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4 de ago. de 2025

a) Determinar o número de cronometragens necessárias. b) Calcular o Tempo Normal (TN) de cada operação. c) Calcular o Tempo Padrão (TP).

 

MAPA - ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS - 53_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
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E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem de Engenharia de Tempos e Métodos
 


CONTEXTUALIZAÇÃO
A empresa Auto X Montadora de Veículos Ltda., sediada no interior do Paraná, atua há mais de 20 anos no setor automotivo nacional, com foco na montagem de SUVs para o mercado interno e para exportação. A planta opera com três turnos diários e adota o sistema de produção em linha contínua.

Em 2024, a empresa iniciou um projeto de reestruturação fabril, com foco no aumento da produtividade, eliminação de desperdícios e melhorias na qualidade dos processos.

Como parte desse projeto, a engenharia industrial decidiu aplicar os conceitos da Engenharia de Tempos e Métodos (ETM) para mapear e padronizar as atividades da linha de montagem final do SUV modelo Alfa. O objetivo principal é mensurar o tempo necessário para cada operação, identificar gargalos e projetar a real capacidade de produção da linha.

A equipe de engenharia selecionou as 15 operações da linha de montagem e realizou cronometragens por operação, utilizando operadores experientes, em ritmo normal de trabalho, conforme a Tabela 1:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_269903_664754_1.png

Para a realização deste estudo, devem ser considerados os seguintes critérios técnicos e parâmetros operacionais. A jornada de trabalho é de 8 horas diárias. No entanto, o tempo efetivamente disponível para produção corresponde a 7,5 horas, sendo que os 30 minutos restantes são destinados à tolerância, sendo 20 minutos para necessidades pessoais e 10 minutos para fadiga).

Além disso, deve-se considerar que o ritmo médio dos operadores é de 104%, o que indica um desempenho acima do ritmo padrão. Para garantir a precisão estatística das medições, o estudo deve ser realizado com um erro relativo de 5% e um nível de confiança de 95%.

Com base nos dados apresentados e nos conhecimentos adquiridos na disciplina, você deverá:
 
a) Determinar o número de cronometragens necessárias.
b) Calcular o Tempo Normal (TN) de cada operação.
c) Calcular o Tempo Padrão (TP).
d) Estimar a Capacidade Produtiva Diária e Semanal.
e) Elaborar um relato técnico apresentando as conclusões obtidas com a análise dos dados de tempos e métodos aplicados na linha de montagem da Auto X.


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A empresa Auto X Montadora de Veículos Ltda., sediada no interior do Paraná, atua há mais de 20 anos no setor automotivo nacional, com foco na montagem de SUVs para o mercado interno e para exportação. A planta opera com três turnos diários e adota o sistema de produção em linha contínua.

Em 2024, a empresa iniciou um projeto de reestruturação fabril, com foco no aumento da produtividade, eliminação de desperdícios e melhorias na qualidade dos processos.

Como parte desse projeto, a engenharia industrial decidiu aplicar os conceitos da Engenharia de Tempos e Métodos (ETM) para mapear e padronizar as atividades da linha de montagem final do SUV modelo Alfa. O objetivo principal é mensurar o tempo necessário para cada operação, identificar gargalos e projetar a real capacidade de produção da linha.

A equipe de engenharia selecionou as 15 operações da linha de montagem e realizou cronometragens por operação, utilizando operadores experientes, em ritmo normal de trabalho, conforme a Tabela 1:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_269903_664754_1.png

Para a realização deste estudo, devem ser considerados os seguintes critérios técnicos e parâmetros operacionais. A jornada de trabalho é de 8 horas diárias. No entanto, o tempo efetivamente disponível para produção corresponde a 7,5 horas, sendo que os 30 minutos restantes são destinados à tolerância, sendo 20 minutos para necessidades pessoais e 10 minutos para fadiga).

Além disso, deve-se considerar que o ritmo médio dos operadores é de 104%, o que indica um desempenho acima do ritmo padrão. Para garantir a precisão estatística das medições, o estudo deve ser realizado com um erro relativo de 5% e um nível de confiança de 95%.

Com base nos dados apresentados e nos conhecimentos adquiridos na disciplina, você deverá:
 
a) Determinar o número de cronometragens necessárias.
b) Calcular o Tempo Normal (TN) de cada operação.
c) Calcular o Tempo Padrão (TP).
d) Estimar a Capacidade Produtiva Diária e Semanal.
e) Elaborar um relato técnico apresentando as conclusões obtidas com a análise dos dados de tempos e métodos aplicados na linha de montagem da Auto X.


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a) Escolha um posto de trabalho (pode ser seu local de estudo, seu ambiente de trabalho, uma cozinha, um balcão de atendimento, etc.),

 

ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS - 53_2025

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ATIVIDADE 01 - Engenharia de Tempos e Métodos
 

CONTEXTUALIZAÇÃO
​A ergonomia, conforme os princípios de Corrêa (2012), busca a aplicação de conhecimentos científicos para o projeto de dispositivos, equipamentos e ambientes, visando maximizar a produtividade humana e, simultaneamente, preservar a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Para isso, o trabalho deve ser ajustado às características e limitações anatômicas, fisiológicas e psicológicas das pessoas.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas para os espaços de trabalho. A Norma Regulamentadora NR-17, em particular, estabelece parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando conforto, segurança e eficiência (ABNT, 2007). Segundo a NR-17, o empregador é responsável pela Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para avaliar essa adaptação, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho estabelecidas na própria norma.
 

​CORRÊA, A. de A. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Atlas, 2012.

​BRASIL. NR 17 – Ergonomia. Aprova a Norma Regulamentadora nº 17 que trata da ergonomia. 


​Com base nos conceitos de ergonomia apresentados e, fundamentalmente, nas diretrizes da Norma Regulamentadora NR-17, pede-se:

a) Escolha um posto de trabalho (pode ser seu local de estudo, seu ambiente de trabalho, uma cozinha, um balcão de atendimento, etc.), e descreva brevemente as atividades nele realizadas.

b) Tire uma foto clara desse posto de trabalho.

c) Com base na foto e na sua observação, faça uma análise crítica detalhada do posto de trabalho, identificando pontos positivos e, principalmente, pontos que necessitam de adequação para atender aos preceitos da NR-17. A análise deve abordar aspectos como:

- Mobiliário (cadeira, mesa, apoio para os pés, etc.)
- Disposição dos equipamentos e materiais
- Iluminação
- Postura do trabalhador (se aplicável, imagine a postura que uma pessoa adotaria nesse posto)
- Movimentos repetitivos (se aplicável, analise se a disposição facilita ou dificulta movimentos repetitivos)
- Outros fatores que possam impactar o conforto, a segurança e a eficiência do trabalhador.


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​A ergonomia, conforme os princípios de Corrêa (2012), busca a aplicação de conhecimentos científicos para o projeto de dispositivos, equipamentos e ambientes, visando maximizar a produtividade humana e, simultaneamente, preservar a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Para isso, o trabalho deve ser ajustado às características e limitações anatômicas, fisiológicas e psicológicas das pessoas.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas para os espaços de trabalho. A Norma Regulamentadora NR-17, em particular, estabelece parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando conforto, segurança e eficiência (ABNT, 2007). Segundo a NR-17, o empregador é responsável pela Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para avaliar essa adaptação, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho estabelecidas na própria norma.
 

​CORRÊA, A. de A. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Atlas, 2012.

​BRASIL. NR 17 – Ergonomia. Aprova a Norma Regulamentadora nº 17 que trata da ergonomia. 


​Com base nos conceitos de ergonomia apresentados e, fundamentalmente, nas diretrizes da Norma Regulamentadora NR-17, pede-se:

a) Escolha um posto de trabalho (pode ser seu local de estudo, seu ambiente de trabalho, uma cozinha, um balcão de atendimento, etc.), e descreva brevemente as atividades nele realizadas.

b) Tire uma foto clara desse posto de trabalho.

c) Com base na foto e na sua observação, faça uma análise crítica detalhada do posto de trabalho, identificando pontos positivos e, principalmente, pontos que necessitam de adequação para atender aos preceitos da NR-17. A análise deve abordar aspectos como:

- Mobiliário (cadeira, mesa, apoio para os pés, etc.)
- Disposição dos equipamentos e materiais
- Iluminação
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2 de ago. de 2025

Uma das funções profícuas do professor é ser analítico, ou seja, capaz de interpretar dados, se apropriar deles e usá-los em prol da melhoria constante da educação.

 

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVÊNCIA PROFISSIONAL - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

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Quando o assunto é educação, sabemos que as condições das escolas brasileiras e a formação de professores variam amplamente no Brasil, devido a uma série de fatores, como localização geográfica, recursos financeiros disponíveis, política educacional e nível socioeconômico das comunidades em que as escolas estão inseridas. Diante deste contexto, queremos que você, futuro docente, conheça o Censo Escolar 2022 (MEC) disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf (o arquivo completo pode ser acessado no Material da Disciplina).

Uma das funções profícuas do professor é ser analítico, ou seja, capaz de interpretar dados, se apropriar deles e usá-los em prol da melhoria constante da educação. Diante disso, considere-se um profissional diplomado que precisa realizar uma apresentação à secretaria de educação de seu município. Assim, para desenvolver esta atividade MAPA, siga os passos abaixo:
1. Abra o arquivo do Censo Escolar 2022 e analise-o cuidadosamente;

2. Selecione qual modalidade/etapa quer analisar: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial entre outros;
3. Faça novas pesquisas referente a modalidade/etapa selecionada para se apropriar do assunto;
4. Visite escolas em seu entorno que atendam a este público e conheça a realidade das mesmas;
5. Abra o template da atividade (PowerPoint) disponível em seu Material da Disciplina e comece a organizar sua apresentação;
6. Apresente a etapa/modalidade selecionada, traçando um panorama geral dela, traga o contexto histórico de sua constituição;
7. Utilize dados do Censo Escolar analisado (gráficos, tabelas), sempre seguido de interpretação pessoal destes dados;
8. Proponha uma intervenção para a melhoria da realidade analisada a ser implementada pela secretaria de educação de seu município (utilize seu poder de convencimento com base em seus estudos).


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