Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

9 de nov. de 2022

MAPA - GFIN - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS - 54/2022

MAPA - GFIN - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Estruturando um novo negócios em ambientes complexos
 
Problematização
“Inflação e alta dos custos são maiores preocupações para metade dos pequenos negócios. Os donos de micro e pequenas empresas brasileiras parecem ter virado a página da Covid-19 e não enxergam mais a pandemia como um obstáculo para os seus negócios. Entretanto, quase 60% deles continuam registrando um faturamento 23% menor, em média, quando comparado ao período anterior à crise. 
Para 50% dos empreendedores, o maior vilão atualmente passou a ser o aumento dos custos (insumos, combustível, energia), seguido da falta de clientes (21%) e das dívidas com empréstimos (11%)” (PORTAL CORREIO, 2022).
PORTAL CORREIO. Inflação e alta dos custos são as maiores preocupações para metade dos pequenos negócios. 3/06/2022.


Disponível em:<https://portalcorreio.com.br/inflacao-e-alta-dos-custos-sao-maiores-preocupacoes-para-metade-dos-pequenos-negocios/> Acesso em 19/09/2022.

 
Significação
“Pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada 10 empregos no Brasil” (SEBRAE, 2022). Pois bem, podemos perceber que as micro e pequenas empresas sustentam a geração de postos de trabalho no país, uma vez, que são responsáveis por cerca de 70% dos empregos que primeiro semestre de 2022 elas “foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%)” (SEBRAE, 2022). 
SEBRAE. Pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada 10 empregos no Brasil. 05/08/2022. 


Disponível em:<https://agenciasebrae.com.br/brasil-empreendedor/pequenos-negocios-fecham-o-primeiro-semestre-de-2022-respondendo-por-7-em-cada-10-empregos-no-brasil/> Acesso em 19/09/2022.

 
Assim, podemos ver a importância da sobrevivência dos pequenos negócios para a economia local e nacional, já que a maioria dos empregos gerados no país depende deles. O que significa que se houver um fechamento em massa dessas empresas, muitos pais de famílias poderão perder sua renda e consequentemente sua capacidade de consumo.
 
Experimentação
Perceba que nós enquanto trabalhadores ou estudantes, precisamos gerenciar nossos recursos financeiros para que consigamos pagar nossas contas de água, luz, internet, aluguel, supermercado, faculdade, lazer, dentre outras. E para isso devemos gerenciar nossos recursos financeiros para que possamos manter a nossa sustentabilidade financeira a longo prazo, mediante a problemas como guerras, pandemias e inflações altas. Neste sentido você já parou para pensar que nosso orçamento precisa ser gerenciado da mesma forma que um orçamento empresarial? Você já notou que quando o preço de alguma mercadoria ou serviço sobe, muitas vezes precisamos optar por outros produtos para que o consumo fique dentro do orçamento? Você já sentiu que o seu orçamento foi impactado por altas de preços ou de juros?
 
Reflexão
Você pode notar que se fizermos um paralelismo entre a forma que somos impactados por variáveis externas, como câmbio, inflação, desemprego e também como gerenciamos nossos recursos e a forma que deveríamos gerenciar em uma empresa veremos que os processos são em sua maioria parecidos. O que significa que precisamos desenvolver estratégias de gerenciamento dos recursos de forma eficaz, tanto no ambiente doméstico como no empresarial. Uma vez, que precisamos nos mantermos dentro do orçamento para não ficarmos no vermelho, pagarmos juros altos, e até irmos à falência, ou ter que mudar nosso padrão de vida. Da mesma forma as empresas, precisam fazer escolhas, trocas, de forma manter-se sustentável no mercado, diante dos impactos sofridos por variáveis externas.   
 
Conceitualização
“Cada empresa possui seu microambiente de forma específica, em que recursos são retirados e transformados em produtos/serviços. O microambiente, criado por um segmento próprio do ambiente geral, pode ser intitulado ambiente de operações da organização” (OSHITA, 2022, p.19) . 
“O macroambiente de uma organização está relacionado a seus ambientes geral e externo, que impactam a forma de trabalho, o processo de tomada de decisão, a estratégia e o desempenho do negócio. Ele é dinâmico com tendência de mudança e possui fatores externos que uma entidade não pode controlar. As variáveis que influenciam o ambiente geral são: culturais, sociais, demográficas, tecnológicas, legais, ecológicas, políticas e econômicas, e elas impactam todas as entidades, sem qualquer discriminação [...] Todas as referidas variáveis exercem influência recíproca em um ambiente geral. O macroambiente é comum a todos os negócios e a todas as empresas, afetando-os de maneira ampla, genérica e abrangen- te, isto é, ele impulsiona alguns, mas afeta, restriti- vamente, outros” (OSHITA, 2022, p.19). 
Assim, todas as empresas sofrem influências do micro e do macroambiente nos quais o nível de complexidade e incerteza no ambiente de negócios aumenta conforme acontecem inovações tecnológicas disruptivas provocadas por pandemias, guerras, e instabilidades econômicas mundiais. O que significa que para iniciar os negócios,  sobreviver no mercado e ainda ampliar as suas atividades precisam de estratégias de negócios sólidas, que começam a partir da definição da missão e visão organizacional e conjunto com uma análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, sob a perspectiva organizacional. 


OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Planejamento e Gestão de Negócios. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

 
Ação/Atividade Proposta

Considerando que o macro ambiente sofre alterações e/ou mudanças em que a empresa não consegue controlar.  Precisamos desenvolver estratégias de forma que os negócios sofram o menor impacto possível diante de um cenário negativo, e um maior impacto positivo em caso contrário. Ou ainda podemos desenvolver formas de conseguir se sobressair em tempos de crise a partir de estratégias direcionadas, por exemplo: dependendo do nicho de mercado você pode desenvolver modelos de produtos com preços mais acessíveis ou desenvolver uma estratégia de exportação. 
Neste contexto, a partir da Unidade 1 do seu material de estudos considere a seguinte situação: Você foi contratado para dar consultoria para uma micro empresa que presta serviço de beleza, mais especificamente um salão de cabeleireiros. E que mesmo diante da crise que passou nos últimos anos devido a pandemia COVID 19, aumento dos preços dos combustíveis, energia, aumento da concorrência, dentre outros, tem como objetivo expandir a sua empresa em formato de franquia para atender as classes sociais B e C. O que gerará oferta de empregos e consequentemente  uma renda para diversas regiões onde o empreendimento será aberto.  Para isso, a empresa está desenvolvendo uma estratégia de mídia social forte, para que o cliente possa se entreter enquanto recebe o serviço de beleza. Disponibilizando serviços de bordo, como mini refeições chiques, champanhe, drinks e coquetéis. Tudo para que o cliente tire a sua melhor foto e receba o maior número de likes no instagram e facebook.  
Assim a sua tarefa será criar uma missão e visão para esse negócio, desdobrando a visão em objetivos e realizando a compatibilização adequada da visão e missão a partir de uma matriz de swot do negócio.  Realizando uma argumentação sobre os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças listadas. Em outras palavras, justifique o porquê você decidiu que aquele seria um ponto forte e/ou ponto fraco, uma ameaça e/ou oportunidade. 


MAPA - GFIN - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares