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29 de ago. de 2023

MAPA - GCOM - PESQUISA DE MARKETING – 532023

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Olá, estudantes! Prontos(as) para elaboração do MAPA? Vamos lá!
 
Quando se pensa em um novo negócio, a abertura de uma empresa ou a introdução de um novo produto, ou serviço no mercado, deve-se coletar e analisar informações sobre consumidores e concorrentes. Certo? Certíssimo!
 
Uma vez com essas informações em mãos, é possível focar nas estratégias mais adequadas para lançar mão de sua ideia no mercado. Além disso, a análise dos dados coletados ajudará a garantir que o produto ou serviço estejam realmente prontos para serem lançados no mercado. A pesquisa também pode ser utilizada para orientar mudanças em produtos – e/ou serviços – ou em campanhas de marketing. Dessa maneira, a pesquisa de mercado limita tanto o risco inerente à introdução de novos produtos/serviços quanto mudanças nos mercados.
  
As inovações tecnológicas, por meio das possibilidades de interação na Internet, contribuíram imensamente para a execução de pesquisas de mercado, e ampliaram o leque para os pesquisadores. Muitos softwares vêm facilitando a coleta, tabulação e análise de dados, reduzindo tempo e custos da realização de pesquisas qualitativas.
 
A pesquisa de mercado realizada de forma virtual pode, portanto, auxiliar em muito as práticas de gestão. Ela pode gerar uma série de vantagens que auxiliarão o gestor e a gestora na tomada de decisões, na redução de erros e custos, e sobretudo, permitir que se tenha um melhor conhecimento de seu público.

A pesquisa de mercado se tornou um poderoso recurso que proporciona às empresas uma visão clara do mercado em que atuam, seus clientes e concorrentes, permitindo a tomada de decisões estratégicas fundamentadas e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso empresarial.

Como gestores ou gestoras, é importante fazer uso da pesquisa de mercado, para buscar informações para alcançar vantagens competitivas.
 
Pensando no mercado brasileiro de bebidas, entre as várias novidades que o revolucionaram, podemos destacar o refrigerante orgânico. Produzido a partir de “ingredientes de verdade”, apresenta melhor valor nutricional. Assim, o refrigerante orgânico pode ser uma opção para substituir o tradicional.
 
O refrigerante orgânico é uma bebida gaseificada com sabores e cores muito semelhantes ao refrigerante tradicional. No entanto, é produzido a partir de ingredientes 100% orgânicos, o que garante maior qualidade ao consumidor.
 
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
 
Além da característica orgânica de seus ingredientes, esse tipo de bebida só utiliza ingredientes naturais. Entre eles derivados de frutas ou extratos de origem vegetal, por exemplo. Assim, nenhum aditivo artificial é encontrado em sua lista de ingredientes. Ele é livre de ingredientes transgênicos e de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.


Fonte: https://blog.livup.com.br/refrigerante-organico-como-sao-feitos-e-onde-encontrar. Acesso em: 24 jun. 2023.


Você assumiu a posição de Gestor ou Gestora de uma fábrica de refrigerantes orgânicos, e em virtude de você estar assumindo este cargo sem nenhum histórico de pesquisa de mercado, pois a antiga gestão não realizou esse processo, foi sugerido elaborar uma lista das vantagens de se realizar uma pesquisa de mercado, elucidando a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento e manutenção de qualquer tipo de negócio.
 
Para tanto, cabe a você:
 
1) Elaborar um texto argumentativo, ou seja, um texto que defenda uma ideia, sobre a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento estratégico da fábrica de refrigerantes orgânicos. Tome como base, nosso livro da disciplina, bem como você pode realizar pesquisas na internet. Não se esqueça de referenciar os autores e autoras que usar.

2) Agora, você deve elaborar o planejamento para a realização de 2 (duas) pesquisas de mercado (qualitativas) a serem feitas de forma remota, isto é, on-line. Você deve escolher e explicar como será a realização da pesquisa (exemplo: grupos de focais por videoconferência); e qual o seu objetivo (exemplo: descobrir quais tipos de refrigerantes, de quais sabores, o consumidor prefere consumir).

Importante: elabore seu texto com no mínimo 10 e no máximo 40 linhas.

Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo do MAPA, disponibilizado em sua Sala do Café, no Studeo.
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone Materiais >> Material da Disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
 
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ATIVIDADE 1 - GCOM - PESQUISA DE MARKETING – 532023

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A pesquisa de mercado é essencial para obter sucesso, a longo prazo, para as empresas, auxiliando na criação de uma marca sólida. Essa ferramenta, quando bem elaborada e conduzida, faz com que a sua empresa foque seus esforços em seus principais consumidores. Uma boa análise vai ajudar, por exemplo, a priorizar seus recursos e investimentos de forma eficiente. À medida que, a pesquisa fornece subsídios para que você – gestor ou gestora, avalie e quantifique seu público em potencial.

 

Se por um lado, a pesquisa de mercado ajudará a moldar o produto da empresa no início do negócio, ela também poderá orientar suas campanhas de marketing. E, acima de tudo, auxiliar no processo de tomada de decisão e na redução de riscos.

 

Entretanto, as pesquisas podem nos trazer informações variadas, de acordo com a sua abordagem. Isto é, se a pesquisa é Qualitativa ou Quantitativa.

 

Pensando nisso e com base no Estudo de Caso, agora é a sua vez:
 
Escreva um texto acerca da importância de cada tipo de pesquisa, mencionando, ainda, as limitações ou possíveis desvantagens do uso de cada uma delas. Isto é, você deve elaborar o seu texto relacionando a importância e as limitações tanto da pesquisa Qualitativa quanto da pesquisa Quantitativa.

Bom trabalho!
 
Orientações:
- Para realizar a atividade, você precisa assistir ao Estudo de Caso disponibilizado em sua página inicial da disciplina, no Studeo.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático da disciplina ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
- Lembre-se, esta é uma atividade discursiva, portanto, procure elaborar seu texto de forma consistente, e fundamentada nos conhecimentos da disciplina.
 
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MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 532023

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Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.
 

Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.


Então, vamos lá?
 
Atividade: Teoria Racional no Comportamento do Consumidor.
 

Ao comprar um produto e/ou serviço no mercado, os consumidores realizam um processo de análise do que será comprado, do seu preço, e dos benefícios que receberá com sua aquisição. É possível observar esse comportamento do consumidor ao analisarmos o conteúdo publicado pelo site Rock Content que o consumidor está cada vez mais analítico e racional em suas compras. Realizando suas aquisições em impulsividade, e com base em pesquisas que auxiliem em suas decisões. Além disso, o acesso a internet vem ajudando nessa mudança de comportamento. E, você pode conhecer um pouco mais sobre esse assunto acessando o link: https://rockcontent.com/br/blog/era-consumidor-ultrarracional.
 

Para ficar um pouco mais prático: as compras realizadas em supermercados vêm sendo um exemplo de compras mais racionais realizadas pelos consumidores.


 https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_175361_546394_1.jpg
Fonte: https://www.pexels.com. Acesso em: 18 jul. 2023.

O site "Mercado e Consumo" apresenta informações sobre esse comportamento mais racional dos consumidores em suas compras no supermercado. Devido a fatores econômicos, houve uma queda, nos três primeiros meses do ano de 1013, no ticket médio de consumo levando à compra de menos itens. Os supermercados enfrentaram uma redução de 3,2 unidades de produtos colocadas nos carrinhos e compradas pelos consumidores, o que representou uma redução de 19,5%.

Mais informações sobre esse comportamento racional do consumidor em suas compras você pode ter pelo link: https://mercadoeconsumo.com.br/31/05/2023/economia/consumidor-compra-menos-itens-no-supermercado-no-primeiro-trimestre.
 

Agora que você já entendeu que o consumidor pode agir de maneira racional em suas compras, vamos dar início a atividade MAPA. Vamos começar?

 

1) Vamos começar entendendo a Teoria Racional do Comportamento do Consumidor. Elabore um texto, entre 3 e 10 linhas explicando essa teoria, e como ela atua nas escolhas de compra e consumo dos consumidores.
 
2) Agora que você já compreendeu o conceito da Teoria Racional, vamos entender como ela funciona na prática. Primeiramente, escolha um produto e/ou serviço que será usado como base e exemplo para a realização prática da atividade. Nesse primeiro momento apresente o produto, segmento e seu público, preenchendo a tabela a seguir:

 

Produto/serviço

(Apresente aqui o produto ou serviço escolhido com suas características, preço, funções e local de venda).

Segmento

(Determine e explique a qual segmento de mercado pertence o produto ou serviço escolhido).

Público-alvo

(Defina o perfil do público-alvo do produto ou serviço apresentando sua idade, renda, gênero, perfil e hábito de consumo).

 

3) Para realizar a atividade prática, você deve utilizar os estágios da tomada de decisão do consumidor, apresentados na Unidade 2, página 50, do livro da disciplina. Assim, preencha a tabela a seguir, apresentando na prática, como ocorre o comportamento do consumidor que está adquirindo o produto e/ou serviço escolhido para a atividade em cada um dos Estágios da Tomada de Decisão do Consumidor.

 

Reconhecimento da Necessidade

(Defina, na prática, como o consumidor reconhece a necessidade de adquirir determinado produto ou serviço).

Busca de Informações.

(Defina, na prática, como o consumidor busca diversas informações sobre determinado produto).

Avaliação das Alternativas.

(Defina, na prática, como o consumidor avalia as demais alternativas que podem influenciar na escolha do produto (marca, fornecedor etc.)).

Escolha do produto/serviço.

(Defina, na prática, como o consumidor chega ao resultado do produto que melhor atende as suas expectativas).

Resultados.

(Defina, na prática, como o consumidor efetua a compra do produto que melhor atende as suas necessidades).

 

4) Para finalizar a atividade Mapa, é preciso entender que, dentro da Teoria Racional, as escolhas dos consumidores são realizadas com base em 2 (dois) itens, sendo esses: (1) as preferências do consumidor e (2) o orçamento. Assim, elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando de que maneira o consumidor analisa esses dois itens citados anteriormente em suas compras. Caso necessário, use o exemplo do produto ou serviço para auxiliar em sua explicação.

Atenção:
– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas.
–​ As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da ABNT.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
– Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto.
– Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Verifique o arquivo antes de finalizar.
 
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
 
Bons estudos!
 


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O consumidor sofre diversas influências em suas escolhas, sejam essas por estímulos internos ou externos, e que trabalharão com suas necessidades e desejos de consumo. Além disso “[...] os estímulos internos são compostos de necessidades básicas normais, como fome, sede etc. Já nos estímulos externos, a necessidade é motivada por algo, podendo ser um comercial, uma vontade etc.” (FRANCISCO; COUTINHO; DOMINGUES, 2021, p. 133).

 
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
 

Assim, é possível afirmar que é preciso entender que o consumidor reconhece aquilo que ele necessita ter e aquilo que ele gostaria de possuir, sendo essas informações importantes para o estudo e analise do processo de compra e escolha do consumidor. Com base nessas informações, vamos a nossa atividade:
 

a) Sabendo que compreender o que o consumidor busca e quer é um ponto importante de análise para as organizações no mercado, elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando e diferenciando Necessidades utilitárias e Necessidades hedônicas.
 
b) Vamos colocar em prática o que você estudou! As escolhas do consumidor ocorrem com base nas (1) Necessidades Utilitárias e nas (2) Necessidades Hedônicas, e que você já estudou e explicou anteriormente na atividade. Além disso, essas necessidades também estão relacionadas ao Estado Real e Estado Ideal do consumidor, ou seja, com base naquilo que necessitam e desejam.


Assim, você deve pesquisar produtos e/ou serviços reais e explicar como sua escolha acontece, pelo consumidor, com base nas Necessidades Utilitárias e nas Necessidade Hedônicas, relacionando a teoria com a prática (apresentar o produto ou serviço escolhido e explicar por que se encaixa em cada estado apresentado).
 
Você deve escolher pelo menos 3 (três) produtos diferentes e usá-los como exemplo em sua discussão e realização da questão. Atente-se à explicação apresentada no livro da disciplina que explica a diferença entre as duas necessidades e cita como o consumidor escolhe seus produtos para compra. Isso lhe ajudará muito nesse momento de estudo.


ATIVIDADE 3 - VIBRAÇÕES MECÂNICAS E ACÚSTICAS – 532023

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