Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


25 de jul. de 2023

A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio proposto! Vejamos, então, qual é a situação a ser analisada:

MAPA - RH - RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante de Gestão de Recursos Humanos!

A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio proposto!
 
Vejamos, então, qual é a situação a ser analisada:

Rafael Hulk trabalha em uma empresa de telemarketing como analista de RH, sendo responsável pelas entrevistas e todo o processo de recrutamento. Nesse primeiro contato, ele já explica como as atividades devem ser realizadas, horários de trabalho, público a ser atendido, dentre outros. Carmelita passou no processo seletivo feito por Rafael e acabou iniciando suas atividades como atendente de telemarketing. Para que realizasse a atividade, algumas metas foram traçadas pelo seu gestor direto, que era Cauã. Cada uma das metas traçadas foi estipulada pelo gestor indireto, que era Rafael, em conjunto com a Diretoria da Empresa, a fim de que a empresa crescesse cada vez mais e, consequentemente, a equipe aumentasse, proporcionando mais oportunidades de emprego. As metas são as seguintes:

---> Lead de 400 pessoas ao dia para possível fidelização.
---> 600 novos contratos por mês.
---> Jornada de trabalho de 8h por dia.
---> Intervalo para refeições e idas ao banheiro de 20 minutos.

Em um determinado dia, Cauã participou de uma reunião com a diretoria para apresentar os números e foi questionado por qual razão eles eram tão baixos. Como Cauã era um gestor exigente, ficava durante boa parte do seu tempo conferindo as atividades realizadas, até mesmo o tempo que as pessoas ficavam ociosas durante o expediente.

Como ficou constrangido e alterado pela reunião em que participou e acabou sendo cobrado, ao retornar ao seu ambiente de trabalho, viu que Carmelita realizava um atendimento com desdém e, naquele momento, abordou a empregada e disse: "desse jeito, realmente, é difícil cativar alguém a assinar um contrato ou contratar um serviço! Você precisa conquistar o futuro cliente. Mostrar claramente por qual razão ele precisa daquele produto".

As palavras ditas por ele foram num tom grosseiro, alto e com condições alteradas de nervosismo e cobrança. Toda a equipe viu a forma de abordagem de Cauã à Carmelita. Além dessa abordagem, chamou Carmelita à sua sala, pediu para que a mesma fechasse a porta, se sentasse na cadeira a sua frente, ajudou-a a se sentar, obtendo ali um contato físico indesejado e começou a dizer que ela só estava ali por ter uma voz atraente, sedutora, que, por isso, despertava a atenção dos clientes no momento em que ligasse para alguém. Pediu, então, que ela retornasse ao seu posto de trabalho e atingisse as metas estipuladas.

Com relação à situação descrita, você deve, como gestor(a) de Recursos Humanos da empresa, analisar e responder aos questionamentos a seguir:

1) A forma de abordagem de Cauã com Carmelita, caracteriza um assédio moral ou sexual? Ou ambos? Fundamente sua resposta fazendo uso de doutrinas jurídicas, tais como a cartilha disponibilizada no seu ambiente (5 a 15 linhas).
2) Como ocupa um cargo de Gestor(a) de RH da empresa, elabore um PITCH, no formato dissertativo, apresentando políticas que podem ser adotadas pela empresa a fim de evitar situações como a narrada anteriormente (5 a 15 linhas).

​ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Assistir ao Vídeo de Orientações da atividade disponível no Material da Disciplina e Sala do Café do seu ambiente Studeo.
- Para desenvolver a atividade, acesse, também, os materiais de apoio disponíveis no ambiente da disciplina.
- Baixar e salvar o arquivo "Formulário MAPA ", disponível no Material da Disciplina.
- Responder os campos solicitados no arquivo.
- Observe as instruções contidas no formulário.
- Atente-se para citações de acordo com o manual de normas ABNT/UNICESUMAR.
- O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
- Postar/enviar no campo da atividade MAPA no ambiente da disciplina.
​- A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

Boas reflexões!


Um país continental, considerado o terceiro em extensão territorial das Américas, com alta produção de commodities, aumento diário na produtividade das indústrias e com diversas áreas a serem cultivadas, impõe um cenário de grandes desafios no mapeamento dos entraves da infraestrutura de transporte, priorização de investimentos e execução de projetos logísticos, que visem um cenário de maior utilização do modal aquaviário, ferroviário, dutoviário e até mesmo o aeroviário, tornando o modal rodoviário complementar aos demais.

MAPA - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Um país continental, considerado o terceiro em extensão territorial das Américas, com alta produção de commodities, aumento diário na produtividade das indústrias e com diversas áreas a serem cultivadas, impõe um cenário de grandes desafios no mapeamento dos entraves da infraestrutura de transporte, priorização de investimentos e execução de projetos logísticos, que visem um cenário de maior utilização do modal aquaviário, ferroviário, dutoviário e até mesmo o aeroviário, tornando o modal rodoviário complementar aos demais.
 
Somado a isso, a complexidade do mercado globalizado, as constantes evoluções tecnológicas e a efervescente concorrência entre as cadeias de suprimentos imprimem um ritmo altamente dinâmico nos negócios, que dão origem às novas demandas de infraestrutura.
 
Um novo panorama logístico brasileiro deve ser capaz de interligar as diversas regiões – formadas pelos 26 estados e o Distrito Federal, desdobradas em mais de 5.500 municípios – alcançando ganhos de eficiência e eficácia nos sistemas produtivos, consequentemente, mais sustentabilidade, procedente da redução da emissão dos gases veiculares.

Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá: UniCesumar, 2018.

A disponibilidade de infraestrutura de transporte deve estar disponível a custos razoáveis, de tal maneira que viabilize o atendimento da crescente demanda nacional. Quando olhamos para a matriz de transporte do Brasil, eis que surgem as duas primeiras perguntas da atividade Mapa a você, caro(a) estudante:

1. Qual modal tem maior relevância no transporte de cargas no Brasil?
2. Esse modal proporciona mais vantagens ou desvantagens para a logística brasileira, e quais as consequências sobre o custo da concentração nesse modal de transportes?

​​​
Muitos produtos brasileiros, da porta das empresas para dentro, emplacam custos de fabricação inatingíveis por produtos estrangeiros. Contudo, ao “sair da porteira”, utilizar a rodovia, a ferrovia e os portos para chegar ao mercado internacional, ou mesmo no mercado nacional, perde competitividade e, na maioria das vezes, inviabiliza os negócios, ou apresenta um resultado muito menor do que em outros países.

Seguindo este contexto, também responda:

3. Analisando a participação de cada modal para o mercado interno, cite  dois que seriam os mais adequados para transportes de médias e longas distâncias considerando as características territoriais do Brasil?
4. Porque esses modais são os mais adequados considerando os custos da logística interna? 

 
Orientações gerais:

- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador".

Bons estudos!​​


​Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina, realizando a atividade M.A.P.A. - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem. Esta atividade propõe que você analise um caso hipotético e, com base no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e sua relação não só com o Direito do Consumidor, mas também Civil e Penal, responda às questões propostas.

 MAPA - INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante!
 
​Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina, realizando a atividade M.A.P.A. - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem. Esta atividade propõe que você analise um caso hipotético e, com base no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e sua relação não só com o Direito do Consumidor, mas também Civil e Penal, responda às questões propostas.

Leia atentamente o Texto de Apoio, o conteúdo da Unidade 2 do livro, o material extra (Cartilha LGPD, disponível no Material da Disciplina) e assista à Aula Conceitual 2.
Analise atentamente o caso hipotético da atividade.
Realize a atividade proposta, respondendo às questões 1 e 2.
 
Vamos lá?
 
LGPD e o uso de dados
 
Uma emenda constitucional, recém aprovada, guindou a proteção de dados pessoais à condição da garantia individual, aumentando a importância da LGPD e a pressão sobre as empresas sobre o seu cumprimento.
 
No entanto, existem muitas empresas que estão preocupadas com a LGPD, e outras nem tanto, porém criando-se uma sensação de que é impossível atendê-la. Não é verdade.
 
A LGPD serve para assegurar que o tratamento de dados pessoais será feito, sempre, respeitando a privacidade e intimidade das pessoas. A lei não proibiu que as empresas façam tratamento de dados pessoais. Em verdade, a lei quer que as empresas, quando armazenarem ou usarem dados pessoais, o façam de maneira que os titulares desses dados saibam exatamente para que e como os seus dados serão usados, sempre de forma segura.
 
Empresário 1: "Não faço tratamento de dados pessoais porque meu negócio não é digital e não tenho vendas por canais digitais. Não preciso cumprir a LGPD".
 
Errado. Este talvez seja o maior engano da maioria das pessoas. O tratamento de dados pessoais não é apenas a coleta ou armazenamento de dados por meios digitais. Realiza-se tratamento de dados em situações simples, bem próprias do mundo analógico. No consultório do dentista, por exemplo, usam-se fichas impressas com todos os dentes do paciente, indicando detalhes de cada dente. Assim, o dentista está fazendo tratamento, não só dos dentes, mas dos dados pessoais do paciente também. Notem que aquela ficha vai para um fichário, que fica em uma gaveta. Em termos de segurança de dados pessoais é necessário refletir sobre quem pode ver o fichário, como se garante que apenas as pessoas que têm autorização para ver aquele fichário tenham acesso a ele, se existem chaves que tranquem a referida gaveta e se estas chaves ficam em poder somente de quem tem autorização para acessar as fichas. Isto é, é preciso assegurar a privacidade e a preservação da intimidade do paciente.
 
Empresário 2: "Não faço nenhum cadastro de clientes e, por isso, não tenho tratamento de dados pessoais".
 
Muitas empresas não têm qualquer cadastro de clientes e, por conta disso, creem que não fazem tratamento de dados pessoais. Como vendem suas mercadorias ou serviços ali no balcão e recebem os valores devidos por meio de cartão de débito, acham que não fazem tratamento de dados pessoais. Esquecem-se de que o cartão de débito que acabaram de "passar" na máquina contém o nome do titular, o número do cartão, da conta corrente e, eventualmente, foi digitada uma senha pessoal. Ao coletarem tais informações, repassando-as ao banco ou administradora de cartões, acabaram de realizar atividades de tratamento, o que as submetem à dinâmica da LGPD.


Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/363086/lgpd-e-o-uso-de-dados-pessoais. Acesso em: 21 jun. 2023.

 

Segunda etapa: análise do caso hipotético
 
Você trabalha em uma empresa de grande porte da sua cidade como Data Protection Officer (encarregado de dados), sendo responsável por uma equipe de dez colaboradores que deve cuidar dos dados inseridos no sistema da empresa no momento em que os clientes fazem o cadastro com suas informações, para análise e pedido de cartão de crédito. Além disso, a mesma equipe é responsável pela inserção dos devedores no SCPC/SERASA quando o usuário/cliente deixa de efetuar o pagamento dentro do prazo de 60 dias, conforme o contrato firmado entre as partes. Após uma listagem encaminhada, para que a sua equipe fizesse a inserção no SCPC/SERASA, e confiando que todos foram treinados e capacitados, você não fez nenhuma conferência. Como os dados dos clientes são considerados sensíveis segundo a LGPD, um dos colaboradores da equipe, descontente com esta, vendeu tais dados a uma concorrente. Além de prejudicar a empresa, ele acredita que você acabará sendo responsabilizado pelo ocorrido.

Terceira etapa: agora é com você!
 
A partir do texto citado, dos estudos sobre LGPD, Civil e Penal, análise do caso hipotético apresentado, faça o que se pede:
 
Questão 1: argumente (em até 10 linhas) se você, enquanto Data Protection Officer (DPO) (encarregado de dados), pode ser responsabilizado pelas atitudes do colaborador com relação à venda dos dados dos clientes (vazamento de dados pessoais). Responda conforme a LGPD, mencionando se sua Responsabilidade Civil é Objetiva ou Subjetiva, segundo o Código de Direito Civil.

Questão 2: elabore um informativo, em forma de texto, com recomendações de como os colaboradores da empresa devem realizar suas atividades, a fim de não cometerem nenhuma irregularidade com relação à LGPD. O informativo deve ter, no mínimo, cinco orientações, com o direcionamento de como devem ser tratados os dados dos clientes, cuidados com as documentações compartilhadas, e por quanto tempo os recibos e documentos devem ser mantidos pela empresa. 
 
IMPORTANTE:
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora Formadora, disponível no ambiente da disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão MAPA, arquivo em Word, disponível no "Material da Disciplina", para responder à atividade.
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! Arquivos em branco, corrompidos ou incorretos não terão nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no "Fale com  Mediador".


Bons estudos. Sucesso!


A formação do ambiente de marketing se dá por meio de fatores incontroláveis, ou seja, sobre os quais a empresa não tem controle. Esses fatores podem incluir vários ambientes externos à empresa. O ambiente de marketing, geralmente, envolve forças e tendências de longo prazo que moldam o ambiente de negócios, e não apenas uma empresa específica.

 MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante! Pronto para a elaboração do MAPA? Vamos lá!
 

A formação do ambiente de marketing se dá por meio de fatores incontroláveis, ou seja, sobre os quais a empresa não tem controle. Esses fatores podem incluir vários ambientes externos à empresa. O ambiente de marketing, geralmente, envolve forças e tendências de longo prazo que moldam o ambiente de negócios, e não apenas uma empresa específica.

 

Todos os ambientes de marketing são importantes para a compreensão do contexto em que uma empresa está inserida e para a formulação de estratégias e tomada de decisões. A análise desses ambientes ajuda a identificar os principais agentes e as suas interações, permitindo à empresa ajustar suas práticas e abordagens para atender às necessidades e expectativas dos stakeholders. Por meio da análise desses ambientes, também é possível ajudar a identificar ameaças e oportunidades de longo prazo, possibilitando a antecipação da empresa de se adaptar às mudanças e tendências de mercado.

 

Nesse sentido, o marketing se debruça sobre o entendimento dos ambientes micro e macro das empresas. No nível de microambiente, ele se concentra nos relacionamentos com clientes, fornecedores, concorrentes e intermediários de marketing. No nível macroambiente, o marketing deve acompanhar e se adaptar aos fatores econômicos, políticos, legais, socioculturais e tecnológicos para garantir o sucesso da empresa em um ambiente em constante mudança.

 

Vale ressaltar, ainda, que as tendências de mercado variam de acordo com a indústria e as características de cada mercado específico. As empresas que estão atentas a essas tendências, geralmente, adaptam-se às demandas em constante evolução dos consumidores, apresentando maior probabilidade de se destacar e ter sucesso.

 

Uma tendência do mercado de panificação é a padaria de fermentação natural, caracterizada como um tipo específico de padaria que se concentra em produzir pães usando um processo de fermentação natural. Nesse tipo de padaria, a massa do pão é fermentada com leveduras e bactérias presentes naturalmente no ambiente, sem a adição de fermento comercial, industrializado.

Na realidade, a fermentação natural é um método antigo de produção de pães que tem ganhado popularidade nos últimos anos devido aos seus benefícios para a saúde e o sabor. Nesse processo, a massa do pão é deixada para fermentar por um período prolongado, geralmente, de várias horas a alguns dias. Durante esse tempo, as leveduras e bactérias presentes na farinha e no ambiente começam a se alimentar dos açúcares presentes na massa, produzindo dióxido de carbono e ácido láctico como subprodutos. Esses subprodutos são responsáveis pela formação das bolhas de ar e pelo sabor característico do pão de fermentação natural.
 

Fonte: adaptado de: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fecitac/article/view/3406/2746. Acesso em: 27 jun. 2023.


Uma padaria de panificação de fermentação natural, geralmente, usa ingredientes simples e de alta qualidade, como farinha orgânica, água filtrada e sal marinho. O processo de produção pode ser mais lento em comparação com a panificação convencional, devido ao tempo necessário para a fermentação adequada. No entanto, os pães resultantes costumam ter uma textura mais leve, uma casca crocante e um sabor rico e complexo.

Além dos pães tradicionais, uma padaria de fermentação natural pode oferecer uma variedade de produtos assados, como croissants, brioches, baguetes e bolos, dentre outros produtos, todos feitos com ingredientes selecionados. Essas padarias tendem a atrair consumidores que valorizam ingredientes naturais, processos artesanais e pães autênticos. A tendência de voltar às raízes da panificação e à produção de alimentos mais saudáveis impulsionou o crescimento e a popularidade das padarias de panificação de fermentação natural em muitas partes do mundo.

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_169850_542473_1.jpg​Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/acima-vista-pao-na-mesa-de-madeira_8218704.htm#query=p%C3%A3o%20de%20fermenta%C3%A7%C3%A3o%20natural&position=29&from_view=search&track=ais. Acesso em: 27 jun. 2023.
 

​Você, enquanto contratado de uma padaria de panificação de fermentação natural, com base nas leituras prévias do conteúdo e no exposto, leia atentamente o que se pede a seguir e analise bem as questões para respondê-las:

1. O ambiente de marketing é composto por fatores externos à empresa que estão além do seu controle, no entanto, tem um impacto significativo em suas operações e no ambiente de negócios, de maneira geral. O marketing deve, portanto, monitorar e se adaptar a esses fatores e tendências para se manter relevante e competitivo. Cite e descreva três desses ambientes.
 
2. Agora que você escolheu três de todos os ambientes que compõem o ambiente de marketing, explique de que maneira cada um deles pode vir a influenciar direta ou indiretamente o funcionamento de sua padaria de panificação de fermentação natural.

Orientações:
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). Ele está disponível no ambiente da disciplina, no ícone Materiais >> Material da Disciplina.
 - Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.

Dúvidas?
Fale com o seu professor mediador!


“Conhecer as atividades da empresa, suas particularidades, como elas funcionam e se relacionam. Eis aí o ponto de partida para a criação de um Planejamento e Controle da Produção (PCP). O PCP deve facilitar a integração entre os setores produtivos e de vendas, ou seja, deve equilibrar os trabalhos internos (com processos adequados e pessoas qualificadas) e externos da empresa (conectando-a com o mercado). Para tanto, deve ser assumido por profissionais qualificados e neutros (sem tendências para o setor de vendas ou produtivo).”

 MAPA - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 532023

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

“Conhecer as atividades da empresa, suas particularidades, como elas funcionam e se relacionam. Eis aí o ponto de partida para a criação de um Planejamento e Controle da Produção (PCP). O PCP deve facilitar a integração entre os setores produtivos e de vendas, ou seja, deve equilibrar os trabalhos internos (com processos adequados e pessoas qualificadas) e externos da empresa (conectando-a com o mercado). Para tanto, deve ser assumido por profissionais qualificados e neutros (sem tendências para o setor de vendas ou produtivo).”

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planejamento-e-controle-devem-integrar-todos-os-setores,86ac438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

Atuar na área da administração da produção e operação das empresas requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, ainda mais o administrador e o tecnólogo em processos gerenciais que lida com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona esse gestor ser mais assertivo em suas decisões e na busca da geração de novas oportunidades. 

Esse cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Administração da Produção. Por meio de um planejamento se reduz os riscos e evidencia o melhor proveito dos recursos numa empresa na área industrial e operacional. Aplicar os conceitos da administração da produção possibilita que o negócio que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com objetivos empresariais, onde a empresa quer estar. 

 

Bom, e que tal experimentar um caso prático da adaptação de uma indústria mediante um planejamento, é ainda melhor, concorda?! Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=NirKTePN7mQ

 Vamos experimentar esse caso e aprender!!! 

 

Gostaria de levar você a uma reflexão. Em um período recente muitas empresas fizeram uma adaptação muito mais acelerada. Ou as empresas mudaram, ou foram mudadas. Pense em quais exemplos você conhece de empresas na área industrial que precisaram se adaptar e mudaram seus planejamentos. 

No nosso próprio livro didático de Administração da Produção estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para realizar um planejamento e controle da produção. 

“O planejamento e o controle da produção (mais conhecido como PCP) significa determinar os objetivos da produção, escolhendo os meios que serão utilizados para alcançar esses objetivos, gerenciando as atividades de produção e realizando o controle, de modo que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços adequados para atender a demanda dos consumidores.” 

CARNEIRO, R. A.; PAIÃO, L. S. Administração da produção. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 136. 

Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. 

Nesta atividade Mapa você será convidado a escolher um negócio de uma empresa na área industrial e realizar diretrizes para o seu planejamento e controle da produção. 

Você terá algumas etapas para atingir o seu objetivo nesta atividade Mapa, vamos para cada um deles.

Etapa 1 – Escolhendo a Empresa na Área Industrial 

Você deverá escolher uma empresa que você já atuou, ou está atuando obrigatoriamente na área industrial, se não tiver essa oportunidade poderá então ser escolhida uma empresa da sua cidade ou região. 

Ah, caso não queira citar o nome da empresa na área industrial, poderá ser citado o seguimento dentro da área industrial que ela atua. Nesta etapa além de escolher, você deverá fazer um breve descritivo do que essa empresa faz.

Etapa 2 – Iniciando o Planejamento na Área Industrial 

Nesta etapa você deverá iniciar um planejamento na área industrial da empresa escolhida. E para isso é fundamental conhecer e saber o que o gestor tem em suas mãos, ou seja, o que será necessário para se ter algo no processo produtivo, e um caminho para isso é ter com clareza como é o seu ambiente de transformação. 

Portanto, detalhe em seu início de planejamento o modelo de transformação da empresa escolhida nos seguintes tópicos: 

2.1 – Principais recursos de entrada (input) 

2.2 – Processo de transformação (descreva ou mapeie como ocorre o processo de transformação) 

2.3 – Principais Saídas de produtos ou serviços (output)

Nesta etapa você terá mais clareza do modelo de transformação da sua empresa na área industrial escolhida.

Etapa 3 – Controlando e Acompanhando a Produção na Área Industrial 

Após finalizado o planejamento inicial, a próxima etapa é definir como serão realizados os controles e acompanhamentos da produção. 

Como gestor na área industrial da empresa escolhida é necessário observar com atenção o processo de transformação (Etapa 2.2), é neste processo de transformação que estarão os controles e acompanhamentos da produção. 

Portanto, no processo de transformação da empresa escolhida identifique e explique no mínimo dois tipos de controles/acompanhamento para a produção da empresa, você deverá elaborar um texto dissertativo explicando como serão os controles/acompanhamentos.

Etapa 4 – Integrando a Produção na Área Industrial 

Por fim, em sua última etapa para realizar um bom planejamento é necessário integrar informações com vários departamentos de uma empresa. Sendo assim descreva nesta etapa quais serão os departamentos e informações que serão integradas com a área industrial na empresa escolhida

ENTREGAS

O seu desafio nesta atividade é entregar um material com as respostas às questões das quatro etapas descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no Material da Disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões. 

Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

​Orientações importantes:

- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor
- Utilize o formulário padrão em Word disponível no ambiente da disciplina>Materiais>Material da disciplina.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. Arquivos em branco ou incorretos não serão atribuídos nota.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo. Após o prazo de encerramento, não haverá mais como realizar a atividade.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo, no Fale com o Mediador.

Uma ótima atividade a todos.

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares