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8 de mai. de 2023

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I 522023

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I 522023

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A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove, anualmente, a maratona de programação. Nesse evento, competidores de toda a América Latina competem em um desafio em que o raciocínio matemático e a capacidade de trabalhar sob pressão são avaliados a níveis extremos. Em uma de suas edições, a SBC incluiu um exercício que faz
referência ao jogo “Zerinho ou Um” – também conhecido como “Dois ou Um” em algumas localidades do país. O jogo funciona como descrito a seguir:
“Cada jogador escolhe um valor entre zero ou um; ao som de um comando (geralmente um dos competidores anuncia em voz alta “Zerinho ou... Um!”), todos os participantes mostram o valor escolhido, utilizando uma das mãos: se o valor escolhido foi um, o competidor mostra o dedo indicador estendido; se o valor escolhido foi zero, mostra a mão com todos os dedos fechados. O ganhador é aquele que tiver escolhido um valor diferente
de todos os outros; se não há um jogador com valor diferente de todos os outros (por exemplo, todos os jogadores escolhem zero, ou um grupo de jogadores escolhe zero e outro grupo escolhe um), não há ganhador”.
Fonte: https://maratona.ime.usp.br/hist/2013/primeira-fase/prim-fase2013/maratona.p df.

Acesso em: 14 abr. 2023. Ana, Bob e Carlos são grandes amigos e jogam "Zerinho ou Um" toda hora: para determinar quem será o motorista da rodada, quem pagará a conta etc. Jogam tanto que resolveram
fazer um aplicativo de celular para jogar. Dados os três valores escolhidos por Ana, Bob e Carlos, cada valor zero ou um, observe um dos possíveis algoritmos que determina, automaticamente, se há e quem é o ganhador:

Fonte: http://maratona.ime.usp.br/hist/2013/primeira-fase/prim-fase2013/maratona.p df.

Acesso em: 14 abr. 2023. O algoritmo recebe como entrada três valores inteiros que serão armazenados nas variáveis
A, B e C, indicando os valores escolhidos por Ana, Bob e Carlos, respectivamente. O algoritmo produz uma única saída, imprimindo apenas um caractere. Se a vencedora for Ana, ele imprime a letra “A” na tela; se o vencedor for Bob, é exibido o caractere “B” na tela; se Carlos for o ganhador, então se imprime “C”; por fim, se não houver vencedor, um
asterisco “*” é impresso na tela.

Deve-se considerar que o usuário do algoritmo sempre digitará ou o número um (1) ou o número zero (0). Isto é, o algoritmo não trata as entradas que não estiverem dentro do padrão de zero ou um – e isso não deve ser sua preocupação nesse momento. Em suma, se o usuário informar valores diferentes de zero ou um, devemos ignorar a saída produzida pelo programa.
Observe alguns exemplos de entradas e saídas de nosso algoritmo: Entradas Saída Correspondente A (Ana) B (Bob) C (Carlos)
1 1 1 “*”
1 1 0 “C”
1 0 1 “B”
1 0 0 “A”
0 1 1 “A”
0 1 0 “B”
0 0 1 “C”
0 0 0 “*”
Fonte: adaptada de: http://maratona.ime.usp.br/hist/2013/primeira-fase/prim-
fase2013/maratona.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
Perceba que o algoritmo apesentado é apenas um dentre as várias possibilidades. Inclusive,
tal algoritmo poderia ter muito menos linhas de código se você utilizasse estruturas de
decisão com condições compostas por operações relacionais e, também, operações
lógicas. Considere, ainda, que a variável A se refere ao número escolhido por Ana; a variável
B ao número escolhido por Bob; e C ao número escolhido por Carlos.

Considere, ainda, que
o operador de conjunção deve ser representado pela letra “E”, conforme a sintaxe abordada no livro oficial da disciplina. Assim, responda o que se pede:

 


1- Como você faria para elaborar uma única condição lógico-relacional composta
apenas pelo uso de operadores de igualdade e, também, o operador de conjunção,
para aferir se não houve ganhador (ou seja, se houve empate)?
2- Como você faria para elaborar uma única condição lógico -relacional composta
apenas pelo uso de um operador de desigualdade, um operador de igualdade e,
também, o operador de conjunção, para aferir se a ganhadora foi Ana?
3- Como você faria para elaborar uma única condição lógico-relacional composta apenas pelo uso de um operador de desigualdade, um operador de igualdade e, também, o operador de conjunção, para aferir se o ganhador foi Bob?

4- Como você faria para elaborar uma única condição lógico -relacional composta apenas pelo uso de um operador de desigualdade, um operador de igualdade e, também, o operador de conjunção, para aferir se o ganhador foi Carlos?
Dicas para realizar a atividade MAPA:
1. Durante as aulas o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti- la posteriormente.
2. Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA.
3. Assista às aulas conceituais da disciplina.
Como entregar a atividade:

Utilize o template disponível no material da disciplina para responder e enviar sua atividade. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo Word (.docx) ou em PDF (.pdf).
ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais com relação ao conteúdo relacionado à atividade. Contudo, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retorna para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação.


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ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I 522023

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1ª QUESTÃO

O fluxograma consiste em uma notação gráfica que permite indicar as ações e decisões que devem ser seguidas para resolver o problema. Para além do pseudocódigo, podemos optar pelos fluxogramas quando temos a necessidade de interpretar algoritmos de maneira mais visual, em detrimento de representações textuais, como linguagens de programação. Assim, considere o algoritmo em linguagem natural, descrito a seguir:

1) O algoritmo se inicia.

2) O algoritmo pede para que o usuário insira três números N1, N2 e N3 em sequência.

3) O algoritmo realiza a soma dos três números, N1, N2 e N3, recém-informados pelo usuário.

4) O algoritmo calcula a divisão da respectiva soma pelo número 3.

5) O algoritmo mostra o resultado do cálculo da divisão recém-realizada por meio de uma de saída de dados.

6) O algoritmo se encerra.


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MAPA - EMPREENDEDORISMO - 52/2023

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QUESTÃO 1
Olá, acadêmico(a)!

Esta é a proposta de atividade MAPA, que significa Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Queremos que você se sinta mais confiante na prática do Empreendedorismo, ou seja, que se sinta pronto(a) para ter atitude, criar, inovar e implementar ações.

Você já se perguntou como podemos atrair parcerias e clientes para o seu negócio, produto ou serviço? Imagine que você está em um evento, por exemplo, e encontra aquele cliente ou parceiro ideal. Essa pode ser sua única chance de chamar a atenção e fechar um negócio. 

"Tempo é dinheiro!". Dado o valor inestimável do tempo, é essencial que você esteja preparado(a) com uma apresentação persuasiva, eficiente e estruturada para chamar a atenção dos investidores e clientes. Assim, temos uma técnica utilizada para apresentar sua ideia em poucos minutos: é o Pitch.

Veja, no vídeo indicado a seguir, como funciona a apresentação de um Pitch. Afinal, dica boa é a que faz crescer! Link: https://www.youtube.com/watch?v=blGWa3c3qRw.

Com frequência, os programas de investimento em empresas e startups (empresas inovadoras) oferecem um tempo limitado para as apresentações dos negócios, normalmente, de três a cinco minutos, pois estudos apontam que esse é o tempo em que uma pessoa permanece em alerta. Nesse caso, é fundamental que a exposição do seu projeto seja objetiva, pertinente, destacando tudo o que há de melhor em seu modelo de negócio.

Realize a leitura da Unidade 1, “Fontes de Oportunidades Empreendedoras”, do livro da disciplina para entender melhor o processo de desenvolvimento de novas ideias. Leia, também, o texto: “PITCH: o passo a passo para criar uma apresentação de alto impacto”, disponível em: https://digital.sebraers.com.br/blog/empreendedorismo/pitch-o-passo-a-passo-para-criar-uma-apresentacao-de-alto-impacto/. 

Atenção! Para verificar os pontos importantes a se abordar em um Pitch, utilize o material de apoio: https://www.ozepelim.com.br/pitch-como-vender/ e https://www.youtube.com/watch?v=AdATgCgCwO8.

Agora, coloquemos a mão na massa! Imagine que você está desenvolvendo um aplicativo ou software (aplicativo/app). Durante o seu desenvolvimento, você foi convidado(a) para uma reunião com alguns possíveis investidores para apresentar um Pitch sobre o seu aplicativo. Como a sua apresentação será daqui a algumas semanas, elabore um roteiro para essa apresentação.

Primeiramente, pense (invente/imagine) um software ou aplicativo que você queira desenvolver. Depois, para a elaboração da atividade, o seu roteiro deverá contemplar as respostas referentes às questões a seguir: 

(1) Qual é o nome do seu software/aplicativo? (Utilize sua criatividade para inventar o nome do seu software/aplicativo).
(2) Qual é o problema que o seu software/aplicativo se propõe a resolver? (Seja criativo(a), lembre-se que a proposta é conseguir investidores).
(3) Qual é o seu público? (Quem são as pessoas que sofrem com esse problema, quem são os seus possíveis clientes).
(4) Qual é a solução que o seu software/aplicativo traz para o problema inicial? (Como ele pode ser útil).
(5) Qual é o diferencial que o seu software/aplicativo oferece? Como ele se destaca dos demais? (Apresente uma ideia inovadora).
(6) Elabore um pequeno texto de 8 a 15 linhas apresentando a sua ideia de maneira convincente, como se estivesse falando com um possível investidor sobre o seu software/aplicativo. 

Não esqueça de se apresentar, colocando o seu nome no texto e, também, o nome do seu software/aplicativo. 

Orientações:
1. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
2. A entrega deve ser feita, exclusivamente, por meio do template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
4. Após o envio, não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
5. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.

















MAPA - EMPREENDEDORISMO - 52/2023

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QUESTÃO 1

O objetivo inicial do empreendedorismo é aproveitar oportunidades e abrir novos horizontes usando uma variedade de habilidades práticas e de pensamento, que, muitas vezes, não são possíveis com uma abordagem mais tradicional de "trabalho". A partir desse movimento, as pessoas passaram a buscar soluções criativas e inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade no seu dia a dia.
 

 
"Nos últimos anos, vimos uma grande transformação socioeconômica. A globalização da economia, a mudança constante nos ambientes de trabalho e a crescente competitividade exigiram ajustes e reduções nas estruturas organizacionais, levando a um aumento do desemprego, mas também ao aumento da oferta de serviços e terceirização".
 
Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 15.

Assim, o empreendedorismo tem se mostrado uma importante força impulsionadora do desenvolvimento.

Para realizar esta atividade, elabore um texto de 8 a 10 linhas que fale dos benefícios trazidos pelo empreendedorismo.

Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois, após a finalização da atividade, não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta antes de finalizar.

• Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!


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ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÂO DE PROJETOS - 52/2023

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Olá, aluno(a)!

Nesta atividade vamos analisar uma situação real de projeto.

Leia atentamente o texto de apoio - Gerente de Projetos e suas atribuições

Que o Gerente de Projetos é peça fundamental para a execução de um projeto, não é segredo já sabemos, seja de curto, médio ou longo prazo. É responsável pela integração de todas as partes envolvidas ao longo do projeto.

Para alcançar um resultado satisfatório na entrega de um projeto, o gerente possui atribuições fundamentais que corroboram para esse resultado, dentre elas destacam algumas como, gerenciar cronograma, recursos, equipe, riscos, comunicação, dentre outras atividades fundamentais. Proporcionando assim a integração do projeto e o gerente sendo capaz de analisar com antecedência as dificuldades e agir preventivamente proporcionando o bom desenvolvimento e alcançando o sucesso do projeto.

Como umas das atribuições do GP, o gerenciamento do cronograma possibilita que todas as atividades foram distribuídas, assegurando sua execução e, observando as exigências de prazo e custo.

No gerenciamento de recursos o GP é responsável por analisar os objetivos do projeto, estabelecendo processos que permitam que as atividades sejam concluídas de acordo com o orçamento autorizado.

Outra atribuição é o gerenciamento da equipe do projeto. Este gerenciamento possui grandes desafios ao GP, pois, irá trabalhar com pessoas, sentimentos, liderança e treinamento, com isso, é preciso estabelecer metodologias que permitam a integralização da equipe, proporcionando esta integralização o GP ainda possibilitará a satisfação de sua equipe.

E para que as atividades, processos e todas as áreas de conhecimento da gestão de projetos possam ter sintonias durante sua execução, o GP tem a atribuição e responsabilidade de estabelecer processos de comunicação eficazes para possibilitar que as informações do projeto sejam reunidas, documentadas e compartilhadas para todos os envolvidos do projeto.

SOUZA, Ramon. Gerente de Projetos e suas atribuições. Disponível em: https://pmimg.org.br/gerente- de-projetos-e-suas-atribuicoes/. Acesso em: 13 mar. 2023.

A partir do exposto e considerando os estudos sobre “Gerenciamento das partes interessadas” faço o que se pede.
- Assista ao vídeo em que é apresentado um caso que envolve Gestão de Projetos. Link do vídeo:   

 • Estudo de caso - ...   (copie e cole em seu navegador)

Com base no texto de apoio e no caso da construção do estádio apresentado no vídeo e identifique quatro problemas ou fatos que foram relevantes para que o projeto do estádio não atingisse o resultado esperado e para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução.

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