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4 de abr. de 2023

MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51-2023

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ATIVIDADE MAPA

"Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre os homens e seus instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas etc.). Faz uma análise dessa interação para identificar os aspectos que dificultam a execução do trabalho e que comprometam a saúde do trabalhador. A partir daí, podem ser feitas adaptações posturais, de modo a prevenir dores, lesões e patologias que podem surgir pelo esforço repetitivo do homem.

Assim, a ergonomia analisa a movimentação corporal necessária para a execução de uma atividade e indica qual a melhor postura física para que o colaborador não sofra nenhum impacto no corpo durante a realização do trabalho.

A ergonomia deve ser aplicada no posto de trabalho conforme a atividade desenvolvida, considerando aspectos como, por exemplo, as características físicas do trabalhador, posição do corpo adotada para a execução da tarefa, carga horária da atividade e dimensões do posto de trabalho.

Deste modo, a observação da ergonomia é imprescindível para que a atividade laboral não se torne perigosa à saúde do colaborador. As técnicas adaptativas da ergonomia facilitam as atividades e trazem mais qualidade de vida".

Fonte: https://iaco.com.br/ergonomia/. Acesso em: 14 dez. 2022.


Leia o seguinte caso hipotético:

A JLA é uma empresa no ramo de eletrodomésticos, e possui 150 lojas no estado do Paraná e no interior de São Paulo. Para atender às demandas das lojas, a empresa conta com dois centros de distribuição e uma central administrativa, que realiza as demais operações necessárias para empresa, dentre elas, o departamento de Recursos Humanos, no qual você atua como gestor(a).

Nos centros de distribuições, temos os gestores de logística, supervisores, conferentes, auxiliar de depósito e motoristas, um total de 250 funcionários. Entretanto, os colaboradores que trabalham transportando cargas são os auxiliares de depósito e conferentes, totalizando 200 pessoas. Esse transporte acontece manualmente, com carrinhos e transportadores mecânicos. 

Com a chegada da pandemia da COVID-19, os processos de treinamentos periódicos realizados pelo RH e SESMT sobre ergonomia foram interrompidos, e, no decorrer do ano de 2021 e 2022, foram contratados vários funcionários. Os funcionários novos e antigos dos centros de distribuições receberam informações sobre a ergonomia no transporte de cargas somente no treinamento de integração, que ocorreram no ambiente de trabalho pelos gestores de logística orientados pelo RH.

Nesse mesmo período, entre 2020 e 2022, o departamento de RH, junto ao SESMT, constatou que o número de afastamentos e atestados cresceu, em média, 60% e, ao detalhar os atestados, foi identificado que eles foram por lesões causadas no transporte de cargas. 

Você, gestor(a) de RH da JLA, apresentou esses dados para a diretoria da empresa na reunião quinzenal, com a presença dos demais gestores dessa organização, sugerindo um novo planejamento de treinamentos periódicos relacionados à ergonomia no transporte de cargas para todos os colaboradores dos centros de distribuições, com o objetivo de proporcionar o aumento do conforto nos postos de trabalho, por meio da modernização dos equipamentos, da conscientização dos funcionários e da redução no número de afastamentos. Lembrando que, a partir de 2023, os treinamentos sugeridos por você poderão ocorrer presencialmente e ser ministrados por especialistas na área.

Assim, a sua apresentação do planejamento de treinamentos ergonômicos para a diretoria da JLA deverá responder os seguintes itens:


1. Classificar as atividades e quais são os colaboradores envolvidos nos riscos ergonômicos pelo transporte de cargas.

2Criação de uma comissão interna, conforme a NR-5, para avaliar os riscos e prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Assim, descreva o que é CIPA, como ela pode ser implantada e justifique a sua importância.

3. Analise a imagem a seguir, fotografada em um dos centros de distribuição da JLA. Com base em seus estudos, aponte dois possíveis erros da postura fotografada e quais lesões podem causar. 



4. Apresente uma imagem adequada para o transporte de cargas e descreva dois pontos de melhoria que poderão ser aplicados para os colaboradores da JLA. Selecione a imagem na internet e informe a fonte de pesquisa.

5. Com base no case apresentado e nas respostas anteriores, apresente a conclusão do seu planejamento, elaborando um texto de até 10 linhas, justificando a sua importância. A sua argumentação como gestor(a) de RH, neste item, será um ponto decisivo para a validação do seu projeto.

 

 


ATIVIDADE 1 - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51-2023

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1ª QUESTÃO

Inadequações ergonômicas são encontradas em diversos tipos de produtos e ambientes, seja em casa, no trabalho e até no lazer. Essas inadequações geralmente não são percebidas, podendo assim causar vários problemas de imediato ou com o passar dos anos. Problemas esses que começam com uma pequena dor e levam futuramente a diversas doenças. Para quem trabalha diariamente em ambientes inadequados, segundo Iida (2005 apud JARUFE, 2009), essas doenças são adquiridas mais facilmente, pois essas pessoas passam horas e horas em más condições de trabalho, sentadas em cadeiras inadequadas, por exemplo, ou manuseando máquinas e equipamentos que forçam posturas excessivamente curvadas, ou mesmo ambientes de iluminação precária. Há postos de trabalho em que as pessoas passam muito tempo em uma mesma posição, na maioria das vezes, em posição inadequada.






Utilizando seus conhecimentos adquiridos nesta disciplina sobre a posição de trabalho sentado, podemos verificar que a posição da costureira está inadequada e necessita de correções. Assim, após a análise da imagem, indique no mínimo duas correções necessárias para que a funcionária não desencadeie nenhuma doença ocupacional, e justifique a sua resposta.


MAPA - GCOM - GESTÃO DE VENDAS - 512023

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QUESTÃO 1

Problematização: Como tomar as melhores decisões quanto ao planejamento de vendas em termos de metas, atendimento e organização da força de vendas?

Significação: As metas e as cotas de vendas configuram um dos elementos importantes no planejamento de vendas. Tais elementos, juntamente com a definição do formato de território de vendas e da estrutura de governança, se bem definidos podem auxiliar de modo significativo no cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa. No entanto, para que tais escolhas sejam eficazes e tragam os retornos almejados é fundamental se atentar a alguns fatores determinantes, que podem representar a diferença por exemplo entre uma meta indiferente e outra que seja propulsora de resultados para a organização.
 
Experimentação e Reflexão: Neste sentido, caberá a organização definir o melhor tipo de metas de vendas, ou seja, aquela que se encaixa com a sua realidade de trabalho no mercado, assim como, os territórios de vendas, considerando a análise das oportunidades de mercado que a empresa possui. Por outro lado, a análise do modo de governança, deve buscar analisar e discutir a formação da equipe de vendas pela organização, sendo essa interna à empresa, por meio de vendedor interno ou externo, por meio de representantes comercial.
 
Conceitualização: O nosso livro didático e as aulas poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
 
Ação/Avaliação: Chegou o momento de você agir. Para isso considere a seguinte situação hipotética e as etapas que se pede:

Você gerencia a equipe comercial de uma empresa que comercializa e exporta flores e plantas ornamentais para o varejo. Atualmente, um dos objetivos organizacionais da empresa trata-se da expansão de seu market share em 4% até o segundo semestre de 2023, de modo que a mesma possa atender todo território nacional e expandir seus clientes internacionais para 4 países. Isso, em virtude do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais estar em expansão, movimentando aproximadamente R$4,5 bilhões ao ano com um crescimento anual entre 15% e 17%. Esses dados sinalizaram à empresa a necessidade de aumentarem sua produção, de modo que possam atender as demandas tanto do mercado nacional quanto internacional, exigindo ao mesmo tempo, um planejamento de vendas, sobretudo em relação à sua força de vendas, no que tange, a correção da definição do formato de território de vendas atual do mercado nacional, que representa um custo alto e pouca agilidade no atendimento, assim como a definição do modo de governança no mercado internacional, de modo que haja redução de custos, principalmente operacionais em vendas, e de um plano de metas de vendas que torne possível o alcance não apenas do objetivo definido pela empresa, mas também a fidelização e prospecção de novos clientes.

É com base nessa situação hipotética que você deverá realizar essa atividade MAPA. Para tanto, você deverá assumir que ficou responsável pela estruturação do plano de metas de vendas, da definição de um novo formato de território de vendas e também do modo de governança a ser adotado pela empresa. Assim, você deverá:
 
a) Estabelecer quais metas o plano deverá conter, considerando as metas do tipo: resultado e atividades. 

Obs.: Não é necessário atribuir valores as metas.

b) Determinar qual o formato de território de vendas a ser adotado na comercialização nacional e que possibilite corrigir os altos custos e a pouca agilidade das vendas.
c) Sugerir qual a melhor estrutura a ser adotada quanto ao modo de governança, considerando aqui a comercialização proveniente da exportação. Aponte quais os pontos favoráveis dessa escolha.



ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DE VENDAS - 51/2023

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A utilização do Geomarketing na área comercial, principalmente aplicado na Gestão de Vendas possibilita a leitura e a interpretação de dados por meio de relatórios gráficos, representados por mapas digitais que disponibilizam informações de diversos dados referentes ao mercado e as organizações. Assim, o Geomarketing propícia maior qualidade e confiabilidade das informações coletadas, considerando-se que, com a melhor visualização e compreensão de relatórios oriundos dessa ferramenta, decisões podem ser tomadas com mais qualidade, principalmente devido a clareza das informações para se escolher a melhor estratégia ou ação mercadológica a seguir, sendo uma ferramenta extremamente relevante para a área comercial.


Disponível em: https://bityli.com/7lPghW (Adaptado).


Neste sentido, é considerando a temática do Geomarketing aplicado à gestão de vendas e também a discussão apresentada no Estudo de Caso dessa disciplina, que você deverá realizar a Atividade de Estudo I. Para tanto, considere a seguinte problemática:

Você é responsável pela gestão de vendas de uma empresa que está entrando em um novo segmento de mercado, e em virtude disso ainda não dispõe de informações como: onde estão os shoppers e os consumidores? como esse mercado se comporta? qual o potencial do mercado? Questões essas, que são essenciais para realizar o planejamento de vendas. Assim, buscando uma solução para isso, você viu no Geomarketing uma ferramenta que poderia responder esses questionamentos e garantir um planejamento de vendas que desse garantia de ótimos resultados na entrada da empresa no novo mercado. Todavia, para conseguir a aprovação desse investimento, seria necessário apresentar para a diretoria um relatório em que fossem apontados em quais pontos e definições o Geomarketing poderá auxiliar no planejamento de vendas? Sendo esta, a sua tarefa neste momento.


Faça um relatório em que sejam pontuadas as contribuições que o Geomarketing pode ofertar para o planejamento de vendas, relacionando com a situação relatada no caso hipotético, ou seja, a entrada de uma empresa em um mercado desconhecido. Justifique os seus apontamentos.


MAPA - EMPREENDEDORISMO - 51/2023

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Olá, estudante!

Chegou o momento de realizarmos a nossa atividade MAPA. Esta atividade lhe proporcionará uma aplicação prática sobre o conteúdo aprendido na disciplina de Empreendedorismo. A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, consiga compreender e realizar o Lean Canvas. Dessa forma, para desenvolver esta atividade, você deverá seguir estas etapas:

PRIMEIRA ETAPA: 
compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:

* Ler o conteúdo da Unidade 3 do livro didático, que explica sobre o Model Canvas.

* Ler o texto “Envelhecimento da População Brasileira”.

* Ler o texto explicativo sobre o Model Canvas.

* Ler o material extra sobre Canvas Lean, arquivo disponível na pasta "Material da Disciplina".

* Assistir às aulas conceituais (disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.

SEGUNDA ETAPA: realizar e enviar a atividade solicitada.

Vamos lá?!

PRIMEIRA ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na atividade.

Envelhecimento da População Brasileira

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, demonstrando que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo, e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos. Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060, o equivalente a 25,5% da população.

Model Canvas

Diante dessas informações, não resta a menor dúvida de que o envelhecimento populacional brasileiro deve estar no topo de prioridades das empresas e dos empreendedores, a fim de que possam suprir as necessidades diversas desse público que se mostra como uma grande oportunidade. E, nesse cenário, a criação de startups pode representar o caminho para quem deseja empreender um modelo de negócio que seja, de preferência, escalável e repetível.

E é essa real oportunidade que deverá ser considerada na realização da atividade MAPA. Para tanto, considere a ferramenta Lean Canvas como instrumento de realização. A Lean Canvas consiste em uma das ferramentas mais utilizadas para o planejamento da ideia de uma startup. Baseada no Business Model Canvas, cuja função principal é desenvolver modelos de negócios novos ou existentes, a Lean Canvas se estabelece com um foco maior em hipóteses que precisam ser validadas logo no início da vida de uma startup, estruturando-se a partir de nove componentes de análise, conforme a imagem a seguir:



1. Problema: neste, para os segmentos de clientes abordados, deve-se fazer uma lista dos três principais problemas a serem resolvidos.

2. Segmento de clientes: buscar entender quem são os clientes que podem se interessar e precisam de solução.

3. Proposta de valor: trata-se daquilo que torna o produto/serviço construído único e o que chama a atenção do segmento de clientes.

4. Solução: contempla a solução mais simples para os problemas propostos. À medida que o projeto avança, pode-se aprimorar as soluções e adequá-las melhor aos problemas levantados.
5. Canais:
 aqui, deve-se contemplar como o produto/serviço chegará até os potenciais clientes e avaliar os custos dessa comunicação.

6. Receitas: determinar qual será o modelo de receita e, também, definir valores para o produto/serviço. Um bom começo pode ser oferecer um único plano, com uma avaliação inicial gratuita, para atrair a atenção dos clientes em prospecção.

7. Estrutura de custos: contempla uma lista com todos os custos fixos e variáveis da startup.

8. Métricas-chave: definir as principais ações e métricas que darão suporte à geração de receitas e como será feito o contato com o usuário e a retenção do mesmo.

9. Vantagem competitiva: apresenta o grande diferencial da startup, que a fará se destacar diante da concorrência e que trará inovação para o mercado em que está inserida.

Agora, é com você!

SEGUNDA ETAPA: realização e envio da atividade.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Lean Canvas, e considerando a oportunidade em torno do envelhecimento populacional, apresente uma proposta de startup que considere tal oportunidade e a estruture na ferramenta. Para isso, você deve preencher o quadro apresentando os seguintes pontos:

a) Problema.


b) Segmento e clientes.

c) Proposta de valor:

d) Solução.

d) Canais.

e) Receitas.

f) Estrutura de custo.

g) Métricas-chave.

h) Vantagem competitiva.


Obs.:
 para os itens Receitas e Estrutura de Custo, não é necessário estimar valores, apenas os referencie, como, por exemplo: custos com mão de obra, receitas com pagamentos de mensalidades, etc.



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