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4 de abr. de 2023

MAPA - TEORIA DOS JOGOS - 51-2023

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QUESTÃO 1

 

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:



Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema da atividade.

Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.

 PRIMEIRA ETAPA: leitura do texto de apoio.


A Teoria dos Jogos é um ramo da Matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde os jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Essa abordagem tem sido utilizada para analisar problemas de conflito quando existe a interação entre tomadores de decisão. Os métodos dessa teoria são amplamente utilizados em mercados competitivos. Ela se constitui como uma importante área de interligação entre a investigação matemática e econômica.



A Teoria dos Jogos se constitui como um conjunto de ferramentas analíticas projetadas para ajudar a entender o fenômeno que se observa quando os tomadores de decisão interagem. A suposição básica em que se apoia essa teoria é que os tomadores de decisão adotam objetivos exógenos bem definidos (eles são racionais) e levam em conta seus conhecimentos e suas expectativas em relação ao comportamento dos outros tomadores de decisão (eles pensam estrategicamente).

Os jogos podem ocorrer de maneira simultâneas ou sequenciais. Nos jogos simultâneos, os jogadores se movem ao mesmo tempo, desconhecendo previamente as ações de seus adversários. Nos jogos sequenciais, os jogadores fazem os movimentos um após o outro. Isto é, os jogadores tomam suas decisões estratégicas em uma sequência definida anteriormente (conhecida pelos jogadores).

 

Fonte: adaptado de: https://www.tiespecialistas.com.br/teoria-dos-jogos-no-planejamento-estrategico/. Acesso em: 26 jan. 2023.


SEGUNDA ETAPA: análise da situação-problema.


Considere a seguinte situação hipotética: para não correr o risco de perder sua liderança no varejo de moda brasileiro, a Empresa Moda S.A. iniciou 2023 com uma agressiva campanha de marketing e um programa de modernização de algumas de suas lojas físicas. Já a sua principal concorrente (Empresa Vest Bem) preferiu aumentar os pontos de venda e investir também em Marketing, ameaçando o lugar da líder. Dadas essas estratégias, tanto a Empresa Moda S.A. quanto a concorrente esperam conseguir como recompensa acréscimos em seus respectivos faturamentos no ano corrente.

O jogo entre a Empresa Moda S.A. e sua concorrente (Empresa Vest Bem) terá as seguintes interações:

I) A campanha de Marketing (CM) proporcionará à Empresa Moda S.A. um acréscimo de 10% nas suas vendas em qualquer cenário. Diante dessa escolha, a Empresa Vest Bem ganhará 7% a mais de faturamento se aumentar seus pontos de venda (PV) ou 9% se escolher a estratégia de Marketing (CM).

II) Na hipótese da Empresa Moda S.A. colocar em prática seu plano de modernização das lojas (ML), ela ganhará 8% a mais no seu faturamento independentemente do que a concorrente fizer. Nesse ambiente, a Empresa Vest Bem poderá acrescentar 9% a mais em seu faturamento se construir mais lojas (PV) ou 7% se optar por investir em marketing (CM).


Nesse contexto, considere a seguinte representação das estratégias de tomada de decisão das empresas Moda S.A. e Vest Bem no varejo de moda no Brasil:

 

TERCEIRA ETAPA: realização da atividade.


Chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?


Suponha que você faça parte da equipe de planejamento estratégico da Empresa Moda S.A., a qual tem a tarefa de analisar qual é a melhor estratégia possível que sua empresa pode tomar com o objetivo de maximizar o seu faturamento ao longo do ano de 2023. Com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, responda o que se pede a seguir:


1. Encontre a solução final do jogo (Equilíbrio de Nash) aplicando o método da indução retroativa.
2. Represente o jogo na forma simultânea.

3. Considerando o jogo simultâneo, identifique as estratégias dominantes, se elas existirem. Explique.


ATIVIDADE 1 - TEORIA DOS JOGOS - 51-2023

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1ª QUESTÃO

 

A empresa Alpha, após um processo de racionalização de produção, ficou com a disponibilidade de três recursos produtivos: R1, R2 e R3. Um estudo sobre a utilização desses recursos mostrou a possibilidade de se fabricar dois produtos: P1 e P2. Após levantar os custos e consultar o departamento de vendas sobre o preço de colocação no mercado, observou-se que P1 daria um lucro de R$ 140,00 por unidade e P2, um lucro de R$ 170,00 por unidade.

 
No quadro a seguir. são apresentadas as informações-chave sobre os dois produtos (P1 e P2) e os recursos (R1, R2 e R3) necessários para produzi-los:

 

Recurso

Emprego de recurso por unidade

Disponibilidade de recursos por mês

P1

P2

R1

3

5

110

R2

4

3

100

R3

6

4

130

Lucro por unidade

R$ 140,00

R$ 170,00

 –

Fonte: o autor.

Desejamos saber qual é a produção mensal de P1 e P2 que trará a maior lucratividade para a empresa.


Considerando a situação problema descrita anteriormente e os estudos da disciplina, elabore o modelo de programação linear, identificando as variáveis de decisão, a função objetivo, as restrições e as condições de não negatividade.

 

ATIVIDADE 1 - TEORIA DOS JOGOS - 51-2023

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MAPA - ADM - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51-2023

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1ª QUESTÃO

 

Olá, estudante!



A partir dos estudos realizados sobre Gestão Estratégica da Comunicação, é o momento de você colocar em prática sua compreensão sobre a comunicação integrada e sua aplicabilidade no contexto empresarial, a partir da construção de uma política e plano de comunicação.
 
Dessa forma, para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:
 
Primeira etapa: Ler atentamente o material de apoio.

Segunda etapa: Ler e analisar os cases apresentados.

Terceira etapa: Realizar e Enviar a atividade solicitada.


Vamos lá?!


PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.​

 
Você sabia que a Política de Comunicação é a base do Plano de Comunicação? Isso mesmo. Por exemplo, se uma empresa deseja criar ações de mídias sociais, isso deve estar previsto na política.


No entanto, no contexto organizacional brasileiro esta não é uma prática efetiva. A política de comunicação é algo realmente raro nas empresas brasileiras. Imagina fazer gestão da comunicação integrada, processos e projetos sem ela!


Ainda assim, muitas vezes, as empresas confundem essa política com um conjunto de frases bonitas e planilha de ações (plano tático). De fato, ela vai muito além, compreende um conjunto de diretrizes e processos para guiar a relação de uma empresa com seus stakeholders. Portanto, precisamos entender o processo de comunicação como um todo e não pensar somente em procedimentos, mas na política de comunicação integrada, de forma sistêmica.

Manter a coerência entre discurso e prática, agir de acordo com a missão organizacional e seguir os princípios corporativos são algumas formas de a empresa manter a reputação favorável no mercado.


Nesse sentido, para se comunicar de forma plena, a empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada. Mais que uma articulação de esforços, a política de comunicação integrada é uma filosofia que guia o cotidiano e todos os planos (de comunicação, marketing, relacionamento digital e com a imprensa).


É na política de comunicação que pontos estratégicos serão detalhados, como posicionamento, relacionamento com imprensa, formadores de opinião e influenciadores, gerenciamento da marca em momentos de crise, mapeamento de riscos, planejamento e estratégia de comunicação digital, ações de marketing etc.


Entretanto, é importante destacar que é na hora da criação da política que muita gente confunde os dois conceitos: plano de comunicação e política de comunicação, por isso, é preciso diferenciá-los e saber quem vem antes.


De forma específica, a política de comunicação é a base do plano de comunicação, definindo públicos estratégicos, propostas, diretrizes, processos, fluxos e ações e, isso é consolidado no formato de um plano, com acompanhamento e mensuração de resultados.

O plano, portanto, ajuda a implementar a política de comunicação na organização, provendo diretrizes, produtos, iniciativas e processos. “Se quisermos criar uma ação de mídias sociais, isso deve estar previsto na política, ou seja, quais são os pontos importantes de ancoragem. A base de respaldo do plano de comunicação é a política de comunicação e isso é raro nas organizações brasileiras”, destaca Bueno.


Para dar certo, a política de comunicação precisa ser um processo participativo, de diálogo com os diversos públicos da instituição, ou seja, stakeholders e obviamente, a liderança e alta gestão. Mas é preciso cuidado: não adianta ter um plano integrado de comunicação que desconsidera a estratégia no cotidiano, pessoas, processos e os fluxos na rotina. 

Assim sendo, a empresa que tem uma política sabe com quem deve se relacionar, em quais canais, criando ações e estratégias. “Dos pressupostos da política de comunicação é que vem o plano de comunicação integrada. Em tempos de sociedade conectada, não dá para trabalhar com base na intuição e achismo. Tudo precisa vir da análise de dados e métricas", explica Bueno.


Fonte: disponível em: https://comunicacaointegrada.com.br/politica-de-comunicacao-como-fazer. Acesso em: 19 jan. 2023. 


​SEGUNDA ETAPA: Leia e analise os cases a seguir


Construindo uma política de

A seguir, apresentamos dois grandes exemplos quando o assunto é construção de uma política de comunicação, um já ‘antigo’, mas que deve ser sempre lembrado, por ter sido o pioneiro: o programa de comunicação social da Rhodia (à época chamado de programa de políticas, mas como já sabemos, há uma distinção importante entre programa e política), escrito por Walter Nori, em meados da década de 80, quando Edson Vaz Musa era presidente da empresa, e a Política de Comunicação da Embrapa, referência para quem atua na área. Em ambos os casos, eles partiram de necessidades reais (imagine o enorme problema de poluição que a Rhodia enfrentou em Cubatão!), envolveram diversas áreas da empresa e foram conduzidos por competentes profissionais de comunicação, sendo que todo o processo foi acompanhado e validado pelos presidentes das empresas.
Case Rhodia 

Rhodia Plano de Comunicação Social (PSC) - 1ª política de comunicação no Brasil, criada em 1985

Necessidade: tornar a empresa mais conhecida por seus públicos
Refletiu uma nova postura - transparência e planejamento

Base: conceito de integração e unificar e consolidar a cultura da empresa

Primeira a elaborar uma proposta de position Papers

Fonte: disponível em: https://www.rhodia.com.br/rhodia-no-brasil/100-anos/anos-80.

Acesso em: 19 jan. 2023. 

Case Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Competência como resultado de um Cultura de Comunicação
Moderna, descentralizada e profissionalizada

Objetivo: criar e manter fluxos de informação e influência recíproca com seus diversos públicos de interesse

Diretrizes básicas: defesa da marca, unicidade do discurso, interação com a sociedade, qualificação da informação, participação interna, parceria e focos básicos (institucional e mercadológico)
Fonte: disponível em: https://bit.ly/3GoZqpV. Acesso em: 19 jan. 2023.

 Fonte: disponível em: https://prezi.com/ahrnqvtbt2ci/construindo-uma-politica-de-comunicacao-empresarial/. Acesso em: 19 jan. 2023.

Agora é com você!

TERCEIRA ETAPA: Realização e envio da atividade:

Considere a seguinte situação hipotética: você trabalha na empresa WSA,  uma empresa especialista em economia circular e em soluções ambientais para o desenvolvimento da indústria de forma sustentável. A WSA atua no mercado nacional há 5 anos, atendendo principalmente indústrias da região Sul do país, no entanto, a empresa deseja ser conhecida e reconhecida em todos os estados brasileiros. Atualmente, emprega 2000 colaboradores. A equipe de comunicação, da qual você faz parte, tem como missão elaborar a política e o plano de comunicação da empresa.

Assim, a partir das leituras realizadas e considerando a situação hipotética apresentada, faça o que se pede.


1. Considere que outras etapas necessárias à construção da política de comunicação já foram realizadas. Agora, sua missão é elaborar e apresentar o objetivo e as diretrizes da política de comunicação da WSA. Para isto, utilize o modelo da Embrapa como fonte de inspiração ou pesquise em outras fontes. Lembre-se, uma política de comunicação moderna focada em resultados deve incluir recomendações de diversidade cultural e responsabilidade social como um todo.  Para isto, utilize o quadro disponível no Formulário Padrão MAPA, semelhante ao quadro apresentado a seguir.


 

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA WSA

Objetivos:

                                                 

Diretrizes:

 

 

 

2. Apresente no Plano de Comunicação duas ações de comunicação que serão realizadas para prospectar novos clientes e duas ações para gerar conteúdo aos públicos de interesse pelos serviços prestados pela WSA. Aqui, é importante que você considere o uso de mídias digitais/redes sociais como plataformas digitais de interação com os diversos públicos da organização e leve em conta a política estabelecida na questão 1. Para isto, utilize o quadro disponível no Formulário Padrão MAPA, semelhante ao quadro apresentado a seguir.


 

PLANO DE COMUNICAÇÃO DA WSA

Ação                   

Descrição do(s) objetivo(s)

Canal/ferramental de comunicação a ser utilizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 










3. Vimos que construir uma política de comunicação exige um esforço conjunto, um diálogo franco entre os departamentos, um compromisso em nome da excelência no processo de relacionamento com os diversos públicos, não podendo, portanto, posteriormente se tornar um documento impresso, cujos princípios e valores não serão internalizados e aceitos na organização. Nesse contexto, explique a importância da Comunicação Integrada Empresarial  - CIM e como a mesma se relaciona com o estabelecimento de uma Política de Comunicação.


Orientações importantes:

 

MAPA - ADM - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51-2023




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1ª QUESTÃO

 

Leia os fragmentos de textos a seguir.


Texto 1

Com sua importância cada vez mais reconhecida pelas empresas, a Comunicação Interna (CI) tem se mostrado uma área imperativa nas organizações que procuram manter seu rendimento alto, garantir o bem-estar dos colaboradores e construir uma comunicação eficiente. O setor, que vem utilizando a tecnologia a seu favor, indica que o futuro é investir em aplicativos e canais que dinamizem o ambiente de trabalho e promovam o engajamento entre as pessoas.

Quando bem desenvolvida, a Comunicação Interna pode trazer inúmeros benefícios – tanto à empresa quanto a quem se beneficia dela. Os números comprovam! De acordo com o Programa Paulson, a CI pode reduzir o turnover (rotatividade de funcionários) em cerca de 87%; já uma pesquisa feita pela Towers Watson mostra que a Comunicação Interna pode multiplicar o desempenho de uma equipe em até 3,5 vezes.


Parte do trabalho de uma CI eficiente é entender o colaborador. As empresas precisam entender como é, de fato, a jornada do colaborador. A Comunicação Interna precisa ser personalizada, mas isso só é possível depois de conhecer quem irá receber esse fluxo de informações.

Fonte: adaptado de: https://portalmakingof.com.br/5-tendencias-da-comunicacao-interna-para-2023-por-hugo-godinho/. Acesso em: 19 jan. 2023. 


Texto 2

Vale destacar que a comunicação interna existe para aproximar e construir relacionamentos dentro de uma organização, servindo como conexões e interações entre departamentos e/ou funcionários para que notícias ou informações sejam disseminadas por toda a empresa, seja de forma vertical ou horizontal. Em alguns casos, é vista como uma prática de endomarketing utilizada para aproximar e integrar proprietários e funcionários em uma mesma visão estratégica organizacional. 

Dentro de uma empresa, notícias e informações seguem caminhos diferentes e trafegam por vários canais, dependendo do tamanho da organização, da cultura de comunicação e dos públicos. Além disso, existem funcionários com diferentes níveis de escolaridade que atuam nos mais diversos departamentos que uma empresa pode ter. 



Fonte: ANDREI, V. da. S. Comunicação empresarial e negociação. Maringá: Unicesumar, 2020.

A partir do exposto e dos estudos sobre “Comunicação interna e processo de gestão”, escreva um breve texto sobre o(s) objetivo(s) da comunicação interna, apresentando no mínimo três características da qualidade da comunicação interna, relacionando-as com a escolha dos canais adequados para promover a comunicação interna e cite um motivo pelo qual o canal, instrumento ou veículo utilizado para tal comunicação deve ser personalizado para alcance de seus objetivos.

 

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