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29 de abr. de 2024

MAPA - GCOM - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 52_2024

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Como lidar com o medo de falar em público?
 
Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos desafios de comunicação?
Essa problemática surge, considerando o medo de falar em público, alimentado pela preocupação com julgamentos e sensações negativas, e pode ser exacerbado nesse cenário, onde a exposição é amplificada e permanente.
Além disso, os aspectos psicológicos e experiência sobre o assunto podem representar uma ajuda ou um obstáculo significativo para superar barreiras para alcançar uma comunicação eficaz e autoconfiante, crucial em diversas áreas profissionais.
Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:

Estudo de caso
Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
Um dia, seu gerente, impressionado com sua habilidade de comunicação e conhecimento técnico, convidou Maria para palestrar em uma conferência sobre inovação em tecnologia que seria transmitida ao vivo pela internet. Maria ficou emocionada com a oportunidade, mas também um pouco nervosa. Ela viu isso como uma chance de compartilhar suas ideias com um público mais amplo e demonstrar sua expertise.
Maria começou a se preparar com semanas de antecedência. Ela pesquisou intensamente sobre o tema da palestra, explorando novas tendências e estudos de caso relevantes. Maria queria garantir que sua apresentação fosse informativa, envolvente e inspiradora.
Além da pesquisa, Maria praticou sua apresentação várias vezes em frente ao espelho e para amigos próximos. Ela trabalhou na estrutura da palestra, garantindo que ela tivesse uma introdução cativante, um desenvolvimento claro dos tópicos e uma conclusão impactante.
À medida que o dia da palestra se aproximava, os nervos de Maria aumentavam. Ela se lembrava de conselhos de colegas e instrutores sobre como controlar o nervosismo e manter a calma no palco. Maria visualizou o sucesso da sua apresentação e focou em transmitir sua paixão pelo assunto aos ouvintes.
 
A partir do que foi apresentado acima, e com base nos estudos na disciplina, você deverá responder aos seguintes itens:

1) Escolha três estratégias das elencadas abaixo e explique porque elas podem ajudar Maria, conforme Anderson (2016), a minimizar o medo de falar em público.

Estratégias:
a) Use o medo como motivação.
b) Deixe seu corpo ajudar.
c)  Evite o estômago vazio.
d) Lembre-se do poder da vulnerabilidade.
e) Procure “amigos” na plateia.
f) Tenha um plano B.
g) Concentre-se no que está dizendo.
 
2) Conforme o que foi relatado no estudo de caso acima, e conforme o texto da página 171 do seu livro “TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA” de (BUQUERQUE; MINÉ, 2020), “Tendo definido o tema, é necessário, agora, pensar no objetivo. Por que você quer realizar essa apresentação? Lucas (2014) diz que os objetivos de uma palestra, normalmente, ocorrem para satisfazer duas necessidades: informar ou persuadir. No caso de uma apresentação, com o objetivo informativo, você deverá se colocar como um professor ou palestrante de modo que possa transmitir a informação de uma maneira clara, precisa e interessante e, para isso, deve se preocupar em levar informações das quais o público desconheça.” Baseado nestas premissas elabore um objetivo com 2 ou 3 linhas que sirva de guia, para que Maria possa criar a sua apresentação.

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!​

Como lidar com o medo de falar em público? Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos des

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Como lidar com o medo de falar em público?
 
Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos desafios de comunicação?
Essa problemática surge, considerando o medo de falar em público, alimentado pela preocupação com julgamentos e sensações negativas, e pode ser exacerbado nesse cenário, onde a exposição é amplificada e permanente.
Além disso, os aspectos psicológicos e experiência sobre o assunto podem representar uma ajuda ou um obstáculo significativo para superar barreiras para alcançar uma comunicação eficaz e autoconfiante, crucial em diversas áreas profissionais.
Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:

Estudo de caso
Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
Um dia, seu gerente, impressionado com sua habilidade de comunicação e conhecimento técnico, convidou Maria para palestrar em uma conferência sobre inovação em tecnologia que seria transmitida ao vivo pela internet. Maria ficou emocionada com a oportunidade, mas também um pouco nervosa. Ela viu isso como uma chance de compartilhar suas ideias com um público mais amplo e demonstrar sua expertise.
Maria começou a se preparar com semanas de antecedência. Ela pesquisou intensamente sobre o tema da palestra, explorando novas tendências e estudos de caso relevantes. Maria queria garantir que sua apresentação fosse informativa, envolvente e inspiradora.
Além da pesquisa, Maria praticou sua apresentação várias vezes em frente ao espelho e para amigos próximos. Ela trabalhou na estrutura da palestra, garantindo que ela tivesse uma introdução cativante, um desenvolvimento claro dos tópicos e uma conclusão impactante.
À medida que o dia da palestra se aproximava, os nervos de Maria aumentavam. Ela se lembrava de conselhos de colegas e instrutores sobre como controlar o nervosismo e manter a calma no palco. Maria visualizou o sucesso da sua apresentação e focou em transmitir sua paixão pelo assunto aos ouvintes.
 
A partir do que foi apresentado acima, e com base nos estudos na disciplina, você deverá responder aos seguintes itens:

1) Escolha três estratégias das elencadas abaixo e explique porque elas podem ajudar Maria, conforme Anderson (2016), a minimizar o medo de falar em público.

Estratégias:
a) Use o medo como motivação.
b) Deixe seu corpo ajudar.
c)  Evite o estômago vazio.
d) Lembre-se do poder da vulnerabilidade.
e) Procure “amigos” na plateia.
f) Tenha um plano B.
g) Concentre-se no que está dizendo.
 
2) Conforme o que foi relatado no estudo de caso acima, e conforme o texto da página 171 do seu livro “TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA” de (BUQUERQUE; MINÉ, 2020), “Tendo definido o tema, é necessário, agora, pensar no objetivo. Por que você quer realizar essa apresentação? Lucas (2014) diz que os objetivos de uma palestra, normalmente, ocorrem para satisfazer duas necessidades: informar ou persuadir. No caso de uma apresentação, com o objetivo informativo, você deverá se colocar como um professor ou palestrante de modo que possa transmitir a informação de uma maneira clara, precisa e interessante e, para isso, deve se preocupar em levar informações das quais o público desconheça.” Baseado nestas premissas elabore um objetivo com 2 ou 3 linhas que sirva de guia, para que Maria possa criar a sua apresentação.

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!​

ATIVIDADE 1 - GCOM - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 54_2024

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As soft skills são habilidades comportamentais que representam a forma com a qual nos comportamos, trabalhamos e interagimos com outras pessoas. Ou seja, são qualidades ligadas a traços de personalidade e comportamentos em situações interpessoais e estão ligadas em grande parte com habilidades de comunicação e oratória. Desenvolver as soft skills é essencial para facilitar a sua vida profissional, tanto para se inserir, quanto para se manter eficaz no mercado de trabalho.
Entre as soft skills mais importantes estão habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, empatia, liderança, adaptabilidade, pensamento crítico, entre outras.
A comunicação e a oratória são partes fundamentais das soft skills. Elas envolvem a capacidade de se expressar claramente, tanto verbalmente quanto por escrito, de forma a transmitir suas ideias de maneira eficaz e compreensível para os outros. A oratória, em particular, refere-se à habilidade de falar em público de maneira persuasiva, cativante e confiante.
A relação entre soft skills, comunicação e oratória é muito forte, pois uma comunicação eficaz e uma boa habilidade de oratória são essenciais para o desenvolvimento e aplicação das soft skills. Por exemplo, ser capaz de se comunicar de forma clara e persuasiva é crucial para influenciar e motivar os outros, resolver conflitos, colaborar efetivamente em equipe e liderar com sucesso. Da mesma forma, uma boa habilidade de oratória pode melhorar significativamente a capacidade de transmitir suas ideias de forma convincente, ganhando a confiança e o respeito dos colegas, clientes ou público em geral.

 

Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal. Aceso em: 18/03/2024.


Atividade:

Com base no texto online “O que é soft skill e para que serve? 14 exemplos de habilidades”, descrito na referência abaixo, escolha as suas 5 (cinco) habilidades, que você mais precisa melhorar, e descreva uma ação para desenvolver cada uma delas, sabendo que você participará de um processo de seleção em uma ótima empresa, a qual possuí um processo de seleção que valoriza as soft skills, principalmente às ligadas a comunicação e trabalho em equipe - pois a vaga é para atuar como gestor de equipe na área da formação da sua graduação.

​Referência para consulta e estudo da atividade (copie as 2 linhas inteiras do link abaixo e cole no seu buscador da internet):
https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal.​

Importante: faça uma leitura atenta do texto indicado na referência acima, e assista ao vídeo do Estudo de caso, para poder responder a esta atividade.

Orientações para a realização desta Atividade:
- Esta atividade é baseda no Estudo de caso da disciplina, portanto antes de respondê-la procure assistir ao vídeo.
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

Bom trabalho!

As soft skills são habilidades comportamentais que representam a forma com a qual nos comportamos, trabalhamos e interagimos com outras pessoas. Ou seja, são qualidades ligadas a traços de personalidade e comportamentos em situações interpessoais e estão ligadas em grande parte com

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Entre as soft skills mais importantes estão habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, empatia, liderança, adaptabilidade, pensamento crítico, entre outras.
A comunicação e a oratória são partes fundamentais das soft skills. Elas envolvem a capacidade de se expressar claramente, tanto verbalmente quanto por escrito, de forma a transmitir suas ideias de maneira eficaz e compreensível para os outros. A oratória, em particular, refere-se à habilidade de falar em público de maneira persuasiva, cativante e confiante.
A relação entre soft skills, comunicação e oratória é muito forte, pois uma comunicação eficaz e uma boa habilidade de oratória são essenciais para o desenvolvimento e aplicação das soft skills. Por exemplo, ser capaz de se comunicar de forma clara e persuasiva é crucial para influenciar e motivar os outros, resolver conflitos, colaborar efetivamente em equipe e liderar com sucesso. Da mesma forma, uma boa habilidade de oratória pode melhorar significativamente a capacidade de transmitir suas ideias de forma convincente, ganhando a confiança e o respeito dos colegas, clientes ou público em geral.

 

Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal. Aceso em: 18/03/2024.


Atividade:

Com base no texto online “O que é soft skill e para que serve? 14 exemplos de habilidades”, descrito na referência abaixo, escolha as suas 5 (cinco) habilidades, que você mais precisa melhorar, e descreva uma ação para desenvolver cada uma delas, sabendo que você participará de um processo de seleção em uma ótima empresa, a qual possuí um processo de seleção que valoriza as soft skills, principalmente às ligadas a comunicação e trabalho em equipe - pois a vaga é para atuar como gestor de equipe na área da formação da sua graduação.

​Referência para consulta e estudo da atividade (copie as 2 linhas inteiras do link abaixo e cole no seu buscador da internet):
https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal.​

Importante: faça uma leitura atenta do texto indicado na referência acima, e assista ao vídeo do Estudo de caso, para poder responder a esta atividade.

Orientações para a realização desta Atividade:
- Esta atividade é baseda no Estudo de caso da disciplina, portanto antes de respondê-la procure assistir ao vídeo.
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

Bom trabalho!

MAPA - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 52_2024

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M.A.P.A.

Olá estudantes. A seguir passaremos por uma pequena explanação acerca da Gestão da Informação e a ferramenta 5W2H.

A informação é a base para o planejamento organizacional. Planejar sem informação provocará um planejamento com alto risco de fracasso, bem como ter grandes quantidades de informações, sem planejar o que fazer com elas, é quase a mesma coisa do que não ter nada.

 A habilidade de planejar deve estar enraizada nos gestores organizacionais. Desde realizar a organização de uma agenda semanal, até o desenvolvimento de planos mais estratégicos para a organização. Toda empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade, necessita saber onde se deseja chegar, qual objetivo se pretende alcançar (Saes, 2019, p. 54).
 A ferramenta 5W2H pode ser utilizada no contexto organizacional para analisar e resolver problemas, bem como planejar e gerenciar projetos e processos. Essa ferramenta utiliza sete perguntas básicas: "What" (O que), "Why" (Por que), "Who" (Quem), "Where" (Onde), "When" (Quando), "Which" (Qual) e "How" (Como). Essas perguntas ajudam a fornecer uma abordagem sistemática e abrangente para identificar e abordar os aspectos importantes de um problema ou projeto.

Saes, Danillo Xavier. Gestão da Informação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.

 

Entendido isso, vamos ao nosso estudo de caso:

O gestor da área de atendimento de uma empresa de produtos para pet identificou um problema no seu sistema de agendamentos de banhos e tosas. Esse problema tem provocado conflitos de agendas de banhos, nos horários de busca e entrega dos animais, bem como a insatisfação dos clientes. As reclamações feitas, tanto presencialmente, quanto nos sites de avaliações, têm prejudicado a reputação da empresa e, por conseguinte, a sua receita, já que muitos clientes, inclusive os mais fiéis, estão optando por não utilizar mais os serviços ofertados. O colaborador responsável iniciou uma avaliação para tentar entender o que está acontecendo e quanto tempo esse problema tem prejudicado a empresa. Essa busca de informações é de grande relevância para que o problema seja sanado, a agenda volte a funcionar e os clientes fiquem satisfeitos com o bom atendimento, característica esta que sempre fez parte dos propósitos da empresa.
Para tentar resolver mais breve possível o problema identificado, a gestão da empresa renuiu todos os colaboradores e compartilhou suas inquietações e constatações frente à prestação de serviço de banho e tosa. Em seguida, explicou o que é e para que serve a ferramenta 5W2H e envolveu todos na aplicação dela, com o objetivo de identificar o problema e planejar as ações visando a melhoria na qualidade do atendimento.


Agora vamos para a atividade. Utilizando o caso apresentado e a tabela abaixo, aplique a ferramenta 5W2H conforme visto nos estudos da Unidade II do livro da disciplina.
 

5W2H

Descrição dos problemas e das soluções

Possível perguntas para identificar e resolver os problemas

What (O que será feito?)
 

 

 

Why (Por que será feito?)
 

 

 

Where (Onde será feito?)
 

 

 

When (Quando será feito?)
 

 

 

Who (Por quem será feito?)
 

 

 

How (Como será feito?).
 

 

 

How much/many (Quanto vai custar?)
 

 

 




ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize a Leitura das Unidades do Livro da Disciplina.
- Leve em consideração as informações e orientações disponíveis ao longo da descrição desta Atividade MAPA.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
 
Bons estudos. Sucesso!

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