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1 de mar. de 2023

Um ambiente de desenvolvimento de software é composto por um conjunto de atividades necessárias para desenvolver os projetos de software, e essa estrutura faz parte de uma organização de negócios. O ambiente de desenvolvimento de software abrange todo o ciclo de desenvolvimento de software, em que estão inclusas linguagens de programação, modelagem, banco de dados e ferramentas para o gerenciamento de componentes e de artefatos de software.

MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 512023

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Um ambiente de desenvolvimento de software é composto por um conjunto de atividades necessárias para desenvolver os projetos de software, e essa estrutura faz parte de uma organização de negócios. O ambiente de desenvolvimento de software abrange todo o ciclo de desenvolvimento de software, em que estão inclusas linguagens de programação, modelagem, banco de dados e ferramentas para o gerenciamento de componentes e de artefatos de software.
 

Fonte: FREITAS, J. A. de. Tópicos Especiais em Engenharia de Software I. Maringá: UniCesumar, 2018. 


Considere o cenário para implementar o módulo de pagamento por PIX para uma organização bancária:

 “Quando o cliente do banco acessa o aplicativo e se conecta validando a conta e a senha, ele pode se conectar ao módulo PIX, que lhe confere a oportunidade de cadastrar uma nova chave ou utilizar uma chave existente para realizar um pagamento ou transferência de valores. Quando o cliente opta pelo pagamento a uma conta de outra entidade bancária, o sistema do PIX precisa enviar a chave (que contém o banco e a conta destino) e o valor para o Banco Central do Brasil (BACEN). Isso é feito para controle do BACEN e garantir a solvência da instituição bancária que está creditando o valor. Aprovado pelo BACEN, a instituição bancária de origem faz a reserva do valor para a instituição bancária de destino. Quando o PIX é realizado internamente na instituição, não é necessário informar ao BACEN imediatamente. Neste caso específico, a transação interna pode ser informada semanalmente com o montante de transações."

 


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


Você faz parte da equipe do projeto e, a partir das informações apresentadas, você desenvolveu o seguinte diagrama de sequência:

 
Fonte: o autor.

Além das informações anteriores, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da disciplina, nas aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontate para explorar fontes externas em busca de mais materiais que remetam a sua resposta, lembrando sempre de referenciar de maneira adequada.

Compreendendo os diversos ambientes de desenvolvimento de software e no contexto do esboço de um modelo genérico de fábrica de software, para atender a essa atividade, você, futuro profissional de Engenharia de Software, deve:

a) Indicar cada etapa apresentada na estrutura desse modelo genérico que já foi cumprida até o instante deste diagrama.

b) Descrever de forma detalhada cada etapa cumprida.


Imagine que você fez uma reunião com um cliente e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema, porém o cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final. Partindo dessa necessidade, você optou pelo uso da prototipação. Baseando-se nos requisitos listados, crie as telas separadas de cada uma. Ainda nessa reunião, o cliente disse que as telas poderão ser feitas conforme sua criatividade e que você pode utilizar o template e layout (desktop ou web) de sua preferência, porém as telas deverão, obrigatoriamente, conter os campos e botões solicitados por ele.

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Imagine que você fez uma reunião com um cliente e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema, porém o cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final. Partindo dessa necessidade, você optou pelo uso da prototipação. Baseando-se nos requisitos listados, crie as telas separadas de cada uma.
Ainda nessa reunião, o cliente disse que as telas poderão ser feitas conforme sua criatividade e que você pode utilizar o template e layout (desktop ou web) de sua preferência, porém as telas deverão, obrigatoriamente, conter os campos e botões solicitados por ele.

A seguir, estão as telas, os respectivos campos e os botões a serem prototipados:


Tela 1: cadastro de cliente/fornecedor
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Telefone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail, Tipo (Cliente ou Fornecedor).

Tela 2: cadastro de transportadora
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Telefone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail.

Tela 3: prazo de pagamento
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID e Descrição da Condição de Pagamento.

 

Tela 4: pedido de compra de produto (na mesma tela, tem que ter o Cabeçalho e Itens)

Cabeçalho da tela:

Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Código do Pedido, Data do Pedido, ID Transportadora (referência à tela de transportadora), Descrição Transportadora, ID Fornecedor (referência à tela de Cliente/Fornecedor), Descrição Fornecedor, Contato, Fone Contato, E-mail Contato, Data Previsão de Entrega, ID Prazo Pagamento (referência à tela de Prazo de Pagamento) e Nome Comprador.

Itens da tela (Grid):


Deverá conter os botões: Novo e Excluir.

Nº Item, Código do Produto (Referência Cadastro de Produtos), Descrição do Produto, Unidade, Quantidade, Valor Unitário e Valor Total.


Tela 5: menu inicial

Deverá conter a chamada das telas: Cadastro de Transportadora, Cadastro de Cliente/Fornecedor, Cadastro de Prazo de Pagamento, Cadastro de Produtos e Pedido de Compra de Produtos.

Deverá conter os botões: Sair e Ajuda.

Orientações gerais


1. Para confecção das telas, utilize o programa PENCIL, disponível em: https://pencil.evolus.vn/.
2. Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta, a seguir, temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre ela:

Aula 1:

https://www.youtube.com/watch?v=49YSNSN0vzE&list=PLJr_Ndo9fWG6y9kwGLma2CiPupBl_lwU-&index=2.
Aula 2:
https://www.youtube.com/watch?v=iDdjYsVRJ0E.

Aula 3:

https://www.youtube.com/watch?v=ncKsIiWCyQk&list=PLJr_Ndo9fWG6y9kwGLma2CiPupBl_lwU-&index=4.
Aula 4:
https://www.youtube.com/watch?v=JrPggBjavFQ.


Aula 5: https://www.youtube.com/watch?v=Ug9p2oDQIm8.

 


RESPOSTA!!

 

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Uma refinaria produz dois tipos de combustíveis, X e Y, que precisam ser trabalhados em duas unidades de processamento. A produção de 1 litro do combustível X necessita de 8 minutos na Unidade de Processamento 1 (UP1) e 4 minutos na Unidade de Processamento 2 (UP2). Um litro do combustível Y precisa de 6 minutos na UP1 e 2 minutos na UP2. A UP1 tem uma disponibilidade máxima de 480 minutos, e a UP2 pode ser usada, no máximo, por 200 minutos por turno de trabalho. A refinaria obtém uma margem de contribuição de R$ 7,50 por litro com a venda do combustível X e R$ 4,50 por litro com o combustível Y.

MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 512023

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Uma refinaria produz dois tipos de combustíveis, X e Y, que precisam ser trabalhados em duas unidades de processamento. A produção de 1 litro do combustível X necessita de 8 minutos na Unidade de Processamento 1 (UP1) e 4 minutos na Unidade de Processamento 2 (UP2). Um litro do combustível Y precisa de 6 minutos na UP1 e 2 minutos na UP2. A UP1 tem uma disponibilidade máxima de 480 minutos, e a UP2 pode ser usada, no máximo, por 200 minutos por turno de trabalho. A refinaria obtém uma margem de contribuição de R$ 7,50 por litro com a venda do combustível X e R$ 4,50 por litro com o combustível Y.

Nessas condições, resolva os itens a seguir:

a) Escreva o problema de pesquisa operacional associado à situação descrita, considerando a obtenção da maior margem de contribuição com a produção dos combustíveis.
b) Use o método gráfico e determine a quantidade ótima dos combustíveis X e Y a serem produzidos por turno.

c) Use o Solver do Excel e determine a quantidade ótima dos combustíveis X e Y a serem produzidos por turno.

d) Com base no resultado obtido em (b) e (c), qual é a maior margem de contribuição, em reais, obtida com a produção dos dois combustíveis em um turno de trabalho?
e) Assuma a situação em que a demanda do combustível X seja limitada a 40 litros por turno. A adição dessa nova restrição altera as resoluções dos problemas obtidas nos itens (b) e (c)? Em caso afirmativo, apresente a nova solução, demonstrando os cálculos. Em caso negativo, justifique sua resposta apresentado os cálculos realizados.

Orientações
* A entrega de sua atividade deve ser feita, exclusivamente, por meio de UM único arquivo nos formatos .DOC ou PDF. 

* Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e que não deixou de atender nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por favor, não insista.

* Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.

* A interpretação da atividade faz parte da avaliação. Por esse motivo, não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer do módulo.
* Atenção ao PRAZO de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores.

Boa atividade!


Caro(a) estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

MAPA - ESOFT - QUALIDADE DE SOFTWARE - 512023

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Caro(a) estudante,


Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Qualidade de Software 

"O conceito da qualidade tem hoje importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software.

Qualidade, hoje em dia, não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.

Na medida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato, significa qualidade de software.

Visando apoiar um maior entendimento a respeito do assunto, este artigo apresenta o conceito de qualidade de software, abordando aspectos como a importância dos requisitos neste processo, assim como uma visão geral sobre medição e avaliação da qualidade".
 

Fonte: https://www.devmedia.com.br/qualidade-de-software-engenharia-de-software-29/18209. Acesso em: 16 fev. 2023.


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


 

Qualidade de processos e qualidade de produtos são assuntos muito relacionados e, por muitas vezes, confundidos.
 

Pensando nisso, imagine que você seja um(a) avaliador(a) de qualidade em uma empresa desenvolvedora de sistemas e, durante uma reunião da empresa com gerentes, gestores e demais colaboradores, fazem a seguinte pergunta a você: “Qualidade do produto, qualidade do processo e qualidade de software: qual é a diferença?”.

 

A sua tarefa neste MAPA é apresentar aos gerentes, gestores e demais colaboradores da empresa a resposta para essa pergunta, ou seja, apresentar a DIFERENÇA entre a qualidade do produto, qualidade do processo e qualidade de software.


Seja criativo(a) e direto(a) na resposta. Lembre-se de que você está em um reunião e precisa ser direto(a) e convincente nos argumentos.

Para atender à sua tarefa, você deve realizar pesquisas além do que foi exposto em nosso livro. A ideia é que você possa explorar sua capacidade de pesquisar sobre o assunto e discorrer sobre ele de forma explicativa, com argumentos.

*Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-la posteriormente.
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.



ATENÇÃO!
1. A entrega de sua atividade deve ser feita, exclusivamente, por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.
2. Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
3. Descreva a resposta usando, no mínimo, uma página e, no máximo, duas. 
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade, não se esqueceu de nenhum detalhe e verifique se é o arquivo correto. Após o envio, não são permitidas alterações. Por favor, não insista.


Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


Considere a contextualização a seguir. Leia com atenção e tenha sempre o conteúdo da disciplina como norteador. Em seguida, realize o que se pede! O PIX é um meio de pagamentos regulamentado pelo Banco Central desde novembro de 2020. Essa tecnologia permite fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos em qualquer horário e dia, incluindo finais de semana e feriados. Com o PIX, é possível transferir dinheiro para outras pessoas e fazer pagamentos a lojas e prestadores de serviço.

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Considere a contextualização a seguir. Leia com atenção e tenha sempre o conteúdo da disciplina como norteador. Em seguida, realize o que se pede!

O PIX é um meio de pagamentos regulamentado pelo Banco Central desde novembro de 2020. Essa tecnologia permite fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos em qualquer horário e dia, incluindo finais de semana e feriados. Com o PIX, é possível transferir dinheiro para outras pessoas e fazer pagamentos a lojas e prestadores de serviço.

Fonte: adaptado de: https://blog.nubank.com.br/o-que-significa-pix/. Acesso em: 9 fev. 2023.

Considere que você foi contratado(a) para modelar um sistema de PIX para uma organização bancária. Quando o cliente do banco acessa o aplicativo e se conecta validando a conta e a senha, ele pode se conectar ao módulo PIX, que lhe confere a oportunidade de cadastrar uma nova chave ou utilizar uma chave existente para realizar um pagamento ou transferência de valores.

Quando o cliente opta pelo pagamento a uma conta de outra entidade bancária, o sistema do PIX precisa enviar a chave — que contém o banco e a conta de destino — e o valor para o Banco Central do Brasil (BACEN). Isso é feito para controle do BACEN e para garantir a solvência da instituição bancária que está creditando o valor.

Aprovado pelo BACEN, a instituição bancária de origem faz a reserva do valor para a instituição bancária de destino. Quando o PIX é realizado internamente na instituição, não é necessário informar ao BACEN imediatamente. Nesse caso específico, a transação interna, pode ser informada semanalmente com o montante de transações.


Diante do cenário descrito, pede-se que você desenvolva um diagrama de interação que ilustre a troca de mensagens entre os objetos envolvidos no processo de transferência entre instituições distintas, com base na ordem em que as trocas de mensagens ocorrem.


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