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4 de abr. de 2023

ATIVIDADE 1 - GCOM - EMPREENDEDORISMO - 512023

ATIVIDADE 1 - GCOM - EMPREENDEDORISMO - 512023

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Atualmente, questões que vão desde as mudanças no comportamento de compra até a necessidade de sobrevivência meio a um cenário tão competitivo e dinâmico como o das empresas fazem com que empreendedores e empresas passem a buscar a inovação em seus negócios e produtos; assim como oportunidades que possam representar ganhos para os clientes e consequentemente para os resultados empresariais.

 
Nessa busca desafiadora, alguns setores estão se mostrando como terrenos férteis para que oportunidades possam ser criadas e/ou identificadas. É o caso, por exemplo, da sustentabilidade, uma tendência que vai muito além de um estilo de vida, abrangendo ideias que promovam a eficiência e o uso consciente de recursos. Outro exemplo é a tendência da economia colaborativa, onde a criação de espaços de cooperação demonstra que há lugar para que as empresas de todos os tamanhos pratiquem o conceito apoiado também na sustentabilidade do planeta. Essas e outras tendências se apresentam como possibilidades para que oportunidades empreendedoras possam se estabelecer e, assim, gerar valor.

 

Fonte: adaptado de: https://bityli.com/q6mdD. Acesso em: 7 mar. 2023.

 
Nesse contexto, o conceito de oportunidade empreendedora, como uma situação na qual mudanças podem gerar potencial para o novo, pode ser atrelado ao conceito de ideias como se fossem o mesmo. Todavia, oportunidades são diferentes de ideias, e são as oportunidades que devem orientar os empreendedores. Assim, através de um texto dissertativo de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas descreva as características de uma oportunidade e como ela pode se diferenciar das ideias. Além disso, apresente quais as fontes e métodos podem ser empregados na exploração de ideias e o que é preciso para que elas possam gerar valor para os negócios.


ATIVIDADE 3 - PROGRAMAÇÃO E CÁLCULO NUMÉRICO - 512023

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Olá, estudante!
 
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:

- Não serão aceitas respostas que constem apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.

- Toda e qualquer fonte e/ou referência utilizada para responder aos questionários deve ser citada ao final da questão.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples em seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.


Como enviar o arquivo:
- Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão referente à atividade. No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que tudo está certo, pois, uma vez finalizado, não será possível modificar o arquivo. Sugerimos que clique no link gerado da atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados!

A equipe de mediação está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” no Studeo. Aproveite essa ferramenta!

Atividade de Estudo 3
Uma seção transversal de um veleiro de corrida é mostrada na Figura (a) a seguir. A força do vento (lbf) exercida pelo pé do mastro da vela varia como uma função da distância acima do convés do barco (z), como na Figura (b):
 

Fonte: CHAPRA, S. C.; CANALE, R. P. Métodos Numéricos para Engenharia. 5. ed. [S.l.]: McGraw Hill Brasil, 2011. p. 559.


Supondo que o mastro permaneça na vertical, ​calcule a força F decorrente da ação do vento sobre o mastro, usando:

a) O método de 3/8 de Simpson simples e o método 3/8 de Simpson composto (2 vezes).


​b) O método de Runge-Kutta de 4ª ordem com F = 0 para z = 0 e h = 10, com z indo de 0 a 30.


c) Quais são os erros percentuais de cada método considerando que a força seria de 1480,6 N?


ATIVIDADE 3 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA - 512023

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ATIVIDADE 3 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
 
Biorrefinarias e suas Operações Unitárias
 
O conceito de Biorrefinaria

Biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações e energia. O objetivo de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos e minimizar os efluentes, maximizando os benefícios e o lucro.
As biorrefinarias integram diversas rotas de conversão – bioquímicas, microbianas, químicas e termoquímicas – em busca do melhor aproveitamento da biomassa e da energia nela contida.
O conceito de biorrefinaria é dinâmico e ainda está em desenvolvimento e, portanto, não há modelos e padrões consagrados. Todavia, podem ser apontados exemplos de biorrefinarias que já funcionam na prática, como as usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e as fábricas de óleo, rações, biodiesel e diversos outros derivados a partir da soja (EMBRAPA, 2011).


 

O potencial e a importância das Biorrefinarias

As biorrefinarias fazem parte da agenda de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, mobilizando grandes quantias de recursos e esforços públicos e privados voltados para o aproveitamento integral da biomassa, para agregar valor às cadeias produtivas e reduzir os impactos ambientais.
Os conceitos de biorrefinaria e da química verde enfocam o aproveitamento da biomassa de modo que se tenham cadeias de valor similares àquelas dos derivados do petróleo, mas com menor impacto no meio ambiente. A otimização do uso da biomassa busca a utilização de sistemas integrados (matérias-primas, processos, tecnologias, produtos e resíduos) sustentáveis, de acordo com parâmetros técnicos que levam em conta, entre outros aspectos, os balanços de massa e de energia, o ciclo de vida, o desenvolvimento socioeconômico regional, a geração e o consumo dos produtos e serviços de forma distribuída e a mitigação da emissão de gases do efeito estufa.
Os produtos químicos desenvolvidos a partir de coprodutos e resíduos são os que possuem maior potencial de agregação de valor às cadeias produtivas da biomassa, em função da participação estratégica da indústria química no fornecimento de insumos e produtos finais a diversos setores da economia, como os petroquímico, farmacêutico, automotivo, construção, agronegócio, cosméticos etc. Nas biorrefinarias, de forma geral, haverá produtos de grande volume e de baixo valor econômico unitário (como, por exemplo, os biocombustíveis). Em contrapartida, haverá também produtos de pequeno volume, mas de alto valor agregado, como especialidades químicas, aditivos etc. (EMBRAPA, 2011).

Ensaios de bancada e a nível piloto das diferentes operações unitárias associadas a tecnologias de base termoquímica ou de base bioquímica; utilização de ferramentas avançadas de biologia molecular e sintética para construção de fabricas celulares robustas; desenvolvimento de processos enzimáticos e de fermentação à escala de bancada e piloto; otimização de tecnologias de gaseificação e pirólise à escala piloto; otimização à escala piloto do fracionamento da biomassa por tratamentos hidrotérmicos, por explosão de vapor, hidrólise ácida ou organosolv; integração de processos, balanços mássicos e de energia e modelização de biorrefinarias; análise de sustentabilidade baseada em metodologias de análise de ciclo de vida (LNEG, 2019).

Fonte: https://www.lneg.pt/area/energia/bioenergia/biorrefinarias/. Acesso em: 9 fev. 2023.

Como você pode observar, as biorrefinarias são compreendidas de várias operações unitárias e estão fazendo parte do desenvolvimento de nosso país, como podemos verificar em reportagens recentes (exemplo na Figura 3).
 

Diante desta contextualização, assimo como da Unidade 6 do livro didático da disciplina de Introdução à engenharia, responda as seguintes perguntas:
 
1. O que é Operação Unitária e quais os tipos existentes?
2. O que é um Processo Unitário?
3. Quais são as principais Operações Unitárias que temos na Engenharia Química e qual é a função de cada uma delas?
4. Quais são as leis que descrevem todos os fenômenos que envolvem as Operações Unitárias?

 



ATIVIDADE 3 - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - 512023

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Instruções:
- Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL.
- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota final.
- ​A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois, ao final da sua atividade, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser nos formatos DOC / DOCX ou PDF. 

- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.​
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Boa atividade!
Prof. Dra. Rebecca Manesco Paixão.

A turma do último ano de Engenharia está organizando uma rifa para auxiliar no pagamento da festa de formatura. Eles pretendem vender 1.200 rifas, cada uma por R$ 5,00, e os possíveis prêmios para os ganhadores serão: R$ 50,00 para o primeiro sorteado, R$ 100,00 para o segundo sorteado e R$ 250,00 para o terceiro sorteado.

Sabendo disso, responda o que se pede:

a) Construa a distribuição de probabilidade para os possíveis lucros — ou resultados.
b) Utilizando a distribuição de probabilidades, encontre o valor esperado E(x).
c) Interprete o resultado obtido na alternativa anterior: espera-se ganhar ou perder quanto por cada “rifa” comprada?


ATIVIDADE 3 - ENGENHARIA DO PRODUTO- 512023

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1. Uma empresa de sorvetes está desenvolvendo uma linha de produtos para pessoas intolerantes a lactose, e o departamento de engenharia do produto já finalizou as etapas de projeto informacional e projeto conceitual. Agora, deve ser iniciada a fase do projeto preliminar. Com isso, explique as principais atividades desenvolvidas nessa etapa e qual é o objetivo dela.

2. ​Uma pequena empresa está desenvolvendo uma mesinha de centro sustentável para comercializar, conforme a imagem a seguir:

Lista de materiais:
Parafusos 4,5 x 25.
Parafusadeira.
Duas folhas de lixa para madeira.
Quatro rodinhas ou pernas.
Um pallet.
Verniz ou tinta acrílica.
Pincel ou rolo.
Vidro do tamanho do pallet.

Valores de mão de obra do serviço:
- Lixamento: R$ 2,00.
- Pintura: R$ 1,75.
- Montagem da mesa: R$ 3,50.
- Montagem do tampo: R$ 1,50.

Passo a passo da fabricação:
- Comece lixando o pallet, certifique-se de tirar todas as farpas e faça com que a superfície fique bem lisa.
- Pinte ou envernize toda a estrutura.
- Aguarde secar — depois de quatro a cinco horas, seu pallet já estará seco e pronto para o próximo passo.
- Fixe as rodinhas — ou os pés — em cada canto do pallet — utilize a furadeira para agilizar o processo.
- Vire a mesa e apoie o tampo de vidro sobre ela.

Faça uma ficha de materiais — colocar referência dos valores — e uma lista de serviços.



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