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19 de jul. de 2022

ATIVIDADE 1 - CCONT - INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - 53/2022

 

ATIVIDADE 1 - CCONT - INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - 53/2022

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Olá acadêmico(a) de Ciências Contábeis.

Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01.

​Imagine a seguinte situação:

Marina Carolina trabalha em uma empresa como assessora de departamento. Diariamente realiza atividades que envolvam sigilos bancários e contratos com empresas importantes, envolvendo inclusive, sigilo profissional. Num determinado dia, a empresa passou por uma invasão em todo o seu sistema de armazenamento de dados, o que fez com que todos os seus clientes tivessem seus dados compartilhados com os concorrentes.

 

Tal situação, prejudicou a imagem não só de Marina, mas especialmente da empresa em que trabalhava, visto que a função principal da mesma era o armazenamento de dados. A empresa Controle Financeiro S.A era um de seus principais clientes, com contrato firmado, e resolveu então entrar, por vias judiciais, contra a empresa em que Marina trabalhava, exigindo explicações, bem como responsabilizando pelos prejuízos causados perante sua imagem na sociedade.

 

Elaborado pela professora, 2022.


ATIVIDADE PROPOSTA


Considerando a situação apresentada, discorra (em até 15 linhas no máximo), com fundamentação teórica, se no caso em questão a empresa em que Marina trabalha pode ser responsabilizada pelo prejuízo causado e se será uma responsabilidade objetiva ou subjetiva.



​​ATENÇÃO: Para responder Atividade de Estudo 1, como sugestão orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD (para rascunho) em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo. Sua resposta poderá ser enviada apenas uma única vez, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação.​

 

 


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MAPA - CCONT - DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO - 53/2022

 

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Olá acadêmico(a) de ciências contábeis, a atividade apresentada corresponde ao MAPA - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem.


Você, futuro contador, poderá atuar em demandas tributárias, especialmente, em questões da área fiscal, mas você sabe o que é o sistema tributário nacional?
O Sistema Tributário Nacional é um conjunto de normas, de princípios e de regras que governam o direito tributário, destacando que as normas tributárias sempre estão regidas pelos dispostos constitucionais. Essas normas informam quais são os tributos que podem ser cobrados, qual o ente político que poderá cobrá-los e quais são os limites para imposição do efeito de exigir do Estado.
Mediante a esse contexto, é possível verificar que o tributo é uma forma de arrecadação do Estado e que é a principal fonte de custeio para manutenção dos serviços sociais e confecção de política pública. Por esta razão, a Constituição Federal disciplinou acerca da arrecadação tributária.

 

LONCHIATI, Fabrizia Agelica Bonatto. Aula extra - Competência tributária. Youtube, 10/08/2020. Disponível em: <lhttps://www.youtube.com/watch?v=B7S1cSb8BWE>. Acesso em: 14 de jun. de 2022.

 

No exercício da contabilidade é imprescindível o domínio da legislação e princípios tributários. Assim, considerando a importância destas identificações, analise o caso hipotético abaixo:

No dia 21/11/2021 foi publicada Lei Complementar aprovada e sancionada pelo presidente da República com vacatio legis de 30 dias a contar da data da publicação. Referida lei complementar determinou que os créditos tributários, inclusive aqueles constituídos antes do efeito da nova lei, em caso de declaração de falência empresarial, terão preferência sobre todos os créditos de garantia real.


Diante deste contexto, responda as questões abaixo:

a) Conceitue o que é o princípio da legalidade tributária.

b) A nova lei complementar pode alterar dispositivo do Código Tributário Nacional? Justifique sua resposta.

c) A nova lei complementar viola o princípio da irretroatividade tributária. Justifique sua resposta.
d) Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto e já foi capaz de responder os casos hipotéticos apresentados acima, convido você a realizar uma pesquisa acessando o site do Impostômetro, por meio do site: https://impostometro.com.br/ e busque o valor dos impostos que foram arrecadados no ano de 2021, no seu município e no município de Maringá/PR, depois compartilhe esses valores na atividade.

IMPORTANTE:
*Para realizar esta atividade você deverá:

- Baixar o arquivo "Formulário MAPA  – Direito Empresarial e Tributário", disponível no Material da Disciplina;

- Responder os campos solicitados no arquivo;

- Salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade MAPA no ambiente da disciplina. 

*O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

 

 

MAPA - CCONT - DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO - 53/2022

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Dentro do Direito Empresarial, tratamos de direito societário, direito falimentar, direito industrial, direito cambiário, direito concorrencial, direito bancário, direito de mercado de capitais, direito marítimo, direito securitário, dentre outros. Teixeira (2013, p. 38) afirma que o “[...] objeto do direito empresarial é essencialmente, regular as relações entre empresários e dispor sobre as regras das sociedades empresariais”. Contudo, Gomes (2007) apresenta algumas características que diferenciam o Direito Empresarial, por apresentar características próprias, que são: simplicidade, universalismo, onerosidade, individualismo, fragmentalismo e dinamismo.

 

ROSA, Leticia Carla Baptista. ANDRADE, Renata Monteiro. Direito Empresarial e Tributário. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021.


Diante deste contexto, analise o caso hipotético abaixo:
Cláudia era gerente de uma loja, mas em decorrência das consequências econômicas da pandemia da COVID-19, a empresa que ela trabalhava foi fechada e os funcionários, demitidos. Como forma de se manter, e conhecendo alguns fornecedores, Cláudia começou a comprar e vender cosméticos em plataformas de marketplace. Ela realiza a atividade sozinha, compra, vende, embala, divulga etc. Ou seja, a atividade depende 100% dela.


Elaborado pela professora, 2022.


ATIVIDADE PROPOSTA

Assim, a atividade de Cláudia pode ser considerada uma atividade civil? Justifique sua resposta

​ATENÇÃO: para responder a Atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

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MAPA - GFIN - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53/2022

 

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Olá estudante!

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Cenários

Econômicos!

Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;

Segunda etapa: REALIZAR a atividade solicitada.

Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível em seu ambiente

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio

Texto 1


 

 

Texto 2

O livre-comércio não foi responsável pela ascensão do capitalismo, mas é verdade que ele se espalhou durante todo o século XIX. Isso aconteceu também no coração do capitalismo na década de 1860 — a adoção pela Grã-Bretanha do livre-comércio e a assinatura de uma série de acordos bilaterais, em que dois países eliminam as restrições de importação e as tarifas sobre as exportações do outro, entre os países da Europa ocidental. Mas a maior parte da disseminação aconteceu na periferia do capitalismo, na América Latina e na Ásia. Isso foi resultado de algo que você normalmente não associaria com a palavra “livre” — ou

seja, a força, ou pelo menos a ameaça de usá-la. A colonização era o caminho óbvio para o “livre-comércio sem liberdade”, mas até mesmo países que não eram colonizados foram obrigados a adotá-lo. Por meio da “diplomacia da canhoneira”, foram forçados a assinar tratados desiguais que os privavam de, entre outras coisas, autonomia tarifária (o direito de definir suas próprias tarifas). Eles eram autorizados a utilizar apenas uma tarifa baixa e uniforme (de 3% a 5%) — o suficiente para captar algumas receitas para o governo, mas não o suficiente para proteger as indústrias nascentes. O mais infame desses tratados é o Tratado de Nanquim, que a China foi forçada a assinar em 1842, depois de derrotada na Guerra do Ópio. Mas os tratados desiguais tinham começado com os países latino-americanos, desde sua independência nas décadas de 1810 e 1820. Entre os anos 1820 e 1850, uma série de outros países foi obrigada a assiná-los — o Império Otomano (antecessor da Turquia), a Pérsia (hoje Irã), o Sião (hoje Tailândia), e até mesmo o Japão.

Os tratados desiguais latino-americanos expiraram nas décadas de 1870 e 1880, mas os asiáticos perduraram até o século XX. A incapacidade de proteger e promover suas indústrias nascentes, seja devido à dominação colonial direta, seja aos tratados desiguais, foi um grande fator que contribuiu para o retrocesso econômico na Ásia e na América Latina durante esse período, quando teve crescimento negativo da renda per capita (com taxas anuais de 20,1% e 20,04%, respectivamente).

CHANG, H. Economia: modo de usar - um guia básico dos principais conceitos econômicos. São Paulo: PortfólioPenguin, 2015.

 

Texto 3

Aumentos grandes e sustentados no fluxo transfronteiriço de bens, dinheiro, ideias e pessoas têm sido o fator mais importante nos assuntos mundiais nas últimas três décadas. Eles reformularam as relações entre Estados grandes e pequenos e passaram a afetar cada vez mais a política interna também. Dos iPhones aos coletes amarelos da França, a globalização e seus descontentamentos refizeram o mundo.

Recentemente, porém, o caráter e o ritmo da globalização mudaram. O ritmo da integração econômica em todo o mundo diminuiu em muitas — embora não em todas — medidas. “Slowbalisation”, um termo usado desde 2015 por Adjiedj Bakas, um observador de tendências holandês, descreve a reação contra a globalização. Quão grave se tornará? Quanto uma guerra comercial entre Estados Unidos e China, por exemplo irá exacerbar isso?

A geopolítica voltou a se impor sobre a geoeconomia. A principal manifestação dessa nova realidade mundial é a rivalidade entre os Estados Unidos e a China, e isso se reflete também na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Mas o mundo não vai se desglobalizar. O que vai acontecer é uma globalização diferente, um pouco menos rápida do que até então, ou seja, uma “slowbalization”. (adaptado) Disponível em:<https://www.economist.com/briefing/2019/01/24/globalisation-has-faltered>

Acesso em 01 jun 2022.

Texto 4

O que está por trás disso tudo configuração geopolíticamundial é que desde há uma dezena de anos, desde a crise financeira global de 2008, a chegada de Xi Jinping aopodernaChina, o retorno de Putin, a ascensão de Erdogan na Turquia, de Duterte nas Filipinas, a geopolítica tomou conta, voltou a se impor, sobre a geoeconomia. Isso pois, porque no curso da história da humanidade, a economia, o progresso da tecnologia, da ciência e as rivalidades entre potências - no conjunto - a geopolítica dominou a geoeconomia. É a razão pela qual houve tantos conflitos e guerras. Foi em geral não por razão econômica e sim por razão geopolítica, e notadamente as duas últimas guerras mundiais. A partir da queda do Muro de Berlim um dos  símbolos da GuerraFria, nanoitede9a10denovembrode1989 tivemos 20 anos nos quais podemos pensar que o círculo se inverteu e que a geoeconomia ia no futuro se impor sobre a geopolítica.

(adaptado) Disponível em:<https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2022/05/27/para-

lamy-mundo-entra-em-slowbalization.ghtml> Acesso em 01 jun 2022

 

 

SEGUNDA ETAPA: Responder a questão a seguir:

Enquanto futuro gestor financeiro, você está inserido no cenário econômico mundial. Com base nos textos acima, você deverá relacionar por meio de um texto dissertativo argumentativo, o livre comércio e o movimento slowbalization no contexto da economia internacional. Seu trabalho deve contemplar:

a) O conceito de slowbalization, conforme os textos apresentados.

b) Apresente os instrumentos da política comercial que fundamentam o protecionismo.

c) Justifique a importância do comércio exterior para cada país.

Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da disciplina.

 

IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Fórum-avisos gerais.

2. Disserte a respeito do tema, seguindo um roteiro com os tópicos elencados anteriormente. Obs: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).

3. Para realizar a atividade, você deverá baixar o arquivo Mapa-Cenários econômicos, disponível no Material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. Apresente as referências das pesquisas realizadas, mesmo que do livro da disciplina

MAPA - GFIN - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53/2022

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Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

 



Em nossos estudos, observamos que há um trade-off (situação de conflito) quando o assunto é crescimento econômico versus meio ambiente. Sobre esse assunto, posicione-se como um profissional que atua na área da gestão, que toma decisões dentro das políticas ESG, mantém uma postura ativa, buscando compreender como é o desenvolvimento econômico sustentável. Assim, produza um texto explicativo, em até 15 linhas, que contemple os seguintes itens:

a) Conceitue o que é o Desenvolvimento Sustentável diante da perspectiva econômica e apresente três objetivos norteadores desse modelo de desenvolvimento;

b) Encerre com um parágrafo de conclusão tecendo uma opinião e trazendo exemplos de alguns dos benefícios que o desenvolvimento econômico sustentável pode contribuir para as futuras gerações.

ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

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