ATIVIDADE 1 - CCONT - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO -
512023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
============================================================
Olá acadêmico(a) de
Ciências Contábeis.
Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01.
A crise da Americanas, assim, não se vincula à qualidade dos produtos
que ela vende aos consumidores. Mas apesar disso, os dados da YouGov BrandIndex
apontam que a empresa também tem sofrido nesse contexto. O índice de valor da
marca caiu de 31,2 pontos em 1º de janeiro para apenas 21,2 pontos no dia 26 do
mesmo mês. O índice de Qualidade da Americanas, que abriu 2023 em 49,3 pontos,
despencou para 36,3 por volta do dia 26 de janeiro.
A atratividade da
Americanas como um empregador potencial também foi severamente afetada pela
crise, segundo a YouGov. Em 1º de janeiro de 2023, seu Índice de Reputação
Corporativa era de 34 pontos. Um pouco menos de um mês depois, havia caído para
26,3 pontos, uma queda de quase 25%. “Vale notar que nenhuma dessas três quedas
é tão dramática quanto a experimentada na métrica Buzz, mas elas refletem que o
escândalo criou uma crise generalizada para a varejista”, ressalta Eastman.
Embora a situação
da Americanas seja delicada, isso não significa que não haja meios de
neutralizar os efeitos negativos sobre sua imagem de marca e seus negócios. De
acordo com o BrandIndex, a empresa ganhou previsivelmente um bom impulso na sua
Exposição Boca a Boca. A YouGov destaca que, apesar de parecer uma desvantagem
agora, em meio às notícias negativas, a Americanas poderia alavancar esse canal
no futuro para mudar progressivamente sua narrativa entre o público consumidor.
Fonte:
https://administradores.com.br/noticias/americanas-confira-dados-do-impacto-da-crise-sobre-imagem-da-empresa
Conforme abordamos
em nosso Estudo de Caso, a Americanas passou por uma crise de imagem que afetou
seus stakeholders. Deste modo, analise o caso apresentado acima e descreva duas ações que poderão
ser feitas em relação a Comunicação Institucional e duas ações em relação
a Comunicação Mercadológica para amenizar os efeitos da
crise enfrentada pela empresa.