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24 de set. de 2024

A programação envolve a habilidade de criar algoritmos que possam resolver problemas eficientemente. O uso de estruturas condicionais e de repetição é fundamental para o desenvolvimento de algoritmos robustos. Segundo Ascencio e Campos (2010, p. 35). "a construção de algoritmos requer a prática constante para que se possa desenvolver o raciocínio lógico necessário para resolver problemas de maneira sistemática".

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A programação envolve a habilidade de criar algoritmos que possam resolver problemas eficientemente. O uso de estruturas condicionais e de repetição é fundamental para o desenvolvimento de algoritmos robustos. Segundo Ascencio e Campos (2010, p. 35). "a construção de algoritmos requer a prática constante para que se possa desenvolver o raciocínio lógico necessário para resolver problemas de maneira sistemática".

Fonte: ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++, Java e PHP. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema

Com base nos conceitos apresentados sobre algoritmos, o estudante Murilo elaborou um algoritmo para aprimorar seus conhecimentos, conforme o pseudocódigo a seguir:
 

Linha

Código

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
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37
38
39
40

Algoritmo CaixaEletronico
Var
    saldo, valor: real
    opcao: inteiro
 
Início
    saldo <- 1000.0  // Saldo inicial
    Repita
        Escreva("Escolha uma opção:")
        Escreva("1 - Sacar dinheiro")
        Escreva(2 - Depositar dinheiro)
        Escreva("3 - Verificar saldo")
        Escreva("4 - Sair")
        Leia(op)
       
        Se opcao = 1 Então
            Escreva("Digite o valor para sacar:")
            Leia(valor)
            Se valor <= saldo Então
                saldo <- saldo - valor
                Escreva("Saque realizado com sucesso.")
            Senão
                Escreva("Saldo insuficiente.")
            FimSe
        FimSe
       
        Se opcao = 2 Então
            Escreva("Digite o valor para depositar:")
            Leia(vl)
            saldo <- saldo + valor
            Escreva("Depósito realizado com sucesso.")
        FimSe
       
        Se opcao = 3 Então
            Escreva("Seu saldo atual é: ", saldo)
        FimSe
    Até opcao < 4
   
    Escreva("Obrigado por usar nosso caixa eletrônico.")
Fim

Elaborado pelo autor.
 
Ao tentar rodar seu algoritmo, Murilo notou que este estava apresentando alguns erros. Por ele ser iniciante sobre este assunto, ficou um pouco perdido, mas, lembrou de você, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de sistema. Ele pediu para você ajudar ele a resolver os problemas e analisar algumas linhas. Sendo assim, considere a ajuda ao Murilo:

A) Ao analisar as linhas 9 a 14, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
B) Ao analisar as linhas 16 a 25, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
C) Ao analisar as linhas 27 a 32, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
D) Ao analisar a linha 37, esta condição interfere na execução do algoritmo? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.

(3) TERCEIRA ETAPA: O que deve ser entregue?

Para esta atividade você deverá enviar as respostas das perguntas efetuadas anteriormente. Observe que para cada questão você terá que responder se a linha indicada contém erros ou não, e se for necessário enviar o trecho de código que resolva o problema indicado por você.


MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2024

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A programação envolve a habilidade de criar algoritmos que possam resolver problemas eficientemente. O uso de estruturas condicionais e de repetição é fundamental para o desenvolvimento de algoritmos robustos. Segundo Ascencio e Campos (2010, p. 35). "a construção de algoritmos requer a prática constante para que se possa desenvolver o raciocínio lógico necessário para resolver problemas de maneira sistemática".

Fonte: ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++, Java e PHP. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema

Com base nos conceitos apresentados sobre algoritmos, o estudante Murilo elaborou um algoritmo para aprimorar seus conhecimentos, conforme o pseudocódigo a seguir:
 

Linha

Código

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
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35
36
37
38
39
40

Algoritmo CaixaEletronico
Var
    saldo, valor: real
    opcao: inteiro
 
Início
    saldo <- 1000.0  // Saldo inicial
    Repita
        Escreva("Escolha uma opção:")
        Escreva("1 - Sacar dinheiro")
        Escreva(2 - Depositar dinheiro)
        Escreva("3 - Verificar saldo")
        Escreva("4 - Sair")
        Leia(op)
       
        Se opcao = 1 Então
            Escreva("Digite o valor para sacar:")
            Leia(valor)
            Se valor <= saldo Então
                saldo <- saldo - valor
                Escreva("Saque realizado com sucesso.")
            Senão
                Escreva("Saldo insuficiente.")
            FimSe
        FimSe
       
        Se opcao = 2 Então
            Escreva("Digite o valor para depositar:")
            Leia(vl)
            saldo <- saldo + valor
            Escreva("Depósito realizado com sucesso.")
        FimSe
       
        Se opcao = 3 Então
            Escreva("Seu saldo atual é: ", saldo)
        FimSe
    Até opcao < 4
   
    Escreva("Obrigado por usar nosso caixa eletrônico.")
Fim

Elaborado pelo autor.
 
Ao tentar rodar seu algoritmo, Murilo notou que este estava apresentando alguns erros. Por ele ser iniciante sobre este assunto, ficou um pouco perdido, mas, lembrou de você, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de sistema. Ele pediu para você ajudar ele a resolver os problemas e analisar algumas linhas. Sendo assim, considere a ajuda ao Murilo:

A) Ao analisar as linhas 9 a 14, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
B) Ao analisar as linhas 16 a 25, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
C) Ao analisar as linhas 27 a 32, elas apresentam algum erro? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
D) Ao analisar a linha 37, esta condição interfere na execução do algoritmo? Em caso positivo, indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.

(3) TERCEIRA ETAPA: O que deve ser entregue?

Para esta atividade você deverá enviar as respostas das perguntas efetuadas anteriormente. Observe que para cada questão você terá que responder se a linha indicada contém erros ou não, e se for necessário enviar o trecho de código que resolva o problema indicado por você.


O uso de pseudocódigos é uma prática fundamental na programação, pois facilita a visualização e a compreensão da lógica antes da codificação final. Segundo Forbellone e Eberspächer (2005), o pseudocódigo é uma ferramenta poderosa que permite ao programador concentrar-se na solução do problema sem se preocupar com a sintaxe específica de uma linguagem de programação.

  

ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2024

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O uso de pseudocódigos é uma prática fundamental na programação, pois facilita a visualização e a compreensão da lógica antes da codificação final. Segundo Forbellone e Eberspächer (2005), o pseudocódigo é uma ferramenta poderosa que permite ao programador concentrar-se na solução do problema sem se preocupar com a sintaxe específica de uma linguagem de programação.

Fonte: FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
 
Com base no contexto apresentado, analise o pseudocódigo apresentado a seguir:

Algoritmo VerificarParidade
Var
   num, resto: inteiro
Início
   Escreva("Informe um número inteiro:")
   Leia(num)
   resto <- num MOD 2
   Se resto = 0 então
      Escreva("O número é par.")
   Senão
      Escreva("O número é ímpar.")
   Fim_se
Fim

 
Como resposta desta atividade, explique qual é o objetivo deste pseudocódigo, descrevendo os passos desde sua a entrada de dados até a saída. Em sua resposta, indique também o propósito do uso do operador MOD no pseudocódigo e como este funciona.

ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2024

 

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O uso de pseudocódigos é uma prática fundamental na programação, pois facilita a visualização e a compreensão da lógica antes da codificação final. Segundo Forbellone e Eberspächer (2005), o pseudocódigo é uma ferramenta poderosa que permite ao programador concentrar-se na solução do problema sem se preocupar com a sintaxe específica de uma linguagem de programação.

Fonte: FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
 
Com base no contexto apresentado, analise o pseudocódigo apresentado a seguir:

Algoritmo VerificarParidade
Var
   num, resto: inteiro
Início
   Escreva("Informe um número inteiro:")
   Leia(num)
   resto <- num MOD 2
   Se resto = 0 então
      Escreva("O número é par.")
   Senão
      Escreva("O número é ímpar.")
   Fim_se
Fim

 
Como resposta desta atividade, explique qual é o objetivo deste pseudocódigo, descrevendo os passos desde sua a entrada de dados até a saída. Em sua resposta, indique também o propósito do uso do operador MOD no pseudocódigo e como este funciona.

Os dispositivos modernos estão cada vez mais conectados entre si. Atualmente, é comum observar a conectividade via Wi-Fi em um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, compatível com outros elementos conectáveis do mesmo fabricante, como televisores, videogames, câmeras de monitoramento, controle de acesso, relógios inteligentes, smartphones, refrigeradores, etc. A motivação para a conexão entre dispositivos é vasta, vai desde a possibilidade de acesso

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Olá estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina!
 

Os dispositivos modernos estão cada vez mais conectados entre si. Atualmente, é comum observar a conectividade via Wi-Fi em um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, compatível com outros elementos conectáveis do mesmo fabricante, como televisores, videogames, câmeras de monitoramento, controle de acesso, relógios inteligentes, smartphones, refrigeradores, etc. A motivação para a conexão entre dispositivos é vasta, vai desde a possibilidade de acesso e controle remoto até o armazenamento e aprendizado de máquina dos padrões de comportamento dos usuários, tema que amplia o assunto aos algoritmos de IA para otimizar a experiência do usuário.

Entretanto, para que os dados relativos ao funcionamento das tecnologias sejam utilizados de maneira adequada, a infraestrutura de conectividade depende de recursos de hardware e software em rede, significando desde elementos sensores, atuadores, meios físicos, protocolos, computação em nuvem até os mais desenvolvidos sistemas de IoT oferecidos pelo mercado.

Pensando em aplicações que remetem ao atual momento das redes de computadores, no sentido de conectividade para telemetria e telemonitoração (medição e monitoração à distância) e telecomando (comando remoto), a atividade MAPA descrita por este documento consiste em:

1- Demonstrar como o protocolo de rede define os itens de hardware necessários para implementar a conectividade dos dispositivos.
2- Propor um padrão de rede para interligar dispositivos (via cabo ou wireless) em uma instalação que contenha dispositivos que atendam aos conceitos de IoT justificando o porquê de sua escolha.
3- Considerando os itens interligados na rede do enunciado, descreva para cada camada do modelo TCP/IP a sua função em termos de conectividade dos dispositivos com exemplos que confirmem sua resposta.

O que você deve entregar?

Para esta atividade, utilize o Formulário Padrão (template) da atividade MAPA, disponibilizado em seu Studeo. Para cada uma das questões apresentadas você deverá elaborar um texto entre 5 e 10 linhas, formatação ABNT, respondendo ao que foi pedido.

Atente-se para a clareza de sua resposta, lembrando que mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta, a qual deve atender exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando.

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