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10 de out. de 2023

MAPA - PROJETO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 542023

MAPA - PROJETO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 542023

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Uma empresa de suco de laranja está com planejamento de ampliação com uma nova filial. Atualmente, a fábrica está localizada na cidade de Maringá-PR. A empresa enfrentou desafios em termos de fluxo de produção e comunicação entre os departamentos devido à disposição atual da planta. Além disso, os custos de transporte e logística também são um fator importante a ser considerado, dentre outros.
Como parte de uma equipe de consultoria, você foi contratado para analisar a situação da empresa de suco de laranja e fornecer recomendações sobre o melhor layout de produção e a localização mais adequada para a fábrica, levando em consideração os objetivos de otimização, eficiência e redução dos custos.


 1) A ponderação qualitativa é uma das formas de avaliar as possíveis localizações da fábrica. Observando a tabela a seguir, temos diferentes critérios para serem considerados na ponderação qualitativa e seus respectivos pesos (de 0-mín a 10-máx).
 

CRITÉRIOS

PESOS

Impostos

5

Mão de Obra

3

Transportes de Matéria Prima

7

Transportes de Produto Acabado

4

Clima

6

 
a) Para os critérios apresentados, explique com suas palavras os respectivos pesos indicados, porque são maiores ou menores em cada critério.
b) ​Adicione à tabela mais um critério e seu respectivo peso. Não esqueça de justificar o valor de peso indicado a este critério.
c) ​A localização atual da fábrica é em Maringá-PR e sugere-se que a filial seja em outra cidade. Indique 3 cidades (que não seja a mesma da fábrica atual) para que seja considerado implantar a filial. Justifique as 3 cidades, porque de cada escolha.
d) Para cada uma das 3 cidades, faça o estudo de ponderação qualitativa completo, indicando a melhor cidade.
e) Como parte da equipe de consultoria, faça um breve resumo (de 1 a 2 parágrafos) a ser entregue à fábrica de sucos de laranja, indicando a melhor cidade a ser implantada sua filial com todas justificativas importantes.


2) Considerando uma vasão de 100 kg/h de suco, este passa inicialmente por um filtro que retira a polpa (cerca de 20% em massa) e o suco clarificado seguirá então para o evaporador. É retirado no evaporador 10 kg/h de água. Por fim, o suco clarificado concentrado é misturado novamente com a polpa, gerando o suco final concentrado.
 
a) Faça o fluxograma das etapas descritas do processo.
b) Qual a vazão final de saída do suco concentrado?


MAPA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA - 542023

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GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA - ATIVIDADE M.A.P.A.:

Estudo de caso: otimização de vendas em uma empresa de varejo 

Contexto: a empresa de varejo "SuperMart" está enfrentando desafios com relação à otimização de suas vendas. A empresa possui várias filiais espalhadas por diferentes regiões e está buscando maneiras de melhorar sua estratégia de vendas para aumentar a receita e a rentabilidade. 

Descrição do cenário: 

A SuperMart vende uma variedade de produtos, incluindo alimentos, produtos eletrônicos, roupas e itens domésticos. Ela coleta dados de vendas diárias, informações sobre os produtos vendidos, preços, localizações das filiais e dados demográficos das regiões onde estão localizados. A empresa também possui um programa de fidelidade que rastreia os clientes e suas compras. 

Desafios: 

A empresa enfrenta os seguintes desafios: 

- Identificar quais produtos têm a maior demanda em diferentes regiões. 

- Determinar se campanhas de desconto específicas têm impacto nas vendas. 

- Identificar os clientes mais fiéis e entender seus padrões de compra. 

- Otimizar os preços dos produtos para maximizar a receita. 

- Identificar os horários de pico de vendas em cada filial. 

Agora, é com você! 

Dentro do contexto apresentado no estudo de caso, descreva possíveis análises que a equipe da empresa pode realizar com base em dados que podem ser obtidos e cruzados frente ao cenário apresentado, e que tipo de ação ou decisão pode ser aplicada baseando-se nessa análise de dados. 

Sua tarefa está em descrever PELO MENOS 4 (quatro) possíveis análises. Para te ajudar, vou colocar um exemplo e alguns insights: 

Análise 1: Demanda por Região (EXEMPLO! Não copiar)

Quais são os produtos mais vendidos em cada região? Quais são os produtos de baixo desempenho que podem ser retirados das prateleiras? 

Ao identificar os produtos mais vendidos em uma região é possível definir estratégias logísticas e de otimização de estoque para que tais itens possam ter preços mais competitivos. Além disso, aquelas regiões que não têm aceitação de determinados produtos não receberão esses itens, fazendo com que não se tenha prejuízo com perdas. 

 

Insights de possíveis análises: 

- Desconto e promoção 

- Comportamento do consumidor 

- Programas de fidedlidade 

- Otimização logística 

- Identificação de horários de maior fluxo de clientes 

Use a sua criatividade para criar suas próprias análises. 

Bom trabalho!


MAPA - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - 542023

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M.A.P.A. – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Previsão de demanda para uma fábrica de biquínis
 

Olá, estudante! Iniciamos a atividade MAPA da disciplina de Planejamento e Controle da Produção. Prepare-se para colocar em prática os conceitos estudados na disciplina!
O setor de PCP faz a gestão dos estoques de produtos acabados, matérias-primas, componentes, dentre outros tipos de materiais. O estoque representa um capital financeiro investido em materiais. Assim, ao manter bons indicadores de gestão, o PCP pode aumentar o lucro da empresa por meio da redução de custos com estoques.
Nesta atividade MAPA, você aplicará conceitos de Planejamento e Controle da Produção nos níveis estratégico e tático em uma empresa fabricante de biquínis. Você realizará a previsão de demanda, Plano agregado de produção e o Plano Mestre de Produção (PMP).

Caso surjam dúvidas, não hesite em contatar os professores da disciplina. Desejamos sucesso na sua atividade!
 

 

A fictícia fábrica de roupas Inovart SA produz 10 modelos diferentes de camisetas, divididos em 5 famílias. A fábrica é tradicional no mercado, no entanto possui um departamento de PCP desestruturado e nos últimos anos vem enfrentando muitos problemas no atendimento dos pedidos, o que fez com que perdesse uma parcela significativa da sua participação no mercado. Seus concorrentes conseguem atender os pedidos em menor tempo e com custo mais baixo. Contudo, a fábrica é conhecida por possuir uma excelente qualidade em seus produtos trabalhando de forma make to stock.
Além disso, é praticamente inexistente o alinhamento entre a área comercial e a área industrial. Na visão da diretoria comercial, a área industrial deveria sempre atender às demandas comerciais, não importando como. Os principais objetivos da empresa são: atendimento dos pedidos no prazo, conquista de novos clientes, baixos níveis de estoque e alta eficiência.
Obs.: considere que estamos no final de 2023 (a previsão será feita para 2024).

Nesse contexto, pede-se:
- Elabore a previsão de demanda, plano agregado e PMP. A previsão e o plano agregado devem ser feitas para 12 meses. A desagregação e o PMP devem ser feitas para 2 meses (outubro e novembro de 2023).

FASE 1

A seguir tem-se a demanda histórica das 5 famílias (as unidades correspondem a lotes de 100 camisetas).
- Faça a previsão de demanda para cada família, analisando (gráficos) e justificando (apresentar os três erros) o melhor método de previsão utilizado.
 

Mês

out/22

nov/22

dez/22

jan/23

fev/23

mar/23

abr/23

mai/23

jun/23

jul/23

ago/23

set/23

Semana

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Família 1

19

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Família 2

11

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11

10

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60

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Família 3

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296

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Família 4

9

10

10

10

15

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14

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47

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46

47

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46

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Família 5

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60

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146

148

150

159

161

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163

165

168

171

171


FASE 2

Faça um planejamento agregado dos produtos da família 1 da empresa com o turno normal, adotando a seguinte estratégia:
- Contratar uma quantidade inicial de funcionários para produzir itens para estoque, atendendo à demanda dos próximos períodos. Não demitir ou contratar funcionários após a contratação inicial. Não deixar de atender pedidos.
- Contratar e demitir a quantidade de funcionários necessária para produzir itens da demanda de cada período. Não deixar de atender pedidos.
 

Informações da Produção

Produção

100

unidades por dia por trabalhador

Número de trabalhadores

20

trabalhadores

Estoque inicial

10.250

unidades

Custo de contratação

R$ 2.200,00

por trabalhador

Custo de demissão

R$ 3.500,00

por trabalhador

Custo com salários

R$ 3.200,00

por trabalhador por mês

Custo com hora extra

R$ 10,00

por unidade produzida

Custo de armazenagem

R$ 8,00

por unidade por mês

Custo da falta

R$ 20,00

por unidades por mês

 

Mês

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Dias de Trabalho/período

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidades/trabalhador/mês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Demanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores necessários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores disponíveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores contratados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo de contratação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores demitidos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo da demissão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores utilizados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo da mão de obra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidades produzidas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estoque final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo de armazenagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo de falta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custo Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comente sobre o resultado de cada plano.

​FASE 3

​Calcule a disponibilidade de entrega dos produtos para os próximos 2 meses de 3 itens da família 1 vendido pela empresa, levando em consideração a previsão de demanda semanal, lead time de 1 semana, tamanho do lote econômico de compra de 20 unidades e estoque de segurança de 10 unidades.
 

 ITEM 1 

Outubro

Novembro

Semanas

37

38

39

40

41

42

43

44

Demanda prevista

35

50

52

55

55

58

54

58

Demanda Confirmada

40

26

10

10

2

0

0

0

Estoques Projetados

68

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebimento do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

Início do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ITEM 2 

Outubro

Novembro

Semanas

37

38

39

40

41

42

43

44

Demanda prevista

41

55

57

60

55

60

58

60

Demanda Confirmada

52

36

21

15

12

3

0

0

Estoques Projetados

123

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebimento do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

Início do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ITEM 3 

Outubro

Novembro

Semanas

37

38

39

40

41

42

43

44

Demanda prevista

89

63

62

60

68

63

72

69

Demanda Confirmada

100

52

41

30

21

0

0

0

Estoques Projetados

92

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebimento do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

Início do PMP

 

 

 

 

 

 

 

 

 


FASE 4

​Considerando a dinâmica do PCP, elabore um texto explicando a importância de se estruturar um setor de PCP na Fábrica.


 


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