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13 de jun. de 2023

ATIVIDADE 1 - ADM - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 52/2023

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O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é um conjunto de tecnologias, ferramentas e processos que coletam, armazenam e processam dados para fornecer informações úteis e relevantes para o gerenciamento de uma organização. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões mais informadas, melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da empresa. Um Sistema de Informação Gerencial é composto por diferentes componentes, incluindo hardware, software, bancos de dados, redes, procedimentos e pessoas. A implementação de um SIG requer planejamento cuidadoso, identificação de necessidades e avaliação de custo-benefício para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz. Um SIG pode ser usado em diferentes áreas de uma organização, como finanças, marketing, produção, recursos humanos e cadeia de suprimentos.

Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Sistemas de Informações Gerenciais. Maringá: UniCesumar, 2022.

Nesse sentido, explique como um Sistema de Informação pode ajudar uma empresa na área de (1) marketing e na área de (2) finanças. Além disso, apresente os principais benefícios desse sistema para cada uma das áreas indicadas.

MAPA - ADM - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS - 52/2023

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Olá, estudante. Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!
 
Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:

O que é uma carteira de investimentos?
A carteira de investimentos é  uma união de todas as aplicações que você escolheu para fazer seu dinheiro render. Para que os objetivos financeiros sejam atingidos, os ganhos dependem da forma como esses investimentos são organizados. Existem diversos perfis de investidor e, para montar a sua carteira de investimentos, é imprescindível que seu portfólio seja desenvolvido especificamente para você. Além disso, é preciso acompanhar o desempenho dos ativos, para garantir o retorno esperado.

Por que é importante montar uma?
A carteira de investimentos é equivalente à sua estratégia para aumentar seus rendimentos no mercado financeiro. Portanto, alocar cada aplicação corretamente faz toda diferença na performance do portfólio. Uma característica marcante de uma carteira de investimentos bem elaborada é a rentabilidade positiva independentemente de qual seja o cenário econômico. Já um portfólio mal estruturado, gera retornos bastante negativos. Diferente do que muitas pessoas pensam, não é necessário aplicar altíssimas quantias de dinheiro para começar uma carteira de investimentos. É possível começar investindo valores menores. A chave para excelentes retornos é a diversificação. Atuar em diversas frentes permite que você aproveite o melhor que cada aplicação tem a oferecer e, é claro, lucre muito.

Fonte: Disponível em: https://capitalresearch.com.br/blog/carteira-de-investimentos/. Acesso em: 31 mai. 2023.

Estudante, vamos agora à situação problema de nossa atividade:

Imagine que você ​seja um assessor de investimentos de grande destaque e precisa sugerir a um cliente (pessoa física) uma carteira investimentos que estejam de acordo com o perfil do investidor. Diante desse cenário, responda as seguintes questões:
 
1) Pesquisar e apresentar na sua atividade a respeito do Sistema Financeiro Nacional, incluindo os segmentos que compõem o mercado financeiro, e estrutura do SFN. O objetivo da primeira questão é explicar ao cliente o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

2) Você fez uma reunião inicial com o cliente para entender o perfil do investidor e seus objetivos. Após a conversa inicial, você observou os seguintes pontos: O cliente apresenta um perfil de investidor conservador; dispõem de R$80.000,00 para investir; não pretende utilizar o dinheiro no curto prazo; e tem como objetivo principal ter uma reserva para casos de urgência. Dado o perfil do cliente, você deverá pesquisar, em instituições pertencentes ao mercado financeiro, e apresentar três opções de investimentos. Não esqueça de apresentar o produto, a rentabilidade nos últimos 12 meses, a liquidação de resgate/vencimento, o investimento sugerido, o risco (baixo, médio ou alto), e demais informações que julgar necessárias.

​Orientações:
​- Realize a leitura da unidade 1 do livro da disciplina.
- Utilize o formulário padrão em Word disponível no ambiente da disciplina>Materiais>Material da disciplina.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. Arquivos em branco ou incorretos não serão atribuídos nota.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo. Após o prazo de encerramento, não haverá mais como realizar a atividade.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo, no Fale com o Mediador.

ATIVIDADE 1 - ADM - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS - 52/2023

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O mercado financeiro pode ser interpretado como o ambiente da economia onde se realizam todas as transações com moedas e títulos commodities, câmbio, derivativos e participações de capital. Esse mercado é formado por instituições normativas (CMN, BACEN, CVM), instituições especiais (BNDES, BB e CEF), e instituições de intermediação (bancos comerciais e múltiplos, corretoras e distribuidoras de valores, bancos de investimentos, bolsas de valores etc.). O mercado financeiro é geralmente representado pelo mercado monetário e mercado de capitais, diferenciando-se esses segmentos notadamente pelos prazos dos ativos negociados.

Fonte: ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 15. ed. [2ª Reimp.]. - Barueri [SP]: Atlas, Instituto Assaf, 2023.

Com base no exposto acima, diferencie mercado monetário de mercado de capitais, apresentando o prazo das operações em cada um dos mercados citados.


​​​ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
​- Realize a leitura da Unidade 1 do Livro da Disciplina.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo e dentro do prazo do Calendário. Atividades fora do prazo, NÃO serão aceitas!
- Antes de finalizar sua atividade, confira se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar.
- Diante de dúvidas, entre em contato com seu professor (a) mediador (a) pela ferramenta "Fale com Mediador".

MAPA - GCOM - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 52/2023

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Olá estudante!
Nesta atividade, você terá como desafio realizar um processo de recrutamento e seleção que garanta tanto um bom desempenho organizacional quanto a satisfação dos funcionários.

Vamos lá?!

Podemos considerar que as atividades de recrutamento e seleção de pessoas, bem como, as atividades de integração, correspondem às etapas estratégicas, quando realizadas de modo a captar, contratar e manter colaboradores que estejam de fato comprometidos com o seu trabalho e com os objetivos organizacionais. Neste sentido, convêm considerar que diante de um mercado globalizado e intensamente competitivo, como o atual, manter uma vantagem competitiva significa dispor de uma força de trabalho altamente comprometida e competente. Para tanto, considerando as atividades de recrutamento e seleção, e na sequência a integração de funcionários como a porta de entrada da organização, essas atividades devem ser planejadas de maneira a agregar a organização de pessoas com competências que se ajustem aos requisitos e a cultura da organização.

Neste sentido, para o desenvolvimento de um trabalho estratégico nesta etapa, deve-se dispor de um planejamento da força de trabalho, que corresponde a se antever as necessidades futuras de preenchimento de vagas, projetando o trabalho em sintonia com a estratégia global da administração. E isso, deve ser realizado considerando tanto as causas externas, como políticas econômicas que geram crescimento ou recessão, quanto causas internas, como vagas abertas pela promoção de funcionários, aposentadorias, etc. Ademais, para que se tenha a possibilidade de agir estrategicamente, faz-se necessário também a existências de condições técnicas e materiais.
 
Tais questões apontam para a relevância da correta execução dos processos de recrutamento e seleção, direcionando à necessidade destas, quando bem estruturas representarem vantagens competitivas para as organizações, como redução de custos, otimização das estratégias organizacionais, redução de turnover, fortalecimento da cultura organizacional, entre outras vantagens essenciais para bons resultados.
 
Chegou o momento de você agir.

Para isso, considere a seguinte situação hipotética:

Você assumiu uma posição estratégica de uma empresa recém fundada e prestes a inaugurar. Trata-se de uma distribuidora de chocolates no estado do Paraná, que além de atender outras empresas, tem um espaço físico direcionado às vendas para consumidores finais. Assim, seu papel neste momento é contratar uma força de vendas que atenda tanto os clientes organizacionais, por meio de representantes comerciais, quanto, clientes finais, por meio de vendedores internos, direto na loja física da empresa.
 
Todavia, por se tratar de um empreendimento recente, você não dispõe de nenhuma informação acerca de quais serão as atribuições de cada tipo de vendedores, bem como, a média salarial ou quais as competências técnicas e interpessoais que estes profissionais demandam, o que inviabiliza até então, o processo estratégico de recrutamento e seleção. As únicas informações disponíveis são:

Quantidades de Vendedores a serem contratados, sendo:
- 5 representantes comerciais
- 3 vendedores internos.
 
Assim, você deve:
 
a) Propor uma Descrição de Cargos para os cargos de Representante Comercial e de Vendedor Interno, demonstrando as atribuições que cada tipo de vendedor necessita possuir, bem como, a média salarial e as competências técnicas e interpessoais que estes profissionais demandam. Obs.: Podem ser utilizadas fontes externas, desde que apresentadas as referências.
 
b) A partir da descrição de cargo realizada, você deve elaborar um anúncio da vaga de modo a obter o candidato ideal. 
 
c) Posteriormente, você deverá elaborar 5 perguntas que possam te orientar no momento do processo de seleção, visando confirmar se as informações dos candidatos obtidas no processo de recrutamento são verídicas, dando-lhe então, condições de tomar a decisão acerca de quais candidatos contratar.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

-​ O nosso livro didático e as aulas poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download em Material da Disciplina.​
- Não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer da disciplina, isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
-Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

Bons estudos. Sucesso!

ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 52/2023

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O fato de que o desenvolvimento dos Recursos Humanos é crucial para o sucesso de uma empresa é consenso até mesmo entre especialistas. Em muitas empresas, no entanto, desviar o foco das atividades burocráticas e voltá-lo a ações realmente estratégicas ainda se constitui um grande desafio. Nesse sentido, as empresas precisam cada vez mais estar atualizadas acerca das novas tecnologias e sistemas operacionais que possam facilitar o trabalho da gestão e dos colaboradores, buscando empregar em suas rotinas de gestão de pessoas programas e metodologias inovadoras que possam agregar valor tanto para os colaboradores quanto para as empresas.

Fonte: adaptado de: https://intelligenzait.com/tecnologia-na-gestao-de-pessoas/#:~:text=A%20tecnologia%20na%20gest%C3%A3o%20de,se%20torna%20muito%20mais%20eficiente. Acesso em: 18 maio 2023.
 
Nesse sentido, com base no texto apresentado e na Aula Estudo de Caso da disciplina, explique sobre a importância da tecnologia na gestão de pessoas, e como o Microlearning (tema do estudo de caso) pode auxiliar no desenvolvimento de equipes e também nos processos de gestão de pessoas. Finalize a sua atividade citando duas vantagens que esse método representa para a empresa e para os colaboradores.

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