Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


1 de mar. de 2023

Por vezes, relacionamos a administração apenas ao contexto organizacional mas, na verdade, a administração está presente em nossa vida nas mais variadas formas. Um exemplo simples da administração em nosso cotidiano é quando nos organizamos enquanto família e dividimos os afazeres domésticos. Ou mesmo quando ao guardar os alimentos escolhemos colocar os temperos, o sal, o azeite etc., perto do fogão. A maneira como nos organizamos em família ou em sociedade exige certo nível de administração, ou seja, tentamos nos organizar da melhor forma possível para realizarmos nossas atividades e atingirmos nossos objetivos, isso é administração!

ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com


============================================================

1ª QUESTÃO

 

Por vezes, relacionamos a administração apenas ao contexto organizacional mas, na verdade, a administração está presente em nossa vida nas mais variadas formas. Um exemplo simples da administração em nosso cotidiano é quando nos organizamos enquanto família e dividimos os afazeres domésticos. Ou mesmo quando ao guardar os alimentos escolhemos colocar os temperos, o sal, o azeite etc., perto do fogão. A maneira como nos organizamos em família ou em sociedade exige certo nível de administração, ou seja, tentamos nos organizar da melhor forma possível para realizarmos nossas atividades e atingirmos nossos objetivos, isso é administração!

Nesse contexto, Henri Fayol em contribuição aos estudos da Teoria Geral da Administração, criou sua teoria. Inicialmente, dividiu a empresa em diferentes atividades e funções, apresentando, assim, os princípios administrativos que, atualmente, se resumem em quatro funções básicas do Processo Administrativo. Diante do exposto, cite quais são essas funções e, com suas palavras, explique cada uma delas, apresentando suas respectivas características e um exemplo prático para cada função.

Olá, estudante! A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com


============================================================

Olá, estudante!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

PRIMEIRA ETAPA: compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:

* Ler o conteúdo da Unidade 5 do livro didático, que explica as características básicas da Matriz SWOT.

* Ler o texto “Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa”.

* Ler e analisar o Estudo de Caso da construtora Preço Justo (caso fictício).

* Ler o material extra sobre a Matriz SWOT, arquivo disponível na pasta "Material da Disciplina". * Assistir às aulas conceituais (disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.

* Assistir ao vídeo sobre Matriz SWOT pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80. Para isso, copie e cole o link em seu navegador.

SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso apresentado na atividade.

TERCEIRA ETAPA: realizar e enviar a atividade solicitada.

* Após realizar o solicitado nas etapas 1 e 2, você deverá analisar o caso apresentado, responder as questões propostas e enviar sua atividade no Studeo.

Dicas dos professores:

* Busque compreender os elementos que compõem a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

* Leia o conteúdo dos capítulos 3 e 4 do livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo: BRUGNOLO FILHO, Mariano. Gestão Estratégica de Negócios. [S.l.]: Saraiva, 2018.

Vamos lá?!

PRIMEIRA ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na atividade.

"Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa.

 

Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de prós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de strengths) fraquezas (W, de weaknesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, ela consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.

Como montar uma matriz SWOT?

O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.

Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços.

 

Mantendo a empresa preparada para os desafios

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras".

SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso (fictício).

Estudo de caso: Construtora Preço Justo

A empresa Preço Justo, é uma pequena empresa de construção civil e de consultoria imobiliária e possui como principal objetivo a construção e venda de imóveis de baixo custo. A empresa, no ano de 2022, havia completado apenas 15 anos de existência e, apesar de ser uma pequena empresa familiar, com algumas limitações da alta administração, conseguiu atingir um grande nível de sucesso em suas atividades.

No entanto, durante o ano de 2022, o mercado de construção civil enfrentou um grande problema mercadológico ocasionado pela crise financeira que atingiu o país. Para não encerrar suas operações, a empresa Preço Justo precisou, assim como grande parte das empresas do segmento, realizar diversos estudos e análises sobre os ambientes organizacionais para futuras adaptações.

Durante a crise financeira, os gestores da empresa identificaram que algumas decisões regulatórias (criação de leis) poderiam afetar negativamente a empresa e, também, que o cenário econômico, devido à crise, reduziria o poder de compra dos consumidores. E, apesar da empresa apresentar excelente saúde financeira, equipe capacitada e produtos de qualidade, seria inevitável que a organização sofresse algum tipo de impacto. Diante das decisões tomadas pela alta administração, a organização conseguiu ajustar seu portfólio e priorizar algumas estratégias, como, por exemplo, investir em máquinas e equipamentos de alta qualidade e reduzir seus custos operacionais.

Após alguns meses da crise, muitas empresas do mesmo segmento fecharam as portas possibilitando que a empresa Preço Justo expandisse seu mercado e ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Essa facilitação foi possibilitada por um grande investimento do Governo Municipal, que, por iniciativa, decidiu realizar empréstimos com juros baixos para empresas de pequeno porte e, também, reduziu os impostos locais sobre a construção civil.

A empresa Preço Justo, por apresentar traços de uma empresa familiar pequena, mesmo depois da reestruturação, apresentava limitações quanto às habilidades gerenciais dos gestores, o que dificultava o processo de comunicação (ineficiência) entre alta administração e colaboradores, e desmotivação da equipe, por exemplo.

 

Agora, é com você!

TERCEIRA ETAPA: realização e envio da atividade.

A partir das leituras realizadas e considerando o Estudo de Caso apresentado, faça o que se pede:

1. Escreva um texto de até 15 linhas descrevendo a importância da ferramenta Matriz SWOT e de cada um de seus quadrantes para o planejamento estratégico de uma organização, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.

2. Com base no Estudo de Caso da Construtora Preço Justo, construa uma Matriz SWOT — análise dos ambientes: externo e interno — identificando, ao menos, três oportunidades, três ameaças, três pontos fortes e, também, três pontos fracos.

3. A partir da Matriz SWOT realizada na questão 2 e da identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, elabore uma estratégia de melhoria para cada FRAQUEZA identificada.


Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - 51/2023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com


============================================================

1ª QUESTÃO

 

Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

 

Quando o assunto é inovar existem diversas formas de uma empresa desenvolvê-la, como por inovação de produtos, de processos ou mesmo de modelos de negócios. As possibilidades são diversas. Independente do tipo de inovação, um fator fundamental quando falamos de inovação é sobre o grau de novidade existente nesse “algo novo”. Nesse contexto, uma inovação pode ser incremental ou radical. Outro aspecto relevante nessa discussão é sobre atributos para a difusão da inovação, no qual podemos destacar: vantagem relativa; valores, normas e experiência dos usuários; complexidade; testabilidade; e observabilidade. Diante disso, podemos observar como uma inovação pode ser complexa, considerando seus tipos de aplicação, grau de inovação ou atributos de difusão. Assim, uma empresa deve estar preparada para implantar uma inovação, seja em um processo inovativo interno ou comercializar um novo produto, ou serviço ao seu mercado consumidor.

A partir do exposto anterior, diferencie inovação incremental de inovação radical, apresentando as suas características. Em seguida, cite dois exemplos reais de inovação incremental e dois exemplos reais de inovação radial.

 


Olá, estudante! Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA! Para iniciarmos, leia o trecho a seguir: Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade. No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas.

  MAPA SUB - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 542022 

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com


============================================================

Olá, estudante!

Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!

Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:

Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade. No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas.

A inovação corporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc.

Frente ao exposto, notamos como a inovação é importante às empresas, ainda mais em tempos de ampla concorrência e muitos avanços tecnológicos. Mas, para que a inovação tenha êxito, ela deve ser planejada e bem estruturada. Vamos agora à situação problema de nossa atividade:

Imagine que você é o coordenador da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação de uma indústria de confecção, que produz vestuário feminino, apenas. A empresa, de médio porte, atua há dois anos no mercado e, nesse último ano, teve uma queda considerável nas vendas. Preocupado com a situação, você foi encarregado de analisar o ambiente organizacional e o cenário enfrentado em busca de melhorar o desempenho da empresa.

Após uma complexa análise da situação e da empresa, você determinou dois caminhos possíveis a serem seguidos com foco na inovação para a empresa, a saber: (1) inovação nos produtos; (2) inovação nos processos produtivos dos produtos existentes.

Além disso, preocupado para que a inovação não se limite apenas à situação momentânea, você pesquisou mais informações sobre o impacto que ambientes inovadores têm em empresas, para fomentar processos inovativos ao longo dos anos.

Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:

1) Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo:

 

a) Inovação de produto (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).

 

b) Inovação de processo (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).

obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto A quanto a B.

 

2) Independente do tipo de inovação final escolhida, apresente três vantagens que poderiam ser obtidas com a implantação das inovações.

 

3) Além da implementação de inovação de produto e/ou de processo, existem outras possibilidades para inovar, como inovação de posição e inovação de paradigma. Diante disso, explique esses dois outros tipos de inovação.


Todo administrador necessita de competências e habilidades para gerir um negócio, e a figura anterior ilustra a ideia de um crachá que precisa ser preenchido com alguns tipos de habilidades. Essas habilidades de um administrador podem ser de habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual, um bom gestor ou administrador precisa ter um equilíbrio entre essas habilidades para desenvolver com maestria o seu trabalho. Habilidade Conceitual, Humana e Técnica são as habilidades que o administrador deve desenvolver ao longo da vida profissional. Em determinado momento, alguma habilidade prevalecerá. Habilidade está ligada a aptidão, capacidade de cumprir uma tarefa específica com destreza, precisão, capacidade de comunicação e persuasão. Portanto, conhecer e saber o que exigir em cada uma delas é essencial para uma carreira com competências administrativas.

ATIVIDADE 1- RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 512023

 Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com


============================================================


1ª QUESTÃO

Observe a figura a seguir:



Todo administrador necessita de competências e habilidades para gerir um negócio, e a figura anterior ilustra a ideia de um crachá que precisa ser preenchido com alguns tipos de habilidades.

Essas habilidades de um administrador podem ser de habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual, um bom gestor ou administrador precisa ter um equilíbrio entre essas habilidades para desenvolver com maestria o seu trabalho.

Habilidade Conceitual, Humana e Técnica são as habilidades que o administrador deve desenvolver ao longo da vida profissional. Em determinado momento, alguma habilidade prevalecerá.

Habilidade está ligada a aptidão, capacidade de cumprir uma tarefa específica com destreza, precisão, capacidade de comunicação e persuasão. Portanto, conhecer e saber o que exigir em cada uma delas é essencial para uma carreira com competências administrativas.

Agora, a sua tarefa nesta atividade de estudo é elaborar uma resposta discursiva na qual deverá, primeiro, explicar o que são cada uma das habilidades identificadas no crachá e, na sequência, descrever, no mínimo, três itens necessários para cada uma das habilidades necessárias para um administrador gerir um negócio.

 



Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares