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8 de out. de 2025

Analise o diagrama pneumático a seguir. Em seguida, preencha a tabela, identificando e descrevendo a função de cada componente numerado, seguindo o exemplo fornecido.

 MAPA - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


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Otimização de Processos Industriais com Lógica Pneumática.

Este MAPA está dividido em três etapas que simulam o dia a dia de um profissional da área:
- Diagnóstico e Documentação: Identificar os componentes de um sistema em operação.
- Manutenção e Reparo: Completar as conexões de um circuito para restaurar sua funcionalidade.
- Inovação e Projeto: Criar um novo circuito de automação do zero, utilizando um método de projeto estruturado.

Prepare suas ferramentas e vamos começar!
Prof. Plínio de Andrade Vieira


ETAPA 1: Diagnóstico e Documentação de Sistema

O primeiro passo em qualquer projeto de melhoria é entender o que já existe. Nesta etapa, você fará o levantamento técnico de um circuito pneumático que controla um braço robótico de manipulação de peças. Sua tarefa é identificar cada componente e descrever sua função para criar a documentação técnica do equipamento.

Atividade da ETAPA 1:
Analise o diagrama pneumático a seguir. Em seguida, preencha a tabela, identificando e descrevendo a função de cada componente numerado, seguindo o exemplo fornecido.

Figura 1: Diagrama Pneumático para Análise
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284510_681603_1.png
Fonte: O autor (2025).

Figura 2: Tabela de Componentes
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284510_681603_2.png
Fonte: O autor (2025).


ETAPA 2: Manutenção Corretiva do Circuito de Estampagem

Um equipamento de estampagem de peças parou de funcionar e os esquemas de ligação se perderam. Os componentes principais estão posicionados no painel, mas as linhas de ar comprimido (conexões) foram desconectadas. Sua tarefa como engenheiro(a) de manutenção é reconectar o circuito para que ele execute a sequência de operação correta: A+ B+ A- B-.

Atividade da ETAPA 2:
Observe o diagrama a seguir, que contém todos os componentes necessários, mas sem as conexões de comando e potência. Sua tarefa é desenhar as linhas de ar comprimido para interligar os componentes de forma que o sistema execute a sequência A+ B+ A- B- ao pressionar o botão de partida.

Figura 3: Diagrama Incompleto para Conexão
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284510_681603_3.png
Fonte: O autor (2025).

​Instruções Adicionais:
- O cilindro A deve avançar (A+).
- Ao final do avanço de A, o cilindro B deve avançar (B+).
- Ao final do avanço de B, o cilindro A deve retornar (A-).
- Ao final do retorno de A, o cilindro B deve retornar (B-), finalizando o ciclo.


​ETAPA 3: Projeto de um Novo Dispositivo de Montagem

A empresa precisa de um novo dispositivo automatizado para um processo de montagem que exige a sequência de movimentos: A+ B+ A- B-. Esta sequência possui sobreposição de sinais, o que exige um método de projeto mais robusto para evitar travamentos.

Atividade da ETAPA 3:
Sua tarefa é projetar, do zero, um diagrama pneumático completo que execute a sequência A+ B+ A- B-, utilizando obrigatoriamente o método cascata.

Requisitos do Projeto:
1. Análise da Sequência: 
separe a sequência em grupos de movimento conforme as regras do método cascata.
2. Componentes: o circuito deve incluir dois atuadores de dupla ação (A e B), sensores de fim de curso (roletes), válvulas direcionais para os atuadores, uma válvula de memória (válvula cascata) para controle dos grupos e um botão de partida.
3. Diagrama Final: desenhe o circuito pneumático completo e funcional, mostrando claramente a linha de pressão de cada grupo e todas as conexões lógicas.


FINALIZAÇÃO
Parabéns por concluir este desafio de automação! Ao realizar as tarefas de diagnóstico, reparo e projeto, você aplicou na prática os conhecimentos fundamentais da pneumática industrial. A capacidade de interpretar, corrigir e criar circuitos lógicos é o que diferencia um profissional de excelência nesta área. Esperamos que esta atividade tenha solidificado suas habilidades e o preparado para os desafios do mercado de trabalho.

 

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- Inovação e Projeto: Criar um novo circuito de automação do zero, utilizando um método de projeto estruturado.

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ETAPA 1: Diagnóstico e Documentação de Sistema

O primeiro passo em qualquer projeto de melhoria é entender o que já existe. Nesta etapa, você fará o levantamento técnico de um circuito pneumático que controla um braço robótico de manipulação de peças. Sua tarefa é identificar cada componente e descrever sua função para criar a documentação técnica do equipamento.

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Analise o diagrama pneumático a seguir. Em seguida, preencha a tabela, identificando e descrevendo a função de cada componente numerado, seguindo o exemplo fornecido.

Figura 1: Diagrama Pneumático para Análise
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Fonte: O autor (2025).

Figura 2: Tabela de Componentes
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Fonte: O autor (2025).


ETAPA 2: Manutenção Corretiva do Circuito de Estampagem

Um equipamento de estampagem de peças parou de funcionar e os esquemas de ligação se perderam. Os componentes principais estão posicionados no painel, mas as linhas de ar comprimido (conexões) foram desconectadas. Sua tarefa como engenheiro(a) de manutenção é reconectar o circuito para que ele execute a sequência de operação correta: A+ B+ A- B-.

Atividade da ETAPA 2:
Observe o diagrama a seguir, que contém todos os componentes necessários, mas sem as conexões de comando e potência. Sua tarefa é desenhar as linhas de ar comprimido para interligar os componentes de forma que o sistema execute a sequência A+ B+ A- B- ao pressionar o botão de partida.

Figura 3: Diagrama Incompleto para Conexão
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284510_681603_3.png
Fonte: O autor (2025).

​Instruções Adicionais:
- O cilindro A deve avançar (A+).
- Ao final do avanço de A, o cilindro B deve avançar (B+).
- Ao final do avanço de B, o cilindro A deve retornar (A-).
- Ao final do retorno de A, o cilindro B deve retornar (B-), finalizando o ciclo.


​ETAPA 3: Projeto de um Novo Dispositivo de Montagem

A empresa precisa de um novo dispositivo automatizado para um processo de montagem que exige a sequência de movimentos: A+ B+ A- B-. Esta sequência possui sobreposição de sinais, o que exige um método de projeto mais robusto para evitar travamentos.

Atividade da ETAPA 3:
Sua tarefa é projetar, do zero, um diagrama pneumático completo que execute a sequência A+ B+ A- B-, utilizando obrigatoriamente o método cascata.

Requisitos do Projeto:
1. Análise da Sequência: 
separe a sequência em grupos de movimento conforme as regras do método cascata.
2. Componentes: o circuito deve incluir dois atuadores de dupla ação (A e B), sensores de fim de curso (roletes), válvulas direcionais para os atuadores, uma válvula de memória (válvula cascata) para controle dos grupos e um botão de partida.
3. Diagrama Final: desenhe o circuito pneumático completo e funcional, mostrando claramente a linha de pressão de cada grupo e todas as conexões lógicas.


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A) só pode ser acionada se o operador usar as duas mãos em botões distintos (B1 e B2). Além disso, o ciclo pode ser interrompido e o atuador recuado a partir de dois pontos de controle diferentes na linha (botões B3 ou B4).

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Lógica de Comando com Válvulas "E" e "OU"

Projetar e desenhar um circuito pneumático funcional, aplicando os conceitos de válvulas lógicas de simultaneidade (E) e alternadora (OU) para atender a requisitos específicos de segurança e operação. Imagine uma prensa pneumática em uma linha de montagem. Para garantir a segurança do operador, a prensa (atuador A) só pode ser acionada se o operador usar as duas mãos em botões distintos (B1 e B2). Além disso, o ciclo pode ser interrompido e o atuador recuado a partir de dois pontos de controle diferentes na linha (botões B3 ou B4).

O circuito deve operar da seguinte maneira:

Avanço do Atuador (A+): o atuador 'A' deve avançar somente quando os botões B1 e B2 forem pressionados simultaneamente.

Recuo do Atuador (A-): o atuador 'A' deve recuar ao ser pressionado o botão B3 ou o botão B4.

Para a montagem deste circuito, utilize os seguintes componentes, cuja simbologia pode ser encontrada no livro-base (principalmente no Tema 2):

1 atuador de dupla ação (para a prensa 'A');

1 válvula direcional 5/2 vias com duplo piloto pneumático (para comandar o atuador 'A');

4 válvulas 3/2 vias NF com acionamento por botão e retorno por mola (para os botões B1, B2, B3 e B4);

1 válvula de simultaneidade (Elemento "E") para a lógica de acionamento;

1 válvula alternadora (Elemento "OU") para a lógica de recuo;

1 unidade de conservação de ar e fonte de ar comprimido.

Desenhe o diagrama pneumático completo que interliga todos os componentes listados para atender aos requisitos de avanço e recuo descritos no cenário.

Instrução final (FluidSim e envio):
No FluidSim, monte o circuito conforme especificado, simule o funcionamento e exporte a imagem do diagrama. Em seguida, anexe a imagem do diagrama no modelo de resposta e faça o envio.

 

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Lógica de Comando com Válvulas "E" e "OU"

Projetar e desenhar um circuito pneumático funcional, aplicando os conceitos de válvulas lógicas de simultaneidade (E) e alternadora (OU) para atender a requisitos específicos de segurança e operação. Imagine uma prensa pneumática em uma linha de montagem. Para garantir a segurança do operador, a prensa (atuador A) só pode ser acionada se o operador usar as duas mãos em botões distintos (B1 e B2). Além disso, o ciclo pode ser interrompido e o atuador recuado a partir de dois pontos de controle diferentes na linha (botões B3 ou B4).

O circuito deve operar da seguinte maneira:

Avanço do Atuador (A+): o atuador 'A' deve avançar somente quando os botões B1 e B2 forem pressionados simultaneamente.

Recuo do Atuador (A-): o atuador 'A' deve recuar ao ser pressionado o botão B3 ou o botão B4.

Para a montagem deste circuito, utilize os seguintes componentes, cuja simbologia pode ser encontrada no livro-base (principalmente no Tema 2):

1 atuador de dupla ação (para a prensa 'A');

1 válvula direcional 5/2 vias com duplo piloto pneumático (para comandar o atuador 'A');

4 válvulas 3/2 vias NF com acionamento por botão e retorno por mola (para os botões B1, B2, B3 e B4);

1 válvula de simultaneidade (Elemento "E") para a lógica de acionamento;

1 válvula alternadora (Elemento "OU") para a lógica de recuo;

1 unidade de conservação de ar e fonte de ar comprimido.

Desenhe o diagrama pneumático completo que interliga todos os componentes listados para atender aos requisitos de avanço e recuo descritos no cenário.

Instrução final (FluidSim e envio):
No FluidSim, monte o circuito conforme especificado, simule o funcionamento e exporte a imagem do diagrama. Em seguida, anexe a imagem do diagrama no modelo de resposta e faça o envio.

 

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b) Quais os principais fatores que devem ser considerados no dimensionamento e seleção de turbinas para uma PCH?

MAPA - EMEC - MÁQUINAS DE FLUXO - 54_2025

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CONTEXTUALIZAÇÃO:

​1) As máquinas de fluidos, como estamos estudando neste módulo, foram fundamentais para a nossa evolução, seja auxiliando no transporte de fluidos ou então utilizando a energia do fluido para transformá-la em outra forma de energia, como é o caso na energia elétrica.
O Brasil é um país que possui sua matriz energética amplamente renovável, sendo a energia hidráulica a principal fonte de energia que abastece o país. Este tipo de energia é gerada através do aproveitamento da energia que um fluido possuí. No caso de usinas hidroelétricas, uma grande quantidade de água, que escoa por um rio, possui uma elevada energia potencial e, ao sofrer uma queda, parte dessa essa energia potencial se transforma em energia cinética ao passar por uma turbina.
Na atividade de hoje, você assume o papel de engenheiro responsável por analisar a viabilidade de implantação de uma pequena central hidrelétrica (PCH) em uma área rural. O local conta com um rio cuja vazão disponível é de 15 m³/s e possui uma queda d’água de 70 metros de altura.
Visando selecionar o tipo mais adequado de turbina hidráulica para o aproveitamento dessa energia, analise os seguintes cenários:

a) Com base nas características fornecidas (vazão e altura de queda), qual tipo de turbina hidráulica seria mais indicado para essa situação? Justifique tecnicamente sua escolha.
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_1.png

b) Quais os principais fatores que devem ser considerados no dimensionamento e seleção de turbinas para uma PCH?

c) Explique, de forma breve, como ocorre a conversão de energia na turbina hidráulica e o papel do gerador nesse processo.


d) Calcule a potência hidráulica bruta disponível neste potencial, considerando aceleração da gravidade = 9,8 m/s² e densidade da água = 1000 kg/m³.
 

2) Uma bomba é um equipamento com a função de transferir energia de uma determinada fonte para um líquido, permitindo que ele possa se deslocar de um ponto para outro, inclusive vencendo desníveis geométricos.
As bombas centrífugas são aquelas que desenvolvem a transformação de energia através do emprego de forças centrífugas. Elas possuem pás cilíndricas, com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, sendo essas pás fixadas a um disco e a uma coroa circular, compondo o rotor da bomba.
Com relação à curva característica de uma bomba, podemos dizer que é a expressão cartesiana de suas características de funcionamento, expressas por vazão, em m3/h na abcissa e na ordenada Altura, em mca (metros de coluna d’água).
A cavitação, como também estudamos durante este módulo, é um fenômeno indesejado que pode ocorrer nas máquinas de fluxo. Para calcularmos esse fenômeno, devemos levar em conta alguns parâmetros, como altura de sucção, perda de carga na sucção, pressão atmosférica e pressão de vapor do fluido. Calculando o NPSH(d), é possível analisarmos se uma bomba está ou não operando em uma condição de cavitação.
Uma outra tarefa que você terá é selecionar uma bomba para suprir um sistema de bombeamento nesta propriedade:
No sistema a seguir, você será responsável por realizar a seleção de uma bomba para um sistema de bombeamento que deve elevar uma vazão de água de 12 m³/h a uma altura de 25 m. O diâmetro interno da tubulação é de 1+1/2” (38,1mm), e o comprimento total da tubulação é de 50 m, sendo o comprimento total da tubulação de sucção de 4 m, com uma altura de sucção de 2 m. Na sucção, temos uma válvula pé de crivo (k=7,3) e um cotovelo 90 ° com raio médio (k=0,7). No recalque, temos 2 cotovelos 90° com raio médio (k=0,7). Considere que a água está a 30 °C e possui viscosidade cinemática igual a 0,8.10-6m²/s.
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_2.png

​Para encontrar a perda de carga distribuída, necessitamos encontrar o fator de atrito (f), para isso podemos utilizar o diagrama de Moody.

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_3.png
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_4.png

Para encontrar a rugosidade relativa (𝞮/d), considere a rugosidade absoluta da tubulação sendo 0,01905 mm.

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_5.png
​Para encontrar a perda de carga localizada, utilize os valores para Válvula pé de crivo k=7,3 e para cada cotovelo (90°) um k=0,7.
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_6.png

a) Qual deve ser a altura manométrica da bomba a ser selecionada? Considere as perdas de carga do escoamento.


​b)
 Se o NPSH requerido é de 4 m, essa bomba estará operando em uma condição de cavitação? Utilize um fator de segurança de 10% em relação ao NPSH requerido. Considere a pressão atmosférica do local = 101,3 kPa e a densidade da água=1000 kg/m³.


http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284387_679905_7.png

​c)
 Pensando no aproveitamento energético do sistema, se um motor elétrico transmite 2,2 kW de potência a esse sistema, qual é eficiência do sistema para a condição de operação descrita?


3)
 O laboratório Virtual da Algetec nos permite vivenciar experimentos através da simulação. Nesta etapa, devemos realizar o experimento do laboratório virtual intitulado “Perda de carga distribuída”. Neste experimento, analisaremos a perda de carga distribuída em diferentes tubulações. Primeiramente, abra o laboratório virtual e leia todo o sumário teórico. Em seguida, leia o “roteiro” e realize o experimento direcionando toda a água para a tubulação de 32 mm, conforme indicado, anotando os valores de vazão (rotâmetro) e pressão (manômetro em U). Em seguida, reinicie o experimento, agora conectando o manômetro à tubulação de 25 mm de diâmetro, novamente registre os valores de pressão e vazão conforme se altera a vazão. Agora responda às seguintes perguntas:

a) Considerando os dois experimentos realizados, quais são as maiores perdas de carga para cada uma das tubulações?


​b)
 Com base nos seus conhecimentos adquiridos na disciplina, quais são os fatores que contribuíram para que houvesse diferença na perda de carga distribuída entre as tubulações?

 

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