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15 de mai. de 2023

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS II – 522023

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Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesta tarefa, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Em determinadas ocasiões, dependendo dos requisitos de uma aplicação, pode ser preciso percorrer todos os elementos de uma árvore para, por exemplo, exibir todo o seu conteúdo ao usuário. De acordo com a ordem de visitação dos nós, o usuário pode ter visões distintas de uma mesma árvore.

Imagine que, para percorrer uma árvore, tomemos o nó raiz como nó inicial e, a partir dele, comecemos a visitar todos os nós adjacentes a ele para, só então, começar a investigar os outros nós da árvore. Por outro lado, imagine que tomemos um nó folha como ponto de partida e caminhemos em direção à raiz, visitando apenas o ramo da árvore que leva o nó folha à raiz. São maneiras distintas de se visualizar a mesma árvore.

Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1).



Fonte: o autor.

Com base na árvore apresentada, responda a TODAS AS ALTERNATIVAS a seguir quais seriam as ordens de visitação, partindo da raiz.

a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem.
b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem.
c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem.

Como enviar a sua resposta:

- A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade.

Boa Atividade!

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS I - 522023

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Um ponteiro permite que você monitore endereços na memória, atribua e recupere valores de variáveis sem ao menos "tocá-las". Ao invés de obter o valor armazenado numa variável, você pode opcionalmente obter o seu endereço na memória. Um ponteiro aponta para o endereço de uma variável na memória. 


OLIVEIRA, P. M.; PEREIRA, R. L. Estrutura de Dados I. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. 

 
Para exercitar ponteiros elabore um programa que contenha as instruções a seguir: 

a) Defina um ponteiro do tipo inteiro. 
b) Faça alocação dinâmica para o ponteiro recém-criado. 
c) Preencha a memória com o valor 54. 
d) Imprima o endereço do ponteiro na memória e o valor contido nele. 


Escreva no campo de resposta o que se pede acima em linguagem C. 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - BANCO DE DADOS II – 522023

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Em um BD, podemos criar estruturas de diversos tipos e finalidades. Claro que a sua utilização, bem como a forma de adaptar dentro das aplicações, vão da maturidade da equipe e de pensar na sua real utilidade.

Estruturas como triggers e views são cada vez mais utilizadas pela sua facilidade de criação e serem grandes auxiliares na busca por qualidade nas aplicações.
Views bem pensadas e estruturadas auxiliam não apenas para “resumir” as consultas criadas, mas também como forma de encapsular regras de negócio.

Poderíamos ter em uma tabela de produtos dentro de um controle de estoque (imagem a seguir. IMPORTANTE: o diagrama foi criado de forma resumida para facilitar o entendimento da atividade). No desenvolvimento da aplicação foi verificada a necessidade de termos uma view que retorne à lista de produtos que necessitam ser repostos com base nos campos “estoque” e “estoqueminimo”. Qual a regra que define quais produtos devem estar na listagem? Podemos prever muitas situações a depender da regra de negócio, das mais simples até as mais complexas. Dessa forma, fica a pergunta: como esconder essas regras de forma a deixar a equipe despreocupada com isso? Claro que existem muitas maneiras, mas a criação de uma view é uma das melhores que podemos pensar.

Para essa atividade pede-se a criação de uma consulta SQL, para ser utilizada na criação de uma view com o objetivo de listar os produtos e uma mensagem sobre o estoque com base nas regras a seguir:

- Estoque Mínimo menor/igual ao estoque: “repor com urgência”.
- Estoque até 50% a mais que o estoque mínimo: “necessidade de reposição”.

- Demais situações: “estoque normalizado”.

ATIVIDADE 1 - ESOFT - BANCO DE DADOS I– 522023

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Em qualquer aplicação que necessite do armazenamento de dados, faz-se necessário dispor de algum mecanismo que permita que eles sejam gravados de modo persistente. A abordagem de arquivos tem suas vantagens, como, por exemplo, a portabilidade dos dados.
 

Fonte: YANAGA, E.; MARQUI, V. de. Banco de Dados. Maringá: UniCesumar, 2016.
 

Para esta atividade, você, como profissional Engenheiro(a) de Software, deve elabore um texto dissertativo, com uma média de 20 linhas, e, de maneira clara e objetiva, responder a seguinte questão: como os sistemas de banco de dados podem ser adaptados às necessidades específicas de uma empresa para melhorar o gerenciamento de informações e tornar o processo de tomada de decisão mais eficiente?

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II – 522023

 

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Complete o programa

Um desenvolvedor inicou o desenvolvimento na linguagem C, que tem por objetivo criar uma enquete de satisfação do cliente com relação ao atendimento de uma loja de roupas da cidade.
O desenvolvedor chegou a criar a estrutura em C do programa, bem como uma estrutura de repetição que imprime e solicita uma nota referente ao atendimento. Entretanto, ele teve dificuldades em criar a parte em que os votos são computados e somados para cada uma das variáveis. Por conta disso, analise o código a seguir.


Fonte: o autor.

Agora, desenvolva a solução, utilizando a estrutura condicional SWITCH na linguagem Cadicionando na linha 21 que tornaria o programa da linguagem C completo para sua execução.

*Atenção
: a solução deve ser escrita na linguagem C.

Orientações
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e que não deixou de atender nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por favor, não insista.
- Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.
- A interpretação da atividade faz parte da avaliação. Por este motivo, não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer do módulo.
- Atenção ao PRAZO de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final, para evitar transtornos e lentidão nos servidores.

Boa atividade!

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