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2 de fev. de 2023

MAPA SUB - REDES - SISTEMAS ELETRÔNICOS - 542022

MAPA SUB - REDES - SISTEMAS ELETRÔNICOS - 542022

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QUESTÃO 1

 

Iniciamos nossa atividade SUB MAPA com o seguinte questionamento: “Qual a diferença entre as principais arquiteturas dos sistemas computacionais digitais e seus sets de instrução RISC e CISC?”

A disciplina de sistemas eletrônicos envolve o desenvolvimento da habilidade de reconhecer os principais componentes eletrônicos, seu funcionamento e função nos circuitos e sistemas. Os componentes eletrônicos foram projetados com o objetivo de controlar o fluxo dos sinais elétricos, logo para controlar a corrente elétrica, que flui por meio dos mesmos. Progredindo em nossas análises, chegamos aos dispositivos PLDs,

microcontroladores, microprocessadores e linguagens de descrição de hardware. Vale destacar, que muitos autores citam que a verdadeira virada no mercado eletrônico do século XX, foi a criação dos circuitos de aplicação específica e o aperfeiçoamento do hardware reconfigurável dos Dispositivos Lógicos Reprogramáveis (Programmable Logic Device - PLD). Também sabemos, que os microcontroladores, surgiram como uma evolução natural dos circuitos e sistemas digitais devido ao aumento da complexidade dos mesmos. Chegou-se a um ponto em que é mais simples, mais barato e mais compacto, substituir a lógica das portas digitais por um conjunto de processador e software. Com relação aos microprocessadores, podemos pontuar as principais arquiteturas dos sistemas computacionais digitais e set de instruções RISC e CISC.

Baseando-se nessas informações elencadas em nosso material e na bibliografia indicada:

Entendendo sobre os conceitos abordados, imagine que você trabalha em uma empresa que desenvolve soluções para sistemas digitais, instrumentação e robótica.

Voltando aos sistemas digitais que foram apresentados no nosso estudo, mais especificamente na unidade

3, eles realizam as operações internas usando circuitos digitais e operações digitais. Um microcontrolador é um computador em um único chip. Esse chip contém: um processador (Unidade Lógica e Aritmética – ULA), memória, periféricos de entrada e de saída, temporizadores, dispositivos de comunicação serial, dentre outros. Os microcontroladores surgiram como uma evolução natural dos circuitos digitais devido ao aumento da complexidade dos mesmos. Chega um ponto em que é mais simples, mais barato e mais compacto, substituir a lógica das portas digitais por um conjunto de processador e software.

Microcontroladores são elementos complexos da eletrônica digital e um dos responsáveis por dar vida aos sistemas embarcados. Os sistemas embarcados são sistemas digitais completos e independentes com o propósito de executar uma determinada tarefa repetidamente. E eles abrangem aplicações domésticas, industriais e hospitalares, como: máquina de lavar, balança, calculadora, sistemas veiculares, diversos equipamentos industriais, equipamentos hospitalares, entre outros. Os sistemas embarcados, tornaram-se cada vez mais importante, à medida que os computadores de baixo custo passaram a serem usados em áreas de controle de processos, em que antes o controle por meio do computador não era praticável.

Para atender aos critérios dessa atividade:

1. Pesquise sobre as principais arquiteturas dos sistemas computacionais digitais, ou sistemas microcontrolados.

 


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MAPA - SUB - BANCO DE DADOS - 54/2022

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QUESTÃO 1

 

Analise a lista de tabelas a seguir:

- Tabela: CLIENTES

- Tabela: VENDEDOR

- Tabela: TRANSPORTADORA

- Tabela: PRODUTOS

- Tabela: PEDIDOS_VENDA (essa tabela tem relação com as tabelas: CLIENTES, VENDEDOR e TRANSPORTADORA).

- Tabela: PEDIDOS_VENDA_ITENS (essa tabela tem relação com a tabela PRODUTOS).

Imagine que você foi designado (a) para criar os atributos das tabelas listadas anteriormente, para isso, foi criado um modelo de exemplo a ser respeitado para cada tabela.

Tabela: Clientes



Seguindo o modelo apresentado:

- Crie as tabelas citadas com seus respectivos atributos. Popule as tabelas.

Orientações:

1) Cada tabela deverá conter, no mínimo, 10 atributos.

2) Caso haja um relacionamento, deve ser descrito na descrição do campo.

3) Caso seja um campo inteiro ou data, o tamanho do campo não precisa ser preenchido

4) O campo TIPO DO CAMPO deve conter apenas os seguintes tipos: INTEIRO, NUMÉRICO, DATA, HORA, BOOLEANO.

Como entregar a atividade:

- Faça as tabelas conforme o modelo (tabela) apresentado.

- A entrega da atividade deve ser no formato: doc ou pdf.


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MAPA - SUB - TI - BANCO DE DADOS - 54/2022

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Modelagem de banco de dados é o processo de levantamento, análise, categorização e exploração de todos os dados e tipos de informações que irão sustentar uma aplicação. Esta é uma etapa primordial no trabalho do desenvolvimento de sistemas, porque todo software é criado com determinados objetivos, para atender às necessidades dos usuários dentro deste cenário. Assim, se um sistema for desenvolvido sem que haja uma modelagem de banco de dados bem executada no início do projeto, as chances de ele apresentar falhas ou até mesmo de não suprir os objetivos para os quais foi criado são grandes. Por isso, atenção a esta etapa e conte sempre com um profissional DBA, cientista ou engenheiro de dados dentro do seu negócio antes de começar a desenvolver qualquer software.
 

ESCOLA SUPERIOR DE REDES. O que é a modelagem de banco de dados e quais os seus principais conceitos. Escola Superior de Redes, 24 set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QDntFt. Acesso em: 23 set. 2022.

 
A partir disto, imagine que sua empresa foi contratada para desenvolver o Sistema de uma Transportadora. Na reunião realizada com o cliente alguns requisitos foram anotados, em que:

 
1) Um MOTORISTA pode estar alocado em nenhum ou vários VEICULOS sobre sua responsabilidade já os VEICULOS podem estar alocado a no mínimo a nenhum e no máximo a um MOTORISTA responsável.
2) Um FRETE contém apenas um VEICULO e um VEICULO pode estar ligado a vários FRETES.
3) Um FRETE contém apenas um CLIENTE e um CLIENTE pode estar ligado a vários FRETES.
4) Um FRETE contém apenas um TIPO_CARGA e um TIPO_CARGA pode estar ligado a vários FRETES.

5) Um FRETE contém apenas um TIPO_MERCADORIA e um TIPO_MERCADORIA pode estar ligado a vários FRETES.

6) Um FRETE contém apenas uma CIDADE_DESTINO e um CIDADE_DESTINO pode estar ligado a vários FRETES.

7) Um FRETE contém pode conter vários PRODUTOS e um PRODUTO pode estar ligado a vários FRETES.


Baseando-se nos requisitos descritos anteriormente, sua tarefa é criar o DER (Diagrama de Entidade e Relacionamento) correspondente ao sistema solicitado. Para isso, você deverá utilizar obrigatoriamente a ferramenta BRmodelo, que está disponível no material da disciplina ou pelo site https://www.sis4.com/brModelo/download.html.
Para utilizar a ferramenta é imprescindivel ter instalado em sua máquina a versão mais recente do JAVA (também disponível no Material da Disciplina).
Caso tenha dificuldades com o uso dessa ferramenta, sugerimos uma opção web: https://www.lucidchart.com/pages/pt
É importante lembrar que ambas as ferramentas são apenas sugestões de uso. Em último caso, o diagrama solicitado pode ser feito de forma manuscrita em um folha de sulfite. Para enviar, basta digitalizar (tirar uma foto do diagrama que você fez) e inserir a imagem no template de entrega do MAPA.


​DICA IMPORTANTE:

Considerando que os requisitos foram apresentados de forma genérica, é importante que o aluno exercite sua capacidade de interpretação e resolução do problema proposto. Vale lembrar que, em uma situação real, muitas vezes, o cliente não sabe explicar os requisitos com tanta clareza e cabe ao profissional de TI, auxiliá-lo, de modo que possa obter o entendimento necessário dos requisitos apresentados. Afinal, o problema ele já tem e contratou sua empresa para ser parte da solução, sendo assim, é importante que o aluno a partir do texto apresentado, procure chegar a uma solução plausível. Não existe um único tipo de resposta correta, porém o que foi requisitado precisa ser contemplado de alguma forma.
​É importante lembrar que ambas as ferramentas são apenas sugestões de uso. Em último caso, o diagrama solicitado pode ser feito de forma manuscrita em um folha de sulfite. Para enviar, basta digitalizar (tirar uma foto do diagrama que você fez) e inserir a imagem no template de entrega do MAPA.


ATENÇÃO:
- Para enviar sua atividade corretamente, gere uma imagem do diagrama na ferramenta BRModelo e depois cole essa imagem no arquivo Template de Entrega do MAPA (disponível no Material da Disciplina). O processo é simples: na tela do BRModelo com seu diagrama pronto, vá em Exportar e escolha o formato png, para que assim seja salvo uma versão do seu diagrama em modo imagem. Depois, basta inserir essa imagem que foi gerada, no arquivo template de entrega do MAPA. Salve o arquivo em formato .doc ou .pdf. Caso seja enviado qualquer outro tipo de arquivo, a atividade não será aceita e a participação do aluno será zerada.

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
- Use a criatividade, não há um único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada, ou seja, precisam ser coerentes.
- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.
- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 



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MAPA - SUB - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

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Olá, aluno(a) da disciplina de Empreendedorismo do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Chegamos à tão esperada atividade MAPA.

Nesta nossa atividade, gostaria de lhe propor a criação de um plano de negócios para um empreendimento. Nesse sentido, você deve:

- Ver o material de apoio.
- Analisar a situação-problema.

Material de apoio:
Como elaborar um plano de negócio. Acesse aqui: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf
 
Situação-problema:
O Brasil é reconhecido por ter um povo empreendedor. Segundo a revista Exame (ROCHA, 2021), o número de empreendimentos abertos no Brasil, em 2020, teve um salto positivo de mais de 2,3 milhões, ou seja, muito mais negócios foram abertos dos que aqueles que tiveram suas atividades encerradas. A maior parte dessas empresas se refere ao setor de serviços. No entanto, apesar desses números promissores, as taxas de mortalidade das empresas são muito altas, em boa parte, pela falta de planejamento e preparação por parte dos futuros empreendedores para essa nova jornada. De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6%, e as de pequeno porte, de 17% — veja a matéria completa em: https://tinyurl.com/yvxrjszt (GUERRA, 2021). Assim como é visto em nossa disciplina, é muito importante um bom planejamento para amenizar essa dura realidade. Nesse contexto, formular um bom plano de negócios é fundamental.
 
GUERRA, A. C. Sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade. Agência Brasil, 27 jun. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/sebrae-pequenos-negocios-tem-maior-taxa-de-mortalidade. Acesso em: 3 out. 2022.
ROCHA, I. Empreendedorismo no Brasil dispara; é hora de abrir o próprio negócio? Exame, 24 set. 2021. Disponível em: https://exame.com/pme/empreendedorismo-no-brasil-dispara-e-hora-de-abrir-o-proprio-negocio/. Acesso em: 3 out. 2022.

Agora, é com você!
A partir da situação-problema apresentada, desenvolva um plano de negócio para um empreendimento, pode ser novo ou existente. O empreendimento pode ser em qualquer área. Para a sua solução, você precisará apresentar os seguintes itens:

Sumário Executivo
Resumo dos principais pontos do plano de negócio.
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições.
Dados do empreendimento.
Missão da empresa.
Setor de atividade.
Capital social.
Fontes de recursos.

Análise de Mercado
Identificação dos clientes.
Identificando as características gerais dos clientes.
Identificando os interesses e comportamentos dos clientes.
Identificando o que leva essas pessoas a comprar.
Identificando onde estão os seus clientes.
Estudo dos concorrentes.

 

 

 

Condições de pagamento

 

 

Serviços aos clientes

Garantias oferecidas

Sua empresa

 

 

 

 

 

 

 

Nome do concorrente 1

 

 

 

 

 

 

 

Nome do concorrente 2

 

 

 

 

 

 

 

Nome do concorrente 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 

Estudo dos fornecedores.

 

Descrição dos itens a serem adquiridos

Nome do fornecedor

 

Condições de pagamento

Prazo de entrega

Localização (Estado e município)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Plano de Marketing
Descrição dos principais produtos e serviços.
Preços.
Estratégias promocionais.
Estrutura de comercialização.
Localização do negócio.

MAPA - SUB - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

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9 de nov. de 2022

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - 54/2022

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Olá acadêmico de Ciências Contábeis!
 

A disciplina de Contabilidade de Atividades Econômicas proporciona novos conhecimentos e fixação de outros já vistos anteriormente no curso. É a possibilidade de aplicação da Contabilidade em ramos mais diversificados. Essa é a atividade MAPA (material de avaliação prática de aprendizagem), que irá exercitar seus conhecimentos.
 

Problematização: O setor da agropecuária e agronegócio é conhecido de longa data como muito significante na composição do PIB brasileiro. Tendo características específicas, demanda informações especiais da contabilidade, fazendo com que essa ciência se adeque para fornecer para tal atendimento.
 

Significação: De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o agronegócio brasileiro representou cerca de 27,4% no total do PIB brasileiro de 2021, obtendo, em relação ao ano anterior um crescimento de 8,36% no ano (2021). A representatividade do setor frente aos demais, é a maior desde 2004.

Disponível em: <https://bit.ly/3TImc16>. Acesso em: 24 set. 2022.


Experimentação: Você já viu alguma demonstração financeira de uma propriedade rural? Já parou para pensar em como o gado é registrado na contabilidade? E o plantio, tem tratamento contábil igual em todas as lavouras?

Reflexão: As perguntas anteriores confirmam o quão específico e especial é o setor do agronegócio, demandando do profissional da contabilidade o conhecimento de suas especificidades afim de atender à necessidade informacional dos gestores, investidores, credores e demais usuários da contabilidade.

Contextualização: “O produtor da propriedade rural (pessoa física ou jurídica) por meio das informações geradas pela contabilidade, têm condições de não somente controlar os custos e avaliar o resultado, mas principalmente, de estabelecer planos e traçar estratégias que levem a propriedade rumo a eficiência na produção, observando sempre as especialidades de cada tipo de cultura, mercado e a melhor tecnologia” (Oliveira, 2009, p. 27).

OLIVEIRA, N. C. de. Contabilidade do agronegócio: teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2009.


Ação: Aqui aplicaremos os conceitos e tratamentos contábeis referente a atividade agrícola. Para facilitar a resolução dessa atividade, te convido a guiar-se pela Unidade 1 do livro da disciplina.

Considere o Balanço Patrimonial da Fazenda Grande em 31/12/X1 (em reais):



Fonte: Elaborado pelo professor, 2022.


No ano X2, ocorreram os seguintes fatos contábeis:

Fato 1. Em 02/01 – Pagamento de todas as contas a pagar.
Fato 2. Em 04/01 – Início do plantio da cultura temporária do milho, cujos custos iniciais foram:
*Sementes R$ 22.000,00;
*Adubos e fertilizantes R$ 10.000,00;
*Mão de obra e outros encargos sociais R$ 20.000,00.
Desse total, a empresa pagou 40% a vista via transferência bancária e o restante será pago a prazo.
Fato 3. Em 06/02 – Pagamento no valor de R$ 35.000,00 de Fornecedores via transferência bancária.
Fato 4. Em 01/03 – Após a formação da cultura do milho a empresa iniciou a colheita e registrou o pagamento a vista de R$ 8.000,00 referente a custos com mão de obra.
Fato 5. Em 01/04 – Após o término da colheita do milho, registrou-se uma produção de 2000 sacas de milho. Desse total, 75% foram comercializadas por R$ 70.000,00, sendo R$ 30.000,00 à vista, via transferência bancária, e o restante a prazo.
Fato 6. Em 01/08 – A empresa realizou a venda de 100% da soja que estava em estoque, sendo R$ 20.000,00 à vista em dinheiro e R$ 70.000,00 a prazo.
Fato 7. Em 31/12 – Contabilização da depreciação nos seguintes valores:
*Depreciação móveis e utensílios R$ 2.000,00;
*Depreciação trator R$ 4.500,00;
*Depreciação colheitadeira R$ 6.500,00.
Obs: O contador ainda não achou a melhor maneira de ratear o custo da depreciação para os produtos agrícolas milho e soja, por isso, por enquanto não estão incorporando esse custo ao produto. Nesse caso, o valor ainda é considerado como despesa apenas.

Avaliação:
a) Faça a contabilização dos fatos contábeis do ano X2, inclusive o encerramento das contas de resultado.
Observação: Se houver lucro no período transfira para a reserva de lucros e não esqueça de registrar essa contabilização.
b) Após o encerramento das contas de resultado, elabore a Demonstração de Resultado de 31/12/X2.
c) Elabore o Balanço Patrimonial referente a 31/12/X2.

Importante:
*Para responder a atividade, utilize o arquivo "MAPA.CAEE" disponível  no material da disciplina;
*Após responder, salve o arquivo em seu computador, anexe no campo indicado "Sua resposta", clique em "Responder" e em seguida confira se o arquivo enviado é o correto. Feita a verificação, clique em "Finalizar o questionário". Depois de finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado, mesmo que ainda esteja dentro do prazo de entrega da atividade;
*MAPAs com plágio terão suas notas zeradas.

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - 54/2022

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