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8 de mai. de 2023

MAPA - ESOFT - EMPREENDEDORISMO – 522023

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Olá, acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Queremos lhe dar a confiança e experiência necessárias para ter atitudes empreendedoras, como criar, inovar e implementar soluções. 
 

Problematização: O processo de criação de um negócio começa com uma ideia que precisa ser desenvolvida para identificar oportunidades e selecionar as melhores ações a serem tomadas. Esta análise inclui definir a estratégia de curto, médio e longo prazo da empresa, determinar o tipo de produto ou serviço a oferecer, identificar o mercado ou público-alvo e estabelecer atividades para alcançar o sucesso. Mas, como podemos identificar uma oportunidade de negócio ou mesmo planejar a abertura de um empreendimento? 
 

Significação: Ter um planejamento bem estruturado é essencial para abrir qualquer tipo de empreendimento. O uso de modelos de negócios, como o Canvas, pode ser uma ótima ferramenta para ter uma visão mais clara e orientada dos planos de negócios, auxiliando os empreendedores a entender as necessidades do mercado, trazer novas ideias além de identificar quais as melhores estratégias de desenvolvimento e execução. O planejamento e o uso de modelos de negócios são um ótimo caminho para abrir um empreendimento de maneira mais assertiva. 
 

Experimentação: Veja no vídeo a seguir como funciona um modelo Canvas. 
 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=lwzlU64C3w0 
 

Reflexão: O Modelo Canvas oferece ao empreendedor a capacidade de desenvolver estratégias inovadoras que aumentam a competitividade da empresa. Desse modo, o Modelo de Negócio pode aprimorar os processos de gestão, levando para resultados superiores, inclusive financeiros. 
 

Conceitualização: Realize a leitura da Unidade 3 do livro da disciplina que trata do modelo de negócios para entender a ferramenta de gerenciamento Canvas. 
 

Leia o Artigo: “Como construir um modelo de negócio para sua empresa” disponível em:  https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/canvas-de-vendas-uma-ferramenta-simples-visual-e-pratica-para-a-sua-empresa
Acesso em: 17/04/2023. 

Atenção! Para verificar os pontos importantes para se abordar em um Canvas:  


Material de Apoio:
 

Site: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/canvas-a-ferramenta-para-estruturar-seu-modelo-de-negocios-1 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4o7x07nO2wM

 

Ação: Agora, vamos agora colocar a mão na massa? 

Imagine que você está querendo montar uma empresa relacionada ao ramo de tecnologia daqui a um ano e para realizar o planejamento você irá criar o modelo Canvas dessa empresa. 
 

Avaliação: Primeiramente pense (invente/imagine) sobre a empresa que você queira montar. Lembrando que essa empresa deve estar relacionada a tecnologia.  A empresa que você imaginar pode estar relacionada a manutenção de equipamentos ou ainda relacionada com a fabricação e manutenção de softwares. Utilize sua criatividade! 
 

Agora, para a elaboração da atividade você deve responder as seguintes perguntas e posteriormente elaborar o modelo Canvas. 

(1) Qual o nome da sua empresa? (Utilize sua criatividade para inventar um nome único) 

(2) Qual a proposta de valor da sua empresa? (Pense em qual dor você tira? O que você entrega?) 

(3) Qual é o seu público? (Quem são os seus clientes) 

(4) Quais atividades principais da sua empresa? (Quais atividades-chave que a sua proposta de valor exige?) 

(5) Qual é o a diferença de um “Modelo de Negócios” para um “Plano de Negócios”? (Lembre-se de que apesar dos dois nomes serem parecidos são dois conceitos diferentes) 

(6) Elabore o modelo Canvas da empresa que você criou. Para isso você pode se basear na figura disponível no livro da disciplina na Unidade 3 em “Compreendendo o Business Model Canvas”: 

 

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_160619_526772_1.png

Fonte: UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ et al.Empreendedorismo[s. l.]: Unicesumar - Centro Universitário de Maringá, 2021. (p.74) 

 

Ou ainda, você pode utilizar a ferramenta do Sebrae, online e gratuita, disponível em: https://www.sebraecanvas.com/#/ Acesso em: 17/04/2023. (Para a elaboração do seu modelo Canvas você pode fazê-lo a mão ou utilizar a ferramenta do Sebrae) 

Orientações:
1. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
4. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
 
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

MAPA - ESOFT - EMPREENDEDORISMO – 522023

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MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO II – 522023

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A importância de definir métricas para requisitos (não-funcionais) externos
 

 

Conforme José (2018), o Total Quality Management - TQM (em português, Gestão de Qualidade Total) é uma abordagem de gestão para o sucesso em um longo prazo por meio da satisfação do cliente. É composto pelos seguintes elementos chaves: 

- foco do cliente;
- melhoria de processo (em inglês, Process Improvement);
- lado humano da qualidade; e
- métricas, modelos, medições e análises. 

Além disto, José (2018) também indica que a criação de métricas e execução de medições e análises devem orientar/direcionar o processo de maneira a identificar cada vez pontos de melhorias e/ou correções.
 

José, Maria Isabel J. TÓPICOS COMPUTAÇÃO II. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. 170 p. Graduação - EaD.


As métricas são muito importantes para verificar os requisitos não-funcionais, pois estes apresentam restrições aos serviços ou funções oferecidas pelo sistema tais como:

- tempo de resposta, ou seja, o tempo entre o cliente solicitar e o sistema apresentar a resposta a esta solicitação;
- confiança,  para que haja confiabilidade nos resultados que estão sendo apresentados;
- segurança (de acesso, de comunicação, de armazenamento, entre outros) sobre os dados;
- impostas pelas normas do cliente.


Salienta-se aqui os requisitos não-funcionais  que são, normalmente, aplicados para todo o sistema e acabam por definir suas propriedades e restrições. Importante indicar que se os não-funcionais não forem atendidos, o sistema pode ser inútil. Portanto, estes requisitos acabam por ser mais críticos do que os requisitos funcionais. A Figura abaixo apresenta um organograma com os principais requisitos não-funcionais.

 

 


MAPA 52 / 2023


Este MAPA pretende que você realize uma pesquisa bibliográfica de forma a compreender o significado dos requisitos externos, apresentados na Figura acima. Após, você deve identificar os recursos e cuidados necessários que o ChatGPT (ou chatbot similar) deve respeitar.
 

Como você vai descobrir isto? Muitas discussões têm ocorrido no LinkedIn (uma rede social profissional). Você deve procurar acompanhar essas discussões e refletir sobre o assunto, procurando determinar a necessidade e importância da definição de métricas externas.

 

A entrega deste MAPA deve ser um texto, entre 30 e 40 linhas, onde você deve apresentar:

- Conceitos de requisitos externos, com indicação das referências consultadas [máx. 2 parágrafos];

- Síntese de uma discussão encontrada na rede social LinkedIn sobre os problemas e/ou cuidados pelo uso do chatGPT, relacionando estes aos requisitos externos estudados; com indicação do link da discussão. [máx. 3 parágrafos]

- Sua percepção sobre a importância de definir métricas para os requisitos (não funcionais) externos [máx. 1 parágrafo]

* Atenção que as referências devem ser de sites confiáveis, tais como o Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br>.


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Caro(a) estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Você percebe, dentro do seu dia a dia, quantas vezes você procura por algo? Buscas, pesquisas, investigações estão no cerne do dia a dia de qualquer profissional. Ao tratar de profissionais da área da tecnologia, isso é ainda mais gritante. Perceba o quanto os computadores, tablets, smartphones e todo e qualquer dispositivo computacional realiza buscas a todo momento.

Assim, uma das formas mais eficientes de se efetuar pesquisa em um arranjo sem a necessidade de memórias auxiliares é a busca binária. A estratégia consiste em comparar a chave de busca (dado que procuramos) ao elemento do meio do arranjo (vetor). Se forem iguais, a busca terá terminado com sucesso, e o algoritmo retornará a respectiva posição na qual o elemento foi encontrado. Caso contrário, o vetor será divido em duas metades, e a pesquisa será repetida na metade “inferior”, se a chave de busca for menor do que o valor do meio do arranjo, ou na parte “superior”, se a chave de busca for maior. A cada iteração, a busca binária reduz a quantidade de possíveis candidatos pela metade. Isso faz com que a velocidade de busca seja extremamente rápida, já que, em tese, o algoritmo implementa uma heurística que elimina a necessidade de investigar porções do vetor cuja busca seria infrutífera.

Observe o código-fonte a seguir, que implementa a busca binária:

Linha

Código

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int buscaBinaria(int arranjo[], int i, int f, int chave)
{
    if (f >= i)
    {
        int meio = i + (f - i)/2;
        if (arranjo[meio] == chave)
            return meio;
        if (arranjo[meio] > chave)
            return buscaBinaria(arranjo, i, meio-1, chave);
        return buscaBinaria(arranjo, meio+1, f, chave);
     }
     return -1;
}


Com base no trecho de código anterior e em seus conhecimentos sobre estruturas de dados lineares, responda o que se pede:

a) Caso a chave de busca seja um valor que está ausente dentro do arranjo, qual é o valor que a função buscaBinaria() retornará?

b) Para que essa busca funcione, o arranjo precisa, necessariamente, estar ordenado? Em qualquer caso, positivo ou negativo, explique o motivo.

c) Para que essa busca seja rápida, é preciso aplicar ela em um arranjo estático? Em qualquer caso, positivo ou negativo, explique o motivo.

d) Imagine que essa função precisa ser invocada dentro da função main() de um programa em C. Dessa forma, escreva a linha de código (apenas uma linha) que invocaria essa função para realizar a busca em um arranjo denominado VET, que possui 10 elementos e que a chave de busca é igual a 15.

​Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE para atividade MAPA, disponibilizado no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).

Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assistir posteriormente.
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.
 

Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

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Caro estudante, você está participando de um processo de seleção para o cargo de desenvolvedor(a) em uma empresa de biotecnologia, com foco na área da genética. Sendo assim, é muito importante que leia o recorte do contexto abaixo, e acesse o link disponível para melhor compreensão do assunto de DNA.

"O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que armazena a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. As bases nitrogenadas estão classificadas em dois grupos: as pirimidinas e purinas. Citosina (C), timina (T) e uracila (U) são pirimidinas, enquanto a adenina (A) e a guanina (G) são purinas. Das bases nitrogenadas citadas, apenas a uracila não é observada no DNA." 


Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/dna.htm> 



Figura 1: Ligações entre os nucleotídeos e a complementaridade das bases nitrogenadas. Fonte: Brasil escola. 


Com base no contexto da genética abordado acima, você deve construir um algoritmo em linguagem C utilizando os conceitos de FILA DINÂMICA e de PILHA DINÂMICA.

Para que este algoritmo funcione de acordo com o contexto apresentado, você deve:

1 - Ler a entrada de DNA com n caracteres compostos por uma sequência de nucleotídeos (A C T G) e armazená-los em uma estrutura de FILA DINÂMICA.
2 - Ao concluir a entrada, você deve remover a sequência da fila para a dupla fita do DNA convertendo a sequência de nucleotídeos (T G A C) e armazená-los em uma estrutura de PILHA DINÂMICA.
3 - Faça a impressão de ambas as estruturas.

Vale ressaltar, que a sequência de nucleotídeos é uma cadeia de caracteres (strings). Leal & Oliveira (2022), em Algoritmos e Lógica de Programação II, ressalta que um tripo string em C é um vetor do tipo char e que ao final da string é armazenado o ‘\0’, por isso é sempre necessário declarar uma string com uma posição a mais do que o número de caracteres que desejamos armazenar.


Oliveira, P. M.; Leal, G. C L. Algoritmos e Lógica de Programação II. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2020.

 

Quanto as estruturas utilizadas na solução do problema, segundo Oliveira & Pereira (2019), a pilha é uma das estruturas mais simples e mais versáteis dentre as utilizadas na computação, onde os dados são inseridos e removidos no seu topo (LIFO – Last In, Firts Out), enquanto as filas, embora sejam também estruturas muito utilizadas, possuem particularidades fazem com seu funcionamento seja um pouco menos simples do que o das pilhas, pois usam o conceito FIFO (First In, First Out), ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que sai. 


Oliveira, P. M.;  Pereira, R. de L. Estrutura de Dados I. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.


Para solucionar o problema apresentado é fundamental desenvolver as seguintes funções de cada estrutura: 

Inserir na fila 
Excluir da fila 
Imprimir a fila 
Inserir na pilha 
Imprimir a pilha

Exemplo:

Fila:
 ACTTGACCGTTA 
Pilha:
 TAACGGTCAAGT


AVISOS IMPORTANTES!

- Para auxiliá-lo na elaboração deste algoritmo, utilize o programa Dev C++ (disponível no link: https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/).
- A atividade deve ser realizada utilizando linguagem C, outras linguagens de programação como JAVA, PHP, entre outras, não serão aceitas
- Também não serão aceitos arquivos executáveis.
- Envie o código fonte da atividade compactado .zip ou .rar

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Atualmente, nosso ERP é utilizado por dezenas de clientes com alto nível de satisfação e, para que isso se mantenha, buscamos analisar constantemente as necessidades deles. Analisando as diversas demandas, verificamos que a criação de auditorias seria de muita importância, e a que desejamos criar primeiro é baseada em nosso cadastro de produtos — imagem a seguir. IMPORTANTE: o diagrama foi criado de forma resumida para facilitar o entendimento da atividade.



Fonte: o autor.
 

Para esta atividade, pede-se a leitura do estudo de caso para resolução do que se pede a seguir:

Para determinar as ações, nossa equipe de analistas trabalhou na estrutura de BD existente hoje e verificou que devemos executar as seguintes ações em nosso banco de dados:

1. Criar, na tabela de produtos, um campo para armazenar o usuário que realizou a inclusão do registro e outro para armazenar o usuário que realizou a última modificação.
2. Criar uma tabela “auditoriaproduto” com os campos: id, data/hora, ação realizada (inclusão ou alteração) e usuário.
3. Trigger na tabela de produtos que inclua o registro na tabela “auditoriaproduto” sempre que um novo produto for cadastrado.
4. Trigger na tabela de produtos que inclua o registro na tabela “auditoriaproduto” sempre que um produto for modificado.
5. Consulta que nos retorne as seguintes informações: id, nome, data/hora e usuário que fez a inclusão do produto, data/hora e usuário que realizou a última modificação do produto.

Para esta atividade, pede-se que seja feita a criação das estruturas acima solicitadas por nossos analistas de sistemas.

Como entregar a atividade MAPA:
A atividade deverá ser salva em (.doc) e anexada no ambiente da atividade (no STUDEO).
Envie pelo Studeo um único arquivo.

ATENÇÃO!
Revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio, não serão permitidas alterações.
Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Contudo, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação. Por favor, não insista!

Bons estudos!


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