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25 de jul. de 2023

DESAFIO I – MATRIZES E SISTEMAS LINEARES Toda matriz pode ser descrita por uma regra/lei de formação. Estas leis descrevem os elementos da matriz segundo a posição que esses ocupam nas linhas e colunas. Na notação das leis de formação, “i” representa a linha e ”j” a coluna, sendo essa a notação mais usada na maioria das leis.

 MAPA - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR - 532023

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DESAFIO I – MATRIZES E SISTEMAS LINEARES

Toda matriz pode ser descrita por uma regra/lei de formação. Estas leis descrevem os elementos da matriz segundo a posição que esses ocupam nas linhas e colunas. Na notação das leis de formação, “i” representa a linha e ”j” a coluna, sendo essa a notação mais usada na maioria das leis.
Considere que, analisando a matriz de produtividade de uma empresa, você se deparou com os seguintes dados:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_171341_546220_1.jpg

As linhas representam as três unidades produtoras e as colunas representam os três primeiros meses do ano.
 
1) Qual a lei de formação vinculada a matriz A?

2) Para os próximos três meses, a lei de formação que pode ser aplicada à matriz seria:
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_171341_546220_2.jpg
Qual seria a matriz B?
 
3) Para os dois próximos trimestres, a produção será:

C = A + B

Qual seria a matriz C?
 

DESAFIO II: SISTEMAS LINEARES
 
Para atender às demandas de determinada empresa, foram realizados alguns pedidos de matéria prima para suprir a produção mensal da mesma. Os pedidos realizados foram:

- 1.000 unidades de A, 2.000 unidades de B e 3.000 unidades de C, que custou R$ 22.000,00;
- 2.000 unidades de A e 4.000 unidades de C, que custou R$ 22.000,00;
- 3.000 unidades de A e 1.000 unidades de B, que custou R$ 19.000,00.
 
Qual o custo unitário das matérias primas A, B e C?

DESAFIO III – TAMANHO DAS CORREIAS
 
Imagine que você é trainee em uma empresa que trabalha com a distribuição de peças mecânicas. Em uma das reuniões de rotina, a gerência apresentou um novo projeto, que corresponde a instalação de novas correias transportadoras em um de seus galpões.
Você foi envolvido no projeto para auxiliar nas estimativas iniciais. Considerando que todas as correias não possuem elevação, que a Correia I inicia na posição (10,20) e acaba em (30,10), e que a Correia II começa em (30,10) e acaba em (5,30):
 
a) Qual o tamanho da Correia I?
b) Qual o tamanho da Correia II?
c) Se fosse necessária uma terceira correia (Correia III), ligando o final da correia II ao início da correia I, qual tamanho ela teria?
 
Observação: As correias devem ter o dobro do tamanho da distância entre seu início e seu fim. O ponto (0,0) corresponde à entrada principal do galpão.

DESAFIO IV: TRANSFORMAÇÕES
 
Trabalhar com as transformações lineares escritas em fórmulas é, muitas vezes muito complicado. Uma alternativa é utilizar matrizes para representar as transformações lineares. Além disso, é a partir desse procedimento que é possível encontrar os autovalores e autovetores de uma transformação.
Considere a T.L. a seguir:

T(x,y) = (2x + 3y, 3x + 2y)


1) Qual a matriz “M” da T.L.?
 
2) Quais os autovalores e autovetores da T.L.?
 
3) Usando o conceito de Diagonalização de Matrizes, calcule M10.

 

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão disponível no Material da Disciplina.
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item.
- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina, estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

 

Boa atividade!


Olá, estudante! Iniciamos agora a atividade M.A.P.A. da disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho. Prepara-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina!

 MAPA - ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO – 522023

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Olá, estudante!
Iniciamos agora a atividade M.A.P.A. da disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho. Prepara-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina!

Nossa atividade é intitulada como "Gerenciamento de Riscos na Construção Civil". Nesta atividade, exploraremos a importância do gerenciamento de riscos no contexto da segurança do trabalho, proporcionando uma oportunidade prática para aplicar os conhecimentos adquiridos sobre gerenciamento de riscos, higiene ocupacional, ergonomia e segurança do trabalho na construção civil.

No setor da construção civil, onde a complexidade e a diversidade de riscos são inerentes, o mapeamento eficaz dos riscos é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos em cada etapa do processo. Por meio desta atividade, buscamos desenvolver suas habilidades analíticas e capacidade de identificar, avaliar e propor medidas de controle adequadas para os riscos presentes nesse ambiente de trabalho.

Para que essas habilidades possam ser desenvolvidas a atividade mapa está dividida em quatro etapas, cada uma com objetivos específicos:

Etapa 1: identificação de riscos na construção civil

Nesta etapa, você criará um checklist baseado nos itens da NR-18, aplicará esse checklist a uma situação de trabalho, construirá um fluxograma do processo de construção civil para identificar riscos e, por fim, elaborará um quadro resumo dos riscos encontrados. Essa etapa permitirá uma compreensão aprofundada dos riscos relacionados às diversas etapas do processo construtivo.

Etapa 2: manuseio de cargas

Nesta etapa, você analisará o manuseio de cargas manual e irá identificar erros e práticas inseguras, criando um quadro resumo dos riscos associados a essa atividade. O objetivo é aprimorar sua capacidade de identificar riscos específicos em uma tarefa comum na construção civil.
 
Etapa 3: ruído e calor

Nesta etapa, você calculará a dose de ruído com base na intensidade e tempo de exposição, calculará o IBUTG com base em temperatura, atividade e calor. Essa etapa desenvolverá sua habilidade de avaliar riscos relacionados a esses agentes ocupacionais específicos.

Etapa 4: análise de riscos e medidas de controle

Nesta última etapa, você definirá probabilidades, severidades e graus de risco para os riscos identificados anteriormente. Além disso, irá propor medidas de controle adequadas e realizará uma priorização dos riscos. Essa etapa consolidará sua capacidade de analisar e propor soluções práticas para os riscos identificados.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
 

 

   Você foi contratado como consultor de segurança do trabalho em uma empresa de construção civil. Sua missão é identificar e analisar os riscos presentes em suas obras, a fim de propor medidas de controle eficientes para garantir a segurança dos trabalhadores. Para isso, você irá realizar uma atividade dividida em quatro etapas, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre os tópicos de gerenciamento de riscos, higiene ocupacional, ergonomia e segurança do trabalho na construção civil.

 

ETAPA 1
 

Nesta etapa, você vai fazer a identificação de riscos do canteiro de obras. Você deverá criar um checklist de inspeção de segurança para medidas de prevenção contra quedas em altura e um fluxograma do processo produtivo no canteiro, para mapeamento dos riscos. Em seguida, irá aplicar o checklist, avaliando a situação da seguinte figura.

Figura 1: trabalho em altura.

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_172251_544029_1.jpg

Fonte: Foto de Ivan Henao na Unsplash. Disponível em:<https://unsplash.com/pt-br/fotografias/04rZ7R1fKhY> Acesso em: 19 jul 2023.

Para criar o checklist, primeiro, acesse o texto da norma regulamentadora NR-18 (disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-18-atualizada-2020-2.pdf). Você irá construir o checklist com base nos itens 18.9.1 até o item18.9.4.4.7.


Assim, responda os itens a seguir.
1.a) Crie um checklist baseado nos itens 18.9.1 até o item 18.9.4.2,  da Norma Regulamentadora nº 18, para identificação de riscos em um canteiro de obras. O checklist será usado em uma inspeção de segurança das medidas de prevenção contra queda em altura. Mínimo de 5 itens.
1. b) Aplique o checklist à situação do canteiro de obras apresentada na figura 1. Registre os riscos identificados e faça anotações relevantes. Mínimo de 5 itens.
1. c) Construa um fluxograma do processo de construção civil, desde o início até a conclusão da obra. Utilize símbolos ou setas para representar as etapas e conexões do processo.
1. d) Identifique os riscos presentes em cada etapa do fluxograma. Faça um quadro resumo destacando os riscos encontrados, incluindo a descrição do risco e a etapa do processo em que ele ocorre. Mínimo de 5 itens.


ETAPA 2
 

Observe a seguinte Figura 2 que ilustra uma atividade corriqueira na indústria da construção civil.

Figura 2: transporte manual de cargas.              

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/08/mulheres-carregam-saco-de-cimento-de-50-kg-e-passam-mal-em-concurso.html. Acesso em: 27 maio 2023.

Considerando a situação apresentada, identifique possíveis erros ou práticas inseguras relacionadas ao manuseio de cargas.
A seguir, responda aos seguintes itens:
2.a) O trabalho de manuseio de cargas é estático ou dinâmico? Explique sua resposta de acordo com os conceitos aprendidos.
2.b) Quais são as principais orientações aplicáveis para o manuseio de cargas?
 

FASE 3
 

Nas atividades de betoneiro - um trabalhador que opera a betoneira para produção de massa de cimento - foi observada a exposição a ruído e calor.

As fontes de ruído são o próprio equipamento de betoneira e o ruído vindo de outros equipamentos utilizados próximos do local. O calor é proveniente do sol, pois, apesar do local ser coberto, no período da tarde, existe a incidência de raios solares diretamente no corpo do trabalhador.
Na avaliação de ruído, foram observados os seguintes níveis de pressão sonora.

Quadro 1: tempos de exposição ao ruído.

Intensidade sonora

Tempo de exposição

88 dB(A)

2 h

86 dB(A)

5 h

74 db(A)

1 h

Fonte: o Autor (2023).

Na avaliação da exposição ao calor, foram encontrados os seguintes dados.
Temperatura de bulbo úmido natural = 29,2 °C.
Temperatura de globo = 41,3 °C.
Temperatura de bulbo seco = 33,1 °C.

Para desempenhar suas atividades na betoneira, em um ciclo de 60 minutos de pior exposição, o trabalhador realiza as seguintes atividades:
- Carrega sacos de cimento até a betoneira e faz movimentos com as mãos e braços para girar o tambor da betoneira. Duração: 40 min.
- Espera ao lado da betoneira para fazer massa, realizando trabalho moderado com as mãos: 20 min.
- O trabalhador que realiza a atividade é considerado não aclimatizado.

Com base nas informações acima, responda aos seguintes itens.
3.a) Qual é o valor da dose de exposição ao ruído com base nos limites de tolerância da NR-15?
3.b) Qual é o valor do IBUTG, considerando os limites de tolerância estabelecidos pela NHO-06?
3.c) Qual é a taxa metabólica média da atividade no ciclo de 60 min. considerando os limites de tolerância estabelecidos pela NHO-06? Justifique.
3.d) Com base nos valores de taxa metabólica e IBUTG calculados, verifique se o limite de tolerância, dado pela NHO-06, foi ultrapassado. Justifique sua resposta.
 

FASE 4
 

Nesta etapa, você irá analisar o grau de cada risco identificado anteriormente. Para isso, utilize os seguintes dados de gradação de severidade, probabilidade, risco e priorização.

Para agentes de risco que não possuem limite de tolerância definido, é adotada a seguinte escala de gradação de severidade.

Quadro 2: gradação de severidade.

Valor

Significado

1

Insignificante: causa um incômodo, uma insatisfação, sem necessidade de tratamento médico

2

Menor: incapacidade temporária com necessidade de tratamento médico.

3

Moderada: deficiência permanente parcial.

4

Maior: morte, incapacidade total (>30%) até 10 pessoas.

5

Catastrófica: diversas mortes ou incapacidade permanente total acima de 10 pessoas.

Fonte: o Autor (2023).

Para agentes de risco que possuem limite de tolerância definido, é adotada a seguinte escala de gradação de severidade.

Quadro 3: gradação de severidade para agentes de risco com limite de tolerância.

Valor

Significado

1

Lesão leves sem necessidade de atenção médica, incômodos ou mal-estar.

2

Lesão ou doença séria reversível.

3

Lesão ou doença crítica irreversível que pode limitar a capacidade funcional.

4

Lesão ou doença incapacitante ou mortal.

5

Mortes ou incapacidades múltiplas.

Fonte: o Autor (2023).

Para agentes de risco que não possuem limite de tolerância definido, é adotada a seguinte escala de gradação de probabilidade.

Quadro 4: gradação de probabilidade.

Valor

Significado

1

Representa a melhor tecnologia ou prática de controle disponível.

2

Controle seguindo as normas legais, mantido adequadamente.

3

Controle adequado com pequenas deficiências na operação ou manutenção.

4

Controle incompleto ou com deficiências relevantes.

5

As medidas de controle são inexistentes ou totalmente inadequadas.

Fonte: o Autor (2023).
 
Para agentes de risco que possuem limite de tolerância definido, é adotada a seguinte escala de gradação de probabilidade.

Quadro 5: gradação de probabilidade para agentes de risco com limite de tolerância.

Valor

Significado

1

Exposições  < 10% LEO.

2

Exposições >10%  e < 50% LEO.

3

Exposições > 50% e < 100% LEO.

4

Exposições > 100% a 500% LEO.

5

Exposições superiores a 5 x LEO.

Fonte: o Autor (2023).
 

A classificação do risco é dada pelos valores de combinação de probabilidade e severidade do risco. O valor obtido pode se enquadrar nas seguintes classes de risco e priorização.
 

Figura 3: classificações de risco. 
http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_172251_544029_3.jpg
Fonte: o Autor (2023).

Quadro 6: ações recomendadas conforme categoria de risco.

Categoria

Ações

Trivial

Nenhuma ação ou registro necessários.

Baixo

Manter nível de risco e monitoramento arbitrário.

Moderado

Implantar medidas de controle em um cronograma definido e reduzir risco; monitoramento obrigatório.

Alto

Implantar medidas de controle urgentes e reduzir risco. Reavaliar risco.

Crítico

Interromper atividade ou realizar intervenção imediata. Reavaliar risco.

Fonte: o Autor (2023).
 

A seguir, responda aos seguintes itens.
4. a) Defina a probabilidade de ocorrência para os riscos identificados nas etapas anteriores. Justifique sua escolha com base na gravidade do risco e nas condições presentes. Mínimo 5 itens.
4. b) Defina a severidade dos riscos identificados. Justifique sua escolha considerando as consequências potenciais para os trabalhadores e para a empresa. Mínimo 5 itens
4. c) Determine o grau de risco para cada risco identificado, combinando a probabilidade de ocorrência e a severidade. Classifique o risco como baixo, médio ou alto. Mínimo 5 itens
4. d) Para cada risco identificado, proponha medidas de controle adequadas, levando em consideração os princípios de prevenção e as boas práticas de segurança. Mínimo 5 itens
4. e) Priorize os riscos identificados com base no grau de risco e na importância de sua mitigação. Justifique sua ordem de prioridade. Mínimo 5 itens


Ao concluir essa atividade, você estará mais preparado para enfrentar os desafios da segurança do trabalho na construção civil, pois terá aplicado conceitos teóricos em uma situação prática.

Esperamos que você aproveite essa oportunidade para aprimorar suas habilidades e conhecimentos, reconhecendo a importância fundamental do gerenciamento de riscos no contexto do ambiente de trabalho.

Desejamos sucesso em suas análises, e estaremos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo do processo.
 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA
 

- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos.
- O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo:
- Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
- A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


Tradicionalmente mineiro, o pão de queijo é apreciado nas mesas de todo o país. O pãozinho, crocante por fora e macio por dentro, está no coração dos brasileiros e de muitos estrangeiros, mas você sabe como ele surgiu? [...] Apesar de incerta, a história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Alguns registros apontam sua criação no estado mineiro no século XVIII, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca, trazido pelos portugueses.

 MAPA - ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS - 532023

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"Tradicionalmente mineiro, o pão de queijo é apreciado nas mesas de todo o país. O pãozinho, crocante por fora e macio por dentro, está no coração dos brasileiros e de muitos estrangeiros, mas você sabe como ele surgiu?
[...]
Apesar de incerta, a história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais.
Alguns registros apontam sua criação no estado mineiro no século XVIII, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca, trazido pelos portugueses.
À receita eram adicionadas sobras de queijo que haviam endurecido, ovos e leite, que, graças à expansão da pecuária, eram ingredientes de fácil acesso. A massa enrolada e assada daria início à história do pão de queijo.
Outra versão da origem da receita menciona o período da escravidão, quando a mistura de ovos e leite, herdada dos portugueses, foi associada à mandioca, base da alimentação indígena. O queijo foi adicionado para agregar sabor à massa".

Fonte: https://www.delimassaalimentos.com.br/blog/historia-do-pao-de-queijo/. Acesso em: 28 jun. 2023.

Agora que você já sabe da história do pão de queijo, levemos em consideração que você é engenheiro de uma indústria que produz, dentre outros produtos, o pão de queijo. Você atua no setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Precisa responder alguns questionamentos e, para isso, você tem as seguintes informações:

- Quantidade vendida: 20.000 unidades/mês.
- Tempo de produção: 1,25 minutos/unidade.
- Capacidade produtiva: 1000 unidades/dia.

Diante desse contexto, pede-se:

a) Qual é o prazo de entrega desse pedido?
b) Para entregar o pedido em sete dias úteis, qual é a quantidade diária a ser produzida?
c) Qual é a finalidade do setor de PCP utilizar a informação de tempo produtivo?
d) Levando em consideração a ficha de operações do produto e a quantidade de máquinas, faça o balanceamento produtivo, considerando que, para cada máquina, tem-se um colaborador. Ao final, apresente a informação do prazo de entrega do pedido.
 

OPERAÇÃO

MÁQUINA

TEMPO PADRÃO

Colocar polvilho

A

0,34

Misturar leite

B

0,22

Assar a massa

C

0,55

Embalagem

D

0,32

TOTAL

4

1,43

Fonte: a autora.


Olá, alunos! Essa é a atividade M.A.P.A. - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem, da disciplina de Elementos de Máquinas. Elementos de máquinas em um ambiente industrial

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Olá, alunos!
Essa é a atividade M.A.P.A. - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem, da disciplina de Elementos de Máquinas.

Elementos de máquinas em um ambiente industrial

Sabemos que todas as máquinas são dispositivos idealizados pelo homem, com o objetivo muito simples: realizar um (ou mais) trabalho, seja ele um tipo de movimento, ou mesmo a transferência de energia. Por exemplo: bombas hidráulicas, esteiras rolantes, máquinas de usinagem, veículos e qualquer outra máquina que conhecemos.
Mas o que compõe essas máquinas?
Todas são construídas com pelo menos um componente, denominado elemento de máquina. Várias são as funções desses elementos, como por exemplo:  unir duas ou mais partes; servir de apoio para algum outro componente; transmitir movimento; garantir elasticidade; etc.
Resumindo: elemento de máquina é uma unidade, que em conjunto com outros componentes, formam os sistemas em uma máquina ou mecanismo. O número de elementos em uma máquina depende da complexidade do projeto.

Nesta atividade teremos como objetivo:
Introduzir conceitos dos principais elementos de máquinas;
Realizar cálculos de elementos de transmissão e elásticos
 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Nos ambientes industriais é possível observarmos que há diversas máquinas em operação a fim de manter o fluxo de produção. O setor de manutenção é um setor essencial para o bom funcionamento de uma fábrica, e neste MAPA você será o Engenheiro responsável pela manutenção de uma indústria, e nesta há diversas máquinas que possuem os elementos que estudamos neste módulo.
Como futuro Engenheiro, você se deparará com diversos equipamentos, independente em qual área da Engenharia Mecânica for seguir, pois elas estão presente em todos os campos. Em um projeto mecânico, é muito comum termos uma perspectiva “explodida” de uma determina máquina, pois ela facilita muito a interpretação de sua montagem, mostrando todos os componentes em detalhe e até mesmo uma determinada sequência de montagem. Abaixo temos o exemplo de um ventilador centrífugo, em uma “vista explodida”:
 

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_171320_547633_1.jpg
Fonte: Catálogo de exaustores Sirocco (fabricante: Ibram)
 

Você consegue identificar os elementos de máquinas presentes nessa montagem?
Vamos citar alguns exemplos:
N°1: Parafusos de fixação: tem como função fixar/unir duas ou mais peças (elemento de fixação);
N° 7: Rolamentos: elementos que permitem o movimento de giro entre duas partes (elemento de apoio);
N° 8: Rolamentos: elementos que permitem o movimento de giro entre duas partes (elemento de apoio);
N°10: Parafusos de fixação: tem como função fixar/unir duas ou mais peças (elemento de fixação);
Aqui foram citados somente alguns dos vários elementos que compõem esse conjunto.
 
Primeira etapa:
Vamos precisar fazer uma pesquisa para conhecer os principais elementos de máquinas e compreender como eles atuam em determinado sistema, identificando cada um dos tópicos a seguir:
a) Quais os principais elementos de máquinas existentes?
​b) Como eles podem ser classificados?
​c) Quais os tipos de fixação que podem ser feitos entre duas peças? Cite um exemplo de cada.
​d) Qual o tipo de elemento responsável por transmitir força e movimento?
​e) Qual o elemento responsável por amortecimento em suspensões de veículos?

​Segunda etapa:
Uma mola helicoidal foi construída a partir do aço SAE 1065. Seu diâmetro médio é de 120 mm e o diâmetro do fio é de 10 mm (da). O número de espiras ativas é igual a 17 espiras e o número total de espiras é de 19 espiras. A carga que a mola deverá suportar é igual a 1000 N. Considere o módulo de elasticidade do aço igual a 80000 N/mm², para a situação apresentada, qual será:
 
O índice de curvatura (C).
O fator de Wahl (Kw).
A constante elástica da mola (k).
A deflexão da mola (y).
A tensão atuante de cisalhamento

​Terceira etapa:
Você deseja fabricar uma mola plana utilizando um perfil de barra disponível com dimensões de 0,15m x 0,03m de altura. Se a tensão de flexão do material é de 300Mpa, e a barra possui 25cm de comprimento, qual é a força máxima admissível nesta mola plana?
 

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_171320_547633_2.png
Fonte: Elementos de Máquinas (Unicesumar)
 

​Quarta etapa:
Imagine que em determinado projeto mecânico, você deseja utilizar uma chapa de aço, conforme mostrado na figura, para realizar sua fixação a uma viga de madeira. A carga do seu sistema será de 150 kN. Considerando o coeficiente de segurança igual a 4, qual deverá ser o diâmetro útil do parafuso utilizado? limite de cisalhamento do material: 350 Mpa.
 

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_171320_547633_3.png
Fonte: Adaptado de ​Mecânica e Resistência dos Materiais - Beer (2008)


INSTRUÇÕES DE ENTREGA

Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDFe apenas estes formatos serão aceitos;
O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo, mesmo que ainda esteja dentro do prazo de realização da atividade.
Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão disponível no Material da Disciplina.
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item.
- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina, estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.


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