Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


9 de nov. de 2022

ATIVIDADE 1 - TI - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

ATIVIDADE 1 - TI - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

De acordo com a pesquisa anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), empreender está no quarto lugar na lista dos sonhos do brasileiro, atrás apenas da casa, carro e viagens. Outro levantamento da GEM aponta que 25% da população brasileira adulta deverá ter um negócio em 2020. Mas será que todo mundo sabe por onde começar?



SERCEDOIN. Sonho de empreender está entre os quatro maiores desejos do brasileiro. Negócios e Gestão Empreendedor, 28 out. 2020. Disponível em: https://empreendedor.com.br/noticia/sonho-de-empreender-esta-entre-os-quatro-maiores-desejos-do-brasileiro/. Acesso em: 03 out. 2022.

 
Uma das opções para quem quer iniciar no mundo do empreendedorismo é investir em franquias. Conforme Ferreira et al. (2010), franchising é uma palavra de origem francesa que significa: fran – concessão de um privilégio ou de uma autorização. Atualmente, franchising refere-se à filiação a uma empresa líder mediante um contrato de prestação de serviços ou, ainda, caracteriza-se como um modo de organização em que uma empresa que já tem um produto/serviço bem estabelecido no mercado (franqueador) licencia sua marca, sua tecnologia e sua forma de fazer negócios a outras empresas ou indivíduos (franqueados), em troca de um direito de entrada e do recebimento de royalties.
     

MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: Unicesumar, 2018. 192 p.

 
Como todo o empreendimento, a partir de um contrato de prestação de serviços, o sistema de franquia prevê obrigações tanto do franqueado como do franqueador.
Aqui na nossa Atividade 1, apresente as obrigações, vantagens e desvantagens tanto do franqueado quanto do franqueador neste tipo de empreendimento.

ATIVIDADE 1 - TI - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

MAPA - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Business Process Management (BPM) pode ser descrito como uma estratégia para gerenciamento de processos que tem um grande impacto atualmente. O uso do BPM se dá, principalmente, no setor industrial, de serviços, de negócios e de TI (FERNANDEZ; FERNANDEZ; GARCIA, ).

Business Process Management (BPM), em suas raízes tradicionais, traz conceitos que visam à eficiência de operação em uma economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente competitivos e dependem, principalmente, da capacidade de inovação das organizações. Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações de se organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY, 2013).

No entanto, é importante reforçar que, apesar dos benefícios do BPM, existem alguns obstáculos, como implementação em escala empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e barreiras culturais. Nesse cenário, o BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação que necessita de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software, licença, sistemas de hardware, middleware de integração e, até mesmo, o desenvolvimento e a manutenção de soluções customizadas.

Além disso, o custo de hardware e software do BPM é dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer recursos de TI imprescindíveis que são utilizados para integrar e personalizar a solução e, também, manter o sistema BPM. Por fim, é importante destacar que, além dos recursos de TI, são necessárias as ferramentas de BPM, uma vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com ferramentas, tecnologias e processos, o BPM deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa (ABUEZHAYEH; RUDDOCK; SHEHABAT; 2021). 

Nesse cenário, o Business Process Model and Notation (BPMN) é o padrão utilizado para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de negócios são um elemento-chave do chamado ciclo de vida BPM, em que os processos são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e monitorados. Contudo, o BPMN permite criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um procedimento (LA FUENTE et al., 2020).


Fontes
ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK, L.; SHEHABAT, I. Integration between knowledge management and business process management and its impact on the decision making process in the construction sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.
FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT, W.; STARY, C. Subject-oriented BPM: socially executable BPM. In: IEEE, 15., 2013, [S.l.]. Proceedings [...]. [S.l.]: IEEE, 2013. p. 399-407.
LA FUENTE, R. de et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of the central venous access placement for training purposes. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 11, 2020.

 

Ao discutirmos sobre BPM, logo pensamos em modelagem. No entanto, ele é muito mais abrangente que somente a modelagem. O BPM precisa ser visto pelas empresas como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do conhecimento detalhado dos processos da empresa. Conhecer os processos e as suas respectivas atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez que padronizar processos otimiza e acelera as atividades e, consequentemente, evita erros humanos. A partir desse conjunto, as melhorias do BPM serão vistas na empresa. Um dos auxílios utilizados para conhecer e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais, facilita o mapeamento do processo, o qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma, é possível visualizar toda a etapa de produção de uma empresa. 

Diante do exposto anteriormente sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir: um estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está animado com o começo de seus estudos na universidade. Em uma de suas aulas, o professor lhe informou que utilizará um livro base em sua disciplina que está disponível na livraria do campus, e ele informa a turma que os alunos da universidade possuem desconto nesse livro nessa livraria. Por ver uma boa oportunidade de adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a intenção de comprá-lo, solicita ao atendente se o livro em questão está disponível. Nesse momento, o atendente consulta o seu sistema para analisar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível, o atendente informa ao estudante a indisponibilidade e encerra o seu atendimento. Contudo, caso o livro esteja disponível, o aluno é informado do preço, e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece o atendente e sai da livraria. Caso ele possua dinheiro, ele realizará o pagamento do livro, e o atendente lhe entregará o livro juntamente com a nota fiscal do produto.

Com base no cenário descrito anteriormente, você, como um entusiasta de Tecnologia e ótimo(a) analista de sistema, resolve realizar algumas ações: 

a) Identifique as cinco atividades presentes no enunciado. Lembre-se de que uma atividade é uma tarefa, como, por exemplo, “Comprar pão”.

b) Escolha três elementos de modelagem que estão presentes no enunciado e redija uma breve explicação de cada um, juntamente com um exemplo. Esses elementos se referem aos estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais. Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: atividade, fluxo, gateway, evento, artefato, pool e lane. Nesse sentido, você precisa apresentar uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher para explicar e apresentar seu respectivo exemplo.

c) Realize, na modelagem BPMN, toda a modelagem desse enunciado. Esse todo se refere à identificação e representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos, pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas para a modelagem BPMN.
 

Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?

Lucida Chart: https://www.lucidchart.com/pages/pt.

Draw io: https://www.draw.io/.

​StarUML: https://staruml.io/download.

Lembrando de que essas ferramentas são sugestões. Fique à vontade para utilizar qualquer ferramenta com a qual se sinta mais confortável, desde que atenda às necessidades de entrega.

 

Dicas para realizar a Atividade MAPA:

1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assistir posteriormente. 

2. Assista ao vídeo explicativo da Atividade MAPA.

3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

 

Como entregar a atividade:
​A entrega da atividade consiste na resposta dos itens A, B e C, sendo que os dois primeiros podem ser respondidos por meio de texto simples. Assim, utilize um arquivo de texto para isso (por exemplo .doc). Já o item C corresponde à elaboração da modelagem, ou seja, deverá ser feito em um programa especifico, conforme sugestão. Por se tratar de uma imagem, a modelagem deverá ser inserida no mesmo arquivo em que constam as respostas dos itens A e B. Para isso, basta gerar uma imagem da mesma e colar no arquivo de texto. Essa ação pode ser feita de várias formas, uma delas é pela própria ferramenta de captura de imagem. Copie e cole. Simples assim.
Resumindo: seu arquivo de texto deve apresentar, obrigatoriamente, a resposta dos itens A, B e a imagem modelada do processo (item C). Tudo no mesmo arquivo de texto. Esse arquivo pode ser salvo em . doc ou .pdf. Qualquer outro tipo de arquivo não será aceito (inclusive, pastas compactadas). Vale lembrar também que nosso ambiente de atividade só aceita o envio de um único arquivo e uma única vez. Portanto, atenção a isso, pois, após enviar um arquivo, não poderá enviar outro ou alterá-lo.


MAPA - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

ATIVIDADE 1 - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

ATIVIDADE 1 - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Atualmente, as organizações  têm se preocupado cada vez mais com  a qualidade dos processos internos. Desse modo, diversas técnicas, ferramentas e frameworks surgiram com o intuito de apoiar e aprimorar os processos existentes dentro de uma organização, mais especificamente às pertencentes à indústria de software. Nesse cenário, o Business Process Management (BPM) pode ser considerado devido às suas características que podem auxiliar as organizações. 

 

Sob essa perspectiva, imagine que você é um profissional contratado por uma empresa de software. Essa empresa te contrata, pois você é um especialista em BPM. Em seu primeiro dia na empresa, seu chefe solicita que você elabore uma apresentação sobre o BPM para todos os colaboradores da empresa, uma vez que muitos não conhecem os seus conceitos e vantagens do BPM para a organização. Haja vista o cenário apresentado, elabore uma descrição que contemple os seguintes pontos:

A) O que é BPM, ou seja a conceituação dessa nomenclatura. 

B) Apresente três vantagens do uso do BPM para a empresa. ​

​Orientação: Para a realização desta atividade é importante uma pesquisa tanto no livro da disciplina quanto em artigos científicos ou livros presentes na biblioteca digital. Após a pesquisa, você irá redigir uma resposta que contemple os dois itens anteriores. Sua resposta deve ser apresentada no campo texto a seguir. 


ATIVIDADE 1 - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

O mundo vem enfrentando uma grande transformação digital e a área de tecnologia tem adquirido cada vez mais um papel de protagonista nas organizações. Independentemente da área de atuação, qualquer empresa que busca a durabilidade, crescimento e sucesso precisa ter uma TI estratégica.

Mas o que isso significa? Que não basta ter uma equipe dedicada para suporte ou funções operacionais, e sim um setor robusto, que atue em conjunto com todas as áreas da empresa para facilitar a tomada de decisões e definição de estratégias e acompanhamento dos resultados.

CENTRAL SERVER. O que é TI Estratégica e quais suas vantagens para sua empresa? [2022]. Disponível em: https://blog.centralserver.com.br/o-que-e-ti-estrategica-e-quais-suas-vantagens-para-sua-empresa/. Acesso em: 29 set. 2022.

Diante desse cenário, cada vez mais, pessoas buscam uma melhor formação ou capacitação em TI, sejam elas profissionais que já atuam na área ou mesmo aquelas que são entusiastas de tecnologia, mas que ainda não tiveram um contato efetivo com a TI. No entanto, quando pensamos em tecnologia e nos serviços que podem ser oferecidos pelo departamento de TI, logo consideramos os fatores que estão diretamente relacionados ao hardware e software, ou seja, equipamentos, infraestrutura e programas de computadores que permitem que a empresa alcance seus objetivos. E, de certa forma, não está errado pensar assim, afinal é sobre isso mesmo que falamos quando o assunto é Tecnologia da Informação. 

Contudo, como futuros profissionais de Gestão em Tecnologia da Informação, precisamos pensar além da parte técnica e operacional. Nosso trabalho enquanto gestores de TI não se resume apenas a manter equipamentos e softwares em funcionamento ou substitui-los quando não são mais necessários. Precisamos entender as necessidades do negócio, além de definir e comunicar a capacidade da TI de suportar os objetivos da empresa, dentre outros fatores que estão mais relacionados com o alinhamento estratégico organizacional do que apenas conhecer sobre hardware e software.

Para auxiliar nessa tarefa, existem muitas ferramentas que auxiliam o processo de tomada de decisões e alinhamento estratégico junto à organização. Dentre elas, temos o 5W2H, que é uma técnica utilizada em muitos modelos de gestão e que apresenta excelentes resultados até mesmo na gestão de TI. A ferramenta é simples e não requer nenhum curso ou nenhuma aula especifica sobre a sua utilização. A ideia consiste, basicamente, na elaboração de um plano de ação que solucione uma determinada situação. Ou seja, primeiro, devemos encontrar um problema e, depois, descrever de que forma o solucionaremos. Simples, não?! 

Basicamente, a ferramenta 5W2H corresponde a um checklist administrativo, no qual devem ser descritas as atividades, os prazos e as responsabilidades dentro de um projeto ou plano de ação. Dessa forma, o objetivo é definir o que será feito, por que, onde, quem fará, quando será feito, como e quanto custará. Não por acaso, a ferramenta é representada pela sigla 5W2H, que corresponde a uma abreviação dos termos em inglês: What (o que será feito?), Why (por que será feito?), Where (onde será feito?), When (quando será feito?), Who (por quem será feito?), How (como será feito?) e How much (quanto custará?). Na figura a seguir, temos um exemplo prático do 5W2H:


PAULA, G. B. de. O que é 5W2H: reduza incertezas, ganhe produtividade e aprenda como fazer um plano de ação. Treasy, 8 nov. 2015. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/. Acesso em: 29 set. 2022.


Pois bem, diante de tudo isso que se apresentou, e considerando que estamos em um curso de graduação em Tecnologia da Informação, o objetivo desta atividade é colocá-lo(a) na condição de um(a) Gestor(a) de TI que acaba de ser contratado(a) por uma empresa. E sua primeira tarefa é identificar e descrever três situações-problemas relacionadas à TI e que podem gerar impactos nos objetivos organizacionais. A partir dessa identificação, elabore um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H — vide o exemplo no quadro anterior.
 

Orientações:

Para realizar a atividade, você pode tomar como referência a própria empresa onde trabalha ou conversar com um amigo para obter algumas informações que o(a) ajudem a identificar os problemas relacionados à TI. Caso não seja possível nenhuma das duas opções anteriores, crie um cenário fictício identificando os três problemas necessários para a elaboração do plano de ação. A criatividade também faz parte do processo de avaliação. No entanto, vale ressaltar que os problemas identificados devem estar relacionados ao departamento de TI, mesmo que não seja uma empresa exclusivamente da área de tecnologia.

ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc, .docx ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e se não esqueceu de nenhum detalhe. Após o envio, não são permitas alterações. Por favor, não insista.

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

ATIVIDADE 1 - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

ATIVIDADE 1 - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================


Superficialmente, pode parecer que um “incidente” e um “problema” são a mesma coisa. Para profissionais fora do mundo da tecnologia da informação, qualquer uma das palavras podem ser usadas para descrever uma situação que está causando impacto negativo nos negócios. Mas em TI, os dois termos são diferentes e precisam ser tratados e gerenciados de formas distintas. 

INTERNATIONAL ITIL. ITIL: Gestão de Incidentes vs. Gestão de Problemas. International IT, 19 ago. 2021. Disponível em: https://www.internationalit.com/post/itil-gestão-de-incidentes-vs-gestão-de-problemas. Acesso em: 13 de julho de 2022.

A partir dos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, explique a diferença entre o Gerenciamento de Incidentes e o Gerenciamento de Problemas.


ATIVIDADE 1 - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares