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13 de jun. de 2023

ATIVIDADE 3 - EMPREENDEDORISMO - 52/2023

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A continuidade de um negócio de sucesso está intimamente ligada à capacidade que esse empreendimento possui de se reinventar ao longo dos anos. Para conduzir a inovação na busca de longevidade e sustentabilidade de uma empresa, a liderança é um dos fatores fundamentais. Será por meio do trabalho em equipe que as startups terão condições de desenvolver produtos e serviços inovadores e, assim, levar a empresa ao crescimento. A liderança precisa adotar medidas na busca por melhores resultados do trabalho conjunto da sua equipe.

Fonte: MAGNO NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2018.

Com base nas informações apresentadas no texto e nos estudos sobre o trabalho em equipe, desenvolva um texto destacando duas das principais medidas que a liderança precisa adotar para conseguir a formação de uma equipe entrosada.

ATIVIDADE 3 - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO II - 52/2023

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As metodologias ágeis procuram trazer o cliente para participar do processo de desenvolvimento de software. Indica que o cliente é o maior interessado no software que está sendo desenvolvido, além de ser a fonte de informações que a equipe precisa para desenvolver a melhor solução. Por isso, sua participação junto à equipe de desenvolvimento de software é muito importante  pois o grande objetivo é que o sistema resolva a "dor do cliente". Sabendo disso, podemos dizer que esta deve ser a “pessoa” mais apta para validar o sistema que está sendo desenvolvido, conhecido como stakeholder . Além disso, este é um processo de descoberta e incertezas. Manter o stakeholder próximo da equipe garante que mudanças apareçam e sejam sanadas rapidamente. Somente dessa forma o stakeholder conseguirá ver as evoluções do projeto, ter novas ideias, remover conceitos falsos, tirar dúvidas com os desenvolvedores, dentre outras coisas. Um stakeholder presente também consegue perceber melhor os atrasos, mesmo que ele não fique satisfeito pelo fato que a entrega o produto não cumpra o tempo estimado. 

Dentro das metodologias ágeis, o SCRUM e o Extreme Programming (XP) podem ser complementares e podem ser utilizados em conjunto. Isto se deve porque o SCRUM é uma abordagem para gerenciamento de projetos que considera o processo de desenvolvimento iterativo e incremental; já o XP define uma metodologia ágil com foco nas atividades de desenvolvimento para pequenas e médias equipes​.

Fonte: Um comparativo entre XP e Scrum. Disponível em

<https://www.devmedia.com.br/um-comparativo-entre-xp-e-scrum/25752#:~:text=O%20Scrum%20define%20uma%20abordagem,para%20pequenas%20e%20m%C3%A9dias%20equipes>


Conforme José (2018), o Scrum é um framework para organizar e gerenciar projetos complexos, empregando ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental, para aperfeiçoar a previsibilidade, controle de riscos e respostas à mudanças. Este mesmo autor indica que o Extreme Programming (XP) é um dos modelos de desenvolvimento ágil de software e pode ser aplicado a projetos de alto risco e com requisitos muito dinâmicos, propõe boas práticas o desenvolvimento de projetos.

José, Maria Isabel J. TÓPICOS COMPUTAÇÃO II. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. 170 p. Graduação - EaD.


Esta atividade pretende que você APRESENTE ferramenta que permita a integração do Scrum com o XP, visto que estes são complementares e podem ser utilizados em conjunto. Procure indicar o site oficial da ferramenta, breve descrição desta ferramenta e a indicação de quais são as funcionalidades que possibilitam realizar atividades Scrum e atividades XP.
 

ATIVIDADE 3 - ESOFT - EMPREENDEDORISMO - 52/2023

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O processo criativo do empreendedorismo envolve a identificação de oportunidades e características específicas que tornam possível implementar uma nova ideia ou solução para um problema. Brainstorming é um dos métodos mais comuns usados para gerar ideias inovadoras. Nesse método, as pessoas se reúnem para discutir e conceituar soluções para um determinado problema em relação ao produto ou serviço em questão. O brainstorming também envolve a colaboração de várias mentes, permitindo que os participantes compartilhem ideias e se inspirem mutuamente ao trabalhar em direção a uma solução. 

Podemos também utilizar essa técnica individualmente. O principal objetivo de um brainstorming individual é olhar para uma ideia ou problema de maneira diferente. Esta abordagem permite ao participante explorar mais profundamente as causas, considerar soluções criativas e examinar os benefícios e impactos potenciais do contexto em que a ideia foi criada. 

Uma boa dica para elaborar uma ideia nova é o “brainstorming inverso” ou técnica da solução invertida. 
 

Caso não conheça esse método verifique os materiais a seguir. 

Material de Apoio: 

Site: https://www.linkedin.com/pulse/t%C3%A9cnica-de-reverse-brainstorming-aline-candida?trk=public_post 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CnKZpFP0p4k 
 

Agora, que você conhece um pouco do assunto vamos colocar a mão na massa? 

Para realizar a atividade leia o comando e responda as seguintes perguntas: 

Pense em um serviço ou produto já existente. Já pensou?  
 

Então responda: 

(1) Qual o serviço ou produto que você escolheu? 

(2) Escreva uma suposição sobre esse modelo de negócio que você escolheu, ou seja, o que esse tipo de serviço ou produto sempre oferece para o cliente. 

 (Exemplo: Caso você tenha escolhido o serviço de streaming de vídeos de filmes podemos supor que esse serviço utiliza um catálogo para o usuário escolher o conteúdo.) 

(3) Agora pense na resposta anterior e inverta a sua suposição. (Como você poderia causar ou piorar o problema)  
 

Escreva a sua suposição invertida.

(Exemplo: O serviço de streaming não utilizaria catálogo) 

(4) Elabore uma solução para o problema que você elaborou na pergunta (3). 

Utilize a técnica do brainstorming para resolver o problema. Liste algumas ideias em seguida crie a solução para o problema. 
 

Boa atividade! 
 

Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois após a finalização da atividade não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta antes de finalizar.
 

• Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

ATIVIDADE 3 - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS I - 52/2023

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A estrutura "lista", apesar de ser parecida com as estruturas de pilha e fila, não inclui regras de entrada e saída, como as regras do tipo FIFO e LIFO. Todavia, as listas possuem características próprias que lhe dão grande versatilidade. É possível, também, criar pilha e fila dinâmicas. Para isso, você deve criar uma lista dinâmica e adicionar as regras LIFO e FIFO.

Fonte: OLIVEIRA, P. M.; PEREIRA, R. L. Estrutura de Dados I. Maringá: UniCesumar, 2019.

Observe a estrutura a seguir, que representa os nós de uma lista: 
 

typedef struct no{
  int valor; 
  struct no *proximo; 
}No; 

 

Considere o procedimento a seguir: 
 

void procedimento(No **lista, int num){
  No *aux, *no= NULL; 
    if(*lista != NULL){ 
      if((*lista)->valor == num){ 
        no = *lista; 
        *lista = no->proximo; 
      }else{ 
  
      aux = *lista; 
    while(aux->proximo != NULL && aux->proximo->valor != num) 
      aux = aux->proximo; 
    if(aux->proximo != NULL){ 
      no= aux->proximo; 
      aux->proximo = no->proximo; 
    } 
  } 

  if(no != NULL){
    free(no); 
  }
}


Explique o procedimento anterior e informe para que serve em uma lista.

ATIVIDADE 3 - ESOFT - BANCO DE DADOS II - 52/2023

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Para a criação do modulo financeiro de nosso ERP, nossos analistas acharam que a estrutura de tabelas abaixo é o melhor caminho em virtude de diversas características da aplicação como um todo.


​IMPORTANTE: Na tabela de contas a receber há um campo chamado STATUS onde os possíveis valores são: S para contas em que o cliente já efetuou o pagamento; N para contas que ainda estão em aberto.
 
Para que o módulo funcione de forma perfeita há a necessidade de criarmos mais algumas estruturas:

1. Triggers para:
Ao incluir uma conta a receber ajustar o saldo devedor conforme o conteúdo do campo STATUS (somar quando conta em aberto, nenhuma operação quando conta já paga);
Ao alterar o status da conta a receber ajustar o saldo devedor (se status for de S para N somar o saldo devedor, se for de S para N diminuir o saldo devedor;

2. Crie uma consulta SQL que liste os clientes que possuam algum débito com a empresa;

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