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8 de out. de 2025

ATIVIDADE 1 - EMEC - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - EMEC - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54_2025

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS



EXERCÍCIO 1:
Em sistemas de transporte de fluidos, a perda de carga representa a perda de energia associada ao escoamento. Essas perdas podem ser classificadas em distribuídas e localizadas. Explique a diferença entre perda de carga distribuída e localizada, apresentando exemplos de cada uma.

EXERCÍCIO 2:
Em tubulações industriais, variações de temperatura podem gerar esforços internos significativos. Qual é a importância de considerar a dilatação térmica no projeto de tubulações e quais dispositivos podem ser usados para compensá-la?

EXERCÍCIO 3:
O golpe de aríete é um dos principais fenômenos transitórios em sistemas hidráulicos. O que é o golpe de aríete e quais medidas podem ser adotadas para reduzir seus efeitos?

EXERCÍCIO 4:
As tubulações industriais necessitam de sistemas de apoio que garantam segurança e estabilidade. Qual é a função dos suportes e fixações em tubulações e quais são os principais tipos?

 

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a) Calcule a taxa de falha (λ) para cada componente do sistema, considerando os dados fornecidos.

MAPA - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

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Olá, estudantes!

 
A disciplina de Confiabilidade de Sistemas é fundamental na área de tecnologia e manutenção, pois aborda conceitos importantes sobre confiabilidade, falhas e vida útil dos sistemas. Um dos pontos que abordaremos ao longo da disciplina será indicadores de desempenho e falha, o que envolve também a predição de falhas. Dessa forma, nesta atividade MAPA, teremos como principal objetivo aplicar conceitos técnicos na resolução de problemas e cálculos estatísticos.
 


CONTEXTUALIZAÇÃO:

Você foi contratado como engenheiro de manutenção em uma empresa aérea que está realizando a avaliação de confiabilidade de componentes de seus aviões comerciais. Em sistemas aeronáuticos, a confiabilidade é um requisito crítico, visto que falhas podem comprometer diretamente a segurança de voo e a operação da aeronave.
O seu primeiro trabalho é avaliar o desempenho de confiabilidade de um sistema de suprimento elétrico de bordo, composto por bateria principal, gerador auxiliar, disjuntor e unidade de controle eletrônico. A equipe de engenharia informou o MTTF (tempo médio até a falha) de cada item, conforme a tabela a seguir:
 
ETAPA 1
 
A primeira parte do seu trabalho será o de identificar qual a confiabilidade de cada um desses elementos do circuito.
Considerando que todos os componentes do sistema não são reparáveis, a equipe de manutenção informou o MTTF (tempo médio até a falha) de cada item, conforme tabela a seguir:
 

COMPONENTE

MTTF (h)

Bateria Principal

12.000

Gerador Auxiliar

18.500

Disjuntor

22.000

Unidade de Controle

20.500

 

Considerando que todos os componentes do sistema não são reparáveis, e que o período de teste adotado seja de 5.000 horas, responda às seguintes questões:
 
a) Calcule a taxa de falha (λ) para cada componente do sistema, considerando os dados fornecidos.
b) Determine a confiabilidade de cada componente no período de 5.000 horas.
c) Calcule a confiabilidade total do sistema, assumindo que os componentes estão dispostos em série.
 
ETAPA 2
 
Após avaliar o sistema anterior, a equipe propôs um novo arranjo, no qual a aeronave contará com 2 geradores auxiliares em paralelo, com os mesmos valores de MTTF, de forma a aumentar a segurança operacional.

Considerando esse novo cenário, responda:

a) Qual a confiabilidade equivalente dos dois geradores em paralelo para o mesmo período de 5.000 horas?
b) Recalcule a confiabilidade total do sistema com essa nova configuração.

 

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Você foi contratado como engenheiro de manutenção em uma empresa aérea que está realizando a avaliação de confiabilidade de componentes de seus aviões comerciais. Em sistemas aeronáuticos, a confiabilidade é um requisito crítico, visto que falhas podem comprometer diretamente a segurança de voo e a operação da aeronave.
O seu primeiro trabalho é avaliar o desempenho de confiabilidade de um sistema de suprimento elétrico de bordo, composto por bateria principal, gerador auxiliar, disjuntor e unidade de controle eletrônico. A equipe de engenharia informou o MTTF (tempo médio até a falha) de cada item, conforme a tabela a seguir:
 
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A primeira parte do seu trabalho será o de identificar qual a confiabilidade de cada um desses elementos do circuito.
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COMPONENTE

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Bateria Principal

12.000

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Considerando que todos os componentes do sistema não são reparáveis, e que o período de teste adotado seja de 5.000 horas, responda às seguintes questões:
 
a) Calcule a taxa de falha (λ) para cada componente do sistema, considerando os dados fornecidos.
b) Determine a confiabilidade de cada componente no período de 5.000 horas.
c) Calcule a confiabilidade total do sistema, assumindo que os componentes estão dispostos em série.
 
ETAPA 2
 
Após avaliar o sistema anterior, a equipe propôs um novo arranjo, no qual a aeronave contará com 2 geradores auxiliares em paralelo, com os mesmos valores de MTTF, de forma a aumentar a segurança operacional.

Considerando esse novo cenário, responda:

a) Qual a confiabilidade equivalente dos dois geradores em paralelo para o mesmo período de 5.000 horas?
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Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta.

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS​


QUESTÃO 1

A confiabilidade é um aspecto central na área de transporte, especialmente quando se trata de segurança e desempenho em veículos automotores. No desenvolvimento de sistemas de freios, por exemplo, é imprescindível que o projeto garanta que os componentes funcionem adequadamente por longos períodos, sob diferentes condições de uso. Isso envolve não apenas a qualidade dos materiais utilizados, mas também a previsão estatística da vida útil, de modo a atender aos requisitos de segurança e às expectativas dos usuários.

Suponha que você esteja atuando como engenheiro consultor em uma montadora de automóveis que está prestes a lançar um novo modelo de veículo popular. Durante uma reunião, um gerente de qualidade afirmou que a confiabilidade do sistema de freios projetado para esse modelo é de 98% em um período de 8 anos, em condições normais de operação. Segundo ele, isso significa que, em média, 98% dos sistemas de freio instalados irão operar corretamente, sem falhas graves, ao longo desse intervalo de tempo.

Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta. Justifique sua resposta com base nos princípios discutidos em aula.

 

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A confiabilidade é um aspecto central na área de transporte, especialmente quando se trata de segurança e desempenho em veículos automotores. No desenvolvimento de sistemas de freios, por exemplo, é imprescindível que o projeto garanta que os componentes funcionem adequadamente por longos períodos, sob diferentes condições de uso. Isso envolve não apenas a qualidade dos materiais utilizados, mas também a previsão estatística da vida útil, de modo a atender aos requisitos de segurança e às expectativas dos usuários.

Suponha que você esteja atuando como engenheiro consultor em uma montadora de automóveis que está prestes a lançar um novo modelo de veículo popular. Durante uma reunião, um gerente de qualidade afirmou que a confiabilidade do sistema de freios projetado para esse modelo é de 98% em um período de 8 anos, em condições normais de operação. Segundo ele, isso significa que, em média, 98% dos sistemas de freio instalados irão operar corretamente, sem falhas graves, ao longo desse intervalo de tempo.

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