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4 de abr. de 2023

ATIVIDADE 1 - GFIN - CONTROLADORIA - 512023

ATIVIDADE 1 - GFIN - CONTROLADORIA - 512023

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A CONTROLADORIA COMO CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

A controladoria é o órgão ou departamento oficial de monitoramento de uma empresa, responsável por trazer eficiência à gestão ao exercer controle rígido sobre a corporação. Surgida no começo do século XX, essa área foi implementada nas grandes companhias norte-americanas que precisavam aprimorar sua administração.
 
O que é controladoria?

A definição desse termo pelo Dicionário Michaelis On-line é “órgão ou departamento oficial de controle”. Essa abordagem é bastante oportuna, mas precisa ser complementada com um detalhe: sua prática está embasada em uma metodologia de controle. Na prática, isso significa que são adotados padrões de qualidade alinhados ao planejamento e orçamento empresarial. Por isso, é imprescindível a participação de todos os colaboradores, independentemente de sua hierarquia ou cargo que ocupam.
 
Importância da controladoria nas empresas

O monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Afinal, em um mercado em constante desenvolvimento, novas demandas surgem, e é preciso estar atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor.
 
Nesse cenário, é essencial contar com um planejamento estratégico, que preveja demandas diversas de clientes, fornecedores e outros. É exatamente nesse ponto que a função do controller se faz necessária. Esse profissional faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados. Isso acontece por meio da integração de áreas e agrupamento de informações, que permitem elaborar relatórios financeiros e gerenciais. O resultado é uma precisão maior na gestão, que permite optar pelo melhor caminho e encontrar as soluções mais adequadas.

Funções da controladoria/controller


O monitoramento inicia com a estruturação de operações financeiras e contábeis, além de outras executadas por áreas de suporte. Estão abrangidos nesse contexto: custos relativos à contabilidade; gestão de custos e despesas; formação do preço de venda; estratégias para captação de recursos; avaliação da produtividade e performance dos colaboradores; fluxo de caixa. Assim, fica evidente que o controller deve conhecer todo o sistema empresarial.
 
O que um controller realmente faz?

Esse é o profissional que cuida da área de controle. Ele pode ser interno ou terceirizado. Em qualquer dos casos, o objetivo é alavancar o setor financeiro, bem como os demais. Para exercer essa função, é fundamental que o controller conheça os processos organizacionais de maneira aprofundada. A partir dos dados coletados, ele conseguirá aprimorar a performance empresarial e traçar estratégias específicas, que ajudarão a melhorar os aspectos financeiros e econômicos. Nesse sentido, é essencial conhecer as áreas/setores do conhecimento, nas quais esse profissional deve ter domínio. Elas podem ser resumidas a seis setores/áreas: ??????
 
Em suma, o controller realiza a controladoria contábil e fiscal. Ele monitora todos os dados e, com esse embasamento, elabora o planejamento tributário e acompanha a área financeira, inclusive orçamentos, fluxo de caixa etc. Por isso, é imprescindível destacar que sua função é garantir a saúde financeira organizacional.

 

Fonte: adaptado de: https://vexia.com.br/entenda-tudo-sobre-controladoria-e-a-importancia-para-sua-empresa/. Acesso em: 6 fev. 2023.
De acordo com essa breve contextualização, faça uma pesquisa bibliográfica (na Unidade 1, p. 21-27 do nosso livro texto) e articule sobre as 6 (seis) áreas/setores do conhecimento, destacando a importância de cada uma delas para o profissional controller e que são apresentadas no texto completo do site: https://vexia.com.br/entenda-tudo-sobre-controladoria-e-a-importancia-para-sua-empresa/, que estão de acordo com o nosso material (livro) de estudo.

Obs.: sua resposta deverá conter entre 10 e 15 linhas.


​​ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

 

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MAPA - ADM - CENÁRIOS ECONÔMICOS – 512023

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1ª QUESTÃO

 

Olá, querido(a) acadêmico(a). A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).

O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso(a) em uma análise da PEC 110/2019, popularmente conhecida como uma “NOVA TENTATIVA” de aprovar a Reforma Tributária.

O que é Reforma Tributária? A reforma do Sistema Tributário Brasileiro pode tanto aumentar quanto diminuir a quantidade de Tributos, que se subdividem em espécies, estando, entre elas: os impostos, as taxas e as contribuições de melhorias. Dessa forma, pode-se dizer que a reforma do sistema tributário afetará, de forma direta, o volume financeiro arrecadado pelo Estado.

Você é um(a) contribuinte, certo? Se ainda não é, sem dúvida, convive com alguém que é, como seus pais, por exemplo. Assim, presumo que você tenha, ainda que superficialmente, uma noção do sistema tributário brasileiro. Nessa direção, quero convidá-lo(a) a verificar quanto é a sua contribuição ao longo de um ano, ou seja, verificar quais são os tributos que você pagou no último ano e o quanto esse montante representou monetariamente.

Pois bem, tendo verificado os tributos que você pagou no último ano e o quanto esse montante representou monetariamente, convido você, agora, a refletir sobre o que você pagou e o quanto você pagou. Iniciaremos essa reflexão com o seguinte questionamento: o Sistema Tributário Brasileiro, sob a sua ótica, é de fácil compreensão? Isto é, você sabia exatamente o que estava pagando de tributo e por que tinha que pagar?

A Reforma Tributária é uma reforma político-econômica que altera a estrutura de cobrança dos tributos vigentes em uma nação.

Em termos práticos, como você enxerga a possibilidade de uma Reforma Tributária no Brasil?

Avaliação/atividade proposta:

O senhor Pedro, empresário do ramo de alimentos, desde 2005, no estado do Paraná, estava considerando expandir seu negócio para outros estados brasileiros. No entanto, com a possibilidade de uma Reforma Tributária, está em dúvida se deve fazê-lo ou não. Por conta disso, o empresário contratou os serviços da empresa de consultoria na qual você trabalha. Fazendo parte da equipe que analisará o caso do Senhor Pedro, a sua tarefa é avaliar quais são as possíveis vantagens e desvantagens de uma Reforma tributária no Brasil, principalmente, para o setor alimentício.

O primeiro passo para realizar essa análise e emitir um parecer sobre a Reforma Tributária é fazer uma pesquisa acerca da Proposta de Emenda à Constituição 110/2019 (PEC 110/2019). Você deverá acessar o seguinte link: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/137699. Ao acessá-lo, você terá acesso a todo material que precisa para conhecer a PEC 110/2019. Por isso, aproveite, explore o máximo que puder a página, inclusive, opinando sobre a matéria em discussão, já que existe essa possibilidade. No entanto, atenção! Você não precisa restringir suas pesquisas somente à página do Senado, ou seja, você poderá usar outras fontes de pesquisa, desde que sejam confiáveis, ok?

Com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, responda o que se pede a seguir:

a) Quais são as possíveis vantagens da Reforma Tributária no Brasil, caso a PEC 110/2019 seja aprovada? (Mínimo de duas vantagens).

b) Quais são as possíveis desvantagens da Reforma Tributária no Brasil, caso a PEC 110/2019 seja aprovada? (Mínimo de duas desvantagens).

c) Caso a PEC 110/2019 seja aprovada, explique se será vantajoso ou não para o ramo alimentício, apresentando quais são as vantagens ou desvantagens para esse setor (mínimo de duas vantagens ou duas desvantagens).

*Obs.: não há quantidade mínima de linhas exigida, desde que sua resposta atenda ao solicitado.​

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"[No início da década de 1990], a inflação mensal [...] atingiu valores superiores a 80%. Na prática, isso significava que o poder de compra dos salários se reduziria quase à metade após 30 dias. [...] [Conforme o Banco Central do Brasil, isso significava que] o dinheiro necessário para a compra de 2 kg de carne, após 30 dias, só permitia a compra de pouco mais de 1 kg! O resultado dessa valorização acelerada da moeda era visto nos supermercados no começo de cada mês: famílias com carrinhos lotados e longas filas".


Fonte: https://blog.abac.org.br/educacao-financeira/quais-os-impactos-da-inflacao. Acesso em: 16 mar. 2023.


Considerando o exposto, explique como fica o emprego, a renda e a economia diante de um cenário com inflação elevada.​

 

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MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51-2023

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1ª QUESTÃO

 

Posicionar a marca, produto e/ou serviço no mercado significa ocupar um lugar na mente dos consumidores e, com isso, tornar-se a opção de escolha no momento de compra. Segundo Vieira e Shimohigashi (2016, p.199), “Algumas das estratégias de posicionamento podem ser adotadas pelas organizações, mas só acontecerá após a definição e consolidação da segmentação de mercado, [...]. Com a seleção dos segmentos, é possível a implementação das ações de marketing, devendo adotar estratégias de posicionamento adequada ao segmento.”

E, para que haja sucesso na escolha e definição do posicionamento de mercado, as empresas devem compreender a forma como querem ser vistas e lembradas pelos seus públicos e assim, escolher o tipo de posicionamento a ser utilizado.

Um exemplo de reposicionamento de marca foi o realizado pela Victoria’s Secret, marca mundialmente famosa de lingerie e produtos de beleza. Por muitos anos, a marca usou suas “Angels”, modelos que integravam o casting da marca, incluindo algumas brasileiras, e que traçava um perfil, gerando um estereótipo de beleza.

Porém a sociedade mudou, os conceitos e ideias se alteraram, e o mercado seguiu essa nova demanda, e a marca passou a sofrer consequências de seu posicionamento. As vendas começaram a cair, lojas fecharam e a fórmula de comunicação da empresa passou a ser considerada ultrapassada pelo público e mercado. A marca mudou seu posicionamento e conceito, lançando uma nova ação de mercado, a VS Collective, sendo esse um novo projeto de mercado e marketing que busca representar a marca com pessoas que possuam representatividade do mercado.

Além de se adequar às mudanças da sociedade, a marca busca corrigir erros de posicionamentos que realizou e que refletiram em sua imagem de mercado.

Você encontra mais informações sobre essa mudança de segmento no link: Fonte: https://www.fashionismo.com.br/2021/06/o-novo-posicionamento-da-victorias-secret/.
 

Acredito que você conseguiu entender o quanto é importante posicionar-se da maneira correta no mercado e, principalmente, entender o que o mercado e público estão pedindo e esperando da marca. Com a nossa atividade MAPA, vamos descobrir, estudar e analisar o posicionamento de mercado das organizações. Vamos começar!
 
Para realizar a atividade MAPA você deve:


 

1 – Pesquisar e escolher uma marca, um produto ou serviço real e que tenha realizado um reposicionamento de mercado, para realizar uma análise das informações que serão solicitadas. É obrigatório citar a fonte de pesquisa.  Em seguida, apresente o produto ou serviço, preenchendo a tabela a seguir:

 

Produto (características, funções, necessidade e desejo que atende do público)

 

Mercado de Atuação (definir em qual segmento a empresa atua, justificando)

 

Público Alvo da Empresa (idade, gênero, perfil e hábito de consumo).

 

 
 

2 – Agora é hora de discutir sobre o reposicionamento da empresa que você escolheu no item 1. E para isso, preencha a tabela a seguir. Utilize as informações do material da disciplina e as discussões das aulas conceituais e ao vivo como base.

 

 

POSICIONAMENTO ANTIGO

Realize uma pesquisa e apresente qual era o posicionamento antigo da empresa. Use o material da disciplina como apoio para explicar o posicionamento apresentado (qual era o posicionamento, justificando com base na teoria).

 

REPOSICIONAMENTO

Apresente o novo posicionamento da empresa, determinando seu tipo e como vem sendo apresentado pela empresa.

 
 
3 – Para finalizar, é preciso analisar todas as informações coletadas. Assim, elabore um texto, analisando o reposicionamento realizado pela empresa (quais mudanças realizaram, como o público e mercado reagiram, a escolha foi a correta?). Elabore um texto entre 7 e 15 linhas.

 

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1ª QUESTÃO

 A Pesquisa de Marketing auxilia as organizações a levantarem dados e informações de mercado que não possuem e, com isso, traçar ações e estratégias de vendas e comunicação. Segundo Vieira e Shimohigashi (2016, p. 109), “para compreender melhor um mercado-alvo e buscar o sucesso nos negócios, as empresas necessitam de informações importantes e relevantes, não só para conhecer o público-alvo, mas também os concorrentes, a área de atuação, o próprio negócio, entre outros”.

 Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2016.

Assim, as empresas elaboram projetos de pesquisa, com diversas etapas e que resultam na coleta e análise de dados e informações de mercado. Diante disso, utilizando o material da disciplina, além das aulas, responda:

 1) Para a realização da pesquisa, é preciso elaborar um questionário que pode contar com diferentes tipos de perguntas, sendo elas: (1) Pergunta Aberta, (2) Pergunta Dicotômica, (3) Pergunta de Múltipla Escolha, (4) Pergunta de Escala de Avaliação, (5) Pergunta de Escala de Concordância e (6) Pergunta Filtro e de Caracterização. Escolha três tipos de perguntas apresentados e elabore um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando-os.

2) Agora, entenderemos um pouco mais como a elaboração de um questionário de pesquisa funciona. Para isso, utilize o exemplo apresentado a seguir:


Márcia é pedagoga há mais de 20 anos e, identificando as necessidades e dificuldades de seus alunos, resolveu, junto com sua amiga Ana, abrir uma escola que oferece reforço escolar para alunos que estão cursando o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em sua cidade. O preço das aulas varia conforme o pacote, sendo definido por hora, sendo cobrado em média R$ 80,00 a hora, mas podendo oferecer descontos com base na necessidade de cada aluno. O atendimento será realizado na residência dos alunos, de maneira personalizada e direcionada às dificuldades apresentadas, que serão levantadas previamente, antes da aula. Contudo, Márcia e Ana ainda sentem que não conhecem muito bem seu mercado e têm receio de não conseguirem sucesso, principalmente, devido à concorrência e, por isso, resolveram realizar uma pesquisa de Marketing.

Assim, com base nessas informações, elabore quatro questões que Márcia e Ana podem usar em seu questionário de pesquisa para coletar informações junto a seu público. Importante: ao apresentar cada questão, defina qual é o seu tipo e justifique por qual motivo cada pergunta escolhida auxilia na coleta de informações para Márcia e Ana.

 

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