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6 de out. de 2025

MAPA - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54_2025

 

MAPA - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54_2025

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Olá, estudante!

O objetivo da atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) é permitir que você se sinta imerso com relação ao cálculo do preço de venda de determinado produto, utilizando como ferramenta o mark-up divisor.

Que tal aproveitar para colocar em prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda?

A determinação do preço de venda constitui uma das principais e das mais difíceis decisões a ser tomada em uma empresa, pois depende de um número considerável de variáveis, que nem sempre partem de decisão interna da organização, merecendo um planejamento consubstanciado em informações estratégicas de mercado e que possa refletir os objetivos da instituição. Ao se procurar formar o preço de venda, é preciso observar a base escolhida para essa formação, a partir do custo, ou a partir do mercado.

Marília e Joana são amigas desde a época da faculdade. Recentemente, constituíram um pequeno negócio para fabricar xales de seda. Decidiram optar por esse segmento de negócio depois de realizar uma pesquisa de mercado com o público feminino e perceberem que esse é um acessório indispensável no guarda-roupa das mulheres. Imagine que sua missão é ajudar as duas empresárias a realizar o cálculo do preço de venda dessa peça e, para tanto, recebeu relatório contendo as informações de que o custo variável de produção do xale é de R$ 18,00; os impostos sobre as vendas somam o montante de 25%; a margem de contribuição desejada pelas sócias é de 35%; e que as comissões sobre as vendas são de 10%.

Após analisar todos os dados fornecidos, realize os cálculos e atenda às seguintes demandas:

1. Calcule o preço de venda do xale, utilizando como ferramenta o mark-up divisor. (Nesse item, demonstre os cálculos realizados para chegar no resultado).

2. Apresente a demonstração do resultado com os cálculos referentes à venda de uma unidade do xale.

 


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Etapa 1: Na primeira etapa, você deverá explicar, por meio da lei oferta e demanda, como o aumento no número de concorrentes poderá impactar as quantidades demandadas e ofertadas de casacos da loja ABC e o impacto no preço do produto.

MAPA - GCOM - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54_2025

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Olá, estudante!

Bem-vindo a atividade MAPA da disciplina Economia e Sociedade.

Durante esta disciplina, aprendemos que a microeconomia é uma das áreas de estudo da economia, e tem como objetivo entender o comportamento individual de consumidores e empresas na tomada de decisões sobre a alocação de recursos limitados. Ela (microeconomia) foca na análise de como esses agentes econômicos interagem nos mercados para determinar preços e quantidades ofertadas e demandadas de bens e serviços. Nesse sentido, existe relação direta entre microeconomia e gestão comercial, no qual são apresentados uma série de desafios e questões complexas, por exemplo, responder a seguinte questão:

Qual é o preço ideal de um produto ou serviço?

Dito isso, chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu na nossa disciplina. O objetivo desta atividade é propor uma estratégia de precificação utilizando os fundamentos estudados na disciplina.

Para isso, considere que você seja o gerente da loja de roupas ABC, que está localizada em um shopping de um grande município da região Sul do Brasil. O proprietário da loja está preocupado com a temporada de inverno, mais exatamente com as vendas de casacos, que nunca foi uma especialidade da loja, mas que para a próxima temporada, a loja irá focar as vendas desse item. Então, o proprietário da loja solicitou que você, o gerente, propusesse uma estratégia de precificação para a próxima temporada de inverno.

Após pesquisas no mercado em questão, você observou que, nos últimos anos, a demanda por casacos de inverno tem sido alta durante os meses mais frios. No entanto, este ano, você percebeu um aumento significativo no número de concorrentes que também estão vendendo casacos de inverno a preços competitivos. Ao analisar a situação com mais detalhes, você constatou que a oferta de casacos de inverno no mercado aumentou devido à entrada de novos concorrentes e à disponibilidade de novos fornecedores de matéria-prima. Além disso, a demanda dos consumidores por casacos de inverno permanece alta, especialmente devido a um inverno previsto rigoroso.

Com base na situação apresentada, você deverá elaborar um relatório propondo uma estratégia de precificação para ser entregue ao proprietário da loja. Para isso, a atividade está dividida em duas etapas:

Etapa 1: Na primeira etapa, você deverá explicar, por meio da lei oferta e demanda, como o aumento no número de concorrentes poderá impactar as quantidades demandadas e ofertadas de casacos da loja ABC e o impacto no preço do produto.

Etapa 2: Na segunda etapa, você deverá apresentar dois fatores que devem ser considerados ao elaborar uma estratégia de precificação dos casacos.

 


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Qual é o preço ideal de um produto ou serviço?

Dito isso, chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu na nossa disciplina. O objetivo desta atividade é propor uma estratégia de precificação utilizando os fundamentos estudados na disciplina.

Para isso, considere que você seja o gerente da loja de roupas ABC, que está localizada em um shopping de um grande município da região Sul do Brasil. O proprietário da loja está preocupado com a temporada de inverno, mais exatamente com as vendas de casacos, que nunca foi uma especialidade da loja, mas que para a próxima temporada, a loja irá focar as vendas desse item. Então, o proprietário da loja solicitou que você, o gerente, propusesse uma estratégia de precificação para a próxima temporada de inverno.

Após pesquisas no mercado em questão, você observou que, nos últimos anos, a demanda por casacos de inverno tem sido alta durante os meses mais frios. No entanto, este ano, você percebeu um aumento significativo no número de concorrentes que também estão vendendo casacos de inverno a preços competitivos. Ao analisar a situação com mais detalhes, você constatou que a oferta de casacos de inverno no mercado aumentou devido à entrada de novos concorrentes e à disponibilidade de novos fornecedores de matéria-prima. Além disso, a demanda dos consumidores por casacos de inverno permanece alta, especialmente devido a um inverno previsto rigoroso.

Com base na situação apresentada, você deverá elaborar um relatório propondo uma estratégia de precificação para ser entregue ao proprietário da loja. Para isso, a atividade está dividida em duas etapas:

Etapa 1: Na primeira etapa, você deverá explicar, por meio da lei oferta e demanda, como o aumento no número de concorrentes poderá impactar as quantidades demandadas e ofertadas de casacos da loja ABC e o impacto no preço do produto.

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1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.

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Participar do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha dos canais de distribuição é um passo decisivo para atingir os objetivos alinhados.

Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.

Os benefícios de uma parceria bem escolhida

As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos, ou serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados já conhecidos.

  
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/canais-de-distribuicao-abrem-horizontes-no-mercado-global,f7d52f8f340c5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 14 de agosto de 2025.

O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes desafios na operação de um negócio.

Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição, por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais significado para a sua formação.

Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KYOXdZcnG4E

Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.

No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.

Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
 

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20. 

 
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação.  Nesta atividade mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre canais de distribuição. E essa experiência será voltada para os tipos de canais de distribuição. Para atingir o seu objetivo você deverá escolher uma empresa (que você conheça, que você encontre na internet ou não). Após a escolha, você deverá:

1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
3) Explicar como esses canais de distribuição acontecem (quem são os atores presentes, qual o fluxo de venda).
4) Descrever se há outro tipo de canal de distribuição mais adequado que você propõe. Justifique a sua resposta.

 


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Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.

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Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/canais-de-distribuicao-abrem-horizontes-no-mercado-global,f7d52f8f340c5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 14 de agosto de 2025.

O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes desafios na operação de um negócio.

Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição, por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais significado para a sua formação.

Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KYOXdZcnG4E

Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.

No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.

Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
 

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20. 

 
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1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
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