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29 de ago. de 2023

ATIVIDADE 3 - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE – 532023

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Caro(a) estudante,

Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

Pressman (2016) e Sommerville (2011) definem que a Implementação de Software é a fase em que um software é construído e testado. Entende-se que é nesse momento em que o idealizado pelo usuário toma forma, sendo traduzido em código. Embora exista uma fase própria para os testes, é no ato da codificação que o programador executa testes como o de Unidade em seu próprio ambiente de desenvolvimento.
 

Pressman, Roger S. Engenharia de Software: Uma Abordagem Prática. 7ª ed. McGraw-Hill, 2016.
Sommerville, Ivar. Engenharia de Software. 9ª ed. Addison-Wesley, 2011.



A partir do exposto, defina qual o objetivo do teste de unidade, em qual contexto ele é realizado e quais benefícios pode-se obter dessa técnica, cite ao menos 3 beneficios.

Como enviar a sua resposta:
- A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade.

ATENÇÃO
- Cuidado com plágio. Se identificado, você poderá ter sua atividade zerada.
- Não compartilhe a sua resposta com os demais colegas.​
- Se você realizar a sua atividade em grupo, cada aluno deve escrever o seu próprio texto; caso contrário, cairá no plágio.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Sugestão para a escrita:
- Realize pesquisas em base de dados cientificas e coloque as fontes de pesquisas que estará utiizando na sua resposta. O mais importante é que você escreva com suas próprias palavras.


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ATIVIDADE 3 - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – 532023

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Caro, estudante.

​Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

A importância do conhecimento em paradigmas de linguagens de programação é essencial para carreira de qualquer profissional da área, isso porque permite que o profissional consiga ler e analisar códigos de diferentes tipos de linguagens, independente da linguagem utilizada. Os conceitos, na sua grande maioria, se repetem tornando o profissional mais completo e dinâmico.

Um sistema de gestão de estoque possui as seguintes classes:


Produto.java
public class Produto {

    public Long id;
    public String descr;
    public Integer qtd;
    public Double valor;
    
}

Venda.java
public class Venda {

    public Long id;
    public String nomeCliente;
    public List<Produto> produtos;
    
    public Double valorTotal() {
        double total = 0.0;
        for (Produto produto : produtos) {
            total += produto.valor;
        }
        return total;
    }
}
 

Porém, o programador não soube implementar os pilares da orientação de forma correta, faltando aplicar o conceito de encapsulamento nas classes. Você com papel de Code Reviewer precisa reescrever as classes utilizando o conceito de encapsulamento. Logo após descreva a importância de usar classes encapsuladas.

 


ATIVIDADE 3 - ESOFT - GESTÃO DE PROJETOS - 532023

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Leia o texto a seguir:
 

Gerenciamento de projetos, a chave para um futuro bem-sucedido no trabalho.

 
Project Management Institute (PMI) é uma associação profissional líder mundial para uma comunidade global crescente de milhões de profissionais de projeto e agentes de mudanças em todo o mundo. Com o propósito de promover carreiras e fortalecer o sucesso organizacional, capacita os agentes de mudança com novas habilidade e formas de trabalhar para maximizar seu impacto. As ofertas do PMI incluem padrões reconhecidos globalmente, certificações, cursos on-line, liderança de pensamento, ferramentas, publicações digitais e comunidades. Independentemente do setor, o profissional de gerenciamento de projetos acompanha as tendências do mercado e faz a diferença na organização ou empresa que atua, e principalmente, no mundo.
 
Engenheiros que transformam plantas em edifícios. Médico que erradicam doenças. Programadores que criam softwares. Empreendedores que abrem seus negócios. O que esses profissionais têm em comum? Todos eles trabalham em um projeto. Com a evolução cada vez mais rápida, os formatos de trabalho estão passando por grandes transformações. Empresas de todo o mundo de trabalho estão passando por grandes transformações.
 
Empresas de todo o mundo tiveram que repensar seus métodos e acompanhar as mudanças aceleradas nos negócios. Este novo ecossistema de trabalho exige maior flexibilidade, adoção de soluções digitais e a promoção da inovação, diversidade, equidade e inclusão. Gerentes de projetos e agentes de mudança têm as ferramentas necessárias para lidar com essas tendências globais da melhor forma.
 

CNN BRASIL. Gerenciamento de projetos, a chave para um futuro bem-sucedido no trabalho. Disponível em:
<https://www.cnnbrasil.com.br/branded-content/tecnologia/gerenciamento-de-projetos-a-chave-para-um-futuro-bem-sucedido-no-trabalho/> acesso em: 30/05/2022.

 
 
Considere o caso de hipotético a seguir:
 
Uma grande empresa de desenvolvimento de softwares e aplicativos para celulares, diante a necessidade de reestruturação de suas operações, adequações de seus processos criativos e de desenvolvimento decidiu implementar algumas ações que tinham como objetivo tornar as atividades rotineiras e diárias de seus colaboradores mais eficientes e práticas, assim, possibilitaria um processo produtivo mais dinâmico. Esta transformação tornou-se necessária, pois a organização havia identificado gargalos significativos no processo operacional, o que por consequência estava gerando resultados financeiros e comerciais indesejados. Para a reestruturação da organização, a diretoria executiva determinou as mudanças deveriam ser implementadas a partir das melhores práticas de gerenciamento de projetos com o objetivo de maior eficiência dos processos e eficácia dos resultados. A proposta da diretoria estava em utilizar a abordagem que atendesse às necessidades dos usuários internos (colaboradores), que reduzisse a quantidade de atividades burocráticas, que gerasse praticidade e que fosse possível de rápidas adaptações às mudanças constantes do projeto.

 

Elaborado pelo professor, 2022.

 
Considerando texto base, o caso hipotético descrito e as características das abordagens tradicional e ágil, apresente as principais diferenças entre ambas as abordagens de gerenciamento de projetos , e indique qual das duas abordagens (tradicional e ágil) poderia ser considerada a mais adequada para o projeto de reestruturação da empresa Delta. Justifique sua resposta.

 
​ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
​ - Realize a leitura da Unidade 2 Livro da Disciplina.
 - Realize pesquisas complementares, inclusive, de reportagens sobre as temáticas propostas, mas lembre-se de citar a fonte utilizada.
 - A atividade será aceita somente pelo Studeo e dentro do prazo do Calendário. Atividades fora do prazo, NÃO serão aceitas!
 - Antes de finalizar sua atividade, confira se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar.
 - Diante de dúvidas, entre em contato com seu professor (a) mediador (a) pela ferramenta "Fale com Mediador".
 
Bons estudos! Sucesso!

 


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A empresa Picaretas S.A. é uma revenda de carros novos e usados com estoque que possui um giro muito grande, dada a quantidade de negócios que ela faz. Seus negócios vão desde vendas à vista ou financiadas pelos bancos parceiros, compras, trocas até atividades atuando apenas como intermediador.

Jorge, o gerente, tem passado muitos apertos, já que faz todas as anotações em planilhas do Excel, provocando, principalmente, a falta de um controle financeiro e das garantias dos carros vendidos (a empresa tem como política dar seis meses de garantia nos seus veículos negociados). Para tentar resolver essas situações, Jorge chamou Laura (especialista em projetos de software) para analisar a empresa e propor uma solução.

Laura estudou os dados da empresa e precisa apresentar um resumo de como pretende conduzir o projeto. Essa atividade visa ajudar Laura a criar esse resumo respondendo as seguintes questões:

- Qual é o objetivo de um projeto de software?
- Como pretende resolver os principais problemas da empresa dentro do software? Justifique a sua resposta.
- Que tecnologias (linguagem, banco de dados e outras que julgar importantes) pretende adotar? Justifique a sua resposta.
- Que metodologia pretende usar? Justifique a sua resposta.
- Quantas pessoas trabalharão na equipe e quais são as funções delas? Justifique a sua resposta.
- Quais são os principais desafios? Justifique a sua resposta.

IMPORTANTE: busque apresentar respostas o mais factível possível conforme o tema, evitando situações sem relação com o tema.

 


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ATIVIDADE 3 - ESOFT - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 532023

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As comunicações de dados e as redes estão mudando a maneira pela qual fazemos negócios e o modo como vivemos. As decisões no mundo dos negócios têm de ser tomadas de forma cada vez mais rápida e aqueles que o fazem precisam obter acesso imediato a informações precisas. Hoje em dia, as empresas dependem de redes de computadores e das ligações entre as redes. Nesta atividade discutiremos os efeitos indesejáveis nos sinais que geram as perdas na transmissão em redes de computadores contemporâneas. Tenho certeza com a participação de todos teremos resultados relevantes para a formação de todos vocês. Prontos para ampliar o conhecimento? Então, leia com atenção o texto abaixo e resposta o que se pede de acordo com a sua compreensão da disciplina.
 
Os sinais trafegam por meios de transmissão, que não são perfeitos. A imperfeição provoca perda de sinal. Isso significa que o sinal no início do meio de transmissão não é o mesmo no seu final. O que é enviado não é aquilo que é recebido. Três causas para essas perdas são a atenuação, distorção e ruído. De acordo com o seu entendimento da disciplina. Redija um texto que descreva como acontece a ATENUAÇÃO e a DISTORÇÃO nas comunicações em redes, assim como, quais são os tipos de RUÍDOS.
 
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 
- Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina e assista a videoaula.
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor.
- Realize pesquisas complementares nas referências apresentadas pelo professor.
- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.
 
 
Referências:
 
COMER, Douglas. Interligação em rede com TCP/IP – VOL. 1: princípios, protocolos e arquitetura – 6. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores – 4. ed. – Edição Behrouz, De Anza  College, 2010.
MAIA, Luiz P. Arquitetura de Redes de Computadores – 2. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2013.
PETERSON, Larry L. e DAVIE, Bruce S. Redes de Computadores: uma abordagem de sistemas – 5. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
TANENBAUM, Andrew S. WETHERAAL, David J. Redes de Computadores – 5. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.


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