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25 de jul. de 2023

Caro(a) estudante! Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

 MAPA - REDES - SEGURANÇA DE REDES -532023

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Caro(a) estudante!

Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

A Americanas SA teve um prejuízo de R$ 923 milhões devido ao ataque hacker sofrido no final de fevereiro.

A empresa divulgou esse valor no balanço do primeiro trimestre deste ano, divulgado na sexta-feira (13). No dia 19 de fevereiro, a Brasileiras sofreu um ataque cibernético que impediu o funcionamento do site por cinco dias, que levou a um prejuízo de vendas não realizadas no período. Houve ainda a queda de outros sites do grupo. O prejuízo foi bem acima das estimativas do mercado. Na época, especialistas em varejo calcularam R$ 220 milhões em perdas, com base nos dados de vendas da companhia no terceiro trimestre de 2021.

Um dos motivos das altas perdas seria o aumento no ritmo de compras de clientes desde o terceiro trimestre do ano passado. No primeiro trimestre de 2022, este índice subiu 20,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A interrupção das vendas, portanto, impactou na receita. Ainda nos dados mais positivos, a plataforma de e-commerce da Brasileiras apresentou crescimento de 24,3% nas vendas diretas

(com seu próprio estoque) e 16,9% no marketplace (vendas de lojistas terceiros). Segundo a empresa, os números estariam acima da média dos concorrentes, mesmo diante dos 89% de aumento de vendas no primeiro trimestre de 2021 e dos impactos do ataque hacker do começo do ano.

A Americanas também registrou um prejuízo líquido de R$ 137,3 milhões no primeiro trimestre de 2022. Foi uma melhora de 38,8% ante o resultado do mesmo período de 2021, que foi de R$ 224,3 milhões. O lucro bruto atingiu R$ 2,1 bilhões, com avanço de 30% na comparação com o período anterior, enquanto a margem bruta atingiu 30,5% da receita líquida. Esta foi de R$ 6,765 bilhões, alta de 28,4% entre períodos.

Fonte: Disponível em: https://canaltech.com.br/resultados-financeiros/americanas-sofre-prejuizo-de-quase-

r-1-bilhao-com-ataque-hacker-216533/ Acesso em: 08 jun. 2023.

Dentro deste contexto, a empresa buscou a contratação de um novo CISO para a empresa.

Parabéns pela contratação e desejamos a você todo o sucesso nesta nova empreitada. Contamos com a sua ajuda para alavancar nossas vendas e recuperar a confiança de nossos clientes e colaboradores. E esperamos que dentro de alguns meses você consiga apresentar resultados, como a implementação de um processo de segurança e a proposta de uma solução robusta de segurança cibernética.

Sua primeira atividade na empresa é realizar um estudo de caso do problema e preparar um relatório respondendo as seguintes questões:

1. Qual ou quais princípios de segurança da informação foram afetados?

2. Ao analisar o estudo de caso você pode concluir que se trata de um evento ou um incidente de segurança? Por que.

3. O que é um ativo de informação? No estudo de caso cite pelo menos três tipos de possíveis ativos de informação que foram possivelmente comprometidos.

4. Ao analisar o estudo de caso você pode concluir que se trata de um ataque passivo ou ativo? Por que.

5. Ao analisar o estudo de caso você apontar qual teria sido o agente de ameaça? Por que.

6. Ao analisar o estudo de caso você pode indicar pelo menos dois impactos a empresa Americanas SA?

7. Com relação ao site da empresa Americanas, que tipo de solução é usada para garantir a autenticidade do site, do servidor?

8. Ainda com relação ao site da empresa, um usuário antes do ataque alegou que teria sido realizada uma transação financeira em seu cartão. Que tipo de atributo de segurança poderia garantir a empresa

Americanas que a transação ocorreu?

 

 

A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

1. Acesse o link com um vídeo de orientação para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)


Imagine que você visitou um cliente e realizou o levantamento de requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema de controle de orçamentos. Esse cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final e, partindo desta necessidade, você optou pelo uso da prototipação.

 MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 532023

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Imagine que você visitou um cliente e realizou o levantamento de requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema de controle de orçamentos. Esse cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final e, partindo desta necessidade, você optou pelo uso da prototipação.

Baseando-se no cenário apresentado e nos requisitos listados a seguir, crie as seguintes telas:

1. As telas podem ser feitas conforme sua criatividade, porém o layout deve ser voltado para o ambiente web.
2. As telas deverão obrigatoriamente conter os campos e botões solicitados pelo cliente.

Tela 1: Menu Inicial
- Deverá conter os botões: Sair e Ajuda.
- Deverá conter três menus:

CADASTROS: Cadastro de Clientes, Cadastro de Vendedores, Cadastro de Prazo de Pagamento, Cadastro de Produtos e Cadastro de Tabela de Preço.
MOVIMENTAÇÕES: Orçamentos.
MANUTENÇÃO: Cadastro de Usuários.

Tela 2 : Cadastro de Cliente
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual e E-mail.

Tela 3: Cadastro de Vendedores
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail e Percentual de Comissão.

Tela 4: Cadastro de Prazo de Pagamento
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, Descrição do Prazo de Pagamento, Grid com Label Dias, contendo duas colunas: Nº Seq. e Nº Dias.

 

Tela 5: Cadastro de Usuários
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: Matricula, Nome, Telefone, CPF, E-mail (login), Senha e Data de nascimento.

Tela 6: Cadastro de Produtos
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, Cód. De Referencia, Descrição, Valor de Venda, Valor de Promoção, Unidade (kg, Un etc.), Status (Ativo ou Inativo).

Tela 7: Tabela de Preço
- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, Descrição e Percentual de Desconto.

Tela 8:

Orçamento (Mestre)

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.
- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: ID, Cliente (Tela de Cadastro de Clientes), Vendedor (Tela de Cadastro de Vendedores), Usuário (Tela de Usuários), Status (Podendo ser ATIVO ou INATIVO), Tabela de Preço (Tela de Tabela de Preço), Data do Orçamento, Valor Total do Desconto e Valor Total do Orçamento.

Orçamento_Produtos (Itens)
- Deverá conter os botões: Adicionar, Editar e Excluir.
- Id dos itens (Sequencial), Id, Descrição do Produto, Valor de Venda, Unidade, Quantidade, Valor Desconto e Total do Item.


REQUISITO OBRIGATÓRIO: as telas de Orçamento e Orçamento_Produtos devem estar em uma única tela.

Como responder e enviar a sua atividade:

- Para confecção das telas utilize o programa PENCIL, disponível em: https://pencil.evolus.vn/.
- Envia sua resposta no template disponível no material da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e realize a leitura do livro da disciplina para melhor compreensão do conteúdo.

Vídeos tutoriais da ferramenta Pencil:

Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b
Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq
Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy
Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY
Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR​​


Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

 MAPA - ADSIS - PROGRAMAÇÃO III - 532023

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Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade MAPA, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Gerenciamento de locação de veículos.

Uma grande rede de aluguéis de veículos contratou a fábrica de software em que você trabalha para criar um software em Java orientado à objetos que faça a gestão de seus veículos para os clientes.

O processo de desenvolvimento já se iniciou e o analista de sistema já modelou parte do processo de locação, criando o diagrama de classe abaixo:


Além do diagrama de classe, o analista ainda mandou o documento de requisitos contendo as seguinte regras
- O método de cadastrar usuário deve ler as informações através do JOptionPane
- O método mostrar dados do usuário deve preprar uma string e retornar como saída do método
- O mesmo comportamento dos métodos de usuário devem ser contemplados em Carro
- O método iniciar aluguel deve chamar o método cadastrarUsuario e cadastrarCarro do objeto relacionado a aluguel
- O método iniciar aluguel deve pedir também o kmInicial do veiculo 
- O método fechar locacao deve ler a informação de kmFinal.
    - Para calcular a locação deve-se calcular a quantidad de dias locados * valor por km. Além disso se o carro ficou alugado por mais de 10 dias, deve-se dar desconto de 10% e se ficou mais de 20 dias deve-se dar um desconto de 20%. O valor final deve ser armazenado no atributo valorTotalAluguel
- O método mostrarResumoLocacao deve mostrar as informacoes de cliente, carro, e do aluguel através do JOptionPane, no final ficará assim:

Resumo Aluguel
Cliente
Nome: Rogério
CPF: 123.123.123-11
Telefone: (11)1111-11111
Carro
Modelo: HB20
Marca: Hyundai
Valor por Km: 5.0
Aluguel
Quantidade de dias: 1
Km Inicial: 100
Km Final: 200
Valor Total: R$500,00

Implemente um projeto utilizando Java na IDE Netbeans contendo as classes, bem como seus atributos métodos, aplicando as regras e os conceitos da Orientação a Objetos. A implementação não necessita de interface para entrega, poderá ser criado uma classe "Main" que instancie e execute os objetos e métodos para o teste das funcionalidades. Logo após a conclusão da atividade, faça a exportação do projeto e compacte o projeto e envie para correção.

Entendo que possa haver a preferência por diferentes IDEs, entretanto para esta atividade é necessário que seja criado em um projeto utilizando NetBeans para que padronize e facilite a correção.


Esta é a nossa atividade de estudo 1. Iniciaremos sua reflexão com uma pergunta: quando um risco se concretiza, temos um incidente, que, geralmente, as ações de correção são muito mais caras do que se a empresa tivesse tomado ações preventivas. Podemos fazer uma analogia com o seguro de automóvel, onde arrumar um carro batido fica, na maioria das vezes, mais caro que o valor do seguro.

 ATIVIDADE 1 - TI - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 532023

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Esta é a nossa atividade de estudo 1. Iniciaremos sua reflexão com uma pergunta: quando um risco se concretiza, temos um incidente, que, geralmente, as ações de correção são muito mais caras do que se a empresa tivesse tomado ações preventivas. Podemos fazer uma analogia com o seguro de automóvel, onde arrumar um carro batido fica, na maioria das vezes, mais caro que o valor do seguro.

Ainda sobre a concretização do risco, você aprendeu que, segundo as melhores práticas do ITIL, incidente é definido como qualquer evento que não faz parte da operação padrão de um serviço e que pode causar uma interrupção ou uma redução da sua qualidade. Um incidente de segurança, é, portanto, um evento adverso que leva a perda de um ou mais princípios básicos de Segurança da Informação.

Estudamos que, em sua maioria, os incidentes de segurança estão relacionados à ataques, que podemos definir como qualquer tentativa de destruir, expor, alterar, inutilizar, roubar, ganhar acesso não autorizado, ou fazer uso não autorizado de uma informação. É a exploração de uma falha de um sistema informático para fins não conhecidos e, geralmente, prejudiciais à organização.

Assim, como ocorre em uma guerra, para se enfrentar os ataques é indispensável conhecer o inimigo, portanto, no caso da segurança da informação, devemos conhecer os principais tipos de ataques a fim de recorrer a disposições preventivas, reforçando o que foi colocado acima, que prevenir é mais barato que tratar depois do ocorrido.

Dentro desse contexto, para concluir com êxito essa atividade, você precisará elencar no mínimo três dos mais comuns tipos de ataques à segurança da informação e descrever suas características, ou seja, o que ele faz ou como funciona e os impactos aos negócios de uma empresa caso sofra um incidente desse tipo.

Sua resposta deve ser escrita no campo texto a seguir. 

Atenção:
Sua resposta deve conter uma média de 20 linhas. Nela, você explicitará todos os pontos solicitados na atividade.
Antes de enviar sua resposta, certifique-se de que respondeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo.

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

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Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade MAPA, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

A tecnologia e a saúde andam cada vez mais próximas, com o poder da tecnologia é possível apoiar e melhorar os mais diversos processos da medicina. Hoje através de um dispositivo conectado ao corpo é possível por exemplo controlar índices de glicemia de forma online. Tais parâmetros podem ser lidos todos através do smartphone. Fora os smartwatches que conseguem monitorar batimentos cardiácos, oxigenação do sangue, entre outras funcionalidades que salvam vidas.

Sabendo disso um laboratório quer criar um dispositivo de monitoramento de 3 tipos de exames, o de glicemia, colesterol e triglicerídeo. Todos exames devem armazenar algumas características em comum como por exemplo, nome do paciente, tipo sanguíneo e ano de nascimento. Já para cada tipo de exame é necessário características específicas como:
    - Glicemia: precisa armazenar além dos dados do exame a quantidade de glicose por mg/l
    - Colesterol: precisa armazenar além dos dados do exame a quantidade de LDL e HDL por mg/l e o risco do paciente (B - baixo, M - medio e A - alto)
    - Triglicerídeos: precisa armazenar além dos dados do exame a quantidade de triglicerídeo por mg/l
    
Todos esses exames devem possuir três métodos, são eles:
    - Classificar Resultado: Responsável por aplicar a conclusão a partir da quantidade obtida, deve olhar a quantidade e classificar como:
        - Para Glicemia: Normoglicemia: Inferior a 100 mg/dL
                         Pré-diabetes: Superior ou igual a 100 mg/dL eles Inferior a 126 mg/dL
                         Diabetes estabelecido: Superior ou igual a 126 mg/dL
        - Para Colesterol HDL: De 0 a 19 anos..: superior a 45 mg/dL (HDL - BOM)
                               Acima de 20 anos: superior a 40 mg/dL (HDL - BOM)
        - Para Colesterol LDL: Se o paciente for risco baixo, o colesterol LDL deve estar abaixo de 100 mg/dL
                               Se o paciente for risco médio, o colesterol LDL deve estar abaixo de 70 mg/dL    
                               Se o paciente for risco alto, o colesterol LDL deve estar abaixo de 50 mg/dL
        Obs.: Como são dois parâmetros a classificação deve trazer as duas informações.
        - Para Triglicerídeos: De 0 a 9 anos: Com jejum: inferior a 75 mg/dL
                               De 10 a 19 anos: Com jejum: inferior a 90 mg/dL
                               Acima de 20 anos: Com Jejum: inferior a 150 mg/dL
                               
        Obs.: Considere o campo ano de nascimento para calcular a idade, não importando o dia e mês do nascimento.
                               
    - Mostrar resultado: escrever na tela o valor do exame + a classificação obtida.
    - Cadastrar Exame: no cadastro de exame, deve ser lido os dados do exame, bem como a quantidade em mg/dL já examinado pelo laboratório
    
    
Lembre-se dos 4 pilares da orientação a objeto, os quais são, Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo, e enquadre os conceitos que forem pertinentes ao problema.

Para funcionamento do programa, poderá ser criado uma classe Principal para que se crie os objetos e executem os métodos, sem ter a necessidade da criação de uma interação com usuário, os dados para os testes devem ser fictícios.

Ao terminar a sua atividade, lembre-se de Exportar seu projeto no formato .zip e envie o seu código pelo sistema Studeo.

Para exportar no NetBeans, siga os passos: Arquivo > Exportar Projeto > Para ZIP

ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .zip. 

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:

•   Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
•   Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
•   Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.​

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