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10 de out. de 2023

MAPA - FUNDIÇÃO E SOLDAGEM -542023

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M.A.P.A. – FUNDIÇÃO E SOLDAGEM

 
Olá, aluno(a), tudo bem?
 
Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A da disciplina de Fundição e Soldagem. A atividade que será apresentada aqui terá como tema as decisões que um engenheiro responsável pelo setor de manutenção de um frigorífico deverá tomar para a execução correta dos serviços prestados. Sua atividade encontra-se dividida em duas etapas, sendo que cada uma das etapas aborda um conteúdo diferente do seu livro.
 

 
Para ajudar na compressão da atividade, acesse o vídeo a seguir:
https://youtu.be/ndL7I-QihZ4


 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Imagine que você trabalha como Engenheiro de Projetos em uma empresa do ramo frigorífico na região central do Brasil. Determinado dia, um dos equipamentos que está sob seu cuida, conhecido como quebrador de ossos, parou de funcionar devido ao tempo de uso. O quebrador de ossos pertence à empresa e trabalha continuamente há 10 anos. Uma vez que a máquina não está em funcionamento, o prejuízo é grande já que não existe outra máquina que possa substituir sua função, provocando a pausa da linha. Para conhecimento, observe a imagem abaixo, onde é possível observar um quebrador de ossos.

Fonte: O autor, 2023

Com o intuito de iniciar o processo de resolução do problema, você resolve realizar a primeira análise visual. Ao realizar esta análise você constata a presença de trincas em mais de um dos quebradores. Como a trinca era generalizada e presente em muitos dos elementos, dado o tempo de vida da máquina e sua importância para o processo você opta por obter uma nova máquina semelhante a já existente.
Há, contudo, um ponto mais emergencial a ser resolvido. Uma vez que só há uma máquina quebradora de ossos, não podemos ter a linha parada até a chegada da nova máquina. Neste caso, será necessárias algumas ações imediatas e momentâneas para seguir com a produção. A ação a ser tomada consiste na substituição dos quebrados de ossos que quebraram. Para isso, você mandará sua equipe de usinagem produzir novos e soldar no lugar como plano de ação imediato.
Como a máquina apresenta mais de 10 anos, você não foi capaz de achar o manual de instrução/manutenção da mesma e o fornecedor já não existe mais. Você sabe que o quebrador é fabricado com ferro fundido, mas não sabe qual o tipo. Diante do cenário apresentado, leia as fases 1 e 2 abaixo:
 
FASE 1
Como este modelo de quebrador de ossos te atende bem e supri suas necessidades, você resolve não alterar o projeto. Além disso, para evitar erros no processo de reparação provisória do seu equipamento, você necessita saber o material para aplicar o melhor tipo de solda. Com base nisso, responda as seguintes questões:
 
a) Qual(is) técnica(s) ou processo você, na condição de líder de manutenção, pode pedir para que seu time de colaboradores realize para determinar o tipo de ferro fundido, sendo que está, deverá ser uma técnica de baixo custo e rápido resultado? Explique sua resposta.
b) Uma vez determinado o tipo de material do quebrador de ossos, você resolve realizar um estudo para que, o novo equipamento, tenha um tempo de vida útil maior que o antigo. Para isso, você identifica que seu equipamento quebrou justamente em uma de suas garras que é utilizada para quebrar os ossos pois não aguentou tanto impacto. Sabendo que a ideia é continuar utilizando ferro fundido, qual tipo de ferro fundido (maleável, branco, cinzento ou nodular) você aconselharia para a fabricação desta nova garra? Por qual motivo?
 
FASE 2
Suponha agora que outro problema surgiu neste mesmo frigorifico que você trabalha. Desta vez, uma peça, produzida em alumínio, quebrou no interior de uma das máquinas. Esta peça é relativamente pequena, pesando aproximadamente 8 quilos. Ela apresenta muitos detalhes, rebaixos e seções finas. É uma peça única que necessita de alto rigor dimensional.
Para evitar futura dor de cabeça, sabendo que esta peça é um item praticamente impossível de se encontrar no mercado, você irá mandar produzir duas réplicas, uma para substituir a peça quebrada e outra para deixar em estoque. Com base nas informações apresentadas, responda:
 
a) Levando em conta o custo-benefício, qualidade e quantidade, qual processo de fundição você utilizaria para a fabricação do item em questão? Por qual motivo?
OBS: por processo de fundição entende-se os processos de modelamento como microfusão, areia verde e outros. Não sendo, portanto, os processos de fusão como alto forno e cadinho.
b) De acordo com o processo escolhido, descreva as etapas do processo determinado.
c) Com base no que foi apresentado, quais processos de fundição você não utilizaria para a produção do item quebrado? Explique o motivo.


MAPA - ENGENHARIA ECONÔMICA - 542023

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Olá, estudante!
 
Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A da disciplina Engenharia Econômica. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, a atividade consiste em uma simulação de uma seleção para estágio no setor financeiro de uma grande empresa do ramo agrícola. Você está participando da seleção e a última etapa do processo seletivo tem como objetivo elaborar um relatório aos entrevistadores sugerindo a aquisição ou não de um determinado equipamento. Para isso, a etapa final da seleção está dividida em três fases:
 
Etapa 1: a empresa fictícia está analisando a viabilidade econômica de um equipamento no valor de R$ 130.000,00, e está prevista a geração de fluxo de caixa líquido de R$ 22.273,63 no primeiro ano, R$22.414,64 no segundo ano, R$22.411,84 no terceiro ano, R$24.475,21 no quarto ano e R$66.734,77 no quinto ano. Com base nas informações, encontre o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) do equipamento, sabendo que a taxa de atratividade do projeto é de R$5% a.a. Além disso, diga se o projeto é viável economicamente ou não.
 
ATENÇÃO: se a aquisição do equipamento não for viável economicamente para a empresa, passe para a Etapa 3. Caso contrário, ou seja, se a compra for viável economicamente, você deverá entregar a Etapa 2.
 
Etapa 2: a segunda etapa da seleção consiste em definir a forma de pagamento do equipamento, pois a empresa não deseja, por razões estratégicas, utilizar o capital próprio para fazer o investimento, então optou em recorrer ao mercado financeiro, que ofereceu a seguinte condição de financiamento do equipamento: entrada de 20% do valor do equipamento, e o restante será pago em doze parcelas mensais, sendo cobrada taxa de juros de 1,2% ao mês, no regime de capitalização composto. Com base nas informações, apresente no valor final do equipamento após o pagamento de todas as prestações.
 
Etapa 3: agora chegou o momento de você sugerir a aquisição ou não do equipamento e, assim, ser aprovado na seleção do estágio. Para isso, elabore um relatório, com as informações das fases 1 e 2. Não esqueça de justificar sua resposta por meio dos cálculos. O objetivo dessa terceira etapa é convencer os entrevistadores de que você merece o estágio.


MAPA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I -542023

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Vamos começar? O desafio das empresas em obter uma forte vantagem competitiva está aliado com a maneira como desempenha suas atividades, pois como ressaltam Medeiros, Costa e Silva (2005), os gestores que compreendem o comportamento dos custos possuem condições de prever a direção e a magnitude das variações em diversas situações operacionais e, assim, podem melhorar o planejamento das atividades. Diante de um ambiente competitivo, as organizações contemporâneas são forçadas a criar recursos distintos e de melhoria dos níveis de competitividade, fazendo com que o controle exerça um papel central no processo de gestão. Gomes, Lima e Steppan (2007) consideram a informação de custos como uma fonte informacional primária, que auxilia gestores na tomada de decisão, trazendo benefícios a qualquer tipo de entidade e, adequando-se à finalidade para qual, diversas organizações se propõem. Deste modo deve-se compreender os conceitos de custos para o uso apropriado da informação gerada, em ampla variedade de decisões e propósitos de controle. 

Fonte: adaptado de: https://congressousp.fipecafi.org/anais/16UspInternational/191.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

Sobre o assunto envolvendo custos, e indo um pouco mais além, ou seja, relacionando também receita e lucro, oberserve a situação a seguir:

Matheus é um engenheiro de uma empresa e tem em mãos algumas informações relacionadas a um certo produto. Infomações como a receita, que é dada por R(q) = -2.q+ 1000.q, em que R representa a receita de um produto e q a quatidade vendida. Sabe-se também o custo para se produzir o produto, que é dado por C(q) = 200.q + 35000, em que C representa o respectivo custo e q a quantidade produzida. 

Com essas informações, Matheus precisa fazer um estudo sobre tal produto e, com isso, obter informações, como:

a) Quando não se produz nada do produto, existe algum custo para a empresa? Se existir, qual é o seu significado?

b) Calculando o custo e a receita nas quantidades 50 e 350, qual valor se obtém? Qual o signficado do resultado obtido? 
 
c) Sabendo que o lucro para esse produto pode ser obtido pela diferença entre a receita e o custo, qual função pode representar o lucro desse produto? 

d) Calculando o lucro para a venda da quantidade 61 e subtraindo do lucro para a venda da quantidade 60 unidades, temos o lucro da venda da unidade 61°. Qual é esse lucro?

e) Se for feita a Derivada da função lucro, qual função é obtida? 

f) Calculando a derivada da função lucro no valor 60, qual resultado se obtém?

g) Comparando o resultado obtido na letra d com o resultado obtido na letra f, tais resultados são próximos ou não um do outro? 

h) Fazendo a Integral da função obtida na letra e, obtem-se qual função?

i) Calculando a função obtida na letra h nos valores 61 e 60, e fazendo a diferença entre os resultados, obtem-se qual valor? 

j) Comparando o valor obtido na letra i, com o valor obtido na letra d e na letra f, tais valores são próximos ou não entre si?

 


MAPA - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - 542023

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Olá, estudante!
Tudo bem? Seja bem-vindo(a) a nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Ciências dos Materiais. A atividade tem como tema “O uso de materiais cerâmicos nas diferentes áreas da engenharia”, com abordagem dos conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina. Para obter sucesso nesta atividade, serão necessários o conhecimento de conceitos relacionados ao cálculo às propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e óticas dos materiais cerâmicos.

As suas tarefas nesse M.A.P.A. serão:
 
- Explicar o porquê dos materiais cerâmicos serem versáteis e úteis em tantas áreas da engenharia.
- Entender o comportamento mecânico deste material.
 
Bom trabalho!
Profº Rodrigo Cruz
  
Materiais cerâmicos na engenharia
 
Os materiais cerâmicos são amplamente utilizados em diversas aplicações de engenharia devido as suas propriedades únicas e versatilidade. Eles são compostos principalmente de compostos inorgânicos não metálicos, como óxidos, nitretos e carburetos.
Na indústria automobilística: os materiais cerâmicos são usados em sistemas de escapamento de automóveis devido a sua resistência à corrosão e à alta temperatura. Nos rolamentos de cerâmica em motores e transmissões, estes materiais reduzem o atrito e aumentam a eficiência.
Na indústria aeroespacial os componentes cerâmicos são usados em motores de foguetes e aeronaves devido a sua leveza e capacidade de suportar condições extremas de temperatura e pressão. Além disso, também são usados nos escudos térmicos de cerâmica e protegem as naves espaciais durante a reentrada na atmosfera.
Em eletrônica, as cerâmicas piezoelétricas são usadas em sensores, transdutores e dispositivos de comunicação. Em outra aplicação, substratos cerâmicos são usados em circuitos integrados de alta frequência devido a sua estabilidade dielétrica. Ainda considerando as aplicações em eletricidade e eletrônica, os isolantes cerâmicos são usados em postes e isoladores de alta tensão para sistemas elétricos.
Na construção civil, a cerâmica é um material clássico, cujas aplicações são em materiais como tijolos, telhas e cerâmica sanitária, amplamente utilizados na construção devido a sua durabilidade e resistência à corrosão.
Em resumo, os materiais cerâmicos desempenham um papel crucial em diversas áreas da engenharia devido as suas propriedades únicas, como alta resistência à temperatura, resistência química, isolamento elétrico e biocompatibilidade. Sua aplicação abrange desde a indústria automobilística e aeroespacial até a medicina, eletrônica e construção civil, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias avançadas e soluções inovadoras.
 
Fonte: ASKELAND, D. R.; WRIGHT, W. J. Ciência e Engenharia dos Materiais. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
CALLISTER JÚNIOR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

​Nesse contexto, considerando as características dos materiais cerâmicos, responda o que se pede:
 
ETAPA 1:
CONSTRUA UM TEXTO ARGUMENTATIVO que explique: por que os materiais cerâmicos são importantes para aplicações nas mais diversas engenharias? Se possível, focando no seu curso. Para isso, utilize pelo menos cinco argumentos baseados nas características positivas destes materiais frente às diversas aplicações nos projetos de engenharia.

ETAPA 2:
As propriedades mecânicas dos materiais se referem às características que descrevem como um material responde a forças externas ou cargas quando sujeito a deformações ou movimentos. Essas propriedades são fundamentais na engenharia e no design de estruturas e componentes, pois determinam como um material se comportará em diferentes situações de carga. A resistência à tração é uma das propriedades mecânicas dos materiais e refere-se à capacidade de um material resistir a forças de tração, ou seja, a tendência de um material se alongar ou esticar quando submetido a uma carga axial. É medida pela tensão de tração máxima que um material pode suportar antes de se romper.

Considerando que um material cerâmico será submetido a um ensaio de tração, DESCREVA qual será o comportamento mecânico deste material neste ensaio e JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

 


MAPA - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 542023

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Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de Ciências do Ambiente.
 
A atividade tem como tema a “GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA” e está dividida em 4 (quatro) etapas. Inicialmente apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente os passos para realização e as etapas para desenvolvimento de sua atividade. E, por fim, instruções sobre a entrega.
 
Bom trabalho!
Prof.ª Paula Polastri

Contextualização
 
Por meio de uma consultoria especializada, você, futuro profissional, e sua equipe, foram contratados pelo proprietário de uma indústria de cerâmica vermelha, para a elaboração e implementação da gestão ambiental do seu empreendimento. Dentre os levantamentos a serem realizados e planos a serem elaborados está o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
 
Analisando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 (BRASIL, 2010), você verificou que em seu artigo 20 versa que, dentre o conteúdo mínimo do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, deve constar a descrição do empreendimento ou atividade, tal como o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos.
 
Nas visitas técnicas, realizadas in loco, foi possível você observar que geração de resíduos sólidos no processo são decorrentes de perdas por falhas na qualidade do produto. Assim, por meio de reuniões com o proprietário, você argumentou que a implementação de boas práticas ambientais não deve ser enxergada como um custo, mas como um fator de resultado. Isso de forma que a melhoria deve ser contínua e que a adoção de boas práticas ambientais tem potencial de proporcionar uma série de benefícios, como a redução dos custos operacionais e a redução da geração de poluentes.
 
Desenvolvimento
 
Estudo de caso: gestão ambiental na indústria de cerâmica vermelha. 
 
Nesse contexto, considerando a situação hipotética apresentada, para elaborar a atividade MAPA desta disciplina, você deve seguir 3 (três) passos e 4 (quatro) etapas, conforme a seguir:
 
Passos:
 
Passo 1. Acessar e baixar o formulário padrão para realizar o MAPA e o modelo de fluxograma. Baixar o formulário padrão intitulado “Formulário padrão – MAPA Ciências do Ambiente” e o "modelo de fluxograma da indústria de cerâmica vermelha", que estão disponíveis no Material da Disciplina dentro do ambiente da disciplina em seu Studeo. Neste formulário, a atividade MAPA já estará estruturada em tópicos, conforme as etapas de desenvolvimento solicitadas.
 
Passo 2. Acessar os materiais de suporte para desenvolvimento de seu MAPA. Acessar os materiais de apoio como o livro da disciplina e outras leituras que contribuam para a sua realização, assim como o vídeo explicativo sobre o MAPA, o “guia técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha” e a "cartilha ambiental da cerâmica vermelha". Disponibilizamos alguns links importantes para desenvolvimento de sua atividade:
Guia técnico ambiental da indústria de cerâmica vermelha (FIEMG): https://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf
Cartilha ambiental da cerâmica vermelha (ANICER/SEBRAE): https://www.anicer.com.br/wp-content/uploads/2020/03/CartilhaAmbientalCeramicaVermelha.pdf
Lei nº 12.305/2010: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
​Resolução CONAMA nº 275/2001: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=273
Resolução CONAMA nº 313/2002: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=331
Resolução CONAMA nº 362/2005: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=457
Logística reversa de embalagens vazias de óleo lubrificante usado: https://www.joguelimpo.org.br
Logística reversa de lâmpadas fluorescentes de vapor de mercúrio: https://reciclus.org.br/
 
Passo 3. Realizar a atividade MAPA. Depois de baixar o formulário padrão, o modelo de fluxograma, e acessar os materiais de suporte, em seu formulário você deve apresentar o que é solicitado nas Etapas de 1 a 4.
 
Etapas:
 
Etapa 1. Descrição do empreendimento e elaboração do fluxograma do processo produtivo. Apresentar uma breve descrição sobre o processo produtivo em estudo, e também, um fluxograma de processo genérico da indústria de cerâmica vermelha, compreendendo em entradas, atividades e saídas (resíduos sólidos, emissões atmosféricas, dentre outros aspectos ambientais e produtos). Você poderá utilizar o modelo de fluxograma que será disponibilizado, assim como o exemplo de fluxograma dos materiais de apoio, no entanto NÃO poderá ser realizada a cópia das figuras; você deverá criar seu próprio fluxograma.

Etapa 2. Diagnóstico dos resíduos sólidos. Nesta etapa, apresente pelo menos 3 (três) dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual é gerado), classificação conforme a NBR 10004:2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), forma de armazenamento interno e a destinação final ambientalmente adequada. Você pode citar resíduos sólidos que são gerados no processo produtivo ou não, como, por exemplo, nas áreas de apoio (refeitório, banheiros, escritórios etc.). Utilize o exemplo do Quadro 1 para apresentar o seu diagnóstico.

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_180786_554798_1.png
Quadro 1 - Gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na indústria de cerâmica vermelha
Fonte: a autora.
  
Etapa 3. Diagnóstico dos efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Nesta etapa, apresente pelo menos 3 (três) tipos de efluentes líquidos e 3 (três) tipos de emissões atmosféricas geradas na indústria de cerâmica vermelha, incluindo a sua fonte de geração (local ou etapa do processo no qual é gerado). Utilize o exemplo do Quadro 2 para apresentar o seu diagnóstico.
  
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_180786_554798_2.png
Quadro 2 - Emissões atmosféricas e efluentes líquidos gerados na indústria de cerâmica vermelha.
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.


Etapa 4. Medidas/ações de controle da poluição. Nesta etapa, de acordo com o diagnóstico das Etapas 2 e 3, você deverá escolher 3 (três) aspectos ambientais, ou seja, a geração de um resíduo sólido, de um efluente líquido e de uma emissão atmosférica, e apresentar pelo menos uma medida mitigadora para cada aspecto ambiental escolhido. Utilize o exemplo do Quadro 3 para apresentar as suas medidas.
 
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_180786_554798_3.png

Quadro 3 - Medidas de controle da poluição na indústria de cerâmica vermelha
Fonte: adaptado de: http://www.feam.br/images/stories/3SMRR/guia_ceramica.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

Instruções para realização da atividade
 
- É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a realização do MAPA.
- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no final do trabalho conforme as Normas ABNT NBR 6023:2018.
- Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às Normas ABNT.

 


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