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3 de fev. de 2022

MAPA SUB – ANALISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS

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ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS

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QUESTÃO 1

QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Para esta atividade Mapa Sub da disciplina, será apresentado um estudo de caso de uma empresa de RH e, você deverá desenvolver o diagrama que está sendo solicitado.

Imagine a seguinte situação: uma empresa de RH deseja gerenciar suas rotinas de recrutamento. Para tal, criou um grupo de trabalho que desenhou os principais processos que devem servir como base para elaboração das funcionalidades da ferramenta. Tais processos são descritos sucintamente como:

 Setor requisitante:

Solicitação do processo de recrutamento.

O recrutamento é compreendido como um processo. A empresa cliente solicita que seja feito o processo de seleção de candidatos para uma ou mais vagas. A empresa de RH inicia o processo de recrutamento alocando uma psicóloga para cuidar das atividades a serem realizadas. A psicóloga responsável cria no sistema um novo pedido de recrutamento, sendo repassado à gestora de RH que faz a aprovação.

 Para criar o pedido de recrutamento, além das informações da empresa cliente, são registradas: requisitos da função, salário, carga-horária, regime de trabalho, empresa solicitante, número de vagas, prazo para o recrutamento.

Liberação do processo para o setor de seleção.

Antes de iniciar a seleção dos candidatos o pedido de recrutamento deve ser aprovado pela gestora de RH. Caso não seja aprovado, o processo retorna para a pessoa responsável para correções.

 Setor de recrutamento e seleção:

Inserção de anúncio de vaga em mídias digitais.

A psicóloga responsável elabora um texto para divulgação da vaga e publica no site da empresa. No texto deve ser repassado o link para o formulário de preenchimento de currículos.

 Diante das informações acima descritas e, após analisar o estudo de caso da empresa de RH, produza o artefado do Diagrama de Classes para este estudo de caso.

MAPA SUB - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA

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QUESTÃO 1


Muitas ideias e expectativas passam pela cabeça de quem está pensando em expandir ou mesmo iniciar um novo negócio. No entanto, poucos sabem que a má gestão, falta de planejamento e de um estudo de viabilidade de uma empresa são os grandes responsáveis por um fracasso prematuro delas.

Para um planejamento ter sucesso é fundamental que o gestor realize o estudo de viabilidade sobre aquilo que pretende executar. Sem ele, o empreendedor deixa de atuar, estrategicamente, e fica refém das situações adversas, agindo apenas para resolver problemas que vão surgindo.  

Com esse diagnóstico, o empresário terá conhecimento necessário para saber se vai conseguir o retorno dos investimentos e garantirá que seus negócios sejam frutíferos e com bons rendimentos no futuro.

 

CLEMENTE, L. Saiba como é feito o estudo de viabilidade econômica de uma empresa. INEPAD CONSULTING, 06 fev. 2016. Disponível em: https://blog.inepadconsulting.com.br/saiba-como-e-feito-o-estudo-de-viabilidade-economica-de-uma-empresa/. Acesso em: 05 out. 2021.

 

O que é um estudo de viabilidade econômico-financeira?

Fazer esse estudo significa dizer que todo investimento deve ser analisado no início para saber se ele é viável ou não, ou seja, essa análise compara retornos que podem ser obtidos com os investimentos feitos e, a partir disso, é possível saber se vale a pena ou não tal investimento.

A Viabilidade Financeira estima todo o investimento necessário para um projeto:

capital;

receita;

despesas;

rendimento;

desembolso.

 

Já a Viabilidade Econômica analisa os custos e benefícios do projeto, ou seja, se economicamente a ideia é viável ou não.

Ao utilizar os dois termos, o Estudo de Viabilidade Econômico Financeira faz uma análise completa do investimento e retorno de um projeto.

 

Como é feita a análise de viabilidade econômico-financeira?

Não existe uma única forma de realizar essa análise. Cada forma possui suas vantagens e especificidades. Porém em toda análise desse tipo existem alguns pontos em comum, que não podem deixar de ser avaliados, são eles:

Capital que será preciso para começar o projeto;

Atividade que esse capital será investido;

Necessidade de caixa que o projeto precisará quando estiver funcionando;

Despesas e receitas esperadas para curto, médio e longo prazo;

Rendimento do Capital investido;

Rentabilidade de outras alternativas além do projeto;

Estimativa de lucro após superar os custos.

 

Sem esses pontos definidos todo investimento tende ao fracasso.

 

Agora é a vez de entender quais são as etapas de uma análise básica:

1. Projete receitas, custos, despesas e investimentos

Essa primeira etapa é realizada para identificar se o projeto pode gerar dinheiro com o tempo para o investidor. Mas para que ela seja realizada da forma correta, é preciso não avaliar apenas o projeto, e sim o mercado que ele está inserido, como segmento de atuação, sazonalidade do setor e economia.

 

2. Projete os fluxos de caixa futuros

O fluxo de caixa refere-se a toda saída e entrada de dinheiro da empresa todos os dias, por isso, deve ser observado com clareza e cuidado. Esse fluxo é sempre obtido pela diferença entre as projeções das receitas e das despesas. Se um projeto gasta mais do que recebe, provavelmente, ele não será viável, pois o seu fluxo de caixa não está funcionando da maneira correta. Ainda falando sobre eles temos 3 tipos de fluxos que devemos diferenciar:

 

Fluxo líquido: diferença entre a soma dos investimentos e despesas e as receitas.

 

Fluxo de caixa descontado: retorna o valor presente de um investimento. O valor presente é o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros.

 

3. Faça a análise de indicadores

Após projetar todos esses detalhes, a análise de viabilidade segue para os indicadores financeiros e econômicos. Neles são analisados fatores como expectativa de lucros, período de recuperação de investimentos, rentabilidade e, claro, a real efetividade do projeto.

 

Esses indicadores são:

 

Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

Essa taxa representa o mínimo que um investimento deve remunerar para que seja considerado viável economicamente. Ela varia de acordo com a empresa e é definida considerando a fonte de capital e a margem de lucro que se espera com o investimento.

 

Valor Presente (PV ou VP) e Valor Presente Líquido (VPL)

Essa taxa leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente

Taxa Interna de Retorno (TIR)

É a própria rentabilidade de um projeto de investimento.

Ao analisar a TIR, ela precisa ser maior que a TMA para uma análise de viabilidade preliminarmente positiva, além disso é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Payback

Indicador que mede quanto tempo levará para que o projeto gere retornos que paguem os investimentos, nos quais temos ainda o Payback descontado que é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. Ele é medido pelo tempo decorrido entre a data inicial do fluxo de caixa (data zero) e a data futura mais próxima que o investimento será coberto.

 

Agora, vamos imaginar uma situação hipotética. Você pretende abrir empresa de fabricação de peças para computadores. Apresento, a seguir, as receitas e os custos que cada produto terá ao longo do tempo, assim como impostos, despesas fixas e variáveis entre outras coisas, necessária para a abertura do negócio.


Para essa empresa determine:

a) O fluxo de caixa da operação em forma de tabela.

b) O valor presente de cada fluxo de caixa e o valor presente total.

c) O valor presente líquido.

d) O Payback do investimento.

e) Se o investimento será ou não viável.


16 de nov. de 2021

MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS - 54/2021

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QUESTÃO 1

Olá estudante!

Vamos a proposta da Atividade MAPA.

E antes de iniciar a leitura da atividade, pare e reflita.

Qual é o seu perfil comportamental e quais os seus pontos fortes?

Após a realização dessa atividade você conseguirá responder essa pergunta com maior tranquilidade.

Então aproveite essa oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si e, consequentemente, um ser humano melhor. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. Isso acontece não como quem julga, mas como quem aceita e faz o possível para se tornar melhor a cada dia. Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar. Autoconhecimento, ao fim e ao cabo, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. É fazer de você a sua própria bússola.

O coaching por sua vez é uma metodologia criada especificamente com o propósito de conduzir o indivíduo ao autoconhecimento e através dessa autoanálise aumentar o desempenho do indivíduo para que alcance resultados extraordinários. Por isso cada uma das ferramentas e testes que são utilizados no processo de coaching são fundamentais nessa autodescoberta.

Sendo assim, a proposta para essa atividade é que você tenha a oportunidade de conhecer os diversos perfis comportamentais, porque, para ser bom um gestor você terá que lidar diariamente com pessoas de comportamentos diferentes. Aproveite essa oportunidade para começar conhecendo o seu próprio comportamento e aprofundar os seus conhecimentos a respeito de uma, das inúmeras ferramentas de coaching, a qual me refiro a ferramenta de Análise de Perfil Comportamental denominada: Teste dos Bichos.

 Elaborado pela professora, 2021.

Então vamos lá?

Observe na figura acima, que essa ferramenta de Análise de Perfil Comportamental é composta por quatro categorias de bichos, os quais são: A águia, o gato, o tubarão e o lobo.

 Cada um desses bichos possuem as suas próprias características que muito se assemelham com as nossas características humanas.

 Veja que o quadro abaixo traz a representação dos valores humanos conforme a particularidade de cada bicho.

 Diante dessa temática, sua tarefa para esse MAPA será realizar cada etapa proposta abaixo:

 Etapa 1: Realizar o teste proposto e descobrir quais desses bichos compõem o seu perfil comportamental.

 Etapa 2 : Após a realização do teste, você irá analisar e identificar qual é a sua dominância cerebral.

 Etapa 3: E para finalizar, você irá responder a seguinte questão: Como o meu perfil comportamental poderá ser útil dentro do contexto organizacional?

 Obs. Desenvolva sua linha de raciocínio para a questão 3 utilizando o resultado que você analisou no que se refere aos PONTOS FORTES do seu perfil. (Unidade 5 do Material Didático da disciplina, tópico descrição dos perfis).

 E lembre-se de realizar a sua atividade no Formulário Padrão MAPA que está disponível no ícone Material da Disciplina. Nele você irá realizar cada etapa proposta, até que chegue ao resultado esperado ao final da atividade.

MAPA - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO

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O  Business Process Management (BPM) em suas raízes tradicionais traz conceitos que visam  a eficiência de operação em uma economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente competitivos e dependem principalmente da capacidade de inovação das organizações. Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações em se organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY, 2013).

 

No entanto, é importante reforçar que apesar dos benefícios do BPM existem alguns obstáculos, como implementação em escala empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e barreiras culturais.  Nesse cenário, o BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação no qual necessita de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software, licença, sistemas de hardware, middleware de integração, até mesmo o desenvolvimento e manutenção de soluções customizadas.

 

Além disso, o custo de hardware e software do BPM é dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer recursos de TI imprescindíveis nos quais são utilizados para integrar e personalizar a solução, e também manter o sistema BPM. Por fim, é importante destacar que além dos recursos de TI são necessárias as ferramentas de BPM uma vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com ferramentas, tecnologias e processos o BPM deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa  (ABUEZHAYEH; RUDDOCK; SHEHABAT; 2021).

 

Nesse cenário, o Business Process Model and Notation (BPMN)  é o padrão utilizado para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de negócios são um elemento chave do chamado ciclo de vida BPM, onde os processos são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e monitorados. Contudo, o  BPMN permite criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um procedimento (DE LA FUENTE et al., 2020).

Fontes:

DE LA FUENTE, Rene et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of the central venous access placement for training purposes. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3889, 2020.

FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT, W.; STARY, C. Subject-oriented BPM= socially executable BPM. In: 2013 IEEE 15th Conference on Business Informatics. IEEE, 2013. p. 399-407.

ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK, L.; SHEHABAT, I.Integration between knowledge management and business process management and its impact on the decision making process in the construction sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.

 

 Ao discutirmos sobre BPM logo pensamos em modelagem. No entanto, o BPM é muito mais abrangente que somente a modelagem. O BMP precisa ser visto pelas empresas como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do conhecimento detalhado dos processos da empresa.

 

Conhecer os processos e suas respectivas atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez que padronizar processos otimiza e acelera as atividades, e consequentemente evita erros humanos. A partir desse conjunto que as melhorias do BPM serão vistas na empresa.

 

Um dos auxílios utilizados para conhecer e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais facilita o mapeamento do processo, no qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma é possível visualizar toda a etapa de produção de uma empresa.

 

 

Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

 

Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

Um estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) está animado com o começo de seus estudos na Universidade. Em uma de suas aulas, o professor informa a turma que irá utilizar um livro base em sua disciplina e que tal livro está disponível na livraria do campus. Além disso, o professor informa a turma de que os alunos da universidade possuem desconto nesse livro na livraria do campus. Por ver uma boa oportunidade em adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a intenção de comprar o mesmo, e solicita ao atendente que verifique se o livro em questão está disponível. Neste momento o atendente consulta o seu sistema para identificar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível, o atendente informa ao estudante a indisponibilidade e encerra o seu atendimento. Porém, caso o livro esteja disponível o aluno é informado do preço e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece o atendente e sai da livraria. Caso ele possua dinheiro, irá realizar o pagamento do livro e o atendente irá lhe entregar o livro juntamente com a nota fiscal do produto.

 

Baseado no cenário descrito acima, você como um entusiasta de tecnologia resolve realizar a modelagem deste processo, e para isso deve:

a) Identificar (e citar) as cinco atividades presentes no enunciado. Lembre-se que uma atividade é uma tarefa, como por exemplo, “Comprar Comida”.

b) Escolher três elementos de modelagem que estão presentes no enunciado e redigir uma breve explicação de cada um, juntamente com um exemplo.

Dica: esses elementos se referem, aos que foram estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais. Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: Atividade, Fluxo, Gateway, Evento, Artefato, Pool e Lane. Nesse sentido, você precisa apresentar uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher juntamente com seu respectivo exemplo.

c) Por fim, realizar a modelagem BPMN de todo o enunciado. Esse "todo" refere-se à identificação e representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos, pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas para a modelagem BPMN.

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2021


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Quem trabalha com Tecnologia da Informação realiza todo o gerenciamento de informações de uma empresa, fazendo a distribuição dessas em redes de computadores. O profissional de TI também está diretamente envolvido no processamento de dados, na engenharia de software e na parte de hardware. Mas não pense que o profissional de TI tem funções de apoio apenas, a profissão é superestratégica para que uma empresa saia na frente em relação a seus concorrentes. Assim, a TI desenvolve um papel fundamental na tomada de decisão gerencial, mas também requer um olhar bastante cauteloso na organização de suas atividades.

Disponível: < https://blog.pitagoras.com.br/profissional-de-ti/ > acesso em 01 de outubro de 2021 (adaptado). 

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas buscam uma melhor formação ou capacitação em TI, sejam elas profissionais que já atuam na área ou mesmo aquelas que são entusiastas de tecnologia, mas que ainda não tiveram um contato efetivo com a TI.  

No entanto, quando pensamos em tecnologia e nos serviços que podem ser oferecidos pelo departamento de TI, logo consideramos os fatores que estão diretamente relacionados ao hardware e software, ou seja, equipamentos, infraestrutura e programas de computadores que permitem a empresa alcançar seus objetivos. E, de certa forma, não está errado pensar assim, afinal é sobre isso mesmo que estamos falando quando o assunto é tecnologia da informação.

Mas como futuros profissionais de Gestão em Tecnologia da Informação, precisamos pensar além da parte técnica e operacional. Nosso trabalho enquanto gestor de TI não se resume apenas a manter equipamentos e softwares em funcionamento, ou substitui-los quando não são mais necessários. Precisamos entender sobre as necessidades do negócio, além de definir e comunicar a capacidade da TI em suportar os objetivos da empresa, entre outros fatores que estão mais relacionados com o alinhamento estratégico organizacional do que apenas conhecer sobre hardware e software.

Para auxiliar nesta tarefa, existem muitas ferramentas que auxiliam o processo de tomada de decisões e alinhamento estratégico junto à organização. Dentre elas, temos o 5W2H, que é uma técnica utilizada em muitos modelos de gestão e que apresenta excelentes resultados até mesmo na gestão de TI. A ferramenta é simples e não requer nenhum curso ou aula especifica sobre a sua utilização. A ideia consiste basicamente na elaboração de um plano de ação que solucione uma determinada situação. Ou seja, primeiro devemos encontrar um problema e depois descrever de que forma iremos soluciona-lo. Simples, não?!

Basicamente, a ferramenta 5W2H corresponde a um checklist administrativo no qual devem ser descritas as atividades, prazos e responsabilidades dentro de um projeto ou plano de ação. Desta forma, o objetivo é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

Não por acaso, a ferramenta é representada pela sigla 5W2H, que corresponde a uma abreviação dos termos em inglês: What (o que será feito?), Why (por que será feito?), Where (onde será feito?), When (quando será feito?), Who (por quem será feito?), How (como será feito?) e How much (quanto vai custar?). 

Na figura abaixo temos um exemplo prático do 5W2H:.


 

Disponível em: < https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/ > Acesso em 01 de outubro de 2021.

Pois bem, diante de tudo isso que foi apresentado e considerando que estamos em um curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, o objetivo desta atividade é colocá-lo na condição de um Gestor de TI que acaba de ser contratado por uma empresa. E, sua primeira tarefa é identificar e descrever 3 situações problemas relacionadas a TI e que podem gerar impactos nos objetivos organizacionais. A partir dessa identificação, elabore um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H (vide o exemplo no quadro acima). Orientações:

Para realizar a atividade, você pode tomar como referência a própria empresa onde trabalha ou conversar com um amigo para obter algumas informações que o ajude a identificar os problemas relacionados a TI.

Caso não seja possível nenhuma das duas opções acima, crie um cenário fictício identificando os 3 problemas necessários para a elaboração do plano de ação. A criatividade também faz parte do processo de avaliação. No entanto vale ressaltar que os problemas identificados devem estar relacionados ao departamento de TI, mesmo que não seja uma empresa exclusivamente da área de tecnologia.

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