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24 de ago. de 2022

ATIVIDADE 1 - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 53/2022

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QUESTÃO 1

 

Certamente você já compreendeu a importância de capacitar e desenvolver o capital humano das organizações, afinal você está no caminho de se tornar um ótimo profissional de Recursos Humanos. Estamos na Era do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e cada vez mais fica claro que as empresas que irão sobreviver aos desafios apresentados pelo mercado são as que não apenas valorizam o T&D, como também se esforçam para realizá-lo com criatividade e adequação aos objetivos da organização.
Desenvolver os colaboradores é desenvolver as equipes e também a organização como um todo. Por isso não é possível que T&D seja visto como despesa, e sim como investimento, alinhado ao planejamento estratégico da empresa e com um planejamento para sua execução da maneira mais efetiva.

Adaptado de VARGAS, Eudes Cristiano; MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Maringá: Unicesumar, 2018.
 “Gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos. Do inglês gamification, essa metodologia inovadora tem como diferencial despertar um maior engajamento do público e facilitar a mensuração dos resultados da ação. Por esse motivo, esse método está cada vez mais presente em diversos processos de empresas e instituições de ensino, seja nos treinamentos corporativos e na fidelização dos colaboradores ou no fortalecimento da aprendizagem de estudantes — do ensino básico ao universitário. 
 

Basicamente, gamification é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado — tudo isso de forma mais dinâmica do que outros métodos.

 

Nessa estratégia, vários elementos característicos de qualquer jogo — como um sistema de pontuação e ranking, um objetivo claro a ser alcançado, recompensas ao completar as missões — podem ser usados para atrair e engajar pessoas, promover o aprendizado e motivar determinadas ações do público-alvo.”

 Disponível em: <www.ludospro.com.br/blog/o-que-e-gamificacao>. Acesso em: 23 jun. 2022.

  A gamificação está cada vez mais presente na realidade dos profissionais de RH quando pensam em formas de treinar e desenvolver as equipes de uma organização. É imprescindível que um bom Gestor de RH conheça e compreenda os possíveis usos dessa metodologia, e possa aplicá-la de forma a obter bons resultados.

Imagine agora que você é Gestor de RH de uma grande fabricante de veículos automotivos, e recebeu a incumbência de criar e aplicar um treinamento em segurança do trabalho para as equipes de produção, no formato gamificado. Sua tarefa nessa atividade, consiste em explicar o que é um treinamento em segurança no trabalhoe apresentar 1 (uma) ideia de gamificação para o mesmo, explicando o que será feito, como será feito e a justificativa para incluir esse item no seu treinamento.

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ATIVIDADE MAPA: Gôndola viva

70% DAS DECISÕES DE COMPRAS AINDA SÃO TOMADAS NO PONTO DE VENDA

Apesar do crescimento exponencial do e-commerce brasileiro, 70% das decisões de compras ainda são tomadas no ponto de venda. Quem diz isso é um estudo da Nielsen Media Research. Sendo que 50% dessas decisões são tomadas por impulso. A visão ainda é o sentido mais explorado dentro do PDV e a arquitetura de uma loja interfere diretamente nas vendas. Ou seja, um ambiente bem iluminado, organizado, e com layout estratégico é essencial. Desse modo, o deslocamento do consumidor é planejado em função da exposição e vendas dos produtos.

 

Fonte: https://www.agenciamagdala.com.br/blog/70-das-decisoes-de-compras-ainda-sao-tomadas-no-ponto-de-venda


Diante dessa evidência da importância do ponto de venda na decisão de compra, vamos utilizar a pesquisa de observação para investigar o comportamento do consumidor diante da gôndola de um supermercado. Para desenvolver essa atividade você deverá atender ao que está sendo solicitado nos itens ABe D, conforme abaixo:

A) Ir até um supermercado e procurar um lugar onde possa sentar e observar, de preferência uma área de alimentação dentro do mercado. Então observe as gôndolas que estão diante de você. Escolha uma gôndola e um tipo de produto específico (por exemplo pão fatiado).

B) A partir desse momento você vai observar o comportamento de pelo menos 5 (cinco) consumidores ou mais, por 1 (uma) hora, e anotar na tabela abaixo as suas observações. Orientação: as suas anotações deverão ser feitas em uma tabela igual a essa abaixo, disponível no Formulário padrão do Mapa. 



C) Depois de coletar esses dados você deverá produzir um relatório de pesquisa com as informações coletadas. Podendo utilizar gráficos e tabelas para expor os resultados.

D) Por fim você deverá escrever uma conclusão sobre a pesquisa realizada, ela deve conter os achados mais importantes e algumas indicações de ações que podem aumentar as vendas quando o consumidor está diante da gôndola.

Para auxiliá-lo(a) na realização desta atividade, seguem algumas orientações:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina

- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!

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Os consumidores cada vez mais têm o interesse de participar dos processos produtivos e colaborar para as decisões das empresas que eles admiram. Pensando nisso, em 2012 a LEGO criou o LEGO Future Lab. Um laboratório de inovação tem a tarefa de inventar o futuro do jogo, em grande parte identificando oportunidades de crescimento e garantindo que a Lego permaneça à frente da curva, enquanto permanece relevante para os consumidores. Eles se esforçam para fazer coisas que não são feitas de outra forma e para introduzir inovações radicais sem prejudicar o negócio principal e as propostas de valor da marca Lego.



Diante do texto e do conteúdo do Estudo de Caso, apresente pelo menos 5 (cinco) motivos pelos quais se evidencia a importância de envolver os consumidores no processo de pesquisa de marketing:


​​​​​​Orientações para a realização desta Atividade:

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Lembre-se, é uma atividade discursiva, portanto, deverá redigir um texto argumentativo e fundamentado nos conceitos aprendidos.
- Esta atividade é baseda na Aula estudo de caso, portanto, procure assistir ao vídeo antes de responder a atividade.
- Caso utilize partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

Bom trabalho!



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MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022

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Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.

Nessa atividade você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá?


 
Atividade: Processo de Compra do Consumidor Digital.


 
Para começarmos essa atividade, vamos ler uma informação, que consta do material da disciplina, e que auxiliará em suas análises e entendimento do que deve ser realizado nessa atividade MAPA. O consumidor digital é aquele que se utiliza da internet como ferramenta de compra e consumo, além disso é “[...] um indivíduo que realiza uma busca ampla por soluções, tem em suas mãos ferramentas de comparação rápida entre as opções de produtos e/ou serviços disponíveis, encontra informações com facilidade e tem acesso a opinião dos demais consumidores pelos canais digitais de comunicação [...]” (FRANCISCO, COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p. 171)


FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela. COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

 
E, esse processo de decisão e compra segue os mesmos passos do consumidor que vai até uma loja física realizar suas escolhas, porém, o digital trás novas formas de influências e interferências nas escolhas, e que devem ser analisadas no comportamento do consumidor.
 
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto veja só a matéria publicada pela CNN, no ano de 2022, e que trás informações sobre o aumento nas compras online:
 
E-commerce registra alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022

O setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.

Já na comparação entre janeiro de 2022 com o mês de dezembro de 2021, as vendas realizadas por e-commerce tiveram uma leve alta de 0,63%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,14%.

“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos. O faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior, alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/e-commerce-registra-alta-de-2056-nas-vendas-em-janeiro-de-2022/> Acesso em 06 de Junh 2022.

E com isso, grandes marcas passaram a investir em suas vendas on-line. O MC Donald´s é uma dessas, que a partir de 2020, principalmente devido as mudanças de mercado teve um aumento de vendas, pelo McDelivery em torno de 150%.

 

Para atender essa demanda criou-se o “[...] "Méqui sem Fila", uma funcionalidade dentro do aplicativo do McDonald's que permite ao cliente fazer a compra e o pagamento pelo celular, retirando o pedido no balcão de forma rápida e prática” (GAZETA DO POVO, online, 2022). Afinal, é preciso acompanhar o mercado e as tendências de compra do consumidor.

 

Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/negocios-e-franquias/grandes-marcas-inovacao-ecommerce/> Acesso em 06 de Jun de 2022.

  
Mas, o que mudou nesse processo quando o consumidor se tornou digital? É isso que vamos discutir, conhecer a praticar nesse momento de estudo.

 
Vamos começar a atividade MAPA e entender um pouco mais sobre esse assunto.
 
Na realização dessa atividade, você deve realizar os seguintes passos:
 
1) Explique, em um texto, entre 7 e 15 linhas, o Modelo das Cinco Etapas do Processo de Compra do Consumidor. Utilize o material da disciplina, e se necessário, você pode realizar uma pesquisa em outros livros pela Biblioteca Digital. O importante é que sejam explicadas as 5 (cinco) etapas, dizendo o que são e sua função nesse processo.
 
2) Além disso, quando analisamos o consumidor digital encontramos outros fatores que são capazes de interferir em suas escolhas, sendo esses: (1) Confiabilidade, (2) Facilidade, (3) Conveniência, (4) Atendimento, (5) Qualidade do produto, preço e condições de pagamento, (6) Prazo de Entrega, (7) Trocas e devoluções e (8) Pós-Vendas. Escolha 3 (três) fatores apresentados anteriormente e explique-os em um texto entre 5 e 10 linhas.
 
3) Agora é com você. Vamos colocar em prática o que estudou até agora na atividade. Para isso você deverá escolher 4 pessoas para entrevistar, mas lembrem-se, esses entrevistados devem ser consumidores online ativos. Não importa o produto ou serviço que estão comprando, o importante é que já tenham ou estejam realizando compras por e-commerce. E responda:



a) Para realizar sua pesquisa você deve preencher a tabela a seguir, com as informações dos entrevistados (cada linha corresponde as respostas e perfil de um entrevistado):
 

 

Idade

Gênero

Frequência de compra online (dias, semanas ou no mês)

Produto ou Serviço que costuma comprar online

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 
b) Agora você irá questionar e pesquisar a seguinte informação: Quando você está realizando sua compra online, qual ou quais fatores interferem em suas escolhas e compra? E por que prefere compra online ao invés de ir até uma loja física? Explique suas respostas.

Busque entender seus medos, dúvidas, opções de compra, ou seja, o que pode interferir e influenciar em suas escolhas, como por exemplo a confiança em um site, a conveniência da compra online, entre outros.



A resposta dos entrevistados deve ser apresentada na tabela a seguir:
 

Resposta Entrevistado 1

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 1.
 

Resposta Entrevistado 2

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 2.
 

Resposta Entrevistado 3

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 3.
 

Resposta Entrevistado 4

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 4.
 

 
c) Vamos analisar as respostas! Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas analisando as respostas dos entrevistados com base nos Fatores que podem interferir no processo de decisão de compra do consumidor e que você encontra na Unidade V do material da disciplina. Apresente os fatores encontrados nas respostas dos entrevistados, e como são percebidos e analisados por eles, além de como são capazes de interferir em suas escolhas e compras.

Não há necessidade de analisar as respostas individualmente, você pode construir um único texto analisando o que foi coletado de informação na pesquisa.


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

-Realize uma Leitura das Unidades IV e V do Livro da Disciplina.
-Assista ao Vídeo de Orientações gravado pela professora.
-Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
-Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
 

 


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Passamos por diversas mudanças no mercado, o que envolveu desde alterações na forma como as
organizações expõem e vendem o produto, até na maneira como o consumidor se comporta. E, uma dessas
alterações está relacionada ao Comportamento do Consumidor que passou a ser, cada vez mais, digital.
Além disso “O consumidor online passa a ter comportamentos diferentes, afinal, tem mais acesso à
informação e à comunicação. Sabendo-se que seus consumidores estão cada dia mais conectados, além de
se preocupar em se comunicar, as organizações passam a ter uma preocupação voltada à inclusão.”
(FRANCISCO, COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p. 171).
 
FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela. COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison
Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
Assim, é possível afirmar que, o consumidor digital apresenta um novo tipo de comportamento e
motivações de compra na internet. Com base nas informações apresentadas na aula estudo de caso, vamos
a nossa atividade.
 
a) Apesar do consumidor digital apresentar algumas alterações em seu comportamento de compra, e sofrer
com fatores e influências um pouco diferentes do consumidor offline, ainda seguimos as análises básicas do
marketing quando analisamos e entendemos como esse consumidor se comporta em suas compras. E, umas
das análises usadas refere-se o Mix de Marketing (produto, preço, praça e promoção). Assim, em um texto
entre 5 e 10 linhas, explique de que maneira, cada variável do Mix de Marketing é capaz de estimular e
orientar o comportamento de compra do consumidor.
 
b) A venda online, pela internet alterou a forma como os consumidores compram, oferecendo a venda
virtual como forma de atender ao público da empresa. E nesse processo alguns fatores podem interferir no
processo de compra do consumidor, sendo esses os de: (1) Confiabilidade, (2) Facilidade, (3) Conveniência,
(4) Atendimento, (5) Qualidade do produto, preço e condições de pagamento, (6) Prazo de Entrega, (7)
Trocas e Devoluções e (8) Pós-Vendas. Escolha um produto ou serviço que seja vendido na internet, e crie
uma situação real, explicando como cada um desses fatores, citados anteriormente, acontecem durante o
processo de compra do consumidor

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