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9 de mai. de 2023

MAPA - CCONT - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 522023

MAPA - CCONT - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 522023

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Mais de 10 anos no mercado acadêmico 

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta parte da prática de elaboração de treinamentos para execução em sua organização.

Para desenvolver habilidades no trabalho em equipe e promover saúde mental é necessário uma boa estruturação de treinamentos?

“Quanto mais a pessoa conseguir utilizar as suas funções psíquicas para adaptar-se a novas circunstâncias e encontrar soluções inéditas para novos problemas, mais complexas serão as atividades que ela poderá desenvolver no seu trabalho.” (COSTA, 2019)

Antes de concluir sobre o comportamento do colaborador, é importante compreender o contexto, o indivíduo em sua singularidade e coletividade, e avaliar os recursos disponíveis.

Barreiras à comunicação: “Os problemas de comunicação podem se transformar em barreiras, impedindo a compreensão efetiva da mensagem.” (COSTA 2019; CHIAVENATO, 2010),

Conflito na organização: 
“O conflito de imediato pode ser visto, no contexto profissional, como algo negativo, ocasionado por pessoas indesejáveis, agressivas ou desequilibradas, podendo chegar ao confronto físico ou verbal.” (COSTA, 2019).

Segundo Puente-Palacios e Albuquerque (2014), existem critérios de diferenciação que podem auxiliar na compreensão da natureza de grupos e de equipes. Esses critérios de diferenciação são os seguintes:
Esforço: 
nas equipes, o esforço prioritário tende a ser coletivo.
Responsabilidade
: o compartilhamento de responsabilidade pelo trabalho realizado é uma característica central da equipe.
Relação com a empresa:
 a autonomia é a palavra-chave que caracteriza a forma como o trabalho da equipe é organizado.
Estresse no Trabalho:
 “Um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente. É uma condição dinâmica que surge quando uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja.” (COSTA 2019; CHIAVENATO, 2008, p. 473).
Inteligência emocional:
 “O mapeamento (das habilidades intelectuais) propõe um desafio aos que defendem uma visão estreita da inteligência, afirmando que o QI é um dado genético que não se pode mudar com a experiência de vida, e que nosso destino é em grande parte determinado por essas aptidões. Esse argumento ignora a questão mais desafiante: o que podemos mudar para ajudar nossos filhos a se darem melhor na vida? Quais fatores entram em jogo, por exemplo, quando pessoas de alto QI malogram e as de QI modesto se saem surpreendentemente bem? Eu diria que a diferença, muitas vezes, está nas aptidões aqui chamadas de inteligência emocional, que incluem autocontrole, zelo e persistência, e a capacidade de nos motivar a nós mesmos. E essas aptidões, como vamos ver, podem ser ensinadas às crianças, proporcionando-lhes uma melhor oportunidade de empregar qualquer potencial intelectual que Ihes tenha dado a loteria genética.” (COSTA 2019; GOLEMAN, 1995,s.n.)

COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018. Reimpresso em 2019.

Texto complementar

Mayara Bacelar "O estresse e as enfermidades psicológicas estão cada vez mais presentes na vida de trabalhadores mundo afora. Somente no Brasil, o número de afastamentos por este tipo de doenças saltou de 612, em 2006, para 12,3 mil em 2011, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Apesar de haver fatores alheios ao universo do trabalho que influenciam para o desenvolvimento dessas ocorrências, o cotidiano profissional também pode favorecer o seu surgimento. E, nesse contexto, atividades técnicas, como a dos contadores, estão ainda mais expostas a distúrbios psíquicos e suas consequências." 

Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contadores-estao-entre-os-profissionais-com-mais-risco-de-estresse-e-depressao/100318311>; acesso em 25 abril, 2023.

ATIVIDADE PROPOSTA:

CONSIDERANDO O TEXTO COMPLEMENTAR  APRESENTADO E OS DADOS ANTERIORES, PEDE-SE:

Questão 1: Imagine uma empresa fictícia chamada Control, e elabore (em até 15 linhas) uma síntese sobre dinâmica dos grupo para a aplicação de treinamentos para a equipe da empresa que é composta por 30 funcionários.

Questão 2:  Considerando a unidade III que trabalha sobre: SAÚDE, SATISFAÇÃO X TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO. Selecione (escolha) três (3) temas, faça uma síntese explicativa e descreva sobre eles.

Questão 3: Monte três (3) programações para treinamento de equipes (vendas, marketing, contabilidade, financeiro, produção e etc). Considere uma estrutura de Planejamento com: tema do treinamento, data, horários, local, instrutor e objetivo de cada treinamento.

IMPORTANTE:

*Faça download do arquivo formulário MAPA Psicologia Organizacional, disponível no Material da Disciplina.
*Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade.
*Responder os campos solicitados no arquivo.
*É necessário salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade "MAPA" no ambiente da disciplina.
**O arquivo será enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar.

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ATIVIDADE 1 - CCONT - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 522023

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Olá acadêmico de Ciências Contábeis, vamos para a nossa Atividade de Estudo 1 de Psicologia Organizacional.

Os administradores e outros profissionais precisam compreender o impacto do comportamento organizacional que são expressos pelos pensamentos, emoções e atitudes de pessoas e equipes nas organizações?

O comportamento organizacional visa obter maior compreensão dos diferentes fatores que podem influenciar a dinâmica individual e/ou grupo no ambiente organizacional. (PEREIRA, 2018)
"O Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, entender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas (WAGNER; HOLLENBECK, 2012, p. 5)".

"O Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento pra melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 7)".

Comportamento micro-organizacional: estuda o indivíduo ao trabalhar sozinho. Com orientação claramente psicológica, examina temas como a produtividade do trabalhador, motivação, percepção e diferenças individuais. (PEREIRA, 2018)

Comportamento meso-organizacional: estuda o comportamento das pessoas ao trabalharem em grupos e equipes. As pesquisas nos campos da comunicação, psicologia social e da sociologia contribuem com essa área, examinando temas como socialização, liderança e dinâmica de grupo. (PEREIRA, 2018)

Comportamento macro-organizacional: estuda os comportamentos de empresas inteiras. A ciência política, a sociologia, a antropologia e economia são as disciplinas que contribuem mais diretamente com os temas nessa área, tratando de temas como status sociais, poder, conflito, negociação, influência cultural, competição e eficiência. (PEREIRA, 2018).

As pessoas também trazem com elas para a organização seus objetivos psicológicos, sociais e econômicos, os quais elas expressam individualmente e coletivamente.  Já pensou o quanto que o papel do indivíduo representa na formação da cultura nas organizações?​ 

Para Kanaane (2013, p. 55) “(...) as relações estabelecidas no ambiente de trabalho tendem a estar associadas a experiência de vida; isto nos leva a crer que a conduta é caracterizada por um conjunto de condicionamentos e aprendizados que afetam sistematicamente as interações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho.” (PEREIRA, 2018

Case

Toby Butterfield sempre fez sua escalada na Montclair Company até que ele se tornou assistente do gerente da fábrica em Illinois. Finalmente veio sua oportunidade de ser promovido. A fábrica de Houston estava tendo dificuldade de atingir seu orçamento e quotas de produção; dessa forma, ele foi promovido a gerente da fábrica e transferido para a fábrica de Houston com instruções de "endireitá-la"
Butterfield era ambicioso e um tanto orientado para o poder. Acreditava que a melhor forma de resolver problemas era assumir o controle, tomar decisões e usar sua autoridade para levar a efeito suas decisões. Depois de um estudo preliminar, ele deu ordens para que cada departamento cortasse o seu orçamento em 5% (cinco por cento). Uma semana mais tarde ele instruiu todos os departamentos a aumentar sua produção em 10% (dez por cento) no mês seguinte. Solicitou vários novos relatórios e manteve uma vigilância cuidadosa das operações. No fim do segundo mês ele demitiu três supervisores que fracassaram em atingir suas quotas de produção. Cinco outros supervisores pediram demissão. Butterfield insistiu que todas as regras e orçamentos deveriam ser seguidos e ele não permitia exceções.
Os esforços de Butterfield produziram resultados impressionantes. A produção rapidamente excedeu o padrão em 7% (sete por cento) e dentro de cinco meses a fábrica estava dentro do orçamento. Seu sucesso foi tão notável que ele foi promovido para o escritório central em Nova York perto do fim do seu segundo ano. Após um mês depois da sua partida a produtividade na fábrica de Houston caiu a 15% (quinze por cento) abaixo do padrão e orçamento estava outra vez com problemas.

Adaptado de: FRANCO, M. J. B; PEREIRA, T. S. da. C. Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem. Portugal: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, out. 2007. p. 169-189.

O nosso livro didático, as aulas, o estudo de caso, bem como os materiais extras, poderão te auxiliar na realização dessa atividade

ATIVIDADE PROPOSTA:

1) A partir do case apresentado anteriormente, elabore um texto (em até 10  linhas) explicando de que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para a cultura organizacional permanecer mais constante com qualidade e produtividade. Na sequência, indique as áreas de atuação da Psicologia organizacional relacionadas a este caso e discorra sobre três dessas áreas de atuação.


ATIVIDADE 1 - CCONT - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 522023

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Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Mercado Financeiro e de Capitais! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:
 
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.
 
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
 
O uso dos Contratos Futuros para Proteção (Hedge) de seus Investimentos
O mercado futuro foi criado para funcionar como uma espécie de garantidor de preço, oferecendo proteção ao investidor em meio às oscilações inerentes ao mercado de renda variável.
Na prática, os contratos futuros garantem que os participantes do mercado (compradores e vendedores) conseguirão negociar seus ativos a um determinado preço até determinada data. Este tipo de derivativo é essencial para diversos setores econômicos, tais como: aqueles que precisam garantir um preço de venda de commodities para cobrir os custos de produção ou extração; aqueles que precisam garantir um preço de compra de commodities para assegurar uma margem de revenda; aqueles que precisam estabelecer um limite de oscilação de câmbio para a compra de equipamentos ou a realização de transações indexadas em moedas estrangeiras; aqueles que precisam proteger temporariamente o valor de suas carteiras de ações e outros valores mobiliários, entre outros.
Hedge de compra de contratos futuros de commodities
A compra de contratos futuros com a intenção de hedge é feita por aqueles que se comprometeram a entregar uma determinada mercadoria em uma data futura, e estão preocupados que o preço no mercado físico possa subir nesse ínterim.
Hedge de venda de contratos futuros de commodities
A venda de contratos futuros com a intenção de hedge é feita por aqueles que produzem, armazenam, processam ou distribuem uma commodity e seriam profundamente afetados se os preços no mercado físico declinassem.
 

Fonte: https://br.advfn.com/investimentos/futuros/protecao-hedge. Acesso em: 22 mar. 2023.

 
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade

O Avisboa é um frigorífico avícola fundado pelos irmãos Ribeiro, em 1987, e hoje conta com um complexo industrial com 160.000 m², com mais de 1.100 colaboradores diretos, milhares de indiretos e capacidade operacional para abater 3.960.000 aves/mês. Depois de vários anos com excelentes desempenhos e recordes de lucros, o Avisboa sofreu dificuldades em razão da brutal elevação do preço do milho (muito utilizado na alimentação das aves), da queda de consumo no mercado nacional e do aumento da competição no mercado mundial. Diante disso, a empresa está cogitando comprar contratos futuros de milho visando se proteger (Hedge) da alta do preço desse insumo. No entanto, a empresa está buscando entender um pouco melhor como funciona essa negociação, bem como o mecanismo de Ajuste Diário.
Frente a essa situação, a Avisboa lhe contratou para ajudá-la a compreender melhor como funciona a compra dos contratos futuros, bem como o mecanismo de Ajuste Diário. Sendo assim, você necessitará realizar a simulação da compra de 5 (cinco) contratos futuros de milho com vencimento para julho de 2023, ou seja, o contrato CCMN23. Para isso, acesse o site da Bolsa de Valores (B3) e identifique os valores dos ajustes diários para os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de março de 2023. O site poderá ser acessado pelo link:

https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/historico/derivativos/ajustes-do-pregao/.
 
Uma vez que tenha acessado o site da Bolsa e verificado os valores dos ajustes diários, você deverá responder às questões:
 
1. Determine o valor do ajuste diário para cada um dos 5 (cinco) dias e descreva se em cada dia a empresa deverá pagar ou receber esse ajuste diário. Lembre-se de que a empresa comprou 5 (cinco) contratos futuros para julho - CCMN23.
 
2. Uma vez que tenha determinado os valores dos ajustes diários pagos/recebidos pela empresa em cada um dos cinco dias, determine o valor total dos ajustes nesse período. Descreva se a empresa pagou ou recebeu esse valor total.
 
3. Faça um breve parecer para a diretoria explicando se é interessante a empresa comprar contratos futuros de milho como forma de proteção.
 
TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
2. Responda a todas as questões elencadas anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
 
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a)!

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"O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online.

Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.

O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia - Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Com tantas opções, fica fácil achar o título indicado para realizar seus objetivos!

Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado".


Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/conheca/conheca-o-tesouro-direto.htm. Acesso em: 6 abr. 2023.


O Tesouro Direto já negociava diferentes tipos de títulos, porém, a partir de 30 de janeiro de 2023, ficou disponível para negociação o título Tesouro RendA+. Esse novo título foi idealizado para atender investidores que querem complementar sua aposentadoria. Assim, explique como funciona esse título, descrevendo características, prazos, incidência de imposto de renda, taxa de custódia, dentre outras informações que julgar importante. Após descrever as características do título, explique, por meio de um texto — de, no mínimo, cinco e, no máximo, dez linhas —, se você acredita que esse seja realmente um bom título para a aposentadoria. Justifique sua resposta.

IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais > Material da Disciplina.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 — não é permitido anexar formulário.​​
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.

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ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES

- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta (template) disponibilizado em "Material da Disciplina".
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF.

Problemas frequentes a evitar

- Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
​- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras

- Trabalhos copiados de outros alunos ou da internet serão zerados.

Desejamos a você um excelente trabalho!!

CONTEXTUALIZAÇÃO

​“O surgimento de um novo vírus com alto potencial de contágio e relativamente elevado índice de letalidade, com origem na cidade de Wuhan (China) e conhecido como Covid-19, trouxe inúmeros impactos à sociedade como um todo e ao mundo do trabalho, em particular. Para uma parcela de empresas e trabalhadores, os impactos do novo coronavírus praticamente inviabilizaram suas atividades econômicas. Para outras empresas e empregados, porém, ferramentas digitais evitaram falências e demissões, permitindo algum nível de continuidade.
É nesse contexto que o teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto ou home office) passa a ganhar destaque como ferramenta de trabalho capaz de manter (ou até aumentar) a produção de determinada empresa e os empregos de seus trabalhadores. Como será tratado neste artigo, embora a legislação brasileira já contemplasse o teletrabalho desde 2017, essa modalidade de trabalho ganhou impulso inédito por conta da pandemia do Covid-19.

Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15256. Acesso em: 24 mar. 2023.

 

“A possibilidade de trabalhar em casa é uma ideia que tem animado cada vez mais trabalhadores e empresas. Nos últimos anos, o número de trabalhadores que não se veem compelidos a se deslocar de suas residências para realizar as atividades laborais tem crescido significativamente, seja trabalhando por conta própria, seja por ter essa modalidade de trabalho disponibilizada por seus empregadores. Com o enorme desenvolvimento e a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar se tornou uma realidade bastante acessível e, muitas vezes, atrativa. Assim, o tema teletrabalho (também denominado home office, trabalho remoto, trabalho a distância, entre outros termos) mostra-se bastante atual.

Ao se aproximar mais do tema, porém, pode-se constatar que, muitas vezes, ele tem sido tomado como uma grande panaceia: uma modalidade capaz de resolver todos os problemas do trabalho e que só apresenta vantagens a todos os interessados, uma prática que pode chegar a mascarar questões preocupantes sobre o mundo do trabalho contemporâneo. A própria conceituação de teletrabalho ainda se mostra bastante heterogênea; existem diferentes nomenclaturas se referindo às mesmas práticas, bem como situações bastante divergentes referidas pelos mesmos termos. Então, esta revisão de literatura investiga o estado da arte das produções sobre o conceito de teletrabalho e das diferentes aplicações que vêm sendo observadas, assim como o que tem sido discutido na literatura científica acerca do tema. Além disso, textos midiáticos são discutidos para ilustrar questões atuais que têm circulado sobre o assunto. Demonstra-se que, longe de ser mera novidade, essa modalidade de trabalho tem trazido à tona diversas questões que devem ser cuidadosamente analisadas.”
 

“(…)O termo teletrabalho está associado ao trabalho realizado remotamente, por meio de TIC, possibilitando a obtenção dos resultados do trabalho em um local diferente daquele ocupado pela pessoa que o realiza (ROSENFIELD; ALVES, 2011). Há registros sobre a realização do trabalho a distância desde os anos 1950, sendo que nas décadas de 1960 e 1970 não era incomum a prática do trabalho em casa para a produção de vestuário, têxteis e calçados, embalagem e montagem de materiais elétricos.”


Fonte: ROCHA, C. T. M. da.; AMADOR, F. S. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 1, Rio de Janeiro, jan./mar. 2018, p. 153. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/xdbDYsyFztnLT5CVwpxGm3g/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

Diante do contexto apresentado sobre o teletrabalho, essa atividade de aprendizagem prática tem como objetivo te levar a buscar informações sobre este assunto. Assim, nesta atividade MAPA seu desafio consiste em:

1) Encontrar uma empresa que adotou o regime de teletrabalho e conversar com o gestor de pessoas levantando as seguintes informações:
a) Fazer uma breve apresentação da empresa, do ramo, localização, tempo no mercado, catálogo de produtos, quantidade de trabalhadores etc.
b) Identificar como são dispostos os cargos da organização de maneira gráfica, isto é, fazendo a estrutura organizacional hierárquica (organograma).
c) Especificar dois cargos dentro dessa organização. Considere o conteúdo do cargo, quais são os métodos e processos de trabalho, as responsabilidades e a autoridade.
 
2) Agora que você já conhece um pouco da empresa, a(o) questione sobre a realização dos treinamentos em teletrabalho:
a) Quais foram os maiores desafios?
b) Quais os pontos positivos?

Caso a empresa não tenha realizado nenhum, pergunte ao Gestor de Pessoas os motivos que levaram a empresa e o gestor a não implementar programas de treinamento neste período.

3) Agora, faça um texto apresentando um treinamento que fora elaborado, ou, caso a empresa ainda não tenha elaborado um, pergunte como o gestor de pessoas da empresa o faria.

OBSERVAÇÃO: as perguntas a serem feitas ao gestor devem ser com relação à metodologia de treinamento, ou seja, o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, a necessidade que se pretende atender (o problema que será resolvido), seu planejamento (se os cursos foram/serão escritos, a sequência de temas, como esses temas foram/serão abordados), como fora/será a execução deste treinamento (agenda, infraestrutura, instrutor e participantes) e se no final ocorreu/ocorrerá alguma prova prática ou teórica sobre o conteúdo, isto é, uma avaliação geral do treinamento. Baseie-se na breve metodologia para montagem de um programa de treinamentos mencionada na página 54 de seu livro da disciplina.

4) Agora, coloque-se como gestor de pessoas dessa organização. Você faria algo diferente neste treinamento que fora citado? Se sim, apresente as fragilidades encontradas e as soluções de melhoria. Caso sua resposta seja não, elenque e discorra sobre os acertos deste.

Bons estudos!

 


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