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1 de mar. de 2023

A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, tratase de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação. O conceito é claro, mas seu entendimento fica mais fácil com um exemplo.

ATIVIDADE 1 - GCOM - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51/2023

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A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, tratase de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação. O conceito é claro, mas seu entendimento fica mais fácil com um exemplo.

Vamos pensar, então, em uma campanha de marketing digital. Normalmente, há diversos profissionais, internos e terceirizados, envolvidos nas etapas de produção de conteúdo. No entanto, a empresa é apenas uma, certo? Por isso, a comunicação integrada de marketing é responsável por abordar o usuário de maneira similar nos múltiplos canais de comunicação. Isso inclui o e-mail marketing, o blog, as redes sociais, os conteúdos audiovisuais e até mesmo os anúncios. Esse conceito é naturalmente associado à persona do negócio, que corresponde ao seu perfil de cliente ideal.

Uma agência de marketing, por exemplo, pode possuir mais de uma persona. Isso significa que os conteúdos do blog, e-mail e FAQ podem ser personalizados para um CEO, um analista ou um estagiário, por exemplo. Entretanto, isso se torna um problema quando falamos em canais públicos para os quais não podemos segmentar, como o site e o blog. É por isso que uma comunicação unificada é tão importante. Todos os stakeholders devem ser capazes de identificar a empresa por meio de sua comunicação. Falo de clientes, prospects, fornecedores, colaboradores, concorrentes, parceiros etc. Isto é, todo e qualquer elemento que faz parte do público. O estabelecimento de um tom de voz amigável a múltiplos alvos é uma tarefa muito mais complexa do que parece. No entanto, para a criação de uma identidade, ele se faz necessário. Assim, a comunicação integrada de marketing se apresenta como a solução para o problema.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/comunicacao-integrada-de-marketing. Acesso em: 5 jan. 2023.

Em posse da leitura do fragmento de texto, e considerando os estudos da disciplina, cite quatro ferramentas, dentre as que compõem a comunicação integrada de marketing. Em seguida, articule sobre cada uma das quatro ferramentas citadas por você.


Olá estudante. Tudo bem? Para dar início à realização da sua Atividade MAPA, analise cuidadosamente as informações a seguir: Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas Leonardo Grandchamp, 12 Jan. 2022 Os dois últimos anos revolucionaram a forma de fazer e pensar o varejo. Lojas com anos de existência, que não possuíam nem um site, migraram para o digital em poucos meses. A presença online deixou de ser um diferencial e passou a ser mandatória para a sobrevivência dos negócios. O papel do vendedor mudou: ele começou a ligar para o cliente para avisar de uma nova coleção, fazendo transações via PIX no WhatsApp. Esse profissional hoje não é só um vendedor. Se tornou um canal de mídia e marketing.

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Olá estudante. Tudo bem? Para dar início à realização da sua Atividade MAPA, analise cuidadosamente as informações a seguir:

Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas

Leonardo Grandchamp, 12 Jan. 2022

Os dois últimos anos revolucionaram a forma de fazer e pensar o varejo. Lojas com anos de existência, que não possuíam nem um site, migraram para o digital em poucos meses. A presença online deixou de ser um diferencial e passou a ser mandatória para a sobrevivência dos negócios. O papel do vendedor mudou: ele começou a ligar para o cliente para avisar de uma nova coleção, fazendo transações via PIX no WhatsApp. Esse profissional hoje não é só um vendedor. Se tornou um canal de mídia e marketing.

O varejo deve entender e investir no vendedor, pois ele virou um grande representante das marcas. As lojas começaram a enviar o produto para a casa do cliente ou criar pontos de retirada. Foi uma enorme disrupção. O que era para acontecer em 10 anos aconteceu em um. E como fica toda essa mudança com a retomada ao mundo físico, a volta das compras offline?

Posso afirmar que quem não tiver focado na digitalização da empresa pode cair nos próximos anos. Aos que ainda não se digitalizaram 100% e estão contando com a volta ao “mundo normal”, não esqueçam de repensar suas estratégias, pois o famoso “novo normal”, veio para ficar. O online e o offline devem coexistir, cada um extraindo o melhor do outro. O presencial é mais conhecido pelo atendimento olho no olho, uma pessoa entendendo as dores e tentando ajudar a outra. É possível extrair a essência disso e usar no digital, com um atendimento omnichannel humanizado, que fale a língua do cliente, que facilite essa comunicação para que suas necessidades e anseios sejam resolvidos rapidamente.

Ao mesmo tempo, o físico deve pensar seus canais como se fossem um e-commerce. Um cliente que experimenta uma roupa na loja e não leva porque não tinha seu tamanho pode ser também aquele que abandonou um carrinho virtual pelo mesmo motivo. No digital esse dado será utilizado para o envio de uma comunicação, uma campanha de resgate — existem ferramentas para isso. E o mesmo deve acontecer na loja física. A tecnologia permite que informações como essa alimentem uma base de dados nas lojas físicas, para o gestor no fim do dia tomar atitudes mais assertivas. As empresas precisam investir nisso, pois o custo de aquisição de cliente é muito grande.

GRANDCHAMP, Leonardo. Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas. JORNAL CONTABIL, 2022.

Diante do exposto, percebe-se que o cenário vivenciado em 2020 e 2021 impactou, e ainda tem impactado, de várias formas o comportamento do consumidor e necessidade de adaptação das empresas. Nesse sentido, acompanhe o case fictício a seguir.

Paco Rabanne é proprietário de uma loja de perfumaria e cosméticos em sua cidade. Ele inaugurou o estabelecimento em meados de 2019, com o desejo de tornar o local uma referência no comércio de produtos de beleza em sua região. Após oito meses de funcionamento, Paco viu sua loja muito bem movimentada, cheia de clientes e faturando bem.

Foi então que o empreendedor se viu diante do colapso causado pelo novo coronavírus, onde se obrigou a fechar as portas em atendimento aos decretos municipais que vieram em seguida, como medida para conter o avanço da pandemia.

90% do seu faturamento vinha dos clientes que frequentavam presencialmente o local, o que acabou prejudicando suas finanças e, consequentemente, sua capacidade de honrar com os compromissos financeiros. A tragédia o fez perceber de imediato a necessidade de investir na digitalização da sua loja para assegurar a sobrevivência do negócio durante e após a pandemia. Foi então que tomou a decisão de tentar conseguir uma linha de crédito junto a uma instituição financeira para dar a volta por cima da situação que vivenciara.

Elaborado pelo Professor, 2022.

Falando da necessidade de aquisição de empréstimo junto a uma instituição financeira, acompanhe a matéria a seguir:

Desempenho recente do mercado de crédito

 8 de fevereiro de 2022

Por Francisco Eduardo de Luna e Almeida Santos

O saldo total de empréstimos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) como porcentagem do produto interno bruto (PIB) atingiu 54% em dezembro de 2021, o que representa um aumento de 0,1 ponto percentual (p.p.) em relação a dezembro de 2020. Em termos reais, o crescimento do saldo da carteira de pessoa física (PF) foi maior do que o crescimento da carteira de pessoa jurídica (PJ) em 2021.

Os atuais indicadores sugerem um mercado de crédito menos dinâmico em 2022. Os níveis de inadimplência, por exemplo, ainda estão confortáveis, apesar do aumento recente na inadimplência para PF e o aumento em categorias específicas. No entanto, o comprometimento da renda e níveis de endividamento se encontram em patamares historicamente altos e em trajetória de crescimento no último trimestre. E as taxas de juros mantiveram trajetória de crescimento. Além disso, chama a atenção a queda nas concessões no último trimestre de 2021 tanto em PF quanto em PJ e preocupa o fato de que há aumento em concessões com taxas de juros maiores, de crédito rotativo.

Acreditamos que a evolução macroeconômica será determinante para o mercado de crédito em 2022, ou seja, a trajetória esperada para o crédito dependerá das surpresas positivas ou negativas da atividade econômica e das principais variáveis, como inflação, juros e câmbio.

Dessa forma, Paco Rabanne tem em suas mãos um grande desafio, considerando que toda situação atual do mercado trouxe algumas consequências como, por exemplo, a restrição na concessão e o aumento das taxas e juros na oferta de crédito rotativo.

A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e, diante da narrativa apresentada, para fins desta Atividade MAPA, sua missão será se colocar no lugar do empreendedor, enquanto gestor(a) comercial, e atender às solicitações dos itens a seguir:

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

Item 1-Liste as estratégias de negociação apresentadas por Mello (2007) em nosso livro da disciplina e, em seguida, liste as estratégias apresentadas por Lewicki e Hiam (2003). Não é necessário descrevê-las nesta etapa.

Item 2-Descreva o que vem a ser uma abordagem distributiva, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem;

Item 3-Descreva o que vem a ser uma abordagem integrativa, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem;

Item 4-Indique uma estratégia de negociação que poderia ser utilizada pelo empreendedor Paco Rabanne junto à instituição financeira, descrevendo como o processo de negociação seria conduzido a partir dessa estratégia, com a finalidade de conseguir a linha de crédito necessária para o investimento na digitalização de sua loja;

Item 5-Justifique sua escolha em relação à estratégia indicada no Item 4.

 


Um ambiente de desenvolvimento de software é composto por um conjunto de atividades necessárias para desenvolver os projetos de software, e essa estrutura faz parte de uma organização de negócios. O ambiente de desenvolvimento de software abrange todo o ciclo de desenvolvimento de software, em que estão inclusas linguagens de programação, modelagem, banco de dados e ferramentas para o gerenciamento de componentes e de artefatos de software.

MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 512023

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Um ambiente de desenvolvimento de software é composto por um conjunto de atividades necessárias para desenvolver os projetos de software, e essa estrutura faz parte de uma organização de negócios. O ambiente de desenvolvimento de software abrange todo o ciclo de desenvolvimento de software, em que estão inclusas linguagens de programação, modelagem, banco de dados e ferramentas para o gerenciamento de componentes e de artefatos de software.
 

Fonte: FREITAS, J. A. de. Tópicos Especiais em Engenharia de Software I. Maringá: UniCesumar, 2018. 


Considere o cenário para implementar o módulo de pagamento por PIX para uma organização bancária:

 “Quando o cliente do banco acessa o aplicativo e se conecta validando a conta e a senha, ele pode se conectar ao módulo PIX, que lhe confere a oportunidade de cadastrar uma nova chave ou utilizar uma chave existente para realizar um pagamento ou transferência de valores. Quando o cliente opta pelo pagamento a uma conta de outra entidade bancária, o sistema do PIX precisa enviar a chave (que contém o banco e a conta destino) e o valor para o Banco Central do Brasil (BACEN). Isso é feito para controle do BACEN e garantir a solvência da instituição bancária que está creditando o valor. Aprovado pelo BACEN, a instituição bancária de origem faz a reserva do valor para a instituição bancária de destino. Quando o PIX é realizado internamente na instituição, não é necessário informar ao BACEN imediatamente. Neste caso específico, a transação interna pode ser informada semanalmente com o montante de transações."

 


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


Você faz parte da equipe do projeto e, a partir das informações apresentadas, você desenvolveu o seguinte diagrama de sequência:

 
Fonte: o autor.

Além das informações anteriores, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da disciplina, nas aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontate para explorar fontes externas em busca de mais materiais que remetam a sua resposta, lembrando sempre de referenciar de maneira adequada.

Compreendendo os diversos ambientes de desenvolvimento de software e no contexto do esboço de um modelo genérico de fábrica de software, para atender a essa atividade, você, futuro profissional de Engenharia de Software, deve:

a) Indicar cada etapa apresentada na estrutura desse modelo genérico que já foi cumprida até o instante deste diagrama.

b) Descrever de forma detalhada cada etapa cumprida.


Imagine que você fez uma reunião com um cliente e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema, porém o cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final. Partindo dessa necessidade, você optou pelo uso da prototipação. Baseando-se nos requisitos listados, crie as telas separadas de cada uma. Ainda nessa reunião, o cliente disse que as telas poderão ser feitas conforme sua criatividade e que você pode utilizar o template e layout (desktop ou web) de sua preferência, porém as telas deverão, obrigatoriamente, conter os campos e botões solicitados por ele.

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Imagine que você fez uma reunião com um cliente e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema, porém o cliente gostaria de ter uma ideia de como ficará o resultado final. Partindo dessa necessidade, você optou pelo uso da prototipação. Baseando-se nos requisitos listados, crie as telas separadas de cada uma.
Ainda nessa reunião, o cliente disse que as telas poderão ser feitas conforme sua criatividade e que você pode utilizar o template e layout (desktop ou web) de sua preferência, porém as telas deverão, obrigatoriamente, conter os campos e botões solicitados por ele.

A seguir, estão as telas, os respectivos campos e os botões a serem prototipados:


Tela 1: cadastro de cliente/fornecedor
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Telefone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail, Tipo (Cliente ou Fornecedor).

Tela 2: cadastro de transportadora
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Telefone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail.

Tela 3: prazo de pagamento
Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Nesta tela, devemos ter os seguintes campos: ID e Descrição da Condição de Pagamento.

 

Tela 4: pedido de compra de produto (na mesma tela, tem que ter o Cabeçalho e Itens)

Cabeçalho da tela:

Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir e Sair.
Código do Pedido, Data do Pedido, ID Transportadora (referência à tela de transportadora), Descrição Transportadora, ID Fornecedor (referência à tela de Cliente/Fornecedor), Descrição Fornecedor, Contato, Fone Contato, E-mail Contato, Data Previsão de Entrega, ID Prazo Pagamento (referência à tela de Prazo de Pagamento) e Nome Comprador.

Itens da tela (Grid):


Deverá conter os botões: Novo e Excluir.

Nº Item, Código do Produto (Referência Cadastro de Produtos), Descrição do Produto, Unidade, Quantidade, Valor Unitário e Valor Total.


Tela 5: menu inicial

Deverá conter a chamada das telas: Cadastro de Transportadora, Cadastro de Cliente/Fornecedor, Cadastro de Prazo de Pagamento, Cadastro de Produtos e Pedido de Compra de Produtos.

Deverá conter os botões: Sair e Ajuda.

Orientações gerais


1. Para confecção das telas, utilize o programa PENCIL, disponível em: https://pencil.evolus.vn/.
2. Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta, a seguir, temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre ela:

Aula 1:

https://www.youtube.com/watch?v=49YSNSN0vzE&list=PLJr_Ndo9fWG6y9kwGLma2CiPupBl_lwU-&index=2.
Aula 2:
https://www.youtube.com/watch?v=iDdjYsVRJ0E.

Aula 3:

https://www.youtube.com/watch?v=ncKsIiWCyQk&list=PLJr_Ndo9fWG6y9kwGLma2CiPupBl_lwU-&index=4.
Aula 4:
https://www.youtube.com/watch?v=JrPggBjavFQ.


Aula 5: https://www.youtube.com/watch?v=Ug9p2oDQIm8.

 


RESPOSTA!!

 

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Uma refinaria produz dois tipos de combustíveis, X e Y, que precisam ser trabalhados em duas unidades de processamento. A produção de 1 litro do combustível X necessita de 8 minutos na Unidade de Processamento 1 (UP1) e 4 minutos na Unidade de Processamento 2 (UP2). Um litro do combustível Y precisa de 6 minutos na UP1 e 2 minutos na UP2. A UP1 tem uma disponibilidade máxima de 480 minutos, e a UP2 pode ser usada, no máximo, por 200 minutos por turno de trabalho. A refinaria obtém uma margem de contribuição de R$ 7,50 por litro com a venda do combustível X e R$ 4,50 por litro com o combustível Y.

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Uma refinaria produz dois tipos de combustíveis, X e Y, que precisam ser trabalhados em duas unidades de processamento. A produção de 1 litro do combustível X necessita de 8 minutos na Unidade de Processamento 1 (UP1) e 4 minutos na Unidade de Processamento 2 (UP2). Um litro do combustível Y precisa de 6 minutos na UP1 e 2 minutos na UP2. A UP1 tem uma disponibilidade máxima de 480 minutos, e a UP2 pode ser usada, no máximo, por 200 minutos por turno de trabalho. A refinaria obtém uma margem de contribuição de R$ 7,50 por litro com a venda do combustível X e R$ 4,50 por litro com o combustível Y.

Nessas condições, resolva os itens a seguir:

a) Escreva o problema de pesquisa operacional associado à situação descrita, considerando a obtenção da maior margem de contribuição com a produção dos combustíveis.
b) Use o método gráfico e determine a quantidade ótima dos combustíveis X e Y a serem produzidos por turno.

c) Use o Solver do Excel e determine a quantidade ótima dos combustíveis X e Y a serem produzidos por turno.

d) Com base no resultado obtido em (b) e (c), qual é a maior margem de contribuição, em reais, obtida com a produção dos dois combustíveis em um turno de trabalho?
e) Assuma a situação em que a demanda do combustível X seja limitada a 40 litros por turno. A adição dessa nova restrição altera as resoluções dos problemas obtidas nos itens (b) e (c)? Em caso afirmativo, apresente a nova solução, demonstrando os cálculos. Em caso negativo, justifique sua resposta apresentado os cálculos realizados.

Orientações
* A entrega de sua atividade deve ser feita, exclusivamente, por meio de UM único arquivo nos formatos .DOC ou PDF. 

* Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e que não deixou de atender nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por favor, não insista.

* Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.

* A interpretação da atividade faz parte da avaliação. Por esse motivo, não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer do módulo.
* Atenção ao PRAZO de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores.

Boa atividade!


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