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29 de ago. de 2023

ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 532023

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A Integração Contínua (IC) é uma prática muito importante no processo de desenvolvimento ágil de software. A IC tem como objetivo integrar as alterações de código feitas por diferentes membros da equipe de desenvolvimento, de forma contínua e automatizada ao invés de esperar o final do ciclo de desenvolvimento para realizar essa integração. Essa abordagem traz uma série de benefícios para o processo de desenvolvimento ágil.

A IC ajuda a detectar e corrigir problemas de forma mais rápida. Ao integrar o código com frequência, a equipe consegue identificar erros e conflitos de integração de forma mais ágil, o que permite que eles sejam corrigidos antes que se tornem problemas maiores. Além disso, a IC também facilita a realização de testes automatizados de forma mais eficiente, garantindo que o software seja testado continuamente durante o processo de desenvolvimento.

Outro benefício da IC é a redução do risco de regressões. Quando as alterações de código são integradas frequentemente, é mais fácil identificar quais mudanças podem ter introduzido erros ou comportamentos indesejados. Isso permite que a equipe atue rapidamente para corrigir esses problemas, evitando que eles se propaguem e afetem o projeto como um todo.

Além disso, a IC promove uma maior colaboração entre os membros da equipe de desenvolvimento. Ao integrar o código com frequência, os desenvolvedores têm a oportunidade de revisar o trabalho uns dos outros e fornecer feedback em tempo real. Isso ajuda a melhorar a qualidade do código e promove um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Em resumo, a integração contínua desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento ágil, permitindo que a equipe de desenvolvimento trabalhe de forma mais eficiente, detecte e corrija problemas mais rapidamente e promova uma maior colaboração. Ao adotar essa prática, as equipes de desenvolvimento podem obter benefícios significativos em termos de qualidade do software, velocidade de entrega e satisfação do cliente.
 


 

AE1 53/2023


Esta atividade pretende que você ganhe pela experiência com uma ferramenta que permite realizar IC, denominada GitHub (disponível em <https://github.com/>). Para tal, você deve realizar os seguintes passos:
 

1 - Criar uma conta no GitHub - sugere-se que você acompanhe o passo a passo disponibilizado no material "ApoioAtividade1", disponibilizado na área da disciplina.  Atenção que o usuário deve ser o seu RA de aluno na EaD UniCesumar;
 

2 - Compreender a sequência de atividades de um processo de IC , conforme esquematizado na imagem do slide 14 em "ApoioAtividade1";
 

3 - Finalmente, realizar os passos indicados no Tutorial GitHub, disponível em <https://guides.github.com/activities/hello-world/>.


A entrega desta atividade é um arquivo .pdf que deve conter os seguintes pontos:


1 - Apresentar uma imagem que demonstre que você criou uma conta no GitHub, onde o usuário é o seu RA de aluno;

2 - Apresentar um breve texto (máximo 15 linhas) que explique a sequência de atividades esquematizado na imagem do slide 14 em "ApoioAtividade1";

3 - Apresentar uma sequência de imagens que demonstre que você executou os passos indicados no Tutorial GitHub.


IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

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Caro estudante!

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade MAPA, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Você como desenvolvedor FullStack em uma empresa, foi designado a criar um sistema de login utilizando a linguagem Java. Este sistema deve contar com uma tela de login e senha com botão entrar, entretanto deve existir também uma opção de "Cadastrar Novo Usuário" para os casos em que um usuário novo esteja acessando o sistema.

Este sistema deve possuir a tela usando Java SWING e conexão com banco de dados de sua preferência usando JDBC como tipo de conexão.

Exemplo da Tela de Login


Exemplo da Tela de Cadastrar Novo Usuário


O programa inicia na tela de login, e o botão redireciona para a tela de cadastro

Requisitos da tela:
Tela de Login: 

    - Ao inserir o login deve executar o seguinte comando no banco:
        SELECT id, nome, login, senha , email from usuario where login = ? and senha = ?
    - Se não retornar nada, quer dizer que o usuário e senha são inválidos e então mostre uma mensagem de "Acesso Negado" na tela.
    - Caso retorne, mostre na tela "Acesso Autorizado"
    
Cadatrar Novo Usuário:
    - Inserir os campos de usuário no banco de dados
    - Pode usar o SQL 
        insert into usuario(nome, login, senha, email) values (?,?,?,?)
    - Ao inserir, mostre uma mensagem "Cadastro efetuado com sucesso" e feche a tela.
    
Use o banco MySQL para a atividade, segue o script para montar a base e a tabela necessária.

CREATE SCHEMA `mapa` ;

CREATE TABLE `mapa`.`usuario` (
  `id` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` VARCHAR(45) NULL,
  `login` VARCHAR(45) NULL,
  `senha` VARCHAR(45) NULL,
  `email` VARCHAR(45) NULL,
  PRIMARY KEY (`id`));
  
Ao terminar a sua atividade, lembre-se de Exportar seu projeto no formato .zip e envie o seu código pelo sistema Studeo.

ATIVIDADE 1 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO II – 532023

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A linguagem Java possui um mecanismo especial para o tratamento de erros que possam ocorrer em tempo de execução do programa. Diferentemente de outras linguagens, o surgimento de um erro ocasiona a interrupção imediata do programa, porém em Java podemos tratar esta situação de erro de uma forma adequada e evitando, assim, a interrupção do programa.

Sabendo disso, analise o código a seguir:

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Teste {

    public static void main(String[] args) {        
        //Situação 1
        try {
            int qtd = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a quantidade de alunos"));
        }catch(??? e) {
            //Código de Tratamento
        }
        
        //Situação 2
        try {            
            Produto p = null;
            p.getDescr();            
        }catch (??? e) {
            //Código de Tratamento
        }
        
        //Situação 3
        try {
            List<String> palavras = new ArrayList<>();
            palavras.add("Oi");
            palavras.add("Tchau");
            palavras.remove(2);
        }catch(??? e) {
            //Código de Tratamento
        }        
    }
}

Temos três situações que podemos adicionar à exceção específica para tratar o problema e o programa não parar. Cite a exceção específica para cada uma das três situações e justifique sua resposta.

​Atenção:
• Responda na caixa de resposta a seguir.
• Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todos os itens solicitados.
• Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
• Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, serão inquestionavelmente zeradas.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
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Nas diversas área do saber, sempre há interesse em saber como certas grandezas se relacionam entre si. Podemos estar interessados em saber, por exemplo, como a quantidade de acessos a um site na Internet se relaciona com o tempo, ou o tipo de correspondência entre quantidades como: tempo de estudo destinado a um tipo de linguagem de programação e o aprendizado dessa linguagem. De fato, relações ocorrem em todos os ramos do conhecimento humano. Sabe-se que algumas relações são denominadas de funções e o conceito de função é uma das ideias centrais de todos os ramos ligados à Matemática.


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QUESTÃO 1

·          

A validação de argumentos pode ser feita por meio de tabela verdade, ou pelo método dedutivo, o qual é mais rápido e eficiente em relação àquele que emprega a tabela verdade. Com o uso do método dedutivo podemos chegar a conclusões, por meio do uso de uma ou mais proposições.

Define-se um argumento como uma sequência finita de n+1 proposições, denominadas por H1, H2, H3, ..., Hn e T em que H1, H2, H3, ..., Hn são denominadas premissas e T é denominada consequência (conclusão ou tese). Um argumento de premissas e conclusão é denotado por:
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_176342_550512_1.png
​onde se lê: “H1, H2, H3, ..., Hn acarreta em T”, “H1, H2, H3, ..., Hn infere T” ou “H1, H2, H3, ..., Hn deduz T”.

Considere o argumento a seguir:

“Se eu não especifico as condições iniciais, meu programa não roda. Se eu cometo ‘loop infinito’, meu programa não termina. Se o programa não roda ou se ele não termina, então o programa falha. Portanto, se o programa não falha, então eu especifiquei as condições iniciais e não cometi ‘loop’ infinito.”

Com base nessas informações, resolva os itens que seguem:
A) Escreva o argumento apresentado na linguagem do cálculo proposicional.
B) Prove sua validade usando o método dedutivo.

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- Realize sua resposta em um editor de textos (como possui símbolos na resposta, precisa elaborar sua atividade  em um editor de texto e depois colar no campo da atividade). Existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como o Google Docs, ou pode usar o Word e depois colar no campo da atividade.
 - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário). 
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