código da primeira imagem entre as linhas 2 a 6 ?
2 - O que esta sendo feito no trecho de código da primeira imagem entre as linhas 21 a 23 ?
3 - O que esta acontecendo no trecho de código da segunda imagem entre as linhas 9 e 15 ?
4 - O que esta acontecendo na linha 17 da segunda imagem ?
5 - O que o trecho de códgio das linhas 19 e 20 da segunda imagem esta prototipando ?
6 - O que esta acontecendo no trecho de código apresentado na terceira imagem ?

O que devo entregar?
As respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina;

ATIVIDADE 1 - SISIN - PROGRAMAÇÃO BACK END II - 532023

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O gosto musical é uma manifestação intrinsecamente pessoal e cultural, influenciada por uma vasta gama de fatores individuais, sociais e históricos. A diversidade discográfica, por sua vez, desempenha um papel crucial na formação desse gosto, fornecendo uma ampla seleção de estilos, artistas e abordagens musicais. A relação entre o gosto musical e a indústria discográfica é complexa e bidirecional, uma vez que a indústria é moldada pelas preferências do público, ao mesmo tempo em que exerce influência sobre o que é amplamente divulgado e consumido.

A diversidade discográfica, representada pela vasta quantidade de lançamentos musicais ao longo dos anos, oferece aos ouvintes a oportunidade de explorar uma infinidade de gêneros, subgêneros e experimentações musicais. Isso permite que os indivíduos encontrem algo que ressoa com suas emoções, experiências e identidades. Artistas que rompem os limites dos gêneros tradicionais frequentemente contribuem para a expansão do gosto musical das pessoas, introduzindo novos sons e conceitos que desafiam as expectativas.

A diversidade discográfica amplia os horizontes musicais, fornecendo uma riqueza de possibilidades para os ouvintes explorarem e encontrarem conexões significativas. Ao mesmo tempo, uma compreensão crítica da influência da indústria pode permitir que os ouvintes sejam mais proativos na busca por músicas que ressoem com suas paixões individuais, ao invés de serem simplesmente moldados pela corrente principal da comercialização musical.

Vejamos o caso do ​Murilo, que sempre foi um aficionado por música e possui um acervo muito grande em CDs, DVDs, discos de vinil e, até mesmo, algumas fitas K7s dos mais diversos artistas. Com o acervo em constante crescimento, ele nos solicitou uma pequena aplicação que cadastre esses itens. Cada registro no cadastro deve ter:

- Tipo (CD, DVD, vinil, K7 e outros).
- Nome do intérprete (banda, cantor...).
- Nome do álbum.
- Data da compra.
- Valor pago.
- Observação.
 

O que preciso desenvolver?
Para esta atividade, deverá ser desenvolvida a tela de cadastro em PHP, quando click no botão enviar a tela deverá ser atualizada e IMPRIRMIR na tela "Cadastro Efetuado" e mostrar as informções preenhidas no formulário. Método de envio dos dados POST.

O que posso utilizar?
Para esta atividade, você deve utilizar HTML + PHP. Fique à vontade para utilizar CSS para incrementar a sua construção, como, também, JAVASCRIPT para as validações e máscaras de formatação dos input​.
Obs.: CSS e JAVASCRIPT não são itens obrigatórios, caso não utilize, não haverá perda de nota.

O que devo entregar?
Deve entregar, para esta atividade, um texto único a ser informado no campo de texto da própia atividade (somente o código fonte).


MAPA - REDES - SISTEMAS DE CABEAMENTO ESTRUTURADO - 53/2023

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O desempenho da rede é medido de duas maneiras fundamentais: largura de banda (também chamada de vazão) e latência (também chamada de atraso). A largura de banda de uma rede é dada pelo número de bits que podem ser transmitidos pela rede em certo período de tempo. Por exemplo, uma rede poderia ter uma largura de banda de 10 milhões de bits/segundo (Mbps), significando que ela é capaz de entregar 10 milhões de bits a cada segundo. Às vezes é útil pensar na largura de banda em termos de quanto tempo é necessário para transmitir cada bit de dados. Em uma rede de 10 Mbps, por exemplo, é necessário 0,1 microssegundo (ms) para transmitir cada bit (PETERSON; DAVIE, 2013, p. 28).

Para organizar melhor os cabos utilizados em Redes de Computadores, a EIA (Electronic Industries Association), traduzindo, Associação das Indústrias Eletrônicas, desenvolveu vários padrões que classificam os cabos de par trançado em oito categorias, por enquanto. Essas categorias são determinadas pela qualidade do cabo, na qual 1 representa a qualidade mais baixa e 8 a mais alta, em que cada categoria é recomendada para um uso específico.

Feito essas explanações, mãos à obra! Você deve enviar um arquivo, contendo as respostas das questões discriminadas a seguir. Cabe ressaltar que é FUNDAMENTAL a apresentação dos conceitos de acordo com o seu entendimento da disciplina. O arquivo deve conter um pequeno texto dissertativo-argumentativo expondo as resposta de cada questão, ou seja, a resposta de cada item deve ser realizada individualmente. Pelo apresentado, responda às seguintes indagações:

a) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT 5E?

b) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT6?

c) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT6A?

d) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT7?

e) Explique as características e vantagens dos cabeamentos de par trançado CAT8?

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Fonte: COMER, D. Interligação em rede com TCP/IP: princípios, protocolos e arquitetura. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. v. 1.

FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. Edição Behrouz, De Anza College, 2010.

MAIA, L. P. Arquitetura de Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TANENBAUM, A. S.; WETHERAAL, D. J. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

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Com a auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, exposição de ideias, debates e, principalmente, para o raciocínio criativo.

Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

Prontos para ampliar o conhecimento? Então, leia com atenção o texto a seguir e responda o que se pede, de acordo com a sua compreensão da disciplina.

O Modelo OSI é uma sigla para Open System Interconnection, que significa Sistemas Abertos de Interconexão, e é considerado uma referência ISO, sendo lançado em 1984.

Seu principal objetivo e função é servir como um modelo totalmente padrão para protocolos de comunicação entre vários sistemas, o que garante também a comunicação end-to-end.

Como resultado, o modelo OSI divide em 07 (sete) CAMADAS as redes de computadores e em cada uma dessas camadas há outras de abstração.

Dessa forma, o modelo permite que máquinas distintas consigam se comunicar, independente de qual é a tecnologia utilizada, podendo ser redes de longa, média ou curta distância.

De acordo com o seu entendimento da disciplina, redija um texto que descreva as funcionalidades das camadas FÍSICA, de ENLACE DE DADOS, de REDES e de TRANSPORTE do Modelo de Referência ISO/OSI. O texto deve ter entre 150 e 300 palavras.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina e assista à videoaula.

- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor.

- Realize pesquisas complementares nas referências apresentada pelo professor.

- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.

Fonte: COMER, D. Interligação em rede com TCP/IP: princípios, protocolos e arquitetura. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. v. 1.

FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. Edição Behrouz, De Anza College, 2010.

MAIA, L. P. Arquitetura de Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TANENBAUM, A. S.; WETHERAAL, D. J. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

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MAPA - TI – FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 53/2023

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Esta atividade compreende a análise da comunicação a partir dos canais internacionais de transmissão de dados. Compararemos, mesmo que sumariamente, o desempenho da comunicação intercontinental com a transmissão de dados para destinos mais próximos.

a) Primeira parte: usaremos três ferramentas fundamentais de consulta à rede, as quais te acompanharão durante toda a sua carreira: Ping, Traceroute (ou tracert) e Nslookup.

I. Abra o prompt de comando (cmd/Powershell do Windows ou um terminal no Linux) ou o utilitário de rede do MacOS. Para este último, a interface gráfica não exige o digito de comandos, mas a escolha das opções em tela.

* Vamos chamar o prompt de comando ou terminal Shell simplesmente de terminal a partir de agora.

II. Para executar o comando Ping, basta sucedê-lo com o parâmetro do IP desejado:

Uma explicação sobre o Ping: o que há de importante para ler aqui?

1. O destino do Ping foi o IP 127.0.0.1, que é o loop local. É o endereço mais fundamental do host. É como dizer “eu”. Para cada host, há um significado (embora seja sempre o mesmo IP), sem o qual não é possível comunicar-se externamente.

2. Cada pacote de dados enviado tem 32 bytes. Esse tamanho pode ser alterado, mas não é o caso nesta tarefa.

3. O tempo de resposta foi menor que 1 milissegundo, o que significa que é a comunicação mais rápida que você verá hoje. Qualquer destino externo levará mais tempo do que isso.

4. O TTL (Time to Live) é a quantidade de saltos entre roteadores que o pacote pode ir até ser considerado perdido. Isso é importante, para que, em caso de loop na rede, os dados possam “desistir” e morrer, permitindo a continuidade da comunicação.

5. Por fim, nas estatísticas, observamos que todos os pacotes transmitidos foram entregues com sucesso. Evidentemente, nem sempre é assim e as estatísticas nos ajudam a analisar as evidências de perda de pacotes por interferência, por loops na rede, por congestionamento etc. III. Para executar o comando tracert (no Windows) ou traceroute (no Linux), basta sucedê-lo com o IP de destino desejado. Opcionalmente, use o parâmetro “-d” para evitar a resolução de nomes a cada salto, economizando, assim, muito tempo de análise:

Uma explicação sobre o tracert/traceroute: o que há de importante para ler aqui?

1. O comando foi executado com o parâmetro -d e o IP de destino é o 8.8.8.8.

2. O tempo em milissegundos apresentado representa o quanto tempo o pacote leva para chegar a cada nó (roteador) da rede e retornar. Esse tempo é chamado de RTT: Round Trip Time.

3. Na linha 7, um nó da rede não respondeu. Isso é comum, pois cada roteador tem a opção de implementar bloqueio dessa resposta individualmente.

É possível (mas incomum) fazer um traceroute e apenas ter uma resposta completa do host de destino, tendo passado por roteadores que não respondam o RTT a cada salto na rede.

IV. A última ferramenta, não menos importante, é o nslookup. Ela consulta servidores de nomes (DNS) para informar o IP equivalente a cada nome e, quando possível, também faz o inverso. Veja:

No mesmo terminal, temos duas consultas com nslookup: uma para um nome válido na Internet, outra para um IP.

1. A consulta para nome resultou em 4 endereços IP: os IPv6 não serão abordados nesta disciplina. Os IPv4 são 8.8.4.4 e 8.8.8.8.

2. A consulta ao IP tenta procurar o chamado DNS reverso. Nem todos os IPs são mapeados dessa forma. No caso do IP em questão, ele possui essa referência para dns.google.

O mesmo IP está mapeado para dns.google.com no padrão que estamos acostumados a ver.

b) Segunda parte: escolha um IP de cada país na tabela a seguir e os inclua em seu relatório:

 

 

 

País

Endereços IP geolocalizados

Brasil (São Paulo)

187.95.82.57

177.222.60.138

179.111.216.102

54.94.191.235

Argentina

131.196.180.1

201.234.24.1

190.216.56.1

200.41.60.33

México

187.189.23.181

189.201.187.3

187.130.139.197

187.216.144.170

Alemanha

207.154.240.108 88.198.241.108

173.212.195.139

138.197.186.172

Austrália

139.99.237.62

118.107.44.181 139.99.223.45

110.174.69.142

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

c) Terceira parte: agora que escolhemos cinco endereços IP espalhados pelo planeta e conhecemos as três ferramentas de diagnóstico de rede, levantaremos alguns dados.

1. Ao executar Ping nos cinco endereços escolhidos, qual é o tempo médio de resposta de cada um deles? Foi possível receber resposta dos comandos? Com as suas palavras, o que torna a comunicação mais rápida ou mais lenta em cada caso? Inclua essas respostas em seu relatório.

2. Ao executar tracert/traceroute para cada endereço escolhido, quantos saltos foram necessários passar para alcançar cada um deles? Você observa alguma lógica por trás da quantidade de saltos? Justifique. Quais foram os saltos que tiveram mais diferença de Round Trip Time entre eles? Na sua opinião, isso representa algo relevante para a comunicação em rede? Inclua essas informações em seu relatório.

3. Ao executar o comando nslookup para cada endereço escolhido, foi encontrado algum nome associado a eles? Inclua os endereços encontrados no seu relatório ou simplesmente diga que não há endereço DNS associado ao IP.

* É importante lembrar que há endereços IP que podem não responder adequadamente a sua consulta, mas isso faz parte da tarefa. Inclua resultados de falha de comunicação em seu relatório.

IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo, como roteiro, os tópicos elencados.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente usando o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e as referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas de acordo com as normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida o seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar as suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega. Evite o envio da atividade muito próximo do prazo. Você pode ter algum problema com a Internet, o computador, o software etc. Os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

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