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9 de mai. de 2023

MAPA - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 522023

MAPA - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 522023

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ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES

- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta (template) disponibilizado em "Material da Disciplina".
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF.

Problemas frequentes a evitar

- Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
​- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras

- Trabalhos copiados de outros alunos ou da internet serão zerados.

Desejamos a você um excelente trabalho!!

CONTEXTUALIZAÇÃO

​“O surgimento de um novo vírus com alto potencial de contágio e relativamente elevado índice de letalidade, com origem na cidade de Wuhan (China) e conhecido como Covid-19, trouxe inúmeros impactos à sociedade como um todo e ao mundo do trabalho, em particular. Para uma parcela de empresas e trabalhadores, os impactos do novo coronavírus praticamente inviabilizaram suas atividades econômicas. Para outras empresas e empregados, porém, ferramentas digitais evitaram falências e demissões, permitindo algum nível de continuidade.
É nesse contexto que o teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto ou home office) passa a ganhar destaque como ferramenta de trabalho capaz de manter (ou até aumentar) a produção de determinada empresa e os empregos de seus trabalhadores. Como será tratado neste artigo, embora a legislação brasileira já contemplasse o teletrabalho desde 2017, essa modalidade de trabalho ganhou impulso inédito por conta da pandemia do Covid-19.

Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15256. Acesso em: 24 mar. 2023.

 

“A possibilidade de trabalhar em casa é uma ideia que tem animado cada vez mais trabalhadores e empresas. Nos últimos anos, o número de trabalhadores que não se veem compelidos a se deslocar de suas residências para realizar as atividades laborais tem crescido significativamente, seja trabalhando por conta própria, seja por ter essa modalidade de trabalho disponibilizada por seus empregadores. Com o enorme desenvolvimento e a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar se tornou uma realidade bastante acessível e, muitas vezes, atrativa. Assim, o tema teletrabalho (também denominado home office, trabalho remoto, trabalho a distância, entre outros termos) mostra-se bastante atual.

Ao se aproximar mais do tema, porém, pode-se constatar que, muitas vezes, ele tem sido tomado como uma grande panaceia: uma modalidade capaz de resolver todos os problemas do trabalho e que só apresenta vantagens a todos os interessados, uma prática que pode chegar a mascarar questões preocupantes sobre o mundo do trabalho contemporâneo. A própria conceituação de teletrabalho ainda se mostra bastante heterogênea; existem diferentes nomenclaturas se referindo às mesmas práticas, bem como situações bastante divergentes referidas pelos mesmos termos. Então, esta revisão de literatura investiga o estado da arte das produções sobre o conceito de teletrabalho e das diferentes aplicações que vêm sendo observadas, assim como o que tem sido discutido na literatura científica acerca do tema. Além disso, textos midiáticos são discutidos para ilustrar questões atuais que têm circulado sobre o assunto. Demonstra-se que, longe de ser mera novidade, essa modalidade de trabalho tem trazido à tona diversas questões que devem ser cuidadosamente analisadas.”
 

“(…)O termo teletrabalho está associado ao trabalho realizado remotamente, por meio de TIC, possibilitando a obtenção dos resultados do trabalho em um local diferente daquele ocupado pela pessoa que o realiza (ROSENFIELD; ALVES, 2011). Há registros sobre a realização do trabalho a distância desde os anos 1950, sendo que nas décadas de 1960 e 1970 não era incomum a prática do trabalho em casa para a produção de vestuário, têxteis e calçados, embalagem e montagem de materiais elétricos.”


Fonte: ROCHA, C. T. M. da.; AMADOR, F. S. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 1, Rio de Janeiro, jan./mar. 2018, p. 153. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/xdbDYsyFztnLT5CVwpxGm3g/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

Diante do contexto apresentado sobre o teletrabalho, essa atividade de aprendizagem prática tem como objetivo te levar a buscar informações sobre este assunto. Assim, nesta atividade MAPA seu desafio consiste em:

1) Encontrar uma empresa que adotou o regime de teletrabalho e conversar com o gestor de pessoas levantando as seguintes informações:
a) Fazer uma breve apresentação da empresa, do ramo, localização, tempo no mercado, catálogo de produtos, quantidade de trabalhadores etc.
b) Identificar como são dispostos os cargos da organização de maneira gráfica, isto é, fazendo a estrutura organizacional hierárquica (organograma).
c) Especificar dois cargos dentro dessa organização. Considere o conteúdo do cargo, quais são os métodos e processos de trabalho, as responsabilidades e a autoridade.
 
2) Agora que você já conhece um pouco da empresa, a(o) questione sobre a realização dos treinamentos em teletrabalho:
a) Quais foram os maiores desafios?
b) Quais os pontos positivos?

Caso a empresa não tenha realizado nenhum, pergunte ao Gestor de Pessoas os motivos que levaram a empresa e o gestor a não implementar programas de treinamento neste período.

3) Agora, faça um texto apresentando um treinamento que fora elaborado, ou, caso a empresa ainda não tenha elaborado um, pergunte como o gestor de pessoas da empresa o faria.

OBSERVAÇÃO: as perguntas a serem feitas ao gestor devem ser com relação à metodologia de treinamento, ou seja, o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, a necessidade que se pretende atender (o problema que será resolvido), seu planejamento (se os cursos foram/serão escritos, a sequência de temas, como esses temas foram/serão abordados), como fora/será a execução deste treinamento (agenda, infraestrutura, instrutor e participantes) e se no final ocorreu/ocorrerá alguma prova prática ou teórica sobre o conteúdo, isto é, uma avaliação geral do treinamento. Baseie-se na breve metodologia para montagem de um programa de treinamentos mencionada na página 54 de seu livro da disciplina.

4) Agora, coloque-se como gestor de pessoas dessa organização. Você faria algo diferente neste treinamento que fora citado? Se sim, apresente as fragilidades encontradas e as soluções de melhoria. Caso sua resposta seja não, elenque e discorra sobre os acertos deste.

Bons estudos!

 


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MAPA - LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 522023

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M.A.P.A. - DISCIPLINA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Orientações gerais:
 
​Primeiramente, siga os passos abaixo:
 
• Baixe o arquivo MAPA DISCIPLINA LOGÍSTICA EMPRESARIAL (arquivo PDF) que contém todas as instruções e atividades a serem desenvolvidas.
• Baixe o arquivo Modelo de Resposta MAPA DISCIPLINA LOGÍSTICA EMPRESARIAL (arquivo DOCX) no qual você irá desenvolver seu trabalho.
• Ambos os arquivos estão disponíveis em Material da Disciplina. Para acessar esses materiais, lá na tela inicial do ambiente da disciplina você verá no lado direito, logo abaixo do calendário, o link Material da Disciplina. É só clicar nele que abrirá a tela com os materiais disponibilizados na disciplina.
 
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
 
As respostas devem ser entregues utilizando o arquivo Modelo de Resposta MAPA DISCIPLINA LOGÍSTICA EMPRESARIAL disponibilizado.

Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
 
• Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado final, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
• Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
• O arquivo de resposta pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a estrutura do Modelo de Resposta MAPA.

Após inteiramente respondido, o arquivo de resposta deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina, em formato de arquivo DOC/DOCX ou PDF. Toda e qualquer outra forma de entrega deste arquivo de resposta não é considerada.

A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
 
Problemas frequentes a evitar:
 
• Coloque um nome simples no seu arquivo de resposta para não se confundir no momento de envio;
• Verifique se você está enviando o arquivo de resposta correto! É o M.A.P.A. da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
 
Como enviar o arquivo:
 
• Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
• Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
 
Sobre plágio e outras regras:
 
• Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
• Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
 
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

MAPA

​A gestão de estoques é um aspecto crítico da administração empresarial, pois permite que as organizações gerenciem eficientemente seus suprimentos e garantam que haja disponibilidade de produtos para atender as demandas dos clientes. Através da gestão de estoques, as empresas podem controlar a quantidade de mercadorias em estoque, identificar quando é necessário reabastecer e prever possíveis aumentos ou reduções na demanda. Nesse contexto, uma empresa que vende produtos eletrônicos na área de tecnologia como computadores e afins, passa por grandes desafios em sua gestão de estoques. Essa empresa, que tem cinco lojas físicas e opera com loja online,  está com excesso de produtos em seus armazéns, pois possui uma grande variedade de produtos, esse excesso tem causado um aumento significativo nos custos de armazenamento e tem reduzido a margem de lucro do negócio. Além disso, a empresa está com dificuldades em gerenciar a demanda flutuante dos clientes, algo que tem resultado em uma escassez de alguns produtos em determinados momentos. Sendo assim, você foi contratado (a) para solucionar esse problema no estoque dessa empresa varejista de produtos eletrônicos. 

Elaborado pela professora, 2023.

 

Para nossa atividade MAPA de Logística Empresarial você precisa desenvolver uma série de medidas para solucionar os problemas de estoque que essa empresa está enfrentando. Você vai partir do princípio de que essa empresa possui sede na sua cidade. Dessa forma, siga as orientações a seguir:

 

a) Faça uma análise das condições da sua região e descreva se o ambiente atual de mercado tem sido favorável para essa empresa. Explique se a empresa encontra boas condições para o envio de produtos vendidos pela loja online através dos Correios e transportadoras.

b) Realize uma pesquisa sobre os principais produtos comercializados por empresas que vendem produtos eletrônicos na área de tecnologia e descreva quais são os principais tipos de estoques que essa organização possui.

c) A provisão da demanda por produtos torna-se algo essencial na gestão de estoques, dentro desse contexto, identifique qual é o tipo de demanda dessa empresa. Para isso, separe dois produtos que essa empresa possui e descreva se esses produtos são de demanda independente ou dependente.
 

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Segunda etapa

 

Uma gestão de estoques adequada também ajuda a minimizar custos de armazenagem, reduzir o risco de obsolescência dos produtos e otimizar o uso de recursos financeiros. A gestão de estoques é fundamental para garantir a eficiência operacional, maximizar a rentabilidade e manter a satisfação do cliente em uma empresa. Dentro desse cenário, e com base nas informações já levantadas na primeira fase do MAPA, será preciso que você apresente mudanças que tenham por objetivo reduzir significativamente os custos de armazenamento e melhorar a eficiência operacional da empresa. Será preciso que você apresente alternativas para melhorar a disponibilidade de produtos para os clientes, com o objetivo de elevar a satisfação do cliente e a sua fidelização.

Elaborado pela professora, 2023.
 

Para essa segunda etapa da atividade MAPA torna-se fundamental que soluções mais efetivas sejam adotadas com o objetivo de otimizar a gestão de estoques da empresa de eletrônicos. Desta maneira, responda às questões a seguir:

a) O estoque tem um papel fundamental para que a empresa seja competitiva, sendo assim, explique como a importância do estoque é revelada. 

b) A gestão de estoques tem como objetivo maximizar os recursos da empresa, com base nos nossos estudos sobre as alternativas voltadas à gestão de estoques, apresente uma solução para otimizar o gerenciamento do estoque dessa empresa de venda de produtos eletrônicos.

c) O Vendor Managed Inventory - VMI ocorre quando todo gerenciamento do estoque e a sua reposição para o cliente fica a cargo do fornecedor. Partindo desse entendimento, realize uma análise e aponte um ponto positivo e um ponto negativo para que essa empresa adote o VMI na gestão de seus estoques.

 

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MAPA 01 – GESTÃO DE PROJETO – 52.2023

Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade na Indústria “Santa Rosa”.

A indústria de biscoitos “Santa Rosa” possui o Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade, que visa conquistar a certificação que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

A indústria de biscoitos “Santa Rosa”, visa ampliar suas relações comerciais internacionais, com um aumento de 25% da sua renda anual e para que isso aconteça, é fundamental que a mesma possua a certificação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade.

O projeto tem como foco conquistar a certificação em 6 meses de implantação das normas e regularização dos processos, iniciando no mês de junho a dezembro de 2023, contando com um custo inicial de R$50.000,00 e uma equipe de 15 pessoas que trabalham na empresa e que já possuem atividades de rotina das suas funções. Para auxiliar a empresa na certificação desejada, será contratada uma empresa de consultoria.

Lembrando que, para a emissão da certificação a indústria de biscoitos “Santa Rosa”, deve passar em 2 etapas de auditoria por uma empresa especializada e credenciada, sendo uma no mês de setembro e outra em dezembro. Caso a empresa não cumpra com as demandas para a certificação e as etapas do projeto ela não obterá a certificação.

Elabore uma Tabela de identificação de risco conforme Tabela 01, utilizando a Matriz de Probabilidade e Impacto Quantitativa e Qualitativa, conforme ilustra as Figuras 01, 02 e 03 e como explicada no capítulo 06 de Gestão de Risco do livro da disciplina, contendo pelo menos 03 ameaças relacionadas ao projeto descrito acima, informando sua probabilidade de ocorrência no projeto e sugira uma forma de mitigar o risco atrelado a cada ameaça.


Tabela 01 - Dados de Probabilidade e Impacto Quantitativa e Qualitativa – Indústria Santa Rosa

Fonte: KIMURA, Rodrigo Eiti (2021).

​Figura 01 - Matriz de Probabilidade e Impacto Quantitativa.

Fonte: KIMURA, Rodrigo Eiti (2021).

​Figura 02 - Matriz de Probabilidade e Impacto Qualitativa.

​Fonte: NAPOLEÃO, Bianca Minetto (2019)

Figura 03 – Tabela de avaliação de Probabilidade e Impacto.

​Fonte: KIMURA, Rodrigo Eiti (2021).

Referência Bibliográfica:
KIMURA, Rodrigo Eiti. Livro “Gestão de Projetos”. Maringá - PR.CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Unicesumar, 2021. 200 p.
NAPOLEÃO, B. M. Matriz de Riscos (Matriz de Probabilidade e Impacto). Junho de 2019. Disponível em:< https://ferramentasdaqualidade.org/matriz-de-riscos-matriz-de-probabilidade-e-impacto/>. Acesso em março de 2023.
 

 

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MAPA - PRINCÍPIOS DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO – 522023

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M.A.P.A. – PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
 

Seja bem-vindo(a), engenheiro(a)!
Este M.A.P.A. estará dividido em três fases. Cada uma das fases você será estimulado a responder as perguntas feitas baseando-se nos conteúdos abordados nas aulas e interpretação das situações problemas apresentados.

ATENÇÃO! Este M.A.P.A. é INDIVIDUAL! Porém, você poderá discutir com seus colegas, sobre as soluções encontradas e qual seria a mais adequada do ponto de vista da engenharia, ou seja, custo-benefício. Você reparou que as palavras custo e benefício, estão acopladas? Assim ambas devem ser tratadas, sempre juntas para chegar na melhor solução.
Esta disciplina tem o objetivo de apresentar as principais técnicas de comunicação aplicadas comercialmente e seus princípios, possibilitando ao engenheiro reconhecer as soluções a serem implementadas nos futuros desafios que encontrarão em sua vida profissional e que necessitem de troca de informações entre pontos distintos. Mesmo que o engenheiro não venha a trabalhar dedicado a sistemas de comunicação, é praticamente certo que o seu trabalho envolva ou dependa disto, sendo de suma importância a capacitação para determinar a melhor solução a ser utilizada.
As suas tarefas neste M.A.P.A. serão:
Determinação da faixa de frequência de um sinal a partir do seu comprimento de onda;
Cálculo de enlace;
Redes ópticas, PON e DWDM.
Aproveite esse momento de pandemia e faça o melhor que puder de onde estiver!
Bom trabalho!
Prof. Flávio Pedroso


PRIMEIRA TAREFA: DETERMINAÇÃO DA FAIXA DE FREQUÊNCIA

 
Existe uma classificação padrão para as ondas de rádio, separando-as em bandas, algumas delas são mais comumente ouvidas, como VHF, AM e FM, já outras são mais incomuns, com VLH, SHF e EHF. Estas variações são feitas de acordo com as suas respectivas frequências. Sinais de frequências mais elevadas possuem menor alcance, porém maior capacidade de transmissão. Já frequências menores têm a capacidade de chegar mais longe, mas com um baixo poder de transmissão. Sempre é necessário conhecer o cenário e optar pela solução que atenda adequadamente a necessidade.
A tabela abaixo mostra a faixa de frequência conforme a classificação da sua banda.
 

 
Para esta fase da atividade, responda:
 
1.1) Considere que você precise atender um projeto de comunicação em que foi determinado que o comprimento de onda (lambda) deverá ser de 2m, já que este é o comprimento máximo da antena que poderá ser aplicada.  Calcule a frequência (Hz) e, com base na tabela acima, determine a sigla da faixa a ser adotada.
 
1.2) Calcule a atenuação de um sistema VHF, operando com portadora de 100MHz, a uma distância de 10Km. Qual a classificação desta onda?
 

 
1.3) Qual modulação, considerando a qualidade de comunicação, seria a mais adequada para a transmissão do sistema VHF acima, AM ou FM? Por quê?
 

SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE

 
Em telecomunicações, há grandes variações de potência a nível de sinais, não sendo o mais apropriado utilizar a grandeza Watt (W), nem seus submúltiplos, como na maioria das outras áreas da Engenharia. Para adequarmos esta situação, são utilizadas unidades logarítmicas, o que comprime as escalas de maneira a que variações de potência na ordem de milhões de vezes resultam em poucas unidades.
É muito importante ressaltar que dB é adimensional, pois representa uma relação entre dois sinais e não um sinal específico. Para representarmos a potência em sistemas de comunicação, o mais comum é utilizarmos dBm, que é a relação entre o sinal e 1mW.
 
2.1) Qual é a perda, em dB, de um meio que atenua um sinal de 1.000W para apenas 1mW?
 
2.2) Como podemos representar 100mW em dBm?
 
2.3) Imagine uma situação hipotética em que o aeroporto de Maringá precisa de um canal de comunicação com o aeroporto de Londrina para o controle do tráfego aéreo da região. Foi indicado implementar um sistema UHF para este fim. Através de um levantamento topográfico foi garantido que há visada entre os locais, que estão 90Km distantes e você é o engenheiro responsável para responder se este meio de comunicação será ou não viável O ganho da antena pode ser desprezado. E aí, o operador de voo de Maringá terá sucesso ao trocar informações com o seu parceiro em Londrina?
 
 
 
 

TERCEIRA TAREFA: REDES ÓPTICAS, GPON E DWDM

 
O melhor meio de comunicação na atualidade é a fibra ótica, até pouco tempo aplicada apenas em situações específicas, que exigiam grande investimento e mão de obra especializada. Isto se deve à sua alta capacidade de banda de transmissão, à sua imunidade à indução elétrica, à segurança dada à informação trafegada e ao seu custo mais acessível, após a massificação da sua aplicação. A evolução das tecnologias de transmissão de sinais óticos é constante, ocupando, hoje em dia, lugar de destaque as redes PON e as DWDM.
As redes FTTH (Fiber To The Home), através dos padrões GPON e EPON, levaram definitivamente a fibra ótica para dentro das instalações dos clientes, inclusive residenciais. Isto ocorreu graças à possibilidade de divisão do sinal em elementos passivos chamados de splitters, que “transformam” uma fibra ótica em várias outras através de cristais. Estes divisores podem ser balanceados (que dividem a potência do sinal de entrada igualmente entre as saídas) ou desbalanceado (com potência de saída diferentes) e podem ter algumas opções de quantidade de saídas (2, 4, 8, 16, 32 e 64), podendo, até mesmo serem cascateados, fazendo com que uma fibra que sai de um equipamento central (chamado OLT) chegue a até 128 equipamentos de clientes (chamados ONT). Os splitters inserem um grande nível de atenuação na rede ótica, tornando o controle desta grandeza ainda mais primordial.
O DWDM é uma tecnologia muito aplicada em backbones (interligações entre as centrais de rede), ela tem a capacidade de multiplexar dezenas fontes de dados, podendo ser de tecnologias diferentes, e transmiti-las em um único par de fibras a longas distâncias. Para realizar esta multiplexação, os sistemas DWDM transladam os comprimentos de ondas das fontes para outros, chamados de lambdas, após isto, ele agrupa todas as fontes através de um prisma ótico, possibilitando a transmissão em um único canal. No destino dos dados é feita a demultiplexação e os sinais voltam a ser transladados para os seus comprimentos de ondas originais. Um diagrama de exemplo pode ser observado na figura a seguir:
 

 
Acerca destas tecnologias e suas aplicações, responda as questões abaixo:
 
3.1 Realize o orçamento de potência óptica da rede GPON abaixo, para o comprimento de onda de 1490nm, onde temos um enlace de 12Km de fibra óptica, com coeficiente de atenuação indicado no gráfico da caracterização da fibra ótica G.652. As atenuações dos demais elementos estão apresentadas na tabela.

 

 
 

 
3.2 Um sistema DWDM, que utiliza uma fibra ótica para transmissão e outra para recepção de sinal, tem, em certo ponto da rede, 16 canais SDH STM-64 (de 10Gbps) encapsulados? Qual é a taxa total de transmissão utilizada neste ponto da rede e quantas fibras estão deixando de ser utilizadas com a adoção da tecnologia DWDM?
 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA

 
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando esse arquivo como Modelo de Resposta. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitos Modelos de Resposta que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
Após inteiramente respondido, esse Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos;
O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
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Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
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Sobre plágio e outras regras:
Não é permitido que duas ou mais pessoas entreguem o mesmo trabalho. Se isso acontecer, todos os envolvidos terão suas atividades zeradas;
Trabalho com cópia total ou parcial da internet ou de outros alunos terá nota descontada.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

 

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MAPA - LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 522023

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Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e a qualidade da energia.

1-Devido a isso, considere que você é o engenheiro responsável pelo projeto básico de uma rede de transmissão de energia elétrica com tensão de 138 kV e extensão de 78 km, que transporta energia de uma usina termelétrica a centros consumidores dentro do estado do Paraná, e passa por dentro de áreas bastante urbanizadas. Na primeira etapa da elaboração do projeto básico, você precisa dar orientações para sua equipe de projeto sobre algumas escolhas e definições que irão orientar todo a execução. Você deverá elaborar um resumo executivo do projeto básico, respondendo às perguntas a seguir e justificando cada decisão.
A qual subgrupo essa rede de transmissão pertenceria, segundo a classificação da Agência Nacional de Energia?
Devido a sua extensão, como seria classificada?
Os condutores de energia elétrica serão de qual material?

 
 
2- Temos uma linha de transmissão bifiliar aérea, alimentada por uma fonte de tensão constante de 800 V. Os valores para a indutância dos condutores são 1,458x10-3 H/km e os da capacitância são 8,152x10-9 F/km. Considerando uma linha ideal (sem perda) e a sua extensão em 100 km, determine:
A impedância natural da linha.
A corrente.
A energia dos campos elétricos.
 
3.Qual deve ser a distância de segurança para atender a norma, de uma LT de 750 kV, que passa sobre uma rodovia? Considere a=8
 
4. Considere uma linha onde temos um ângulo de vibração em 18’ para um máximo de 45’. Se o diâmetro no cabo é de 35,50 mm, determine o nível de amplitudes perigosas. Considere ED1= 180Hz e ED2 = 880Hz

 

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão disponível no Material da Disciplina.
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item.
- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina, estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

 

Boa atividade!

MAPA - LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 522023

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