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4 de out. de 2022

MAPA - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54/2021

MAPA - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54/2021

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Nos próximos encontros, você será DESAFIADO! Como futuro(a) profissional queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão. Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, projetos e expectativas. E nisso, a disciplina de Engenharia Econômica é excelente. Analisar os desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto de estudo que permita a aplicação de conceitos econômicos e instrumentais matemáticos é algo que essa atividade possibilitará. Quanto mais controle você tiver sobre as variáveis de um problema, menor será a incerteza associada ao mesmo.

 

O objetivo desta atividade é instigar o seu senso crítico, estimulando a busca por fundamentos necessários à compreensão das questões propostas, conectando o conteúdo da Análise de Investimentos e Viabilidade à realidade. Além disso, proporcionar autonomia para que você seja capaz de desenvolver o que compete às suas atribuições como estudante, bem como às suas atribuições como futuro(a) profissional.

 

Nossa atividade está dividida em etapas que deverão ser desenvolvidas individualmente. Você será desafiado(a) a analisar a viabilidade de se realizar um investimento! Preparado(a)?

 

CONTEXTO:

Ao estudar Engenharia Econômica nosso foco é a tomada de decisão e, para isso, é preciso conhecer os riscos inerentes ao projeto em análise, utilizar instrumentais da matemática financeira e da análise de investimentos. Uma das decisões mais importantes diz respeito à análise de viabilidade econômica de determinado investimento a ser ou não realizado pela empresa.

 

Nesse contexto, você é o(a) profissional responsável pelo controle e gerenciamento da produção da indústria e comércio de confecções Lucy, localizada no município de Cianorte/PR.  A empresa, de capital fechado, foi construída ao final dos anos de 1990 por dona Lúcia, que transformou seu pequeno atelier em uma fábrica de roupas femininas. Os anos se passaram e a empresa foi sendo ampliada para outros municípios paranaenses e paulistas. Atualmente, a empresa que conta com mais de mil funcionários diretos e indiretos, três marcas próprias e atende a grandes lojas do varejo, está analisando a possibilidade de comprar novos equipamentos para adentrar a um novo nicho de mercado: o de roupas para pets, especialmente gatos e cachorros.

Dessa forma, a questão final a ser respondida por você, profissional responsável pelo projeto, é “levando em consideração apenas os aspectos econômicos e financeiros, fazer a aquisição dos equipamentos para expandir o negócio é economicamente viável nesse momento?” Para tomar esta decisão você precisará realizar as análises necessárias e apresentar o resultado das mesmas diretamente a Dona Lúcia. Vamos lá?!

 PRIMEIRA ETAPA:

A primeira etapa consiste em definir qual seria a melhor fonte de financiamento do investimento, já que a empresa preferiria fazer a aquição dos mesmos à vista mas não deseja, por razões estratégicas, dispor integralmente de capital próprio para esse fim.

Sabendo que os equipamentos custam R$ 300.000,00, verifique e demonstre se seria mais vantajoso a empresa financiar 100% do valor dos equipamentos em 12 parcelas fixas mensais postecipadas, sem entrada, com taxa de juros de 1,4% ao mês sob capitalização composta (opção A) ou integrar 20% do valor dos equipamentos com capital próprio e financiar 80% em 12 parcelas fixas mensais, também postecipadas, sem entrada, com taxa de juros de 1,9% ao mês sob capitalização composta (opção B).

 SEGUNDA ETAPA:

Agora é o momento de verificar a viabilidade econômico-financeira do projeto e dar seu parecer final. Para que isto seja possível, o primeiro passo é projetar o fluxo de caixa, considerando, de modo integrado, os ganhos esperados dos investimentos e os custos do financiamento identificado na etapa anterior como o mais vantajoso.

Sabendo que o lucro mensal do investimento, que se iniciaria após 1 mês da aquisição dos equipamentos, seria de R$35.000,00 e que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) imposta é de 5% a.m. bem como que o tempo de retorno esperado é de 12 meses, calcule o Valor Presente Líquido (VPL) considerando o período de um ano (12 meses de retorno do projeto) e, com base no resultado obtido, dê seu parecer quanto à viabilidade do investimento.

 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:

Agora chegou o momento de você elaborar o material que vai ser apresentado à dona da empresa (há um template/modelo disponível no Material da Disciplina que você *pode* - não é obrigatório - utilizar para elaborar o material). Esse material, que constitui a entrega da Atividade M.A.P.A., deve conter todo o desenvolvimento e as respostas dos itens anteriores. A atividade pode ser entregue em arquivo de texto, imagem, planilha ou em formato .pdf.

A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!


MAPA - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54/2021

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M.A.P.A. – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

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Olá aluno(a),
            Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A presente atividade encontra-se dividida em três etapas, nas quais você terá que utilizar seus conhecimentos de cálculo diferencial e integral para resolver os problemas propostos.
            Primeiramente, trabalharemos com as funções para encontrar as funções custo, receita e lucro. Na sequência, utilizaremos derivadas e integrais para resolver problemas aplicados.
 
Desejo a você, caro(a) aluno(a) um excelente trabalho!
Professora Dra. Rebecca Manesco Paixão.
 

ORIENTAÇÕES GERAIS
 

Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder aos questionários deve ser citada ao final da questão;
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e APENAS estes formatos serão aceitos;
- O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
- O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!


Problemas frequentes a evitar:

- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?


Como enviar o arquivo:

- Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.


Sobre plágio e outras regras:

- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.

A equipe de mediação está a sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


 

CONTEXTUALIZAÇÃO

 
A função custo relaciona-se aos gastos de uma loja, uma empresa ou uma indústria, seja na produção ou na compra de um produto. A função custo (C(x)) pode ser representada a partir do custo fixo (Cv) e do custo variável (Cv), por meio da seguinte fórmula:

C(x) = Cf + Cv


A função receita (R(x)) está ligada ao faturamento bruto, a depender do número de vendas de produtos, expressa por meio da seguinte fórmula:

R(x) = p * X

Em que p é o preço de mercado e x é a quantidade de produtos vendidos.
Por fim, a função lucro (L(x)) diz respeito ao lucro líquido da empresa, sendo obtido a partir da diferença da função receita e da função custo:

L(x) = R(x) - C(x)



ETAPA 1

 
Em uma fábrica de peças automotivas, há um custo fixo mensal de R$ 450,00, incluindo impostos, salário de funcionários, conta de água, de luz e entre outros. E, também há um custo variável que depende da quantidade de peças A produzidas, de R$ 42,00. Considerando o valor de mercado de cada peça A de R$ 95,00, então:

a) Encontre a função custo (C(x)).
b) Encontre a função receita (R(x)).
c) Encontre a função lucro (L(x)).

 

ETAPA 2

 
A função custo mensal de fabricação de uma peça B na fábrica é de C(x) = 2x3 - 8x2 + 98x -1, cujo preço de venda é de p = 100. Sabendo disso:

a) Encontre a função lucro.
b) Utilize o teste da segunda derivada para determinar a quantidade de peças B que devem ser produzidas e vendidas mensalmente, para que se obtenha o lucro máximo.
c)Utilizando o software Geogebra, trace o gráfico da função lucro, e localize o ponto máximo.
 
 

ETAPA 3

 
O administrador da fábrica deseja comprar um equipamento capaz de resultar em uma economia de custos operacionais. Tal economia é dada pela função f(x) unidades monetárias por ano, quando o equipamento estiver x anos em uso: f(x) = 1000x + 250. Utilizando uma integral definida, determine:

a) A economia de custos operacionais que a compra do equipamento irá resultar nos 3 primeiros anos.
b) Após quantos anos o equipamento estará pago, se o mesmo custa R$ 42.750,00?

 

 

 

M.A.P.A. – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 

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ATIVIDADE 1 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

 

INSTRUÇÕES:

 

- Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL.

- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da Internet terão desconto na nota final.

- ​A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF. ​

​- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.

​- Se você fez a atividade (ou parte dela) a mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue​.

​- ​O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo.

- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.​

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

 

Boa atividade a todos!

 

EXERCÍCIOS:

)Amanda e uma legista que ganha um salário fixo mensal S, e mais uma comissão de C% para cada peça de roupa vendida. Sabendo disso:

 

a) Determine a função salarial de Amanda, sabendo que quando ela vende 80 peças, ela ganha R$ 2.516,00 e quando ela vende 150 peças, ela ganha R$ 2.530,00 por mês. Qual é o salário fixo mensal de Amanda? Quanto Amanda ganha de comissão para cada peça vendida?

 

b) Determine qual será o salário de Amanda, se em um determinado mês, ela vender 300 peças de roupa.

2) Utilizando as propriedades de limites, calcule .

3) Seja a parábola y = 4x - , encontre a inclinação da reta tangente no ponto (1,3), usando a definição:


E , para encontrar a equação da reta tangente.


 

ATIVIDADE 1 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

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MAPA - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - 54/2022

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O tolueno (C7H8) é usado frequentemente como um solvente ou tíner para tintas à base de óleo. Alguns materiais estão disponíveis para serem usados em vestimentas protetoras (luvas) contra a exposição ao tolueno.
Com base nos limites à exposição ao ar estabelecidos pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA — Occupational Safety and Health Administration) dos Estados Unidos, a máxima taxa de exposição permissível ao tolueno é de aproximadamente 2 g/h. Os coeficientes de difusão e as concentrações superficiais para o tolueno nos seguintes materiais disponíveis para a produção das luvas são:
 

Material

Coeficiente de difusão, D (10-8 cm²/s)

Concentração Superficial, SA (g/cm³)

Espessura, l (cm)

Custo ($/par)

Multicamadas

0,0089

7,87

0,007

4,19

Álcool polivinílico

1,28

0,68

0,075

24

Borracha Viton

0,73

2,61

0,025

72

Borracha butílica

61

2,55

0,090

58

Borracha neoprene

64

3,53

0,075

3,35

Cloreto de polivinila

100

0,25

0,070

3,21

Borracha nitrílica

15

2,68

0,040

1,56

 
 
(a) Sabendo que um par de luvas de tamanho médio possui uma área superficial interna (A) de aproximadamente 800 cm², determine o tempo de desenvolvimento (em horas) e a taxa de exposição (em g/h) para cada um desses materiais. 

Equação para o cálculo do tempo de desenvolvimento (no numerador tem-se a espessura elevada ao quadrado):

Equação para o cálculo da taxa de exposição:

(b) Discuta quais desses materiais seriam apropriados para uso em luvas como vestimenta protetora contra à exposição ao tolueno.


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MAPA - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54/2022

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INSTRUÇÕES DE ENTREGA

- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta (template) disponibilizado em Material da Disciplina;
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
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- Após inteiramente respondido, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF.
Problemas frequentes a evitar:
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CONTEXTUALIZAÇÃO
Não serão raras as críticas à indústria da moda acerca de questões sociais e ambientais. Com mais acesso à informação, o público está mais consciente, exigindo a sustentabilidade das marcas. Vale dizer que os impactos dos negócios da moda são relevantes e fazem parte de uma agenda pública global. Estima-se que a indústria da moda seja o segundo maior consumidor de água, segundo a Global Fashion Agenda (1,5 trilhão de litros por ano), por exemplo.


WEISE, A. Os impactos da indústria têxtil e da moda no meio ambiente. Aupa, 14 dez. 2020. Disponível em: https://aupa.com.br/os-impactos-da-industria-textil-e-da-moda-no-meio-ambiente/. Acesso em 12 ago 2022.

 
Visando mitigar e prevenir os impactos ambientais do setor, as indústrias têxteis vêm modernizando cada vez mais os seus processos e propondo soluções efetivas de tratamento de resíduos. Mas para que você entenda e faça parte deste universo como profissional, é necessário primeiro conhecer os principais processos envolvidos na fabricação de tecidos e roupas em geral.

Conhecendo o processo produtivo
A matéria-prima usada na indústria têxtil é sempre algum tipo de fibra, a partir da qual são produzidos fios, tecidos e posteriormente peças de roupas. Essas fibras podem ser tanto naturais, oriundas de plantas ou animais, quanto artificiais. Cada vez mais as indústrias têm investido na reciclagem dos resíduos de fibras para aproveitar ao máximo os recursos. As fibras geralmente são comercializadas na forma compactada e em embalagens de aproximadamente 200kg, e uma vez em estoque, vários processos são conduzidos, dentre eles:
Fiação: Essa etapa basicamente transforma fibras em fios, com os quais é possível iniciar a produção de um tecido propriamente dito. O processo se inicia com a preparação das fibras, que envolve a abertura (remove impurezas), a cardagem (faz mechas do material) e passadores, que uniformizam o peso e comprimento de cada unidade de comprimento a ser fiado. Após a preparação, as denominadas mechas podem ser fiadas de três maneiras diferentes: a fiação penteada, a fiação convencional e a fiação não convencional.
 Malharia e tecelagem: O objetivo dos dois processos é produzir um tecido plano a partir dos fios. A tecelagem é responsável por trançar os fios de trama (longitudinais) e urdume/urdidura (horizontais). Já a malharia obtém malhas a partir do entrelaçamento dos fios na mesma direção.
Beneficiamento: Nessa etapa, modificações físico-químicas, tais como tingimento, textura, brilho etc., são realizadas nos tecidos. O processo pode ser subdividido em 3 etapas: beneficiamento primário, beneficiamento secundário e acabamento, descritos a seguir:
Beneficiamento primário: De maneira simples, o beneficiamento primário é a preparação do tecido para que ele receba o tingimento e acabamento. Para isso são utilizados processos, como: desengomagem, chamuscagem, cozimento/purga, lavagem/purga, mercerização, fixação e alvejamento químico.
Beneficiamento secundário: Neste processo, o tecido é tingido total ou parcialmente (tingimento ou estampagem). O tingimento total é a dispersão de um corante em um meio líquido, no qual o tecido está submerso. Assim, a coloração é absorvida pelo tecido de forma homogênea. Já no tingimento parcial, aplica-se um corante sobre regiões específicas do tecido, formando figuras ou desenhos.
Acabamento: Nesta etapa, visa-se tornar o tecido mais adequado para o fim desejado. Isso envolve alguns processos, como a calandragem, flanelagem, lixamento, sanforização e fixação por vapor ou ar quente, aplicação de amaciantes, encorpantes, tratamentos anti-chamas, anti-rugas ou impermeabilizantes/resistentes a água.
 

MÃO NA MASSA!

Após conhecer os processos da indústria têxtil é possível identificar os potenciais impactos ambientais da operação da atividade. Uma vez identificados, a equipe responsável pela gestão ambiental necessita entender como estes impactos estão inseridos na legislação para então propor medidas de prevenção ou mitigação. Suponha que você faz parte desta equipe. Para realizar este estudo, siga as etapas a seguir.
 

Etapa 1: Identificação dos impactos ambientais
 
Faça uma pesquisa na internet e descreva três (3) impactos ambientais causados pela operação da indústria têxtil. Os impactos podem estar relacionados ao consumo de recursos naturais, geração e descarte de resíduos sólidos ou efluentes, emissões atmosféricas, ruídos etc.  Cite em quais etapas do processo produtivo estes impactos ocorrem e de que forma eles podem afetar o meio ambiente.
 
Etapa 2: Diretrizes legais

 
Muitos impactos ambientais estão inseridos na legislação brasileira, a qual estabelece parâmetros de monitoramento e controle e/ou diretrizes para a prevenção ou mitigação. Para obter a licença de operação, a equipe deve conhecer a legislação pertinente para que as atividades da indústria possam adequar-se a ela. Faça uma pesquisa sobre as leis, decretos ou resoluções nacionais que norteiam os impactos ambientais descritos na Etapa 1. Explique de que forma a legislação atua no controle ou prevenção destes impactos.
 
Segue alguns exemplos de normativas:
- Lei nº 9.433/1997 (sessão III);
- Lei nº 13.577/2009;
- Lei nº 12.305/10;
- Resolução CONAMA nº 430/2011;
- Resolução CONAMA nº 001/1990;
- Resolução CONAMA nº 003/1990;
- Resolução CONAMA nº 08/1990;
- Resolução do CONAMA nº 382/2006;
- NBR 10.004/2004;             
- NBR 10.151/1999;
- NR-15;
- NHO-08.
 

Etapa 3: Proposição de medidas de prevenção ou mitigação

Agora que você conhece os impactos ambientais e suas diretrizes legais, como última etapa, proponha medidas de prevenção ou mitigação dos impactos ambientais estudados na Etapa 1. Você pode se basear nas ações de empresas já existentes.  

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