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29 de ago. de 2023

MAPA - ADSIS - PROGRAMAÇÃO II - 532023

  MAPA - ADSIS - PROGRAMAÇÃO II -  532023

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Caro estudante!

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade MAPA, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Você como desenvolvedor FullStack em uma empresa, foi designado a criar um sistema de login utilizando a linguagem Java. Este sistema deve contar com uma tela de login e senha com botão entrar, entretanto deve existir também uma opção de "Cadastrar Novo Usuário" para os casos em que um usuário novo esteja acessando o sistema.

Este sistema deve possuir a tela usando Java SWING e conexão com banco de dados de sua preferência usando JDBC como tipo de conexão.

Exemplo da Tela de Login


Exemplo da Tela de Cadastrar Novo Usuário


O programa inicia na tela de login, e o botão redireciona para a tela de cadastro

Requisitos da tela:
Tela de Login: 

    - Ao inserir o login deve executar o seguinte comando no banco:
        SELECT id, nome, login, senha , email from usuario where login = ? and senha = ?
    - Se não retornar nada, quer dizer que o usuário e senha são inválidos e então mostre uma mensagem de "Acesso Negado" na tela.
    - Caso retorne, mostre na tela "Acesso Autorizado"
    
Cadatrar Novo Usuário:
    - Inserir os campos de usuário no banco de dados
    - Pode usar o SQL 
        insert into usuario(nome, login, senha, email) values (?,?,?,?)
    - Ao inserir, mostre uma mensagem "Cadastro efetuado com sucesso" e feche a tela.
    
Use o banco MySQL para a atividade, segue o script para montar a base e a tabela necessária.

CREATE SCHEMA `mapa` ;

CREATE TABLE `mapa`.`usuario` (
  `id` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` VARCHAR(45) NULL,
  `login` VARCHAR(45) NULL,
  `senha` VARCHAR(45) NULL,
  `email` VARCHAR(45) NULL,
  PRIMARY KEY (`id`));
  
Ao terminar a sua atividade, lembre-se de Exportar seu projeto no formato .zip e envie o seu código pelo sistema Studeo.

ATIVIDADE 1 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO II – 532023

  ATIVIDADE 1 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO II – 532023

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A linguagem Java possui um mecanismo especial para o tratamento de erros que possam ocorrer em tempo de execução do programa. Diferentemente de outras linguagens, o surgimento de um erro ocasiona a interrupção imediata do programa, porém em Java podemos tratar esta situação de erro de uma forma adequada e evitando, assim, a interrupção do programa.

Sabendo disso, analise o código a seguir:

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Teste {

    public static void main(String[] args) {        
        //Situação 1
        try {
            int qtd = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de alunos"));
        }catch(??? e) {
            //Código de Tratamento
        }
        
        //Situação 2
        try {            
            Produto p = null;
            p.getDescr();            
        }catch (??? e) {
            //Código de Tratamento
        }
        
        //Situação 3
        try {
            List<String> palavras = new ArrayList<>();
            palavras.add("Oi");
            palavras.add("Tchau");
            palavras.remove(2);
        }catch(??? e) {
            //Código de Tratamento
        }        
    }
}

Temos três situações que podemos adicionar à exceção específica para tratar o problema e o programa não parar. Cite a exceção específica para cada uma das três situações e justifique sua resposta.

​Atenção:
• Responda na caixa de resposta a seguir.
• Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todos os itens solicitados.
• Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
• Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, serão inquestionavelmente zeradas.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
• Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.


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Nas diversas área do saber, sempre há interesse em saber como certas grandezas se relacionam entre si. Podemos estar interessados em saber, por exemplo, como a quantidade de acessos a um site na Internet se relaciona com o tempo, ou o tipo de correspondência entre quantidades como: tempo de estudo destinado a um tipo de linguagem de programação e o aprendizado dessa linguagem. De fato, relações ocorrem em todos os ramos do conhecimento humano. Sabe-se que algumas relações são denominadas de funções e o conceito de função é uma das ideias centrais de todos os ramos ligados à Matemática.


1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. 
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).

 


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QUESTÃO 1

·          

A validação de argumentos pode ser feita por meio de tabela verdade, ou pelo método dedutivo, o qual é mais rápido e eficiente em relação àquele que emprega a tabela verdade. Com o uso do método dedutivo podemos chegar a conclusões, por meio do uso de uma ou mais proposições.

Define-se um argumento como uma sequência finita de n+1 proposições, denominadas por H1, H2, H3, ..., Hn e T em que H1, H2, H3, ..., Hn são denominadas premissas e T é denominada consequência (conclusão ou tese). Um argumento de premissas e conclusão é denotado por:
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_176342_550512_1.png
​onde se lê: “H1, H2, H3, ..., Hn acarreta em T”, “H1, H2, H3, ..., Hn infere T” ou “H1, H2, H3, ..., Hn deduz T”.

Considere o argumento a seguir:

“Se eu não especifico as condições iniciais, meu programa não roda. Se eu cometo ‘loop infinito’, meu programa não termina. Se o programa não roda ou se ele não termina, então o programa falha. Portanto, se o programa não falha, então eu especifiquei as condições iniciais e não cometi ‘loop’ infinito.”

Com base nessas informações, resolva os itens que seguem:
A) Escreva o argumento apresentado na linguagem do cálculo proposicional.
B) Prove sua validade usando o método dedutivo.

- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Realize sua resposta em um editor de textos (como possui símbolos na resposta, precisa elaborar sua atividade  em um editor de texto e depois colar no campo da atividade). Existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como o Google Docs, ou pode usar o Word e depois colar no campo da atividade.
 - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário). 
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.


25 de jul. de 2023

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir três etapas, a saber:

 MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS - 532023

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Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisará cumprir três etapas, a saber:

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.​

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio

Modelo Ágil X Modelo Cascata: as principais diferenças nas metodologias​
 

O Método Cascata, como o próprio nome indica, é uma metodologia de desenvolvimento fluida, em que cada etapa leva a outra, como a queda de uma cachoeira. Em seu exemplo, W.W. Royce aponta essa metodologia como estática fluida, pois não há alterações em seus processos.

Por isso, é um modelo impassível de erros e/ou alterações, pois não há possibilidade de retomar etapas, uma vez que o Modelo Waterfall possui apenas uma única direção.

Por esta razão, a Metodologia Cascata é um modelo em que o planejamento das etapas é fundamental, garantindo que cada fase será realizada de maneira correta e que permitirá o desbloqueio e a qualidade do próximo passo no desenvolvimento do software. Pois só é possível seguir com o projeto se a etapa anterior foi concluída e aprovada pelos stakeholders.

Outro ponto fundamental no Modelo Cascata é que suas etapas devem ser realizadas em parceria com o cliente, pois será ele quem vai indicar as necessidades e prioridades do software. Ou seja, a equipe de desenvolvimento não atua de forma consultiva identificando pontos de melhoria no projeto, apenas executando da forma apresentada pelo cliente.

Esse detalhe é uma das maiores desvantagens desta metodologia, porque é difícil os clientes saberem, desde o início, o que desejam e precisam. O que é natural. Essas informações são obtidas de maneira mais eficaz no decorrer do projeto.

A Metodologia Ágil é, além de um método de desenvolvimento de projetos, uma filosofia de trabalho que preza pela agilidade das etapas e da livre criação. O foco é o desenvolvimento de produtos rápidos e de baixo custo, oferecendo melhorias a cada interação com o software, permitindo que o projeto seja entregue parcialmente.

Diferentemente do Modelo Cascata, o Método Agile, como também é conhecido, não tem uma estrutura em escada e fluida. Mas, sim, um projeto circular, que permite o retorno para processos e etapas distintas e que se mantém continuamente na busca de feedbacks curtos e rápidos, para arrumar da melhor forma o que for passado pelo cliente. Nesta metodologia, as etapas de processo são: desenvolvimento de software enxuto (simplificado), trabalho em equipe, envolvimento do cliente, sustentabilidade, teste e adaptabilidade.

A Metodologia Ágil se popularizou na década de 90, após o Manifesto Ágil, documento assinado por 17 autores que criaram um modelo, de maior inovação para o mercado de softwares e projetos da história, para substituir o método tradicional, baseado no Sistema Toyota de Produção, ou Toyotismo.

Os princípios dessa metodologia são:

• Interação entre indivíduos acima de ferramentas e procedimentos;

• Funcionamento do software acima da documentação abrangente;

• Colaborar com o cliente acima de negociações e contratos;

• Responder rapidamente a mudanças acima de um plano pré-elaborado.

Fonte: Modelo Ágil X Modelo Cascata: principais diferenças nas metodologias (objective.com.br). Acesso em: 15 junho 2023.

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade

Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!
 

Considere que você é um(a) gestor(a) de projetos e acompanhou o projeto de desenvolvimento de uma tecnologia para a recuperação de cabeçotes de motores de combustão interna de linhas automotivas, conforme descrito nas páginas 70 a 75 do Trabalho de Conclusão de Curso disponível em: <https://www.dep.uem.br/tcc/arquivos/TCC-EP-55-06.pdf> e também em Materiais >> Material da Disciplina. Importante destacar que esse projeto seguiu os passos do Guia PMBOK que utiliza cinco grupos de processos:


Iniciação: Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto;
Planejamento: Define e refina os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado;
Execução: Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto para o projeto;
Monitoramento: Mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas quando necessário para atender aos objetivos do projeto; e,
Controle e Encerramento: Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Diante desse contexto, contrastando o Modelo Cascata com o Modelo Ágil, responda as questões seguintes:

1. Caracterize o Scrum e aponte os seus três pilares principais.

2. O que é SPRINT na metodologia Ágil​?
 

3. Transforme o projeto de desenvolvimento de uma tecnologia para a recuperação de cabeçotes de motores de combustão interna de linhas automotivas, num Modelo de Projeto com as etapas do SCRUM, utilizando o Software Trello (https://trello.com/).



TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

IMPORTANTE:

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