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29 de ago. de 2023

MAPA - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL – 532023

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Olá, estudante! Iniciemos a sua atividade MAPA: calculando uma folha de pagamento.

Imagine que você é um colaborador de uma indústria de fabricação de móveis, a JP Móveis, e que possui uma jornada de trabalho de 220 horas mensais. Nessa fictícia empresa, você exerce o cargo de Auxiliar de Departamento Pessoal e, para o exercício de sua função, recebe um salário de R$ 2.480,00.

Devido a uma alta na demanda, no mês de julho de 2023, você precisou estender o expediente de trabalho durante alguns dias, gerando um total de 21 horas extras. Na CCT da sua categoria, as horas extraordinárias devem ser pagas da seguinte forma: 50% sobre as primeiras 15 horas e 60% sobre as horas extras que excederem 15 horas.

Baseado nas informações apresentadas, realize o cálculo da sua folha de pagamento, apresentando os valores das seguintes verbas:

Salário-base.
Horas extras 50%.
Horas extras 60%.
DSR sobre as horas extras.
Total de proventos.
Total de descontos.
Salário líquido.
Base de cálculo FGTS.
Valor do FGTS.
Base de cálculo IRRF.
Valor do IRR.
Taxa efetiva do INSS.
Contribuição ao INSS.

 
Instruções para os cálculos:
1. Você, personagem deste casenão possui dependentes para o Imposto de Renda.
2. Descreva detalhadamente os cálculos realizados para cada item da folha de pagamento no formulário padrão da atividade MAPA que está em formato Excel, apresentando a fórmula e o cálculo realizado.

Obs.: para fins de cálculo de DSR nessa atividade, NÃO levar em consideração feriados municipais.

*Cópias indevidas e trabalhos em duplicidade serão zerados. Lembre-se de que você está sendo preparado para atuar como um profissional diferenciado no mercado.

Orientações para realização da atividade:
- Faça a leitura da unidade 4 do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Realize a sua atividade MAPA no formulário padrão em formato Excel que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Assista ao vídeo de orientações da atividade disponível no Material da Disciplina e Sala do Café do seu ambiente Studeo.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
​- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certifique-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pelo Studeo no Fale com o Mediador.
 
Bons estudos!

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ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL – 532023

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Em nossos estudos de Gestão de Departamento Pessoal aprendemos sobre a legislação das Férias, direito fundamental dos trabalhadores. Conforme determina a CLT, em seu Art. 129, todo “empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”.

​Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 28 jul. 2023.

Contudo, mesmo sendo um direito previsto, existem algumas regras previstas na legislação no que diz respeito à concessão, e até mesmo leis que foram alteradas recentemente com a Reforma Trabalhista de 2017; além das condições especiais que podem ser previstas nas CCTs de cada Sindicato, o que leva o profissional de RH a uma atenção ainda maior.
No que diz respeito às férias remuneradas, existem alguns pontos a serem observados, como o Período Aquisitivo e Período Concessivo.

Baseado nos estudos e aprendizados desta disciplina, descreva em um texto o que é Período Aquisitivo e Período Concessivo de Férias e, caso o empregador não respeite o Período Concessivo, quais as penalizações previstas em Lei a empresa sofrerá.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize a leitura da Unidade 1 do Livro da Disciplina.
- Utilize os materiais como embasamento teórico e responda com as suas palavras.
- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade disponível no Material da Disciplina e Sala do Café do seu ambiente Studeo.
- Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Certifique-se de que respondeu à atividade por completo antes de finalizar, pois não haverá como editar após a finalização.
- Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens etc.
- Cópias de textos da internet sem a devida citação serão consideradas cópias indevidas.
- A equipe de professores mediadores está a sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

MAPA - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 532023

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A partir das discussões realizadas durante a disciplina Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre liderança e desenvolvimento de pessoas. Você enquanto futuro profissional, terá a oportunidade de avaliar os próprios comportamentos e relações interpessoais e identificar pontos fortes e a melhorar no quesito liderança. A partir dessa avaliação, deverá apresentar um Plano de Desenvolvimento que tenha como foco o desenvolvimento de potencialidades.

O papel da liderança no contexto organizacional.

Por Angela Pizzaia.

A liderança desempenha um papel fundamental no contexto organizacional, sendo essencial para o sucesso e o crescimento das empresas. Um líder eficaz é capaz de motivar, orientar e inspirar sua equipe, direcionando-a para alcançar os objetivos comuns. 

A presença de um líder forte cria um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sentem valorizados, engajados e capacitados a dar o seu melhor. Além disso, um líder habilidoso é capaz de identificar e desenvolver o potencial de cada membro da equipe, promovendo um crescimento individual e coletivo.

A liderança também desempenha um papel crucial na tomada de decisões. Líderes bem-sucedidos são capazes de analisar situações complexas, considerar diferentes perspectivas e tomar decisões estratégicas que impulsionam o progresso da organização. Eles possuem habilidades de comunicação eficazes, o que lhes permite transmitir claramente metas, diretrizes e expectativas para a equipe.

Além disso, a liderança efetiva contribui para a construção de uma cultura organizacional saudável, baseada na confiança, colaboração e inovação. Um líder inspirador estabelece padrões elevados de conduta ética e profissional, servindo como modelo para os outros. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sentem encorajados a assumir riscos, compartilhar ideias e trabalhar em equipe para enfrentar os desafios.

Em resumo, a liderança desempenha um papel vital no contexto organizacional, influenciando diretamente o desempenho, o engajamento e a cultura da empresa. Investir no desenvolvimento de líderes competentes e comprometidos é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma organização, pois uma liderança eficaz impulsiona o crescimento, a inovação e a obtenção de resultados excepcionais.

 

Como realizar a atividade? Siga as informações a seguir:

Material de apoio:

Assistir às aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual (Studeo).

Assista aos vídeos disponíveis nos links a seguir (Copie e cole os links em seu navegador):

https://www.youtube.com/watch?v=08qwLqS0REY

https://www.youtube.com/watch?v=wVOlAygtWBQ 

Leia o texto disponível no link a seguir (Copie e cole o link em seu navegador):

https://www.napratica.org.br/pdi-plano-de-desenvolvimento-individual/

Acessar material extra disponível em Material da Disciplina no Studeo. 

Sequência didática

Ler as unidades 04 e 05 do material didático e assistir às aulas conceituais correspondentes.

Ler o texto “PDI: saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como fazer o seu”. (link acima)

Assistir aos vídeos “A linguagem corporal que todo líder precisa conhecer” e “As 14 habilidades da liderança em 2023”. (links acima) 

Acesse o texto de apoio disponível no material da disciplina. (perguntas poderosas que te ajudarão na autoavaliação)

Imprima a Roda da Liderança e pinte, preenchendo até a nota (1 a 10) que você se deu.

Tire uma foto, garanta a qualidade, pois deverá colocá-la em sua atividade.

Escolha cinco, dentre as competências da Roda, que você acredita que precisa alavancar e apresente um PDI para cada uma delas. 

Registre como foi sua experiência ao desenvolver esta atividade e como acredita que tais ferramentas podem ser úteis no desenvolvimento dos colaboradores em uma organização. 

Dicas dos professores

1) Busque compreender os elementos que compõem a Roda da Liderança e sua importância no papel do líder, frente a uma equipe. Entenda o funcionamento do PDI e sua contribuição para desenvolvimento de potencialidades. 

2) Leia o livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo:

GOLDSMITH, Marshall. Coaching: o exercício da liderança. Editora Alta Books, 2017.

 

Agora, vamos à atividade!

A RODA DA LIDERANÇA  

A Roda da Liderança é uma ferramenta com grande potencial para o (a) gestor (a), identificar quais os seus pontos de melhoria, o que precisa ser avaliado e a situação dele como líder. Ela traz tópicos para que o próprio “líder” avalie o seu desempenho. A Roda da Liderança, também, pode e deve ser utilizada em todos os processos que envolvam desenvolvimento de liderança. 

Em cada área que compõe a roda, existe um quesito que precisa ser avaliado. De 0 a 10, o “líder” avalia em qual situação atualmente está a sua “inspiração”, por exemplo, no campo “Inspirar” e assim nos demais tópicos – perguntas poderosas devem compor o processo de tomada de consciência. 
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https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_175398_533364_1.jpg

Após realizar sua autoavaliação é hora de pensar em como alavancar as competências que continuam aquém do desejado. É hora de desenvolver seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

Um PDI é uma excelente ferramenta que viabiliza o desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e habilidades. Partindo do mapeamento que já foi realizado com vistas ao estado desejado é possível então definir quais serão os passos adotados para que se desenvolva o que é preciso, quais são as novas competências conquistadas.  Muitas empresas na atualidade, na busca por melhores resultados investem no desenvolvimento de seus colaboradores, processo que poderá ser inclusive a implementação do coaching voltado para o contexto organizacional, e para o acompanhamento do desenvolvimento individual do quadro de colaboradores utilizam softwares que registram o estado atual, o que se busca desenvolver e faz o acompanhamento de PDI’s de seus colaboradores, o que garante uma visão clara sobre as competências atuais, o que precisa ser desenvolvido, o que já está sendo trabalhado e quais são resultados.


Fonte: Elaborado pela professora, 2023.


Um PDI completo irá se estruturar da seguinte forma:

OBJETIVO: Meta inicial (performance) Meta final (resultado).

COMPETÊNCIAS: O que precisa ser desenvolvido (pós-mapeamento - Roda).

PLANO DE AÇÃO: Ações que viabilizarão o desenvolvimento das competências desejadas, data inicial e final e recursos necessários. 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI).

OBJETIVO: 

COMPETÊNCIA: 
 

AÇÃO

RESPONSÁVEL

RECURSOS

PRAZO

RESULTADOS ESPERADOS

 

 

 

Início em:
Conclusão em:

 






ORIENTAÇÕES GERAIS:

Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
A equipe de professores mediadores está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. 
 
Gostou das ferramentas? Imagino que como gestor (a), elas poderão ser muito úteis para seu desenvolvimento e de sua equipe. 

Seja você seu caso de sucesso!

Prof.ª Angela Pizzaia.

 

 


 


ATIVIDADE 1 - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 532023

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Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento qualquer empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico. Não pense que só as grandes empresas se beneficiam de um bom planejamento: micro e pequenos negócios também podem abrir vantagem contra seus concorrentes quando planejam e executam bem suas ações. Planejamento estratégico é uma expressão que dá dor de cabeça em muitos empreendedores, mas não precisa ser assim. Ao contrário do que muitos pensam, fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo!

 

Fonte: Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/planejamento-estrategico-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar/. Acesso em: 25 abr. 2023.


A figura abaixo apresenta os elementos envolvidos na elaboração de um planejamento estratégico. A figura aponta como primeiro passo na elaboração de um planejamento estratégico a missão e a visão de uma organização, ou seja, é primordial conhecer com profundidade tais itens, para só então dar início ao planejamento, uma vez que será a partir deste conhecimento que se desdobrará todas as outras etapas.

Você sabe qual é a missão e a visão da empresa onde trabalha?


Fonte: ALBUQUERQUE, Ricardo A. L. Teorias da Administração. Maringá; Pr. Unicesumar, 2020. Pág. 28.


Para esta atividade você deverá compreender a missão e a visão da empresa onde trabalha, então deverá reescrevê-las de forma coerente. Caso a empresa ainda não tenha desenvolvido sua missão e visão, você deverá desenvolvê-las. Se no momento, você não estiver trabalhando, poderá utilizar como referência a última empresa em que atuou ou a empresa em que alguém de sua família trabalha.


Orientações para realização dessa atividade:

- Compreenda o que significam a missão e a visão de uma organização antes de começar a atividade;
- Não é necessário identificar o nome da empresa;
- Apresente o ramo de atividade da empresa escolhida, número de funcionários e há quanto tempo está no mercado;
- Saiba mais sobre planejamento estratégico em (copie e cole o link em seu navegador): https://www.youtube.com/watch?v=NuInMWsVsUw&feature=youtu.be 
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal;
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado;
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade — não é necessário anexar formulário;
- Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio;
- Havendo dúvidas entre em contato com seu professor mediador por meio do "Fale com o Mediador" em seu Studeo.

Responda à atividade na seguinte ordem:

1.    Explique o que é Missão e o que é Visão no contexto organizacional;
2.    Indique o ramo de atividade da empresa;
3.    Indique a quantidade de funcionários e tempo de mercado;
4.    Apresente a missão e a visão pesquisada e reescrita ou desenvolvida. (no caso da reescrita, apresente também a original).

MAPA - GCOM - PESQUISA DE MARKETING – 532023

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Olá, estudantes! Prontos(as) para elaboração do MAPA? Vamos lá!
 
Quando se pensa em um novo negócio, a abertura de uma empresa ou a introdução de um novo produto, ou serviço no mercado, deve-se coletar e analisar informações sobre consumidores e concorrentes. Certo? Certíssimo!
 
Uma vez com essas informações em mãos, é possível focar nas estratégias mais adequadas para lançar mão de sua ideia no mercado. Além disso, a análise dos dados coletados ajudará a garantir que o produto ou serviço estejam realmente prontos para serem lançados no mercado. A pesquisa também pode ser utilizada para orientar mudanças em produtos – e/ou serviços – ou em campanhas de marketing. Dessa maneira, a pesquisa de mercado limita tanto o risco inerente à introdução de novos produtos/serviços quanto mudanças nos mercados.
  
As inovações tecnológicas, por meio das possibilidades de interação na Internet, contribuíram imensamente para a execução de pesquisas de mercado, e ampliaram o leque para os pesquisadores. Muitos softwares vêm facilitando a coleta, tabulação e análise de dados, reduzindo tempo e custos da realização de pesquisas qualitativas.
 
A pesquisa de mercado realizada de forma virtual pode, portanto, auxiliar em muito as práticas de gestão. Ela pode gerar uma série de vantagens que auxiliarão o gestor e a gestora na tomada de decisões, na redução de erros e custos, e sobretudo, permitir que se tenha um melhor conhecimento de seu público.

A pesquisa de mercado se tornou um poderoso recurso que proporciona às empresas uma visão clara do mercado em que atuam, seus clientes e concorrentes, permitindo a tomada de decisões estratégicas fundamentadas e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso empresarial.

Como gestores ou gestoras, é importante fazer uso da pesquisa de mercado, para buscar informações para alcançar vantagens competitivas.
 
Pensando no mercado brasileiro de bebidas, entre as várias novidades que o revolucionaram, podemos destacar o refrigerante orgânico. Produzido a partir de “ingredientes de verdade”, apresenta melhor valor nutricional. Assim, o refrigerante orgânico pode ser uma opção para substituir o tradicional.
 
O refrigerante orgânico é uma bebida gaseificada com sabores e cores muito semelhantes ao refrigerante tradicional. No entanto, é produzido a partir de ingredientes 100% orgânicos, o que garante maior qualidade ao consumidor.
 
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
 
Além da característica orgânica de seus ingredientes, esse tipo de bebida só utiliza ingredientes naturais. Entre eles derivados de frutas ou extratos de origem vegetal, por exemplo. Assim, nenhum aditivo artificial é encontrado em sua lista de ingredientes. Ele é livre de ingredientes transgênicos e de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.


Fonte: https://blog.livup.com.br/refrigerante-organico-como-sao-feitos-e-onde-encontrar. Acesso em: 24 jun. 2023.


Você assumiu a posição de Gestor ou Gestora de uma fábrica de refrigerantes orgânicos, e em virtude de você estar assumindo este cargo sem nenhum histórico de pesquisa de mercado, pois a antiga gestão não realizou esse processo, foi sugerido elaborar uma lista das vantagens de se realizar uma pesquisa de mercado, elucidando a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento e manutenção de qualquer tipo de negócio.
 
Para tanto, cabe a você:
 
1) Elaborar um texto argumentativo, ou seja, um texto que defenda uma ideia, sobre a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento estratégico da fábrica de refrigerantes orgânicos. Tome como base, nosso livro da disciplina, bem como você pode realizar pesquisas na internet. Não se esqueça de referenciar os autores e autoras que usar.

2) Agora, você deve elaborar o planejamento para a realização de 2 (duas) pesquisas de mercado (qualitativas) a serem feitas de forma remota, isto é, on-line. Você deve escolher e explicar como será a realização da pesquisa (exemplo: grupos de focais por videoconferência); e qual o seu objetivo (exemplo: descobrir quais tipos de refrigerantes, de quais sabores, o consumidor prefere consumir).

Importante: elabore seu texto com no mínimo 10 e no máximo 40 linhas.

Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo do MAPA, disponibilizado em sua Sala do Café, no Studeo.
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone Materiais >> Material da Disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
 
Dúvidas?
Fale com o seu Professor Mediador!


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