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29 de abr. de 2024

‘Inovar é criar algo inédito ou melhorar o que já existe? As duas opções podem levar à inovação. Isso porque podemos classificá-la de acordo com o grau de novidade: radical e incremental.’

    ATIVIDADE 1 - ADM - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 52_2024

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‘Inovar é criar algo inédito ou melhorar o que já existe? As duas opções podem levar à inovação. Isso porque podemos classificá-la de acordo com o grau de novidade: radical e incremental.’
 

Fonte: Inovar é criar algo novo ou mudar o que já existe? SEBRAE, 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/inovar-e-criar-algo-novo-ou-mudar-o-que-ja-existe,9acc7bcd772a2810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 02 mar. 2024.

 
 
Considerando que existem diferentes tipos de inovação, é importante que as empresas estejam atentas a essas diferenças para planejar estratégias eficazes de desenvolvimento e crescimento. Ao reconhecer e compreender a diversidade de inovações, desde as incrementais até as disruptivas, as empresas podem direcionar seus recursos de forma mais precisa, adaptando-se às demandas do mercado e ganhando vantagem competitiva.
 
Frente ao exposto, responda:
 
1 – Explique a diferença entre inovação radical e inovação incremental.
 
2 – Apresente um exemplo real de inovação radical e um de inovação incremental. Justifique, argumentando porque cada exemplo apresentado caracteriza-se pelo tipo de inovação indicado.
 
3 – Como as estratégias de implementação diferem entre inovações radicais e incrementais, considerando seus impactos no mercado e na organização?


ATENÇÃO: Orientações importantes.
 
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

ATIVIDADE 1 - ADM - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 52_2024

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Fonte: Inovar é criar algo novo ou mudar o que já existe? SEBRAE, 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/inovar-e-criar-algo-novo-ou-mudar-o-que-ja-existe,9acc7bcd772a2810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 02 mar. 2024.

 
 
Considerando que existem diferentes tipos de inovação, é importante que as empresas estejam atentas a essas diferenças para planejar estratégias eficazes de desenvolvimento e crescimento. Ao reconhecer e compreender a diversidade de inovações, desde as incrementais até as disruptivas, as empresas podem direcionar seus recursos de forma mais precisa, adaptando-se às demandas do mercado e ganhando vantagem competitiva.
 
Frente ao exposto, responda:
 
1 – Explique a diferença entre inovação radical e inovação incremental.
 
2 – Apresente um exemplo real de inovação radical e um de inovação incremental. Justifique, argumentando porque cada exemplo apresentado caracteriza-se pelo tipo de inovação indicado.
 
3 – Como as estratégias de implementação diferem entre inovações radicais e incrementais, considerando seus impactos no mercado e na organização?


ATENÇÃO: Orientações importantes.
 
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

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MAPA - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024

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Olá, aluno(a)!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.

PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto

- Assista aos vídeos apresentados para o projeto de revitalização de uma favela, conduzido pela organização “Gerando Falcões”.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=ODiz8kZi75o (copie e cole no seu navegador)
Link 2: https://youtu.be/ImBFsP3IAe0 (copie e cole no seu navegador)

- Acesse o Site da Gerando Falcões onde mais informações são fornecidas sobre o projeto “Favela 3D” para maior aprofundamento: https://gerandofalcoes.com/favela3d/ (copie e cole no seu navegador)

- Para um melhor entendimento do projeto, caso seja do seu interesse,  leia o documento fornecido pela “Gerando Falcões” sobre o “Favela 3D” que está disponível no Material da Disciplina. Mas a leitura deste documento complementar não será imprescindível para a realização da atividade.

- Leia as informações adicionais fictícias propostas para que seja possível cumprir as entregas solicitadas na atividade.

Vamos lá?

CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz

Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento.

Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir.

Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade;

Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas;

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;

Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto.

Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação.

A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:

Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade.

Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira.

Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade.

Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto:

- A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) > Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) > Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) > pintura de locais (30 dias) > instalação da iluminação (15 dias) > instalação do wifi (15 dias). 

- A compra da iluminação demora 45 dias, mas pode ser realizada em paralelo às atividades anteriores da instalação.

- A construção de casas sustentáveis será executada completamente por uma empresa terceirizada, que requer um prazo total de 8 meses para entrega, mas só pode ser iniciada após a conclusão da revitalização da área comum.

- O programa de empregabilidade pode ser iniciado de forma imediata após o período de planejamento do projeto, sendo que a equipe do projeto deve encontrar os participantes e fechar as parcerias com os empregadores da região dentro de 30 dias.

- Os treinamentos serão aplicados durante 30 dias e as mentorias acontecerão em paralelo, durante as últimas 2 semanas (15 dias) de treinamento. 

- O acompanhamento dos mentorados no programa de empregabilidade será realizado durante 1 ano após a conclusão das etapas anteriores.

Após todas as entregas, haverá um período de 30 dias para a análise dos resultados atingidos, para realização do encerramento do projeto em uma reunião com toda a comunidade. 

OBS: Todos os prazos fornecidos consideram dias corridos, não somente dias úteis.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
 

SEGUNDA ETAPA - Realizar e enviar a atividade

Com base no “Caso Fictício: Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:

1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.
3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido.
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo?

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.

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PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto

- Assista aos vídeos apresentados para o projeto de revitalização de uma favela, conduzido pela organização “Gerando Falcões”.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=ODiz8kZi75o (copie e cole no seu navegador)
Link 2: https://youtu.be/ImBFsP3IAe0 (copie e cole no seu navegador)

- Acesse o Site da Gerando Falcões onde mais informações são fornecidas sobre o projeto “Favela 3D” para maior aprofundamento: https://gerandofalcoes.com/favela3d/ (copie e cole no seu navegador)

- Para um melhor entendimento do projeto, caso seja do seu interesse,  leia o documento fornecido pela “Gerando Falcões” sobre o “Favela 3D” que está disponível no Material da Disciplina. Mas a leitura deste documento complementar não será imprescindível para a realização da atividade.

- Leia as informações adicionais fictícias propostas para que seja possível cumprir as entregas solicitadas na atividade.

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Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento.

Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir.

Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade;

Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas;

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;

Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto.

Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação.

A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:

Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade.

Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira.

Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade.

Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto:

- A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) > Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) > Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) > pintura de locais (30 dias) > instalação da iluminação (15 dias) > instalação do wifi (15 dias). 

- A compra da iluminação demora 45 dias, mas pode ser realizada em paralelo às atividades anteriores da instalação.

- A construção de casas sustentáveis será executada completamente por uma empresa terceirizada, que requer um prazo total de 8 meses para entrega, mas só pode ser iniciada após a conclusão da revitalização da área comum.

- O programa de empregabilidade pode ser iniciado de forma imediata após o período de planejamento do projeto, sendo que a equipe do projeto deve encontrar os participantes e fechar as parcerias com os empregadores da região dentro de 30 dias.

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OBS: Todos os prazos fornecidos consideram dias corridos, não somente dias úteis.

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1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.
3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido.
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo?

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Para realizar essa atividade, leia atentamente os textos a seguir.

TEXTO BASE SOBRE CONTROLE DO ESCOPO DO PROJETO

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto.” 

FONTE: Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 7.ed. Seção 2.5.7 MONITORAMENTO DE TRABALHO NOVO E MUDANÇAS. p. 137.


CASO FICTÍCIO: PROJETO SIGA TREINAMENTOS

Foi solicitado pela Dona da empresa “SIGA Treinamentos” a alocação de um Gerente de Projetos (GP) para realizar o planejamento e acompanhamento de um Evento de Workshops que deverá ser planejado para execução daqui a 30 dias, com estimativa de público de 250 pessoas divididas em 5 grupos de workshops, em salas. 

Para o planejamento do evento, o GP fará o planejamento dos pacotes de entrega, sendo o Diretor da Empresa parte do grupo do projeto, para produção de mídias para comunicação e divulgação do evento, locação e montagem da estrutura física e contratação de facilitadores para realização dos workshops, respeitando um orçamento total de R$38.000,00.

Uma semana após a montagem do cronograma do projeto, o Diretor da Siga Treinamentos solicitou a inclusão de mais 2 workshops no Evento e a expansão do público para 400 pessoas. O GP realizou os ajustes necessários no cronograma do projeto e prosseguiu com a preparação do evento. 

Faltando 10 dias para a entrega do projeto, o Diretor da empresa solicitou a inclusão de uma Atração Musical para realizar a abertura do evento. O GP adicionou as atividades necessárias no cronograma do projeto e prosseguiu com a condução da entrega.

No dia do Evento, a Dona da Siga Treinamentos procurou o GP e lhe sinalizou sua insatisfação com a entrega, uma vez que não haviam assentos suficientes para o público presente no evento, o som não estava adequado para a apresentação da atração musical contratada, não haviam salas suficientes para a separação do público em 7 workshops diferentes e o orçamento do projeto havia sido ultrapassado em R$7.800,00. O GP expôs as solicitações realizadas pelo Diretor da empresa, mas a Dona informou que não aprovou tais alterações no projeto e não foi informada sobre as mesmas.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.


CALL TO ACTION!

Com base no texto de apoio,  considerando o Caso Fictício da SIGA Treinamentos e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo três itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução.

 

Orientações importantes:

1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo.

Bons estudos!

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