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22 de jul. de 2022

ATIVIDADE 1 - REDES - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO – 53/2022

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Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa. Em lógica, as proposições representam pensamentos completos e indicam afirmações de fatos ou ideias. Utiliza-se a tabela verdade em proposições compostas, ou seja, sentenças formadas por proposições simples, sendo que o resultado do valor lógico depende apenas do valor de cada proposição.

Fonte: TodaMatéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tabela-verdade/>. Acesso em:

10/06/2022.

Em um circuito lógico, um programador se deparou com a seguinte expressão lógica:

(p V q) ^ (p V r)

Não satisfeito com essa expressão ele buscou uma expressão mais simples, porém que fosse equivalente, chegando a seguinte expressão:

p V (q ^ r)

Levando em consideração essas duas expressões é possível dizer que as mesmas são equivalentes?

Além das equivalências das expressões o programador decidiu construir um diagrama de Venn que exemplificasse com mais clareza a situação abordada, logo qual foi o diagrama a, qual ele chegou como resultado?


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21 de jul. de 2022

MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 53/2022

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Em muitas empresas, a TI é como um corpo de bombeiros com a única função de atender chamados e apagar incêndios. Entretanto, ela precisa sair desse modo reativo e atuar como parceira estratégica. Especialmente no mundo cada vez mais digital de hoje, o alinhamento estratégico permite que a TI ofereça soluções tecnológicas que contribuam com a estratégia organizacional. Por exemplo, se a estratégia do negócio é expandir e criar filiais internacionais, a TI estratégica vai priorizar projetos que ajudem a empresa a atingir esse objetivo. Ela ofereceria suporte tecnológico para a expansão e “despriorizaria” projetos que não condizem com essa estratégia organizacional.

Durante nossos estudos, vimos alguns dos principais modelos de boas práticas que auxiliam neste processo de alinhamento estratégico. Embora as bibliotecas de boas práticas nos dêem um norte sobre a implantação da Governança em TI dentro das organizações, o primeiro passo talvez não seja algo tão simples. Para quem está começando na área, existem muitos questionamentos, principalmente no que diz respeito ao start inicial, ou seja, por onde começar e o que realmente precisa ser gerenciado. Como forma de vencer este obstáculo, nada melhor que aplicar os conceitos estudados de forma prática. Dentre as bibliotecas de boas práticas apresentadas nesta disciplina, conhecemos um pouco a respeito do Balanced Scorecard (BSC). Esta biblioteca caracteriza-se por realizar a tradução da visão estratégica da empresa, em medidas e objetivos tangíveis, considerando como principal fator, as perspectivas financeiras, de cliente, dos processos internos e de aprendizado. Diante dessa abordagem inicial, vamos exercitar os conhecimentos adquiridos! A proposta para esta atividade consiste na elaboração do mapa estratégico para projetos de BSC. Vide exemplo abaixo:

OBJETIVOS METAS INDICADORES INICIATIVAS Perspectiva Financeira: Aumentar vendas e diminuir custos Aumentar em 15% as vendas líquidas e diminuir em 10% o custo operacional Demonstrativos financeiros Negociar com fornecedores Perspectiva do Cliente: Ser referência por variedade de produtos Aumentar em 15% o lançamento de novos produtos a cada trimestre Número de novos produtos lançados por trimestre Criar comitê de inovação e desenvolvimento Perspectiva de processos internos: Ser capaz de desenvolver novos produtos constantemente Iniciar ao menos 5 projetos de desenvolvimento de novos produtos a cada mês Relatórios de projetos de inovação Adquirir software específico para o gerenciamento do desenvolvimento de produtos Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Ter equipe extremamente capacitada no desenvolvimento de produtos Ter ao menos 2 profissionais com mestrado na área Número de profissionais de empresas com diploma de mestrado na área Selecionar um funcionário para receber bolsa de mestrado e contratar outro com mestrado na área

A partir do exemplo acima, queremos que você coloque-se na posição de gestor de TI de uma empresa, onde seu desafio neste momento é elaborar um mapa estratégico que contemple exclusivamente objetivos da TI (de acordo com o BSC), de modo que estes objetivos possam atender as demandas da organização.

 



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ATIVIDADE 1 - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI – 532022

 

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O planejamento estratégico é a prática de olhar para frente, além do futuro imediato da organização, para alcançar um conjunto específico de metas. Envolve também a apresentação e um passo a passo de como atingir essas metas. Afinal, sem essa base, é provável que um gestor de TI seja envolvido em um tornado de atividades urgentes que podem não beneficiar realmente sua organização a longo prazo. E essa definitivamente não é a forma adequada de se administrar o departamento de TI e a empresa.

 

É neste cenário que as bibliotecas de boas práticas surgem como um alternativa de auxilio aos gestores e demais pessoas envolvidas com os processos organizacionais que envolvem a TI. Dentre as bibliotecas, temos o COBIT e a ITIL (que vimos em uma disciplina anterior), que são dois modelos amplamente difundidos na comunidade de tecnologia da informação. No entanto, muitas pessoas ainda confundem os dois modelos e entendem que um substitui o outro. Diante do que já estudamos até este momento, o objetivo desta atividade é que você discorra sobre as principais diferenças entre os dois modelos, explicando porque não são excludentes, ou seja, porque um não substitui o outro.

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MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53/2022

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Olá caro(a) estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e leia atentamente as informações a seguir:
 
O consumo de café, no Brasil, teve um aumento de 35%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), no mês de março de 2021. Com o mercado de cafés especiais não foi diferente, cada vez mais as pessoas estão buscando saber mais sobre o produto, a sua origem e a qualidade. A pandemia, ao contrário do esperado, tem afetado positivamente no consumo de cafés especiais.
 
O café especial caracteriza-se por seguir padrões de qualidade, rastreabilidade e sociais. É classificado como a maior qualidade do café em uma escala de pontos que pode ir até 100 (de acordo com a SCA - Specialty Coffee Association), devendo obrigatoriamente o café ter 80 ou mais pontos na análise para ser aceito como especial.
 

Fonte: https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/
 
Nesse sentido, muitos cafeicultores, passaram a realizar a torrefação de seus próprios cafés, e embalar com sua própria marca, tornando-se dessa maneira, empresários que trabalham diretamente com o consumidor final. Os grãos especiais, que até há pouco tempo eram exportados, atendem à vontade dos brasileiros de consumirem um café de melhor qualidade, aroma e sabor diferenciado.
 
Uma das marcas de cafés especiais criadas é a Café Grano, e segundo a empresária que encabeça a marca, a motivação veio da paixão pelo café: “A motivação veio da paixão antiga e enorme pelo café, por acompanharmos a história de produção na família. Um grande amigo nos pediu amostras do café já torrado para apresentar no oriente, mandamos nosso café e eles amaram. Foi incrível! Partimos para criar a marca. Fundei a empresa, criei o design de produto, montei o site, e começamos a vender os grãos torrados, moídos e as cápsulas para amigos e pequenos varejos. Mais uma vez, tivemos respostas positivas”.
 

Fonte: SOUZA, Carolinne. Pandemia acelera crescimento do mercado de cafés especiais. Revista Cafeicultura, São Paulo, 12 de set. de 2021. Disponível em: <https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/>. Acesso em: 25 mai. 2022.

 
A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e, diante do contexto apresentado, nesta Atividade MAPA, sua missão será se colocar no lugar do cafeicultor empreendedor, e enquanto gestor ou gestora comercial, atender às solicitações dos itens a seguir:
 
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
 
Item 1: Leia a Unidade II do livro de Fundamentos de Marketing e faça uma leitura cuidadosa dos 4P’s que estruturam o Composto de Marketing;
Item 2: Pense nos 4P’s do Composto de Marketing e de que maneira se aplicam ao mercado de cafés especiais, como o tipo de produto, a prática de preço, a estruturação da praça e a promoção a ser realizada. A partir disso, defina como serão os 4P’s (Produto/Preço/Praça/Promoção) com detalhes, com a finalidade de criar um Composto de Marketing para o cafeicultor/empreendedor que seja estratégico e coloque esse cafeicultor/empreendedor em destaque no mercado de cafés especiais.
 
**Informações importantes:
 
Os elementos do Composto de Marketing são:

Produto: é o produto em si. Pensar de que forma esse produto pode ser oferecido ao mercado com o objetivo de satisfazer aos desejos e às necessidades do público-alvo.
Preço: o preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor desembolsa para adquirir um produto. Pensar as formas de preço que serão praticadas dentro do Composto de Marketing.
Praça: é a distribuição. Pensar no local de venda e de disponibilização do produto ofertado, de maneira que fique acessível e atrativo ao consumidor final.
Promoção: é o conjunto de elementos de divulgação e propagação. Pensar em como a divulgação do café especial deverá ser realizada, no sentido de se tornar conhecido e despertar o interesse do consumidor final.

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O reconhecimento de sua marca é um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter, isto é, atrair os consumidores pelo seu nome. No entanto, diante de crises e oscilações de mercado, mudanças podem ocorrer nessa identidade. Alguns negócios não resistem às mudanças, mas algumas histórias de sucesso se tornam cases exitosos de reposicionamento de marca.

Normalmente, isso é feito para alcançar um ajuste no público-alvo: seja para readequar a marca ao desejo deste ou mudar completamente de foco. Com isso, aumentam-se as vendas e o caixa das empresas ganha um fôlego, especialmente em crises.

 

Segundo Kotler (2011), é importante tomar alguns cuidados com o posicionamento, para que erros não ocorram, visto que investimentos que podem ser desperdiçados ao reposicionar a marca.

 

De acordo com o texto acima e, considerando a nossa Aula Estudo de Caso, cite e explique os erros (citando um exemplo para cada um desses erros) que devem ser evitados ao adotar a estratégia de reposicionamento da marca.


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