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29 de ago. de 2023

ATIVIDADE 1 - REDES - SISTEMAS DE CABEAMENTO ESTRUTURADO - 53/2023

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Com a auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, exposição de ideias, debates e, principalmente, para o raciocínio criativo.

Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

Prontos para ampliar o conhecimento? Então, leia com atenção o texto a seguir e responda o que se pede, de acordo com a sua compreensão da disciplina.

O Modelo OSI é uma sigla para Open System Interconnection, que significa Sistemas Abertos de Interconexão, e é considerado uma referência ISO, sendo lançado em 1984.

Seu principal objetivo e função é servir como um modelo totalmente padrão para protocolos de comunicação entre vários sistemas, o que garante também a comunicação end-to-end.

Como resultado, o modelo OSI divide em 07 (sete) CAMADAS as redes de computadores e em cada uma dessas camadas há outras de abstração.

Dessa forma, o modelo permite que máquinas distintas consigam se comunicar, independente de qual é a tecnologia utilizada, podendo ser redes de longa, média ou curta distância.

De acordo com o seu entendimento da disciplina, redija um texto que descreva as funcionalidades das camadas FÍSICA, de ENLACE DE DADOS, de REDES e de TRANSPORTE do Modelo de Referência ISO/OSI. O texto deve ter entre 150 e 300 palavras.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina e assista à videoaula.

- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor.

- Realize pesquisas complementares nas referências apresentada pelo professor.

- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.

Fonte: COMER, D. Interligação em rede com TCP/IP: princípios, protocolos e arquitetura. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. v. 1.

FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. Edição Behrouz, De Anza College, 2010.

MAIA, L. P. Arquitetura de Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TANENBAUM, A. S.; WETHERAAL, D. J. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

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Esta atividade compreende a análise da comunicação a partir dos canais internacionais de transmissão de dados. Compararemos, mesmo que sumariamente, o desempenho da comunicação intercontinental com a transmissão de dados para destinos mais próximos.

a) Primeira parte: usaremos três ferramentas fundamentais de consulta à rede, as quais te acompanharão durante toda a sua carreira: Ping, Traceroute (ou tracert) e Nslookup.

I. Abra o prompt de comando (cmd/Powershell do Windows ou um terminal no Linux) ou o utilitário de rede do MacOS. Para este último, a interface gráfica não exige o digito de comandos, mas a escolha das opções em tela.

* Vamos chamar o prompt de comando ou terminal Shell simplesmente de terminal a partir de agora.

II. Para executar o comando Ping, basta sucedê-lo com o parâmetro do IP desejado:

Uma explicação sobre o Ping: o que há de importante para ler aqui?

1. O destino do Ping foi o IP 127.0.0.1, que é o loop local. É o endereço mais fundamental do host. É como dizer “eu”. Para cada host, há um significado (embora seja sempre o mesmo IP), sem o qual não é possível comunicar-se externamente.

2. Cada pacote de dados enviado tem 32 bytes. Esse tamanho pode ser alterado, mas não é o caso nesta tarefa.

3. O tempo de resposta foi menor que 1 milissegundo, o que significa que é a comunicação mais rápida que você verá hoje. Qualquer destino externo levará mais tempo do que isso.

4. O TTL (Time to Live) é a quantidade de saltos entre roteadores que o pacote pode ir até ser considerado perdido. Isso é importante, para que, em caso de loop na rede, os dados possam “desistir” e morrer, permitindo a continuidade da comunicação.

5. Por fim, nas estatísticas, observamos que todos os pacotes transmitidos foram entregues com sucesso. Evidentemente, nem sempre é assim e as estatísticas nos ajudam a analisar as evidências de perda de pacotes por interferência, por loops na rede, por congestionamento etc. III. Para executar o comando tracert (no Windows) ou traceroute (no Linux), basta sucedê-lo com o IP de destino desejado. Opcionalmente, use o parâmetro “-d” para evitar a resolução de nomes a cada salto, economizando, assim, muito tempo de análise:

Uma explicação sobre o tracert/traceroute: o que há de importante para ler aqui?

1. O comando foi executado com o parâmetro -d e o IP de destino é o 8.8.8.8.

2. O tempo em milissegundos apresentado representa o quanto tempo o pacote leva para chegar a cada nó (roteador) da rede e retornar. Esse tempo é chamado de RTT: Round Trip Time.

3. Na linha 7, um nó da rede não respondeu. Isso é comum, pois cada roteador tem a opção de implementar bloqueio dessa resposta individualmente.

É possível (mas incomum) fazer um traceroute e apenas ter uma resposta completa do host de destino, tendo passado por roteadores que não respondam o RTT a cada salto na rede.

IV. A última ferramenta, não menos importante, é o nslookup. Ela consulta servidores de nomes (DNS) para informar o IP equivalente a cada nome e, quando possível, também faz o inverso. Veja:

No mesmo terminal, temos duas consultas com nslookup: uma para um nome válido na Internet, outra para um IP.

1. A consulta para nome resultou em 4 endereços IP: os IPv6 não serão abordados nesta disciplina. Os IPv4 são 8.8.4.4 e 8.8.8.8.

2. A consulta ao IP tenta procurar o chamado DNS reverso. Nem todos os IPs são mapeados dessa forma. No caso do IP em questão, ele possui essa referência para dns.google.

O mesmo IP está mapeado para dns.google.com no padrão que estamos acostumados a ver.

b) Segunda parte: escolha um IP de cada país na tabela a seguir e os inclua em seu relatório:

 

 

 

País

Endereços IP geolocalizados

Brasil (São Paulo)

187.95.82.57

177.222.60.138

179.111.216.102

54.94.191.235

Argentina

131.196.180.1

201.234.24.1

190.216.56.1

200.41.60.33

México

187.189.23.181

189.201.187.3

187.130.139.197

187.216.144.170

Alemanha

207.154.240.108 88.198.241.108

173.212.195.139

138.197.186.172

Austrália

139.99.237.62

118.107.44.181 139.99.223.45

110.174.69.142

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

c) Terceira parte: agora que escolhemos cinco endereços IP espalhados pelo planeta e conhecemos as três ferramentas de diagnóstico de rede, levantaremos alguns dados.

1. Ao executar Ping nos cinco endereços escolhidos, qual é o tempo médio de resposta de cada um deles? Foi possível receber resposta dos comandos? Com as suas palavras, o que torna a comunicação mais rápida ou mais lenta em cada caso? Inclua essas respostas em seu relatório.

2. Ao executar tracert/traceroute para cada endereço escolhido, quantos saltos foram necessários passar para alcançar cada um deles? Você observa alguma lógica por trás da quantidade de saltos? Justifique. Quais foram os saltos que tiveram mais diferença de Round Trip Time entre eles? Na sua opinião, isso representa algo relevante para a comunicação em rede? Inclua essas informações em seu relatório.

3. Ao executar o comando nslookup para cada endereço escolhido, foi encontrado algum nome associado a eles? Inclua os endereços encontrados no seu relatório ou simplesmente diga que não há endereço DNS associado ao IP.

* É importante lembrar que há endereços IP que podem não responder adequadamente a sua consulta, mas isso faz parte da tarefa. Inclua resultados de falha de comunicação em seu relatório.

IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo, como roteiro, os tópicos elencados.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente usando o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e as referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas de acordo com as normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida o seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar as suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega. Evite o envio da atividade muito próximo do prazo. Você pode ter algum problema com a Internet, o computador, o software etc. Os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

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No modelo de referencia OSI, as camadas mais inferiores – a Física e a de Enlace de dados – equivalem à Camada de Host/Rede da pilha de protocolos TCP/IP.

Como a pilha TCP/IP entrega os serviços e funcionalidades previstos nas duas camadas equivalente usando somente uma camada? Escreva como isso é tratado e de que maneira afeta a comunicação dos diversos dispositivos.

 


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A Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de simular habilidades humanas, como o raciocínio, a aprendizagem e a percepção. A IA tem o potencial de transformar muitos aspectos da vida humana, desde a forma como interagimos com a tecnologia até a forma como tomamos decisões.

A IA é caracterizada por sua capacidade de tomar decisões autônomas, sem a intervenção humana. Isso é alcançado através de uma combinação de técnicas e tecnologias, incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional. No entanto, apesar dos avanços significativos na área, a IA ainda enfrenta muitos desafios, incluindo a dificuldade de replicar o raciocínio humano complexo e a percepção sensorial.

​Fonte: FEITOSA, Y. R. G. Tecnologias Emergentes em TI. Maringá: UniCesumar,​ 2018. 

​Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial, discuta as diferenças entre o "Conhecimento Procedural" e o "Conhecimento Declarativo" na aprendizagem de máquinas. Como esses dois tipos de conhecimento contribuem para a tomada de decisões inteligentes por agentes de IA?

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
​1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. 
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a).


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A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, incluindo o campo jurídico. Sistemas baseados em IA estão sendo utilizados para realizar tarefas que vão desde a pesquisa jurídica até a análise de precedentes. No entanto, a ideia de delegar a atividade de julgar, que é essencialmente humana, a uma "máquina" com IA, levanta questões importantes e complexas.

No Brasil, o sistema de IA mais complexo em operação é o VICTOR, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal em parceria com a Universidade de Brasília. O objetivo principal do projeto é ler todos os recursos extraordinários que sobem para o STF e identificar quais estão vinculados a determinados temas de repercussão geral. Nos Estados Unidos, sistemas jurídicos inteligentes como o "Public Safety Assessment" estão sendo usados para fazer predições matemáticas na condenação criminal e na execução da pena.

Fonte: OLIVEIRA, S. R. de; COSTA, R. S. Pode a máquina julgar? Considerações sobre o uso de inteligência artificial no processo de decisão judicial. Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 21-39, jul./dez. 2018.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial e Direito, discuta a possibilidade de atribuir a atividade jurisdicional, especificamente a capacidade de decidir, a uma "máquina" com IA. Você concorda com a hipótese de que a atividade de julgar é um ato essencialmente humano e, portanto, não poderia ser delegado a um sistema de IA? Justifique sua resposta.

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- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Procure elaborar sua resposta em um editor de textos. Existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como o Google Docs, e depois colar no campo da atividade.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.


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