Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


25 de mar. de 2024

Olá, queridos(as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.

  MAPA - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, queridos(as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
 
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.
 
PROBLEMATIZAÇÃOQuais eram os objetivos do presidente Itamar Franco com a implantação/execução do Plano Real?

Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente.
O Plano Real foi deslanchado no fim de fevereiro de 1994, quando o presidente Itamar Franco enviou para votação no Congresso Nacional a medida provisória (MP) que criou a Unidade Real de Valor (URV), uma espécie de moeda fictícia que antecedeu o real.

SIGNIFICAÇÃO:

A conclusão do plano se deu na virada de junho para julho, quando Itamar mandou para os senadores e deputados a MP que implantou o real — a moeda brasileira mais duradoura desde 1942.
A situação era tão grave que, nos oito anos anteriores ao Plano Real, o país teve quatro moedas diferentes e chegou a registrar, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um aumento anual de preços de quase 2.500%. Como comparação, a inflação de 2023 foi de 4,6%.

EXPERIMENTAÇÃO:
 
Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total.
 
Como você ou membros da sua família, tais como avós, pais, tios, primos, irmãos, entre outros, enfrentaram esse período?
 
REFLEXÃO: Vamos refletir?
 
Nos tempos da hiperinflação, os funcionários do comércio usavam a todo momento as máquinas de etiquetar preços, substituindo os valores antigos por novos mais altos. Foi na época do Plano Real que começou a se espalhar pelo Brasil a tecnologia da leitura de código de barras.
 
Você já parou para pensar o que é viver num país onde os preços se alteravam a todo o momento?
 
CONCEITUALIZAÇÃO:

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.

Para uma melhor compreensão do conceito, analise as palavras do Senador Nabor Júnior (PMDB-AC) acerca da matéria no período em questão:

Em fevereiro de 1994, às vésperas de o governo mandar para o Congresso a primeira das duas MPs do Plano Real, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) pôs a hiperinflação brasileira em termos concretos e práticos:
 
O pãozinho francês de 50 gramas, que é a alimentação básica da população brasileira, na semana passada custava CR$ 38 [cruzeiros reais] e hoje está sendo comprado a R$ 58. Não podemos admitir que isso ocorra num tempo democrático e fundado nos direitos sociais.

AÇÃO:

De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica criou-se o discurso de que a alta inflação surgiu porque o Brasil era irresponsável nos gastos públicos. Isso colou, mas não é verdade. A alta inflação surgiu por causa da política econômica orientada para gerar grandes superávits comerciais de modo a pagar o serviço da dívida e proteger os bancos americanos. Foi isso que interrompeu o nosso ciclo de crescimento econômico.
 
AVALIAÇÃO:  

Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo.

Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Eles ficaram conhecidos como “fiscais do Sarney”.

Os planos de Fernando Collor de Mello, por sua vez, incluíram o confisco temporário do dinheiro que a população tinha depositado nos bancos.

As experiências foram traumáticas. No caso dos congelamentos, os preços de fato baixaram inicialmente, mas logo em seguida dispararam de novo, num violento efeito rebote.
No caso do confisco bancário, os brasileiros se sentiram traídos, pois Collor havia dito que seria o candidato Luiz Inácio Lula da Silva quem faria isso se vencesse a eleição presidencial de 1989.

O Plano Real que o ministro Fernando Henrique Cardoso prometia não teria nada disso.
 
WESTIN, Ricardo. Antes do Plano Real, inflação no Brasil chegou a 2.500% ao ano. Brasília: Senado Federal, 2024. Disponível em <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano> Acesso em: 05 fev. 2024.

Isto posto, considere que você é um estudante dedicado de Cenários Econômicos, que foi convidado para analisar a matéria em apreço. Para tal, você realizará pesquisas, em fontes confiáveis, na rede mundial de computadores.
 
Após realizar suas pesquisas seu desafio é apresentar respostas claras e objetivas para as seguintes questões:
 
(a) Porque o Governo e a população devem se preocupar com a Inflação?
(b) Como o agente econômico pode se proteger da Inflação?
(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?
 
IMPORTANTE:
1. Leia na íntegra a matéria indicada no link: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano
2. Assista ao vídeo de orientação, gravado pela Professora Formadora sobre a Atividade, disponível no ambiente da disciplina
​3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário Padrão da atividade MAPA disponível no Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da ABNT.
7. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite o envio de atividade em cima do prazo.

MAPA - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

 MAPA - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, queridos(as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
 
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.
 
PROBLEMATIZAÇÃOQuais eram os objetivos do presidente Itamar Franco com a implantação/execução do Plano Real?

Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente.
O Plano Real foi deslanchado no fim de fevereiro de 1994, quando o presidente Itamar Franco enviou para votação no Congresso Nacional a medida provisória (MP) que criou a Unidade Real de Valor (URV), uma espécie de moeda fictícia que antecedeu o real.

SIGNIFICAÇÃO:

A conclusão do plano se deu na virada de junho para julho, quando Itamar mandou para os senadores e deputados a MP que implantou o real — a moeda brasileira mais duradoura desde 1942.
A situação era tão grave que, nos oito anos anteriores ao Plano Real, o país teve quatro moedas diferentes e chegou a registrar, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um aumento anual de preços de quase 2.500%. Como comparação, a inflação de 2023 foi de 4,6%.

EXPERIMENTAÇÃO:
 
Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total.
 
Como você ou membros da sua família, tais como avós, pais, tios, primos, irmãos, entre outros, enfrentaram esse período?
 
REFLEXÃO: Vamos refletir?
 
Nos tempos da hiperinflação, os funcionários do comércio usavam a todo momento as máquinas de etiquetar preços, substituindo os valores antigos por novos mais altos. Foi na época do Plano Real que começou a se espalhar pelo Brasil a tecnologia da leitura de código de barras.
 
Você já parou para pensar o que é viver num país onde os preços se alteravam a todo o momento?
 
CONCEITUALIZAÇÃO:

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.

Para uma melhor compreensão do conceito, analise as palavras do Senador Nabor Júnior (PMDB-AC) acerca da matéria no período em questão:

Em fevereiro de 1994, às vésperas de o governo mandar para o Congresso a primeira das duas MPs do Plano Real, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) pôs a hiperinflação brasileira em termos concretos e práticos:
 
O pãozinho francês de 50 gramas, que é a alimentação básica da população brasileira, na semana passada custava CR$ 38 [cruzeiros reais] e hoje está sendo comprado a R$ 58. Não podemos admitir que isso ocorra num tempo democrático e fundado nos direitos sociais.

AÇÃO:

De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica criou-se o discurso de que a alta inflação surgiu porque o Brasil era irresponsável nos gastos públicos. Isso colou, mas não é verdade. A alta inflação surgiu por causa da política econômica orientada para gerar grandes superávits comerciais de modo a pagar o serviço da dívida e proteger os bancos americanos. Foi isso que interrompeu o nosso ciclo de crescimento econômico.
 
AVALIAÇÃO:  

Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo.

Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Eles ficaram conhecidos como “fiscais do Sarney”.

Os planos de Fernando Collor de Mello, por sua vez, incluíram o confisco temporário do dinheiro que a população tinha depositado nos bancos.

As experiências foram traumáticas. No caso dos congelamentos, os preços de fato baixaram inicialmente, mas logo em seguida dispararam de novo, num violento efeito rebote.
No caso do confisco bancário, os brasileiros se sentiram traídos, pois Collor havia dito que seria o candidato Luiz Inácio Lula da Silva quem faria isso se vencesse a eleição presidencial de 1989.

O Plano Real que o ministro Fernando Henrique Cardoso prometia não teria nada disso.
 
WESTIN, Ricardo. Antes do Plano Real, inflação no Brasil chegou a 2.500% ao ano. Brasília: Senado Federal, 2024. Disponível em <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano> Acesso em: 05 fev. 2024.

Isto posto, considere que você é um estudante dedicado de Cenários Econômicos, que foi convidado para analisar a matéria em apreço. Para tal, você realizará pesquisas, em fontes confiáveis, na rede mundial de computadores.
 
Após realizar suas pesquisas seu desafio é apresentar respostas claras e objetivas para as seguintes questões:
 
(a) Porque o Governo e a população devem se preocupar com a Inflação?
(b) Como o agente econômico pode se proteger da Inflação?
(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?
 
IMPORTANTE:
1. Leia na íntegra a matéria indicada no link: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano
2. Assista ao vídeo de orientação, gravado pela Professora Formadora sobre a Atividade, disponível no ambiente da disciplina
​3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário Padrão da atividade MAPA disponível no Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da ABNT.
7. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite o envio de atividade em cima do prazo.

Realizar políticas econômicas de desenvolvimento perpassa admitir a singularidade de cada país na adoção das medidas criativas em busca de alcançar o bem-estar social. Não há necessidade de estabelecer padrões de outros países, mas sim, implica em uma forma criativa de provocar impactos sobre o crescimento da economia, pois

  ATIVIDADE 1 - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Realizar políticas econômicas de desenvolvimento perpassa admitir a singularidade de cada país na adoção das medidas criativas em busca de alcançar o bem-estar social. Não há necessidade de estabelecer padrões de outros países, mas sim, implica em uma forma criativa de provocar impactos sobre o crescimento da economia, pois, para haver desenvolvimento, deve haver o crescimento econômico. É, portanto, oportunizar um conjunto de políticas para melhorar a distribuição de renda, evitando-se que o crescimento econômico se concentre em uma pequena parcela da população e impeça o desenvolvimento (IORI, 2022, p. 43).

IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. Cenários Econômicos. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021.

Isto posto, responda: Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico e de que forma cada um desses índices é mensurado?

​Orientações:
- Assista ao vídeo de orientação, gravado pela Professora Formadora sobre a Atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da ABNT.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é possível anexar formulário).
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.

ATIVIDADE 1 - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

 ATIVIDADE 1 - RH - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Realizar políticas econômicas de desenvolvimento perpassa admitir a singularidade de cada país na adoção das medidas criativas em busca de alcançar o bem-estar social. Não há necessidade de estabelecer padrões de outros países, mas sim, implica em uma forma criativa de provocar impactos sobre o crescimento da economia, pois, para haver desenvolvimento, deve haver o crescimento econômico. É, portanto, oportunizar um conjunto de políticas para melhorar a distribuição de renda, evitando-se que o crescimento econômico se concentre em uma pequena parcela da população e impeça o desenvolvimento (IORI, 2022, p. 43).

IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. Cenários Econômicos. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021.

Isto posto, responda: Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico e de que forma cada um desses índices é mensurado?

​Orientações:
- Assista ao vídeo de orientação, gravado pela Professora Formadora sobre a Atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da ABNT.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é possível anexar formulário).
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.

Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho. Nesta atividade, vamos abordar um estudo de caso fictício em uma indústria de Fabricação de Móveis. A indústria está localizada na região sul do Brasil, os trabalhadores estão envolvidos em várias etapas da produção, que incluem o corte de madeira, montagem, lixamento e acabamento dos produtos. Essas atividades exigem que os trabalhadores manipulem frequentemente cargas pesadas, realizem movimentos repetitivos e mantenham posturas por períodos prolongados, o que tem levado a um número crescente de relatos de dores musculares, lesões e doenças ocupacionais.

  MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante! 

Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho.  

Nesta atividade, vamos abordar um estudo de caso fictício em uma indústria de Fabricação de Móveis.

A indústria está localizada na região sul do Brasil, os trabalhadores estão envolvidos em várias etapas da produção, que incluem o corte de madeira, montagem, lixamento e acabamento dos produtos. Essas atividades exigem que os trabalhadores manipulem frequentemente cargas pesadas, realizem movimentos repetitivos e mantenham posturas por períodos prolongados, o que tem levado a um número crescente de relatos de dores musculares, lesões e doenças ocupacionais.


Figura 1: exemplo de atividade em uma indústria de móveis
Image by <a href="https://www.freepik.com/free-photo/hardworking-man-doing-his-job-woodshop_14315206.htm#query=ind%C3%BAstria%20de%20m%C3%B3veis&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=fdf69aea-f790-4235-8a6a-56141bad7da8">Freepik</a>

A gerência da fábrica notou um aumento significativo nos casos de afastamentos por problemas musculoesqueléticos, especialmente lombalgias, tendinites e casos de DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) entre os operários. Além disso, alguns trabalhadores relataram sentir fadiga extrema e dificuldade em manter o ritmo de trabalho devido a esses problemas de saúde.
 
Sua missão será elaborar um relatório sobre as condições de ergonomia na fábrica para os diretores da empresa. Este relatório irá explicar as possíveis causas dos afastamentos e as medidas de controle que deverão ser realizadas.

Seu relatório deverá atender às seguintes seções:

Seção 1: Explicação técnica sobre o sistema musculoesquelético e os prejuízos de posições estáticas dos trabalhadores.

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

1.1 - O que é o sistema musculoesquelético e como ele pode ser afetado durante o levantamento e transporte de cargas na indústria de fabricação de móveis?
1.2 - Descrição da diferença entre trabalho muscular estático e dinâmico. Dê exemplos desses dois tipos de trabalho na atividade de montagem de móveis.
1.3 - Explicação do por que a fadiga muscular pode afetar os trabalhadores da indústria de móveis, especialmente durante atividades de alta demanda energética como o levantamento de cargas.

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 2: Diagnóstico sobre as atividades de levantamento e transporte de cargas dentro da indústria.

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

2.1 - Como o levantamento incorreto de cargas pode levar a lesões na coluna vertebral? Quais são as estruturas mais afetadas?
2.2 - Quais fatores devem ser considerados ao analisar a adequação do trabalho de levantamento e transporte de cargas para prevenir lesões e doenças ocupacionais?

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 3: Explicação sobre as doenças que podem estar relacionadas às atividades desempenhadas pelos trabalhadores

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

3.1 - Quais são os sintomas comuns e as principais causas de dores musculares nos trabalhadores da indústria de fabricação de móveis?
3.2 - O que são DORTs e quais são alguns exemplos que podem ser comuns na indústria de fabricação de móveis?
3.3 - Descreva os dois tipos de traumas que podem ocorrer devido ao trabalho e dê exemplos relevantes para a indústria de fabricação de móveis.

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 4: Proposta de medidas de controle

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

4.1 - Quais medidas preventivas podem ser implementadas na indústria de fabricação de móveis para reduzir o risco de DORTs e outros distúrbios musculoesqueléticos?
4.2 - Como a ergonomia de concepção pode ser aplicada para melhorar as condições de trabalho e prevenir lesões na indústria de fabricação de móveis?
4.3 - Qual é o papel do treinamento e conscientização dos trabalhadores na prevenção de lesões musculoesqueléticas e melhoria das condições ergonômicas?
4.4 - Quais são as recomendações ergonômicas básicas para levantar e transportar cargas de forma a prevenir lesões musculares e articulares?

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo nas Unidades II, III e IV do livro da disciplina.

Dicas dos professores:
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares