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20 de fev. de 2024

ATIVIDADE 1 - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL- 51/2024

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A Empresa ABC, uma fabricante de produtos eletrônicos, está considerando uma expansão internacional para aumentar sua presença global e impulsionar o crescimento. Essa empresa já tem sua marca consolidada no mercado interno, mas está de olho em mercados emergentes na Ásia, como Índia e China, devido ao seu potencial de crescimento econômico. No entanto, a empresa enfrenta desafios significativos ao entrar nesses novos mercados, principalmente, tratando-se de fornecedores específicos e conhecimento dos mercados emergentes, além da barreira linguística. Algo interessante é a crescente demanda por produtos eletrônicos na Ásia, por outro lado, existem as flutuações cambiais e regulações comerciais. Sua forte presença local permitiu capacidade financeira para investir na expansão.

O caso hipotético apresenta a Empresa ABC, uma fabricante de produtos eletrônicos que está considerando uma expansão internacional. Partindo desse contexto, imagine que você acaba de ser contratado para elaborar uma análise SWOT para essa empresa, e o seu papel é interpretar e determinar, no mínimo, dois itens para cada parte da análise SWOT em sua resposta.

Orientações importantes:

- Assista ao vídeo de orientações da atividade gravado pelo professor.

- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.

- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar arquivo/formulário).

 


MAPA - ADSIS - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 512024

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O ciclo de instrução é um conceito crucial na Arquitetura e Organização de Computadores, descrevendo o processo pelo qual uma CPU executa instruções de um programa. Cada ciclo de instrução pode ser dividido em várias etapas, cada uma desempenhando uma função específica que contribui para a execução completa da instrução.

O entendimento dessas etapas é essencial para compreender como os computadores processam informações.

Geralmente, um ciclo de instrução inclui a busca (FETCH) da instrução, a decodificação (DECODE) da mesma, a execução (EXECUTE) da operação especificada e, por fim, o armazenamento (WRITE-BACK) ou escrita do resultado.

Stallings, William. "Arquitetura e Organização de Computadores". Pearson, 10ª edição, 2016.

 

Você deve enviar um ARQUIVO contendo as “respostas das questões” abaixo discriminadas.

 

Explique as etapas do “Ciclo de Instrução”:

 

a) Busca da Instrução (FETCH).

 

b) Decodificação da Instrução (DECODE).

 

c) Execução da Instrução (EXECUTE).

 

d) Armazenamento da Instrução (WRITE-BACK) ou escrita.

 

e) Por fim, discuta a importância de cada uma dessas etapas no processamento de dados e execução de programas.


ATIVIDADE 1 - ADSIS - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 512024

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Com a auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se dessa forma espaço para a pesquisa, exposição de ideias, debates e principalmente, para o raciocínio criativo.

 Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

 Agora mãos à obra, leia com atenção o texto abaixo e resposta o que se pede de acordo com a sua compreensão da disciplina.

 A notação posicional é um conceito fundamental na representação de números em sistemas de computação. Diferentemente de sistemas numéricos não posicionais, onde o valor de um símbolo é constante, a notação posicional atribui um valor a um símbolo baseado em sua posição em uma sequência de dígitos. O sistema decimal, familiar no uso cotidiano, é um exemplo de um sistema posicional, onde o valor de cada dígito depende de sua posição (unidades, dezenas, centenas etc.).

Hennessy, John L.; Patterson, David A. "Arquitetura de Computadores: Uma Abordagem Quantitativa". Elsevier, 5ª edição, 2011. (adaptado)

 Com base nos estudos da disciplina e nas informações acima, responda qual é a importância da “Notação Posicional” para os computadores atuais?



19 de fev. de 2024

MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 512024

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MAPA

CONTEXTUALIZAÇÃO

A globalização gerou uma ampla competição entre empresas, resultando em consumidores cada vez mais exigentes, que buscam uma variedade de produtos em períodos mais curtos. Assim, surgiu a necessidade da Engenharia do Produto, responsável pela criação, transformação e aprimoramento de qualquer produto, assegurando seu funcionamento e priorizando a satisfação do cliente com foco nas necessidades humanas.
De modo geral, o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) abrange diversas atividades que buscam, por meio das demandas do mercado e das restrições existentes, obter as especificações de projeto de um produto e seu método de produção. Isso permite que as indústrias e fábricas possam produzi-lo eficientemente. O PDP também inclui o acompanhamento do produto após o lançamento, assim como o planejamento da descontinuidade do produto no mercado, incorporando no processo de desenvolvimento as lições aprendidas ao longo do ciclo de vida do produto (Rozenfeld et al., 2006).
A Engenharia do Produto também assume uma responsabilidade no bem-estar social, preocupando-se com o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os grupos da sociedade. Isso implica na redução da segregação, introdução da integração do indivíduo, facilitação de atividades cotidianas e inclusão no esporte e lazer. Para o desenvolvimento de produtos acessíveis, utiliza-se como base a NBR9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
A acessibilidade refere-se à possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, incluindo sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (NBR, 9050).
Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), 8,4% da população brasileira acima de dois anos, representando 17,3 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência. Em um instante, a vida de muitas pessoas pode transformar-se, como o caso da atleta Laís Souza, que sofreu um acidente durante o treinamento de esqui aéreo, fraturando a terceira vértebra cervical e tornando-se tetraplégica.

DESAFIO 

Diante da necessidade de criar um produto mais inclusivo, alinhado a um discurso que busca equidade através da adaptação de um produto, este projeto (MAPA) tem como objetivo desenvolver um DISPOSITIVO DOMÉSTICO destinado a auxiliar e simplificar a rotina de pessoas paraplégicasEsse produto deve proporcionar autonomia e segurança para a realização de atividades diárias simples e deve ser inovador.
 

 
Etapa 1: Compreendendo o Cliente
As necessidades dos clientes são dinâmicas, impossibilitando a criação de uma lista definitiva dessas demandas. É evidente que o mercado é influenciado por fatores como novas tecnologias, surgimento de competidores e flutuações na taxa de câmbio, entre outros. Diante desse cenário, os clientes desenvolvem expectativas e necessidades, enquanto os produtos existentes podem perder atratividade. Ouvir atentamente o cliente é essencial para aprimorar suas necessidades e criar soluções alinhadas às expectativas. Além de compreender, é crucial surpreender. Ao buscar entender as reais necessidades por meio da voz dos clientes, é imperativo desenvolver os elementos necessários para identificar suas verdadeiras demandas.
 
 
1.1 Investigação das Necessidades dos Usuários
 
Nesta fase, é crucial adquirir uma compreensão empática do problema que se busca resolver, geralmente por meio da pesquisa direta com os usuários. A empatia desempenha um papel fundamental em um processo de design centrado no ser humano, como o Design Thinking, pois permite deixar de lado as próprias suposições, proporcionando uma visão autêntica dos usuários e de suas necessidades.
 
Faça uma pesquisa sobre as necessidades/dificuldades dessas pessoas e apresente os resultados, assim como as referências desta.

 
1.2 Tabela de Necessidades dos Clientes
 
Com base em sua pesquisa, elabore uma tabela detalhada das necessidades dos clientes, abrangendo as funções essenciais que o seu produto deve ter para atender a essas necessidades (mínimo 4 funções).
 
  
Etapa 2: Projeto Informacional
A etapa de projeto informacional é constituída pelo início ao projeto do produto, em que as ideias pensadas anteriormente começam a ser materializadas e documentadas. Os requisitos dos produtos são levantados e avaliados a partir da necessidade do público-alvo, de forma a atender ao mercado com o máximo de eficiência.

2.1 Requisitos do produto
A obtenção dos requisitos com base nas necessidades levantadas pelos clientes se constitui na primeira decisão física sobre o produto que é projetado e, assim, possibilita parâmetros mensuráveis, associados a características definitivas que o produto terá, constituindo um momento importante para o projeto.

Faça um levantamento do grau de importância de 10 necessidades do cliente que o seu produto deve suprir.
Obs.: 10 (mais importante) para 1 (menos importante) e pode haver graus de importância repetidos.


2.2 Matriz Casa da Qualidade (QFD): benchmarking competitivo
A matriz QFD (Quality Function Deployment) pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e serviços e tem como objetivo mensurar as necessidades dos clientes, de forma que a organização consiga estudar essas necessidades, fazer comparações e ordenações de acordo com a relevância. O benchmarking competitivo é o campo da matriz QFD, em que se torna possível identificar a situação atual do produto com relação a concorrentes e, até mesmo, produtos similares lançados pela empresa.

Faça um benchmarking competitivo com três produtos similares ao seu, comparando as necessidades levantadas entre os três presentes no mercado e o seu.
Obs.: construa uma tabela com as necessidades levantadas no item anterior (2.1) e os três produtos similares; aquele que se destacar em relação à necessidade deve marcar um ponto.

Etapa 3 – Projeto Conceitual
No Projeto Conceitual de maneira geral, as atividades desenvolvidas se relacionam com a busca, criação, representação e seleção de soluções para o problema do projeto de produto, ou seja, o objetivo principal é desenvolver princípios para o projeto do produto que satisfaça às necessidades e exigências dos consumidores e que se diferencie dos demais produtos similares encontrados no mercado.

3.1 Seleção de Conceito
A seleção do conceito é o momento de analisar todas as informações levantadas nas demais etapas e, enfim, selecionar o conceito para o produto. Segundo Baxter (2011), existem alguns métodos que facilitam essa tarefa, os métodos modernos são baseados no trabalho de Stuart Pugh, que desenvolveu um método da convergência controlada, que são desenvolvidos ao modo que os conceitos gerados pela equipe do desenvolvimento do projeto vão convergindo sistematicamente e, por fim, tem-se a seleção e um único conceito.

Escolha 10 critérios de seleção de conceito e seus pesos. Após, selecione uma oportunidade de referência (produto que ganhou o benchmarkig na questão anterior (2.2), com a pontuação maior) e duas alternativas para elas. E, então, faça uma matriz de avaliação, onde os critérios são organizados em um eixo e os critérios de seleção no outro.
Obs.: cada conceito é comparado com o conceito referencial. Aqueles julgados “melhor que” são avaliados em (+1), o “pior que”, em (-1), e o “igual”, em (0).​ (exemplo na página 105 e 106, unidade 4)

Etapa 04 – Documentação (Ficha Técnica)
A ficha técnica é um documento elaborado pela área de produtos, em que as informações tratadas anteriormente são reunidas em um único local, e é utilizada como o documento que caminha com produto por toda organização. Essa ficha pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, de qualquer área de atuação e porte, pois a partir dela os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas. A ficha técnica é um documento que acompanha as ordens de produção, é utilizada desde o momento de aprovação do produto até a chegada da produção na expedição.

Faça a ficha técnica do seu produto.

Etapa 05 – Projeto Detalhado (Croqui)
Romeiro Filho et al. (2010, p. 298) esclarecem que “ os protótipos virtuais ou protótipos reais cumprem inicialmente o mesmo papel do desenho técnico, que é facilitar a comunicação entre a equipe de projeto, fornecedores e clientes no melhor entendimento do componente e de seu funcionamento no produto”.
Faça um croqui a mão livre do seu produto ou utilize algum software de sua preferência e o insira como anexo no template do MAPA, que consta no material da disciplina.

 
Fontes
ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
​BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2011. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/34889-pessoas-com-deficiencia-e-as-desigualdades-sociais-no-brasil.html?=&t=resultados. Acesso em: 6 fev. 2024.
​ROMEIRO FILHO, E. et alProjeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
​ROZENFELD, H. et alGestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.


MAPA - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 512024

 

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M.A.P.A. – CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Olá, estudante! Neste MAPA você terá a oportunidade de praticar um pouco do que estudamos e aprendemos durante essas nove semanas.
 
Vamos lá!? Leia todas as instruções e todas as informações contidas no MAPA por completo e com atenção! Bons estudos!
 
Atenciosamente,
Professora Nádya Zanin Muzulon


 
SAÚDE FINACEIRA EMPRESARIAL

A análise das demonstrações contábeis desempenha um papel crucial no entendimento da saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um processo minucioso que envolve a avaliação dos relatórios financeiros para extrair insights valiosos sobre a situação econômica e financeira da organização. Essa prática não apenas fornece informações essenciais para os gestores e investidores, mas também desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas e na identificação de áreas de melhoria.

As demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa, são documentos que refletem a posição financeira de uma empresa em determinado período. Através da análise desses registros, é possível avaliar a eficiência operacional, a solidez patrimonial, a liquidez e a rentabilidade da empresa. Além disso, a compreensão dos índices financeiros e indicadores de desempenho torna-se imperativa para interpretar corretamente a informação contida nos documentos contábeis.

Neste contexto, a saúde financeira de uma empresa torna-se uma métrica essencial para a sustentabilidade e prosperidade a longo prazo. Empresas com saúde financeira robusta estão mais aptas a enfrentar desafios econômicos, atrair investidores e a financiar seus projetos de crescimento. A análise das demonstrações contábeis, quando conduzida de maneira eficaz, possibilita a identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo para a formulação de estratégias que visam otimizar a gestão financeira e promover o desenvolvimento sustentável da organização.

​FASE 1
Com base nas informações contidas nos relatórios contábeis da Empresa Motors Solutions:
a) Faça as análises (i) vertical e (ii) horizontal do balanço patrimonial da empresa, tendo Total do Passivo e PL como valor-base para análise vertical, e o ano 2021 como ano-base (Conta xo)  para análise horizontal.
b) Em qual ano o estoque representa maior valor do seu grupo?
c) Qual foi a variação da conta fornecedores no ano 2023 em relação ao ano 2021?
d) Qual conta do grupo de ativos teve maior decréscimo no ano de 2023 em relação ao ano de 2021?



Fonte: a autora.

FASE 2
Com base nas informações contidas no Balanço Patrimonial da Empresa Motors Solutions, na FASE 1, responda:
e) Qual o valor do índice de Liquidez Corrente (LC) para o ano de 2023?
f) O que este número representa?
g) Em que ano esse indicador teve valor mais expressivo positivamente?

 

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