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21 de fev. de 2022

ATIVIDADE 1 - SI - E-MARKETING - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Leia o excerto abaixo: “A maioria dos brasileiros migraram para compras digitais, aumentando o volume desse tipo de gastos. É o que mostra a pesquisa “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia” realizada em junho de 2021 pela consultoria MOB INC. O mapeamento contou com participação de 200 pessoas com idades entre 20 e 65 anos, de diferentes extratos sociais, com predominância da classe média. Dos entrevistados, 97% declararam que aumentaram seu volume de compras por meios digitais”. MERCADO & consumo. Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros aumentaram gastos com compras online. Disponível em https://mercadoeconsumo.com.br/2021/07/28/pesquisa-mostra-que-brasileirosaumentaram-gastos-com-compras-online/. Acessado em 03 de dezembro de 2021. Para aproveitar a oportunidade salientada no excerto anterior, é preciso compreender como o consumidor se comporta. Sendo assim, com base em seu material, responda quais são as categorias de e-shoppers, bem como suas características. 

MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Durante esta disciplina, vamos conhecer sobre alguns dos principais modelos de boas práticas, utilizados por muitas organizações na implantação da governança em TI. Dentre eles, o COBIT, que visa garantir o alinhamento estratégico entre a TI e os objetivos do negócio. O COBIT apresenta uma estrutura composta por processos que são divididos em domínios distintos que auxiliam os gestores na tomada de decisões. Sendo assim, o modelo permite que a organização possa mensurar o nível de maturidade, viabilizando as ações de melhoria continua de seus processos. Estes níveis são apresentados da seguinte forma: Maturidade Nível 1 – Inicial / Ad Hoc Há evidências de que a organização reconheceu que problemas existem e devem ser endereçados. Entretanto, não há processos padronizados. Em vez disso, abordagens pontuais são adotadas e há uma tendência de serem aplicadas em uma base individual ou caso-a-caso. A abordagem geral de gerenciamento é desorganizada. Em resumo, já existe processo, só que ainda são ad hoc, tende a ser aplicado a um individuo ou tratado casualmente. De forma geral ainda o gerenciamento é desorganizado. Maturidade Nível 2- Repetível, mas intuitivo Processos foram desenvolvidos ao estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas executando a mesma tarefa. Não há treinamento formal ou comunicação sobre os procedimentos padronizados, e a responsabilidade é tratada de maneira individual. A um alto grau de dependência no conhecimento de indivíduos e erros são muito comuns. Maturidade Nível 3 – Processos Definidos Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento. É mandatório que estes processos sejam seguidos. É incomum que desvios sejam detectados. Os procedimentos propriamente ditos não são sofisticados, mas existe a formalização sobre as práticas existentes. Maturidade Nível 4 – Gerenciados e Medidos O Gerenciamento monitora e mede a aderência aos procedimentos e toma ações onde os processos parecem não estar funcionando efetivamente. Processos estão sob melhoria constante e fornecem melhores práticas. Ferramentas automatizadas são utilizadas em uma maneira limitada ou fragmentada. Maturidade Nível 5 – Otimizado Processos foram refinados ao nível de boas práticas, baseados nos resultados de melhoria contínua e modelos de maturidade com outras empresas. TI é utilizada de maneira integrada para automatizar os fluxos de trabalho, fornecendo ferramentas para melhoria de qualidade e efetividade, fazendo que a organização rapidamente se adapte. Diante do que foi apresentado e dos conhecimentos que são adquiridos nesta disciplina, a atividade MAPA consiste em realizar o mapeamento do nível de maturidade de sua empresa. Sendo assim, analise o atual cenário da empresa em que você trabalha (ou entreviste um amigo, parente, etc.), descrevendo como são realizados os principais processos da TI, ao menos 3 deles, destacando os pontos fortes e fracos. Em seguida, classifique este cenário em um dos 5 níveis de maturidade apresentados pelo COBIT e para finalizar apresente sugestões de melhorias para estes processos a fim de alcançar um melhor nível de maturidade (pode ser qualquer um deles). Orientações: - Procure apresentar uma descrição breve da empresa. - Descreva ao menos 3 processos; - Identifique e descreva os pontos fortes e fracos de cada processo. - Classifique o nível de maturidade da empresa, a partir do que foi apresentado no texto acima. Lembre-se que esta classificação precisa estar condizente com as descrições feitas por você. - Por fim, apresente melhorias que condicione a empresa a um novo nível de maturidade (que seja melhor que o anterior).

ATIVIDADE 1 - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Fundamentalmente, a governança de TI está preocupada com duas coisas: a entrega de valor para o negócio e a mitigação de riscos de TI. A primeira é impulsionada pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, já a segunda é motivada pela incorporação de responsabilidade na empresa. Ambas precisam ser medidas adequadamente. Isso leva às 5 áreas principais de foco para a governança de TI, todas orientadas pelo valor das partes interessadas. Disponível em: < https://bit.ly/2KI6fs4 > Acesso em 06 Dez. 2021. A partir dos conhecimentos que são adquiridos na disciplina cite e descreva ao menos uma área-foco contemplada pelo COBIT. ATENÇÃO: - Você poderá elaborar sua resposta em um arquivo de texto .txt e depois de revisado, copiar e colar no campo destinado a resposta na própria atividade em seu STUDEO. - Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero. - As perguntas devem ser respondidas de forma adequada, ou seja, precisam ser coerentes. - Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista. - Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, isso invalida seu processo avaliativo. A interpretação da atividade faz parte da avaliação. - Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo. 

MAPA - TI - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 51/2022

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A biblioteca ITIL contempla vários aspectos da gestão de serviços e aplicar as melhores práticas que trazem grande valor à TI como um todo. São 5 aspectos a serem considerados: A) Estratégia de serviços: nessa fase você deve planejar e garantir que os serviços prestados pela TI estejam alinhados com a estratégia da empresa. B) Desenho de serviços: desenhar o funcionamento, tantos nos aspectos da capacidade quanto a demanda prevista, e outros pontos como qualidade, segurança e quem fornecerá o serviço. C) Transição de serviços: controla as mudanças, testes, validações, liberações e implantações, o banco de dados de gerenciamento da configuração de itens relevantes para a TI. D) Operação de serviços: o serviço entra em produção, sendo utilizado pelo usuário que atesta a qualidade esperada e a entrega de valor é percebida. E) Melhoria contínua de serviços: permeia todos os outros estágios, com a finalidade de melhorar o planejamento, o desenho, a implantação e a operação do serviço. No contexto da entrega de valor, considere o cenário descrito: A TI Academy oferece cursos de formação de mão de obra em TI. Os seus principais clientes atualmente são as empresas de desenvolvimento de software que financiam bolsas de estudo. Para 2022, a diretoria definiu como principal objetivo estratégico o aumento do faturamento em 15%. Para alcançar esse objetivo, serão contratados novos funcionários que terão a missão de realizar vendas para estudantes, desenvolvedores e empresas de software. O seu objetivo enquanto gestor de TI é garantir que a TI forneça os serviços certos para apoiar os objetivos da empresa. Para realizar esse trabalho você deve ter o foco e a clareza de cada estágio, elaborando questionamentos e indicações para cada uma das etapas da ITIL. 

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1ª QUESTÃO

A empresa TI Academy Brasil oferece o serviço de universidade corporativa para diversas empresas parceiras, com produtos cada vez mais personalizados. Com a intenção de sempre oferecer o melhor atendimento aos seus clientes da organização e agregar ainda mais valor aos seus produtos e serviços foi criado o suporte Help Desk. O Help Desk funciona para que os clientes busquem orientações, esclareçam dúvidas, identifiquem as melhores soluções entre outras situações afim. É fundamental que as equipes de suporte sejam capazes de escalar as suas atividades e otimizar os seus processos. Para isso as equipes foram divididas em níveis de atendimento, tomando ao framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library) como orientação. Assim, com base nos processos ITIL, os níveis de atendimento foram desenhados as seguintes práticas: Suporte Nível 1 - Realizar o registro indicado pelo cliente - Prestar suporte às dúvidas dos usuários - Fazer a triagem do problema e providenciar os devidos encaminhamentos - Registrar as solicitações de serviços Suporte Nível 2 - Visitas técnicas ao cliente - Serviço de consultoria e suporte - Suporte e análise sobre questões relacionadas à segurança Suporte Nível 3 - não está desenhado ainda. Como você pode perceber, o nível 3 do suporte Help Desk ainda não está implementado (desenhado). Deseja-se o seguinte:

O suporte Help Desk de nível 3 está voltado para atendimento de chamados mais complexos. A equipe de Suporte Nível 3 do Help Desk deve alinhar a sua atuação para resolver o problema apontado pelo usuário da melhor maneira e dentro do menor tempo possível. Tendo por base o que já foi desenhado para os níveis 1 e 2 do Help Desk, inclua tarefas ao Suporte Nível 3.

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